TeleSéries
Eu não suporto Lost
08/03/2009, 16:01. Simone Miletic
Opinião
Felicity, Lost
Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
Eu sou fã de boas histórias, sempre fui. Na verdade meu gosto vai além de boas histórias, pois algumas vezes elas são piegas ou repetidas. O que eu sempre gostei foi a viagem que uma história bem contada pode lhe levar a fazer. Comecei com os livros, vieram os filmes e, finalmente, os seriados de televisão.
Quando Lost estreou no Brasil, há distantes cinco anos atrás, eu estava mais que ansiosa para acompanhar. Não era fã de JJ Abrams, na verdade não havia gostado de nenhum dos dois seriados anteriores dele (Felicity eu ainda suportava), mas o burburinho era enorme sobre o quanto ela havia mudado a maneira de se contar uma história.
E isso se confirmou ao longo da primeira temporada, em que eu me sentava religiosamente na frente da televisão para acompanhar o seriado. Fiz isso na segunda temporada também, mas, dessa vez, ao final de alguns episódios eu me sentia imensamente incomodada.
Veio a terceira temporada e a decepção foi completa. Eu ficava me perguntando o que havia acontecido, por que tantas reviravoltas, idas e vindas. Chata como sou, ficava reassistindo alguns episódios, para descobrir que o que mostravam agora não cabia de maneira alguma no que já havia sido mostrado antes.
As poucas respostas entregues normalmente eram absurdas, e em meio a um ou outro episódio realmente bom, o restante era fraco e sem sentido. Lia os comentários na Internet de pessoas deslumbradas com coisas que eu considerava apenas estranhas.
A libertação veio com um vídeo indicado por um amigo (que você vê abaixo), em que é feita uma paródia com o trabalho dos roteiristas do programa. Depois de vê-lo eu ligava a televisão e ficava imaginando a Tartaruga Mágica aparecendo a qualquer instante. Pior: a idéia dela aparecendo não parecia absurda perto de todo o resto que eu via.
Abandonei o seriado ao final da terceira temporada, sem arrependimentos, a despeito de um monte de gente me falar que nunca ela foi tão sensacional. A impressão que eu tenho é que todo mundo dedicou tanto de sua atenção e crença nesse negócio que eles precisam desesperadamente que ele seja realmente bom, que as respostas sejam boas.
Posso até não odiar Lost, mas não tenho dúvidas do quanto é super-estimado e acredito que o conceito, a idéia, acabou sendo muito melhor que sua execução. Quem sabe deslumbrados por sua fama, os próprios roteiristas ficaram confusos ou não souberam lidar com as expectativas para as questões colocadas.
* * *
A quinta temporada de Lost estreia nesta segunda-feira, dia 9 de março, às 21h no AXN.
Leia também o artigo Eu adoro Lost.
Nuvem de Séries
24 30 Rock 90210 American Horror Story American Idol Arrested Development Arrow Battlestar Galactica Bones Breaking Bad Brothers and Sisters Castle Chicago Fire Chuck Community Criminal Minds CSI CSI:Miami CSI:NY Damages Desperate Housewives Dexter Doctor Who Downton Abbey Elementary ER Friday Night Lights Friends Fringe Game Of Thrones Ghost Whisperer Gilmore Girls Glee Gossip Girl Grey's Anatomy Grimm Hart of Dixie Heroes Homeland House How I Met Your Mother Law & Order Law & Order: Special Victims Unit Lost Mad Men Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. Medium Modern Family NCIS New Girl Once Upon a Time One Tree Hill Parenthood Parks and Recreation Pretty Little Liars Prison Break Private Practice Psych Pushing Daisies Revenge Samantha Who? Saturday Night Live Scandal Scrubs Smallville Smash Supernatural Terminator: The Sarah Connor Chronicles The Big Bang Theory The Following The Good Wife The Mentalist The New Adventures of Old Christine The O.C. The Office The Simpsons The Sopranos The Vampire Diaries The Walking Dead The X Files True Blood Two and a Half Men Ugly Betty Veronica Mars White CollarCategorias
- 15 Razões (24)
- Audiência (70)
- Biblioteca de Séries (1)
- Borracharia (21)
- Colírio (5)
- Conexão (14)
- Entreatos (16)
- Estilo (31)
- Ficção (séries virtuais) (29)
- Gastronomia (67)
- Ligado no Streaming (30)
- Memória (26)
- Opinião (558)
- Séries & Eu (6)
- Sintonia (11)
- Sobre o TeleSéries (72)
- Spoilers (578)
- TeleRatings (314)
- TV Brasil (2,638)
- Comic Con (84)
- Novos Pilotos e Séries (1,403)
- Participações Especiais (991)
- Programação EUA (571)
- Upfronts (44)
Simone,
grande coragem a sua de expor uma opinião sobre determinada série, em um blog sobre séries com tantos fãs que com certeza vão expor o porque gostam de Lost e tentar te convercer o quanto é boa.
Gosto de Lost e conheço um monte de gente, como você, que desistiu de assistir pelo mesmo motivo que o seu ou não acompanhou por achar confusa. Concordo que a serie teve seus momentos cansativos assim como a maioria das séries tem…
Mesmo assim, entendo sua opinião e boa sorte com os próximos comentários. Só espero que o povo pegue leve.
Bjsss…
Realmente corajosa ao falar isso de LOST – Até vejo os inumeros cometários os xiitas, te criticando. Mas fazer o que? Opinião é opinião.
E se você não gostou da 3ª, realmente não vai gostar do que veio pela frente. LOST é a série da 3 primeiras temporadas, depois tudo muda, para pior (diga-se de passagem) – Mas a série ainda continua sendo um bom passatempo.
Eu não acho Lost grande coisa, por exemplo, Supernatural que é uma série com um orçamento bem mais modesto dá um banho em Lost, pois os roteiristas da série dos irmãos Winchesters vão direto ao ponto e sem enrolar muito, coisa que não acontece em Lost, pois é cada coisa absurda que ocorre nessa série que dá vergonha alheia.
O pior é que tem gente que fala que Lost é melhor série de sci-fi de todos os tempos, mas na minha opinião Arquivo X limpa o chão com a série do JJ Abrams.
Eu ainda assisto lost mas eu concordo com quase tudo q vc escreveu. Eu acho q os roteiristas jogaram perguntas d la pela segunda temporada, ai as outras 4 temporadas sao eles tentando concertar a desgraça q fizeram. espero q eles tenham aprendido a licao.
Como comentei no post do Osório, sou fã viciada de Lost, mas sou fã consciente tbm! Concordo com mtas coisas q tu escreveu, Simone – e gostei mto do teu post!
O seriado foi feito pra um público fechado, tenho certeza q hj só acompanha a trama qm tá com ela desde o começo e abriu a mente para as idéias dos roteiristas – um salto de fé, como alguns pergonagens já pediram a outros. O seriado tem falhas, claro, como tds os outros tbm tem, mas pra mim ainda é a minha série favorita e provavelmente ainda será.
O maior problema de Lost (para a enrolação nas respostas especificamente) foi a ABC não ter atendido o pedido da dupla de produtores executivos, Damon Lindelof e Carlton Cuse, logo qdo eles pediram. No meio da 3ª temp, qdo eles conseguiram o número certo e fixo de eps q teriam a fazer pela frente, o seriado começou a nos entregar suas respotas e se encaminhar para (torço eu) um final digno em 2010, em sua 6ª temp.
Ah, como já disse no post do Osório, por favor, não citem JJ como se ele fosse a mente por trás de Lost! Ele era, lá no começo, mas hj (e desde lá no começo tbm), Lost tem a dupla “Darlton” como seu centro.
Ótima coluna e como já mencionaram acima, parabéns pela coragem Simone.
Mas é o seguinte, a grande verdade é que Lost é uma série para pessoas com paciência. Trata-se de uma obra Sci Fi que só termina depois de 6 anos.
Agora eu vou ter que pegar um pouco no seu pé Simone (nada pessoal, adorei o texto).
Uma pessoa que não gosta de Alias e que fala “o conceito, a idéia, acabou sendo muito melhor que sua execução” acaba perdendo um pouco de credibilidade para falar de séries.
O grande trunfo de Lost é exatamente a execução. A narrativa é única, a edição é sensacional, a fotografia é linda e o detalhes e ester eggs escondidos em todos os episódios mostram um nível de criatividade muito acima da média em comparação com outras séries.
Eu concordo que muitas vezes Lost chega a ser super-estimado e tem suas falhas, mas sua importancia para o mundo das séries é inegavel.
Abraço
LOST é uma série extremamente bem planejada e isso é inegável.
O pessoal da parte de trás do avião, o sequestro de Claire, o cabo encontrado na praia, a descoberta de todas as estações DHARMA, Os Hostis, Os Outros, etc. Tudo está incrivelmente encaixado.
As respostas já estão definidas, porém passam muito tempo na obscuridade. O que deve ser o ponto de discussão aqui é que isso não é garantia de que elas irão agradar a gregos e troianos quando vierem à surpefície.
Eu respeito (de verdade) quem desistiu de LOST por não “comprar” a história ou por não ter tido paciência suficiente para ainda estar interessado na jornada de Jack e Cia. Agora criticar a sua capacidade narrativa e a competência de seus realizadores ao dizer que essas respostas não se encaixam na trama é de um equívoco enorme.
E vejam só vocês. Foi justamente a Terceira temporada que me ganhou de vez. Se episódios como Flashes Before Your Eyes, One Of Us, The Man Behind The Curtain e Through The Lookin Glass não estiverem entre as melhores coisas que a Tv pode fornecer, então eu me rendo.
[…] também o artigo Eu não suporto Lost. […]
Simone, parabéns pelo texto.
Desisti na primeira temporada. Dizer que ela é a melhor série de sci-fi é pra quem não tem a mínima noção de nada!!…
Sempre converso com um amigo que é viciado na série e penso que o que mais conta é a jornada em si e não onde se vai chegar… Se isso traz felicidade pra quem acompanha, tá valendo!!
Concordo com tudo do texto – sobre o JJ, gostava de Alias e Felicity, odeio Fringe!
Simone,
qto odio no coração garota.
“A impressão que eu tenho é que todo mundo dedicou tanto de sua atenção e crença nesse negócio que eles precisam desesperadamente que ele seja realmente bom, que as respostas sejam boas.” (2)
Apoiadíssima!!!
Eu sou fã de Lost, mas acho que a trajetoria da série teria sido melhor se desde o início ela tivesse apenas 13 ou 16 episódios por temporada.
Uma história como esta pode se desgastar muito rapidamente dentro do velho esquema de 22 episódios por temporada, não por acaso a série passou por problemas no segundo e no terceiro ano e com isso perdeu grande parte do seu publico.
Simone, seus reviews são sempre muito bons e eu respeito sua opinião mas acho que deviam ter escalado para esta tarefa alguém que ainda assiste Lost e mesmo assim odeia a série.Você mesma declarou que deixou de acompanhar no terceiro ano.
Nossa… tô até assustada com tanto apoio, obrigada pessoal!
Eu vim ler os comentários já pronta para ver até meus avôs sendo ofendidos… risos
Dava pra ter disfarçado pelo menos o post pra chamar atenção?
Verdade, Simone, Lost é insuportável.
[…] *texto publicado originalmente no Teleséries […]
Simone,
Vc foi perfeita ao expor a sua opinião sobre Lost. Antigamente eu ficava ansiosa para baixar o episódio assim q saía nos EUA, mas desde a 3º temporada q eu fiquei de saco cheio e desisti de continuar com a curiosidade sobre a série. Parei de assisti-la e não me arrependo. Tenho certeza q a maioria das perguntas não serão respondidas pelos autores, daí o fim da mijnha paixão com a série. Mais uma vez, parabéns pelo seu post.
comecei a assitir lost um tempo depois que o ‘auê’ passou um pouco, qndo tava começando a terceira, eu acho.
e de tantas séries que assisto, lost foi uma das q nunca me fisgou por inteiro.
eu adoro a série, gosto muito de alguns personagens, tenho preferencias por algumas temporadas, mas é como vc disse, muitas vezes eu n vibro tanto com as coisas que acontece e os fãs se deslumbram, considero apenas acontecimentos estranhos.
senti um alívio dizendo isso…hauha.
Não tenho dúvidas do quanto é super-estimado e acredito que o conceito, a idéia, acabou sendo muito melhor que sua execução. [2]
É EXATAMENTE isso, Simone. Texto muito bom!
acho que deviam ter escalado para esta tarefa alguém que ainda assiste Lost e mesmo assim odeia a série.Você mesma declarou que deixou de acompanhar no terceiro ano.[2]
Nada a ver este post.
Acho que foi só pra chamar a atenção mesmo.
Mas se o cara ainda assistisse Lost mesmo odiando, ele seria sem-noção, isso sim. Não suporto mais Heroes, e por isso parei de ver. O ‘ideal’ seria, pegando esse caso como exemplo, a Simone ver a 4ª e 5ª temporada, e basear suas críticas na série até o último episódio exibido (Atualmente 5×08 – LaFleur)
Oliveira,
foi isto que eu tentei dizer mas não me expressei corretamente.
A minha história com LOST foi a seguinte: amei a primeira temporada, as outras assisti por costume e na atual eu estou completamente viciada. Vá entender…
Eu adoro Lost. De longe meu seriado favorito.
Se vc assistiu o final da 3ªtemporada e não gostou então provavelmente não é seriado pra vc msm. Afinal gosto é que nem cú, cada um o seu.
Assim como a grande maioria, acho que a temporada atual tá simplesmente fantástica!
Ilha que se move e tem personalidade??
Ai vem gente falar que a invasão da Casa Branca em 24 é impossivel… Vai entender
Simone
parabens pela coragem…
ainda assisto lost mas isso se deve mais para ver o final de alguns poucos personagens que ainda gosto.. a ideia geral, a trama principal, widmore, ben, o lado altamente cientifico e imaginario, como ilha mudando de lugar, rode a manivela e tals, eu acho extremamente chato e sem noção..
tem que ser muito, mas muito fã pra elogiar tudo isso..
como alguns disseram aqui eu ainda vejo mas fico mais perplexo com os comentarios de alguns quando chamam algo de maravilhoso, brilhante, quando ficam de boca aberta num final de episodio do que eu me sentir assim.. pra mim acabou o episodio e pronto, nao sinto nada demais.. e essa temporada que estao achando maravilhosa eu to com uma enorme preguiça de ver, baixo os episodios e levo dias pra ver..
mas parabens pelo teleseries, mostrando que ha espaço para opiniao de todos, em 2 bons textos, contra e a favor de lost.
“A impressão que eu tenho é que todo mundo dedicou tanto de sua atenção e crença nesse negócio que eles precisam desesperadamente que ele seja realmente bom, que as respostas sejam boas.” [3]
Ilha que se move e tem personalidade?? [2]
Tentei acompanhar Lost, mas não deu. Confesso que comecei assistindo já de má vontade, tamanha era a falação em torno do seriado que já me irritava sem nem ao menos ter visto. Não aguentava mais conhecidos que baixavam o seriado colocando no msn mensagens dos episódios ainda inéditos por aqui ou os números de azar do gordinho e que se irritavam com qualquer comentário contrário ao seriado.
Mas como fã de mistérios e de uma boa aventura, fui lá assistir. Mas a cada episódio, algum absurdo acontecia (o tal Lostzilla nunca desceu) e eu me perguntava aonde isso ia dar e nada de resposta. Acompanhei a 1ª temporada…a 2ª já capengando e vi uns três ou quatro da 3ª temporada. Dai desisti. E tem sido ótimo desde então…
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Apos dez minutos de risadas:
Gostei da sacada do site. Aproveitou o polemico tema que é lost e fez o pro e o contra.
Acontece que ate agora estou tentando entender o seu ponto de vista aqui. Esse texto é sobre alguem que viu lost e nao gostou, ou seja a maioria do pessoal que assiste TV. Afinal toda série tem mais gente que nao gosta do que gosta, senão uma série teria 50 ou 60 milhoes de audiencia.
Mas o texto foi todo baseado em que?na sua decepçao com a série?
Por que pelo q eu entendi colocaram alguem q NAO ve lost desde o fim da terceira temporada para comentar a serie q esta estreando a quinta.(!?)
Imagina um critico de cinema que nao ve o filme e critica, onde estaria sua credibilidade?
Isso é mais uma prova de que a imensa maioria dos criticos de LOST nao a ve, e na real se incomodam e sentem ate inveja pq LOST é um fenomeno cultural, em tv, blogs conferencias e tudo mais.
Eita, depois desse post nao quero nem saber desse blog. Quase fui ao chao de risadas pela sua completa ignorancia quanto aos trabalhos de JJ Abrams. “Felicity” é uma das melhores assim com “lost” e “Alias”. Vc tah por fora!!
Pois eu tentei 3 vêzes assistir True Blood.
Não deu. Definitivamente não gosto de vampiros.
Então, fiquei/ficarei de fora dessa.
Quem não agüentou Lost, não agüenta mais.
E pronto. Não acho que “deveria” estar acompanhando a série prá se posicionar. Cada um com a sua opinião.
Indiscutível foi sua originalidade no roteiro e ousadia na produção. E olha que Arquivo X já tinha feito “quase” tudo.
Anderson,
“A impressão que eu tenho é que todo mundo dedicou tanto de sua atenção e crença nesse negócio que eles precisam desesperadamente que ele seja realmente bom, que as respostas sejam boas.”
O trecho acima parece ter sido escrito para você.
Você parece presidente de fã-clube da série… Get a life!
alguem um dia pode em dar uma explicaçao no mínimo razoavel de que sempre q uma série é defendida a imensa maioria apela pro argumento d que é defendida soh por ser fã???
serio, isso cansa.
Apoiado! Tb desisti de Lost na 2ª temporada.
Eu concordo com bastante coisa que a Simone escreveu. A decisão de dar a Lost mais de 4 temporadas já demonstrava que os roteiristas iriam fazer uma enrolação sem tamanho, entretanto não vejo muito mal fazer isso se for com qualidade e Lost vem conseguindo.
Lost ainda é minha série favorita e com as “bombas” que estão sendo lançadas recentemente é bem provável que seje até o seu final. Pra assistir Lost vc tem que ter paciência e uma certa acuidade intelectual para conseguir captar as mensagens, certamente não é uma série pra quem se maravilha com a simplicidade de um gibi da Mônica ou da novela das 8h.
O cara que lançar o livro “Lost for Dummies” vai ficar rico!
É bem sintomático que a maioria das críticas atuais só toquem na demora da série em apresentar respostas, na suposta enrolação.
Não importa se você gosta ou não da série. Eu não gosto muito de Led Zeppelin, mas não posso negar que a banda é talentosa e influente no Rock. LOST é e ainda será muito citada porque provou que a TV aberta pode ir além do feijão-com-arroz das intermináveis séries policiais, médicas ou de advogados.
A maioria dos críticos vêm de quem prefere o modelo tradicional de se fazer TV. Nada contra quem gosta, mas não venham dizer que não entendem o porquê de LOST se destacar. Daqui a 15 anos ou mais, a série ainda vai ser referência no mundo das séries. Quantas séries atuais poderão dizer isso?
Simone,
Na terceira temporada, só assisti os últimos 6 episódios e até hoje não me fez falta alguma para o bom entendimento ver os outros. Sinal de que foram pura enrolação. A 4ª temporada achei fantástica. Agora na 5ª veio aquilo que eu já esperava: um mote absurdo, chato, sem sentido, muitas indas e vindas e o pior aconteceu com o episódio da semana passada. Tudo foi reduzido a uns clichezinhos ridículos (não vou dizer quais para não estragar o pessoal que acompanha pela axn). Posso dizer que quando chegar o 8º episódio boa parte dos que ainda são fãs vão morrer de raiva. Fim triste de lost.
Nunca assisti, não assisto e nunca tive interesse em assistir…
Acho que deviam ter escalado para esta tarefa alguém que ainda assiste Lost e mesmo assim odeia a série.Você mesma declarou que deixou de acompanhar no terceiro ano.[3]
Simone, quero deixar claro que, mesmo assim, respeito sua opinião. Principalmente quanto à extensão da série. Talvez se não tivesse enrolado tanto para concluir a história (questões comerciais), menos pessoas a teriam abandonado.
.
.
A minha história com LOST foi a seguinte: amei a primeira temporada, as outras assisti por costume e na atual eu estou completamente viciada. Vá entender…[2]
Concordo totalmente com a Mica. A série “engatou uma quinta” a partir do trio de episódios finais da terceira temporada e está cada vez melhor. De lá para cá, acho que apenas uns 3 episódios não tão bons, vários foram ótimos e bem uns 3 ou 4 quase perfeitos.
Diante do atual cenário surgiu um novo publico: os que berram “eu nao vejo LOST”
Tipo de pessoas que querem se pagar de Cultas por nao verem a série mais comentada. Não é pq eh lost, ou pq não entende os rumos da série, eh somente um grupo de pessoas “do contra”.
Poderia ser qq série, basta ter sucesso q iriam discordar pelo simples prazer de ser contrario, ou pela falta do que dizer mesmo.
Não vê, nao entende, mas diz com orgulho em todos os espaços possiveis “sou cult, nao gosto de lost” perguntado pq, nao sabe dizer pois parou de ver na segunda temporada.
Achei o texto aqui colocado muito bem argumentado, porém perdeu toda validade quando a autora confessa q não ve mais a serie. Oras como comentar algo sobre o qual nao se ve? Coloque-se no inverso, vc esta esta apresentando sua tese, monografia ou o q seja, e alguem critica, vc pergunta o q nao gostou, e a pessoa diz q na verdade leu o resumo e chegou na pagina 2 mas nao gostou muito e nao quis ver a conclusao. vc levaria a serio a opiniao de tal sujeito?
Esqueci de falar: “The Constant”, pra mim, é o melhor episódio da história entre todas as séries. 😉
“Eu não suporto Lost”, que ruim para você.
Vejo Lost e acho forçado e as vezes chato. Os caras viajam demais!!!
Sou muuuuito mais 24 Horas, House ou Damages
”Isso é mais uma prova de que a imensa maioria dos criticos de LOST nao a ve, e na real se incomodam e sentem ate inveja pq LOST é um fenomeno cultural, em tv, blogs conferencias e tudo mais.”
Sentir inveja se uma série?? Desculpa, não sou nerd. Eu fico no meu canto e Lost fica no dele, sem mais.
hageimaster, palmas para vc!
Leo, SEM MAIS pra vc.
Questões que ficam claras neste post:
1) Acho que ninguém aqui é obrigado a continuar fazendo algo que não gosta. Vocês que disseram que deveriam colocar alguém que assistiu Lost até a 5ta Temporada, mesmo odiando, me responda: vocês então se dão ao direito de falar mal de novela da Globo sem assistir, de falar mal das certas pessoas sem conhecer o cotidiano delas, ou de falar mal de Banda Calypso (que eu também odeio) sem ouvir a discografia completa da banda? Ah, pra isso tudo vale ou ignorar, ou não conhecer na íntegra, e pra Lost somos OBRIGADOS a ver todas as 5 temporadas para ter o direito de dizer se é boa ou não? Ah, dá um tempo, né!
2) Fãs de Lost são “Lost Xiitas” por natureza. Para eles, só existe esta série e mais nada, e a mera possibilidade de se insinuar que outra série possa ser melhor (ou com história mais coerente) é considerada uma heresia mortal. Veja bem, eu particularmente não acho Lost ruim. Para mim não serviu, ou pela sua premissa, ou pela sua lentidão em responder perguntas. Para outros serviram. Tudo poderia parar por aqui, mas os fanáticos por Lost quase tentam te doutrinar a todo custo para mudar de idéia, ignorando que todo mundo é adulto, com opinião formada, e já sabendo do que gosta ou não.
3) Lost tem sim um grande mérito por ser a primeira grande série que se atenou que a internet poderia ser sim um público alvo em potencial, e que expandir a série para a internet a faria dela um marco na história da TV americana, onde as pessoas começaram a sair da frente da TV e ir para o PC para acompanhar a trama. Mas, na minha opinião, é um exagero, absurdo sem tamanho dizer que ela é a maior série de todos os tempos, que ela é definitiva ou coisas do gênero. Na história da TV americana, existem, pelo menos, 15 séries mais marcantes e com histórias melhores do que Lost. Aposto, sinceramente, que daqui a 10 anos, nem J.J. Abrams estará falando de Lost com o mesmo carinho e cuidado. Ficará sendo uma série pertencente à seu nicho, diferente de outras que pegaram todas as faixas etárias e preferências.
Parabéns a autora do post, pela coragem em tocar na “casca de ferida” de muitos, e parabéns ao Teleséries, por ter colocado os dois lados da moeda sobre Lost. Tem discussão pra todos os gostos, e isso é fundamental.
Reuni alguns comentarios deste post do pessoal que nao concordou em partes ou totalmente com o texto e sao fãs da serie, por favor atentem para eles, principalmente o eduardo:
“Carla – March 8, 2009
Como comentei no post do Osório, sou fã viciada de Lost, mas sou fã consciente tbm! Concordo com mtas coisas q tu escreveu, Simone – e gostei mto do teu post!”
“Mas é o seguinte, a grande verdade é que Lost é uma série para pessoas com paciência. Trata-se de uma obra Sci Fi que só termina depois de 6 anos.”
comentario 6
“Eu respeito (de verdade) quem desistiu de LOST por não “comprar” a história ou por não ter tido paciência suficiente para ainda estar interessado na jornada de Jack e Cia. Agora criticar a sua capacidade narrativa e a competência de seus realizadores ao dizer que essas respostas não se encaixam na trama é de um equívoco enorme.”
comentario 7
Fernando dos Santos – March 8, 2009
Eu sou fã de Lost, mas acho que a trajetoria da série teria sido melhor se desde o início ela tivesse apenas 13 ou 16 episódios por temporada.
Em algum momento alguem disse que é MELHOR SERIE DE TODOS OS TEMPOS? ou que ela é perfeita? Existe sim muitos fa raivosos e cegos, mas na mesma medida existe os anti-lost raivosos e cegos.
E desculpa,pra falar e criticar algo TEM que assistir sim, senao perde a validade. Não preciso assistir a novela das oito atual pra saber que é uma droga, afinal e a mesma novela anos e anos, palavras do proprio ator de novelas Lima Duarte em uma entrevista certa vez.
Tb posso escrever uma coluna dizendo pq nao suporto Greys anatomy, falo um monte de motivos, mas detalhe: parei de assistir no episodio 7 da primeira temporada.
Enfim, como disse a sacada do site foi otima, ate o texto aqui foi bom, bem argumentado e tudo mais. Soluçao o título deveria ser: “eu nao suportEI lost”.
Anderson, eu até ia comentar a tua resposta, mas acho que não preciso. Acho que todos aqui vão concordar comigo que as tuas palavras falam por si só.
Simone, nos últimos tempos eu venho acompanhando os teu textos. A minha história com Lost é um tanto diferente da maioria. A princípio, eu odiava Lost antes mesmo de assistir, principalmente por causa do hype e da popularidade. Foi então que eu resolvi dar uma chance e baixar. A primeira temporada me conquistou. Ela conseguiu mostrar a força do seriado, mas ao mesmo tempo ser simples. Depois veio a segunda, que, na minha opinião, teve seus pontos bons, mas, no mais, foi pura enrolação. Na terceira, Lost me fisgou de novo – talvez pelo fato se eu ter uma certa fascinação pelos outros. Mas então, com a quarta temporada, veio o que, pra mim, foi o declínio de lost. Histórias extremamente fantasiosas e muitas vezes sem nexo. O que sempre me chamou a atenção em Lost foram os dramas pessoais e as personalidades complexas, que se perderam em meio a rodas do tempo e espíritos errantes.
Sempre me deu nos nervos quando pessoas diziam que Lost eram a melhor e mais inovadora série de todos os tempos e coisas do tipo. Lost pode até ser a série mais inovadora dos últimos tempos. Mas com certeza está longe de ser a melhor. Para mim, Lost sempre será a série de J.J. Abrams, até porque, quando ele passou ela para as mãos de Carlton Cuse e Damon Lindelof, eles tiveram carta branca para transformar no que é hoje: esse seriado sem pé nem cabeça.
E, sim, Anderson. Antes que tu diga qualquer coisa, sim, eu assisto Lost. Acho que isso me dá o direito de falar mal, não?
sim jon, falam por mim só, eu inventei os post q colei acima no comentario 49. aff
desisto, serio mesmo, falam q fa de lost é fanatico louco sei la oq, mas anti-lost é um pe no saco ainda pior.
Parabéns Simone pela coragem e pela classe com que você expôs a sua idéia.
E Eduardo Moreira concordo completamente com você. É ridículo algém dizer que a Simone teria que estar acompanhando até hoje uma série que ela não gosta só para poder criticá-la, caso contrário, ela não tem o direito de fazêlo.
E para quem escreveu esse comentário:
”Isso é mais uma prova de que a imensa maioria dos criticos de LOST nao a ve, e na real se incomodam e sentem ate inveja pq LOST é um fenomeno cultural, em tv, blogs conferencias e tudo mais.”
Faz-me rir!!!!!!!!!!!!!!!!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Tenho uma proposta ao “dono” do site entao.
Coloque alguem q não ve a serie para falar bem dela. ai tudo se resolve.
Concordo com tudo que hageimaster escreveu aqui,vc é o cara!…e tá vendo o que a senhora conseguiu dona Simone?sente o clima!hahaha,beijos…
Eu NUNCA consegui assistir UM episódio inteiro de Lost…sempre achei muito viajante, muito fraco na verdade.
Lost está para os seriados, assim como Matrix está para os filmes para mim: nunca tive saco para terminar de assistir e sempre desisti nos 15 primeiros minutos.
Até que enfim alguém colocou “Lost” no lugar que a série merece. Assim como a Simone acompanhei a série religiosamente nas 2 primeiras temporadas. A 3ª acompanhei por um blog, lendo a sinopse dos capítulos, além, é claro, de assistir a alguns episódios. Mas cansei dessa coisa cheia de perguntas e com poucas respostas, além do lance de ter de ficar lembrando que o que aconteceu no 3º episódio tem ligação com o 55º. Fora lances como o da fumaça, que alguém precisa pegar e ampliar na internet pra vc. saber o que é.
Outra coisa que não suporto são os fãs cegos que dizem que os autores sabem exatamente o que estão fazendo, que não estão desviando o foco. Mas todo mundo sabe que o Ben só ficou porque agradou ao público, coisa digna de novela das 8 da Glória Perez.
Simone, Parabéns pelo texto e coragem.
Acho que gosto não se discute. Se não só teríamos Lost e comédias por aí e ninguém mais assistiria a seriados. Cada um encontra algo por que se apaixona e passa a virar fã do seriado. Lost também não me conquistou.
Parabéns também ao Teleseries que sempre tem comentários inteligentes e que nos fazem pensar.
O que sempre me chamou a atenção em Lost foram os dramas pessoais e as personalidades complexas, que se perderam em meio a rodas do tempo e espíritos errantes.
Jon falou tudo sobre Lost, e sim continuo assistindo a série e o unico episódio que achei bom foi esse LaFleur que, adivinha!, não teve viagem no tempo
falou e disse. é chata msm!!!
Bom, como boa fã de sci-fi o que eu mais gosto em LOST são justamente as viagens na realidade. O que mais me irritou em LOST foi o mau desenvolvimento de alguns personagens durante um grande tempo, como por exemplo, Mr. Eko, que era um excelente personagem e que avacalharam com ele em seus flashbacks o que acabou por influenciar o seu presente. Ou então a chatice e hipocrisia sem tamanho de Jack ou a falta de profundidade de Kate que fica só na promessa como personagem.
Mas como as coisas que eu gosto em LOST são muito maiores do que as que as que eu não gosto, o saldo sempre fica positivo.
Agora, é claro que os roteiristas mexem no desenrolar da série de acordo com a audiência e com a extensão das temporadas (alguém aí disse que o ideal seriam temporadas de 13 episódios e eu não poderia concordar mais), mas acredito que o básico da história, o que é a ilha e seus segredos já está criado na base do roteiro, não creio que isso foi sendo alterado no decorrer das temporadas.
Quanta vontade de aparecer!!!!
Devo confessar que desisti de LOST no 1º episódio da 1ª temporada. Não tenho tempo para acompanhar seriados que se perder um episódio, vc fica mais perdida que os personagens. Nem critico porque não assisto mas respeito os fãs da série assim como respeito também quem não vê a menor graça nisso. Gosto é gosto…Belo texto. Parabéns!
A série Lost não me incomoda. O que me incomoda e é insuportável é a “soberba” que alguns lostmaníacos exercem nesses espaços de discussão. Eles não aceitam qualquer tipo de crítica e querem a rendição incondicional dos “não iniciados”. Pra eles, não gostar de Lost é um pecado mortal, um sinal inequívoco de “burrice”, de “inferioridade”. Julgam eles que “os outros” não devem exercer o direito da crítica, do contraditório, porque não estão “capacitados” pra isso. Pra falar de Lost, só um lostmaníaco, um ser iluminado. Ou seja, colocam-se numa posição de superioridade, de arrogância intelectual , de senhores únicos da “verdade”que, francamente, é disparatada quando se discute uma série de Tv. Esse tipo de comportamento irracional, de Seita Religiosa, de Torcida Organizada, pra mim, é absurdo.
Tô contigo Mica,falou e disse…
Começo a me convencer que Lost, realmente, é uma série de nicho, e não este mega blockbuster que tanto falam. Tem muito mais gente delcarando abertamente que não gosta da série do que pessoas se manifestando que gostam dela.
Edson, assino embaixo em tudo o que você falou. Os “Lost Xiitas” acabam conseguindo estragar ainda mais algo que, se não houvesse uma doutrinação para te convencer que a série é “de explodir cabeças”, até poderia trazer mais telespectadores. Fora que é de uma pobreza de espírito sem tamanho os fanáticos que são altamente preconceituosos, de qualifciando como raça infeior por não assistir Lost.
Ainda mantenho a opinião pra dizer que o direito à crítica está aberto a todos. Caso contrário, vira censura, e toda censura é burra. Fico muito contente em saber que, graças à Deus, tenho o senso crítico para, na minha opinião, dizer se isso é bom ou ruim sem ter que passar na íntegra por ela.
E, para arrematar, espero que após estes comentários, os fãs xiitas, fanáticos de Lost começem a pensar de forma um pouco mais racional. Sempre vou dizer que, para mim, Lost não serve e que está longe pra ser a série espetacular que vocês falam. E, graças a Deus, sou bem inteligente pra pensar assim. Todo e qualquer fanatismo é extremamente prejudicial. E são justamente os doentes fanáticos que me tiram o interesse em acompanhar esta história, que já acho bem fraca.
Aliás, já pararam pra pensar que qualquer bobagem que aparece na tela o pessoal acha que é uma virada sensacional?
Pensem Nisso.
A pergunta é: pra que ficar discutindo aqui se Lost vale ou não vale a pena? Quem gosta, gosta. Quem não gosta, não gosta. E pronto. Ninguém vai mudar de opinião por causa de um fórum de discussão. E vamos combinar, Lost é do tipo de série que se ama ou se odeia.
É certo que a autora do tópico só o fez pra criar burburinho e discussão. E, o pior, o objetivo dela tá sendo alcançado. Pra mim, ela tá sendo uma ótima manipuladora. Pra quem parou de assistir Lost, tá sendo uma ótima “outra”, hehe.
Muitas vezes já deixei comentários, aqui mesmo no Teleséries, no qual declarava não gostar de “Lost” e não entender essa fanatismo em torno dessa série. Em todos os blogs é só Lost, Lost e mais Lost.
Como acompanho os comentários da Simone há tempos, já falamos sobre isso, séries boas deixadas de lado e espaço demais para Lost.
Me surpreendeu ver tanta gente concordando com a Simone, então consigo entender menos ainda, porque tanto espaço para uma série que não é uma unanimidade como parecia ser.
Nossa, parabéns! Eu também não suporto Lost, mas adorava Alias e Felicity e estou completamente vidrada em Fringe… Vamos ver como fica né?
Mas, mais uma vez, parabéns pela sua coragem de assumir isso!
Apesar de ser muito fã de Lost, respeito a opinião da Simone, pelo menos ela tentou assistir Lost e se decepcionou, acontece, eu mesmo quase parei de assitir, as viajens no tempo do Desmond demorou para me agradar porque eu não via relação daquilo com a série. Aí assisti a quarta temporada e vi que estava tudo relacionado e me viciei de novo em Lost.
Pior são pessoas que assistem séries que não gostam só pra se posicinar contra e criticar, se não gosta de Lost vá assistir uma série que goste e para de encher os sacos de nós, Fãs.
Adimiro sua coragem de falar mal de Lost.
Dexter e House.O resto joga no lixo.Enrolação por enrolação, Galactica foi muito melhor.
Saudações para todos,
Também sou fã de boas histórias e Lost, certamente, me cativou desde o começo e continua me cativando sem problemas. As manifestações que vejo pela Web contrárias a Lost tem uma explicação bem simples.
O público em geral pode ser classificado em termos de interesses culturais por o que eu chamaria de apreciadores de drama e apreciadores de fantasia.
Os apreciadores de drama (incluo aí a comédia, suspense, etc, numa leitura mais ampla de drama) despertam interesse em histórias calcadas na realidade, “com pé no chão”, “certas”, “a vida como ela é”. Embora tolerem desvios do contexto real, em maior ou menor grau, mas defendem um bom drama. Não estou discutindo aqui fatores como qualidade ou grau de complexidade. Podem apreciar novelas, Big Brother, séries dramáticas como Plantão Médico, Lei e Ordem, CSI, Damages, Roma, Band of Brothers, Friends, Glee, Senfield, 24 Horas, House, Numb3rs, 90210, entre tantas. Muitas das quais também gosto e muito, outras nem tanto.
Nesse aspecto, Lost surge como uma série de grande destaque porque constroi um mistério em torno da ilha, com muito drama, suspense, romance e humor, personagens bem construidos, roteiros complexos, enriquecidos com os flashbacks que ajudam a tornar os personagens ainda mais fascinantes, a idéia da ligação entre os personagens por causa do destino, um tema recorrente na maior parte das obras de JJ Abrams. Tudo isso se mantém na primeira e segunda temporada.
Entretanto, existe também outro tipo de público, de “mente aberta”, que valoriza a criatividade e a originalidade acima de tudo, aceitando e apreciando portanto quando um produto cultural saia da esfera da realidade e mergulha mais ainda na fantasia e seus gêneros por excelência, terror, ficção científica, etc. O filme Senhor dos Anéis é um grande exemplo. Em séries podemos considerar Twin Peaks, Arquivo X, Jornada nas Estrelas, Alias e Fringe, também de JJ Abrams, Babylon 5, Battlestar Galactica, Heroes, Smallville, Supernatural, entre outras. Aqui eu me incluo como um “mente aberta” que, embora aprecie obras realistas, meu gênero favorito é a Ficção Científica e encontro em Lost, não apenas um dos melhores seriados, como considero o melhor de todos os tempos.
Tal como uma ilha, a série Lost mostra, em sua primeira e segunda temporada, uma superfície de realismo para, nas temporadas seguintes mergulhar num oceano de Ficção Científica, especificamente a partir do episódio 08 da Terceira Temporada quando Desmond começa a experimentar os efeitos da Ilha em sua vida, a série deixa ali seu recado: Lost é Ficção Científica. Antes dava dicas sutis de ser do gênero, mas tudo ficou bastante claro nesse episódio por entrar na temática das viagens no tempo.
Naturalmente, aqueles fãs de Lost do time dos realistas começou a ver como perda de tempo, se sentiu incomodado, decepção completa, viajou legal, insuportavelmente irritante, série super-estimada, bobagem, apenas citando expressões do próprio texto da Simone e de alguns comentários contrários a série.
Defendo Lost, embora não seja um fã xiita da série. Reconheço a enrolação do começo da terceira temporada, o excesso de esticada para revelar certos mistérios, algumas incongruências quanto a característica de personagens importantes, coadjuvantes descartaveis, principalmente nas últimas temporadas.
Por outro lado, Lost é um exercício de criatividade porque sempre surpreende, demonstra que os autores sabiam para onde iam com a trama desde o início, as peças se encaixam, mesmo com indas e vindas pelo tempo e com realidades alternativas. A série demonstra um sentido lógico e coeso, embora fantasioso. O mais divertido em Lost é realmente juntar as peças do quebra cabeças e quando surge uma nova revelação, tudo o q se viu até esse ponto, volta a fazer sentido. Claro q na ânsia de surpreender o público, algumas escolhas não foram muito felizes. Ainda assim, sou a favor da série.
No geral, considero q Lost é um grande triunfo de seus realizadores e até recomendo aos revoltados com Lost, abram um pouco mais a sua mente para novas idéias, para as reviravoltas, para as peças do quebra cabeças se encaixando num sentido sempre inesperado. Lost é um sopro de criatividade no mar da mesmice televisiva. Por isso, é uma série revolucionária, em todos os sentidos. Continou fã de Lost como na primeira vez q vi o primeiro episódio da primeira temporada e aguardo ansiosamente sua conclusão com a certeza de ter acompanhado uma rica experiência que mostrou ousadia e criatividade o tempo inteiro. Adoro ficar Lost.
Vejo vocês nessa vida ou na próxima, brothers.
Sem sentido algum… final não explica nada… deixa milhares de questões abertas. Questões que, com um pouco de criatividade, teriam salvo o que restou do seriado.
Duas temporadas era demais para LOST. Pouco conteúdo. Muito mistério, sem explicação. Completamente superestimado. E, ao contrário do que foi dito, a fantasia de Lost, que durou por uns tempos, foi totalmente apagada e esquecida nas últimas temporadas.. Nada sobra de sensato.
Ahhh peço desculpa mas a senhora tem graves problemas ahahaha