Estudo conecta Twitter à audiência na TV americana

Data/Hora 06/08/2013, 15:03. Autor
Categorias Notícias


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
thumb image

Estar entre os tópicos mais comentados no Twitter pode influenciar a audiência de programas de televisão. Ao menos é isso o que tenta provar um estudo levantado pelo instituto de pesquisa de audiência nos Estados Unidos, o Nielsen, que demonstra o que todos já suspeitavam, as mensagens trocadas no microblog têm relação direta com a audiência dos programas de TV.

O estudo, lançado nesta terça-feira (6), analisou 221 episódios do horário nobre das principais emissoras americanas, minuto por minuto. As mensagens no Twitter aumentaram em 29% a audiência dos programas durante essa faixa de horário. Mesmo assim, Mike Hess, um dos vice-presidentes do Nielsen e pesquisador neste estudo, garante que a pesquisa ainda não é conclusiva, mesmo mostrando que há uma clara ligação entre a audiência e o Twitter. “Enquanto o nosso estudo não prova as causas dessa correlação, o que nós descobrimos é significativo e vamos continuar com o aprofundamento da pesquisa para que possamos ter um entendimento maior dessa relação na industria do entretenimento”, disse por meio de uma nota.

O estudo mostrou também o outro lado da relação no qual a audiência causa um aumento de até 48% nas mensagens do Twitter.  O que tenta-se analisar agora é se as mensagens no Twitter fazem com que as pessoas se interessem por determinados programas ou a popularidade desses programas influenciam na quantidade de mensagens nas quais os seriados e reality shows, entre outros gêneros, são citados no microblog.  Ainda de acordo com o estudo, alguns gêneros da teledramaturgia são mais beneficiados que outros. A pesquisa com os dados totais deve ser lançada ainda essa semana.

O Nielsen e Twitter são parceiros de negócios – eles estão promovendo uma nova métrica chamada Nielsen Twitter Rating TV que mede conversas online sobre shows – de modo que o estudo pode provocar descrença por parte de algumas pessoas. Seus resultados, no entanto, podem fazer a alegria das empresas de marketing que têm investido fortemente nas mídias sociais.

Mitchell J. Lovett, um professor da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos,  estudou a ligação entre Twitter e televisão, e disse que a demonstração de causa e efeito são muito difíceis de serem medidas.

“É difícil distinguir se o Twitter (ou outras mídias sociais) simplesmente reflete o interesse que já existente (a pessoa fala sobre o show por causa de um interesse em assistir ou planos para assistir) ou se as mensagens causam esse interesse”, relatou ao jornal americano Hunffington Post. Por causa disso, o estudo do Nielsen “poderia ser inovador”, disse  o professor, embora, ele adverte, que ainda não conhece bem a metodologia usada pelo instituto, de autoria do prêmio Nobel em economia, Clive Cranger.

Com informações do The New York Times e Huffington Post.

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

Nenhum comentário foi publicado ainda.

O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!