Especial Semana da Amizade – Amigos do Peito


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
thumb image

Em 1969, o homem chegava à lua. Esse pequeno passo do astronauta, levou um argentino de nome sonoro a pensar: “se o homem se unir aos seus semelhantes, não há impossíveis”. Então, Enrique Ernesto Febbraro escreveu mais de 4 mil cartas em diversos idiomas para vários países tentando fazer desse dia um símbolo de amizade.

Agora, o Dia do Amigo é comemorado exatamente no vigésimo dia do mês de julho. E não é só lá pela Argentina, brasileiro também celebra a amizade nesse dia.

Nada melhor para ilustrar a importância da união e provar que realmente a força se faz em conjunto, o TeleSéries separou alguns amigos que fizeram – ou estão fazendo – história na televisão.

Personagens: Meredith Grey’s e Cristina Yang
Série: Grey’s Anatomy

Elas começaram juntas, e assim permaneceram – embora tenha havido alguns desentendimentos no percurso. Meredith e Cristina passaram por muita coisa juntas: desde inícios e términos de romances e de complicados procedimentos cirúrgicos; até perdas e eventos de quase morte. E enfrentar todos esses momentos só fez crescer a amizade entre elas. É claro que, em se tratando de Meredith e Yang, não estamos falando de uma amizade convencional e cheia de sentimentalismos, tanto que seus rompimentos não encerram com abraços e pedidos de desculpa. Mas isso não impede que Meredith seja “a pessoa” de Cristina, e de que esta seja, segundo Meredith, “uma irmã. A minha família. Tudo que eu tenho”. Enfim, seja nas salas de cirurgia, nos corredores do Seattle Grace Mercy, ou pelas ruas de Seattle, essa é uma das mais fortes amizades dos seriados. (Mariela Assmann)

Personagens: Chloe e Clark
Série: Smallville

Chloe e Clark. Uma das mais longas amizades das séries de TV. Foram dez anos de altos e baixos, paixões platônicas, inimigos em comum, cooperação jornalística e segredos compartilhados. Para os que acompanharam a série, a amizade entre a loirinha geek e o bom moço do interior começou a empolgou de verdade na quinta temporada, quando ela já sabia a respeito dos poderes e podia ajudar a investigar nos casos e nas missões quase suicidas em que se metiam. O ápice, com certeza, aconteceu na nona temporada quando Clark se recusou a ressuscitar Jimmy e a amizade com Chloe ficou abalada, mas nada que não fosse resolvido depois com boas dose de humor, aventura e momentos de vergonha alheia. Portanto, Chloe e Clark formam, definitivamente, o melhor par de amigos que já vi na TV, inseparáveis até nos quadrinhos (referência à última frase de Chloe para Clark na ‘Series Finale’)… (Isaque Criscuolo)

Personagens: Peyton e Brooke
Série: One Tree Hill

Amigas desde a infância, Brooke Davis e Peyton Sawyer não poderiam ter personalidades mais opostas. No entanto, a amizade conturbada das duas foi um dos pilares mais vitais de sustentação de One Tree Hill. Elas sobreviveram aos mais desafiadores devaneios da mente do Mark Schwahn, desde o clássico triângulo amoroso, problemas maternos, experiências de quase-morte, chegando até ao irmãos psicopata e drogas. A amizade das suas era tão bacana que não importava você ser ‘Leyton’ ou ‘Brucas’, o que você não queria era vê-las separadas. Bom, o que dizer? “Hoes Over Bros”, certo? O tempo passou – literalmente-, e Peyton e Brooke mostraram ter uma das amizades mais sólidas do mundo das séries. Hoje, com a saída de Hilarie Burton da série, os fãs ficaram órfãos desse relacionamento tão cultuado e ainda mais desgostosos com a ausência de Peyton no recente casamento de Brooke e Julian. Agora é torcer para uma aparição da loirinha no episódio final de One Tree Hill. (Luciana Santos e Maria Clara Lima)

Personagens: Scott e Stiles
Série: Teen Wolf

Na série Teen Wolf, a dupla Stiles e Scott é a prova de que é possível existir amizade entre criatura sobrenatural e ser humano. Quando Scott foi mordido por algo misterioso e começou a se comportar de maneiras diferentes, Stiles, com sua inteligência e companheirismo, não sossegou enquanto não descobriu o que estava acontecendo com seu amigo de colégio. Após descobrir que o jovem se tornou um lobisomem, Stiles virou a mão direita do lobinho e prontificou-se em ajudar Scott a controlar suas raivas e ansiedades para não se tranformar. Juntos, tentam desvendar os mistérios e suspenses causados pelos lobisomens na cidade de Beacon Hills, Califórnia. Stiles se mantém tão fiel ao amigo desde o início da série que, mesmo com a chance de poder ser atacado e morto pelo lobinho, não abandona o companheiro. (Anderson)

Personagens: Adelle e Topher
Série: Dollhouse

Adelle e Topher eram dois personagens que poderiam ser considerados pessoas extraordinárias. Topher, o gênio que inventa a tecnologia capaz de “limpar” o cérebro de pessoas e prepará-lo para receber todo o tipo de memórias, sentimentos e habilidades. Adelle, uma alta executiva recrutada por sua experiência em projetos envolvendo tecnologia biomédica de ponta, sua sagacidade e sua total frieza e cinismo. Duas pessoas tão singulares só poderiam mesmo encontrar uma amizade à altura um no outro, porém as personalidades totalmente diferentes fazem com que só depois de serem expostos a uma droga que acabava com a inibição e passarem horas se comportando como crianças, eles se tornem próximos. Porém depois aí, a relação dos dois só se intensifica, chega a passar por uma grande crise na metade da segunda temporada quando Adelle trai a confiança de seu protegido, e por fim atinge seu ápice quando o mundo é ameaçado pela tecnologia da Dollhouse, Topher é acometido por culpa até chegar ao ponto da loucura anos depois, e a Adelle dedica a sua vida a cuidar dele como de um filho. Uma amizade complexa, entre duas pessoas nada perfeitas e em vários momentos, moralmente questionáveis e egoístas, e que mostrava que até pessoas capazes das piores coisas são humanas, são capazes de amar, e apreciam serem amados. (Thaís Afonso)

Personagens: Mal e Zoe
Série: Firefly

Por serem os únicos sobreviventes da Batalha do Serenity Valley, Mal e Zoe se conhecem em um nível único em Firefly. O relacionamento dos dois é definido principalmente por uma confiança e respeito inabaláveis, algo que é mostrado de forma sutil, mas sempre consistente durante a série. Zoe é a segunda em comando e está sempre pronta para apoiar até as decisões mais loucas que Mal toma e, é claro, cobrir o Capitão quando elas não dão muito certo, o que ocorre com uma certa freqüência. Ela ainda dirige-se a ele como “Sir”, mesmo não havendo mais uma hierarquia militar para seguir e isso ajuda a manter o tom da tripulação e a linha de comando dentro da Serenity. Zoe faz questão de que todos saibam quem está no comando da nave e que lhe empreguem o devido respeito, além de ser a única pessoa a quem Mal dá ouvidos e liberdade para contrariar suas decisões. Por vezes Wash, marido de Zoe, sente-se ameaçado por essa lealdade cega que une sua esposa ao Capitão Reynolds, já que sua opinião frequentemente vai de encontro com a de Mal, porém sabe que esse vínculo, criado entre soldados que já sobreviveram às mais difíceis situações, é algo que com o qual ele terá que conviver. (Luciana Santos)

Personagens: Walter Bishop e Astrid Farnsworth
Série: Fringe

Walter Bishop passou 17 anos internado no instituto Saint Claire, saindo de lá para auxiliar a Divisão Fringe, ao lado da agente Olivia Dunham e de seu filho Peter Bishop, que é também o tutor legal do pai. Além do trio, temos mais alguns agentes nesse grupo, incluindo Astrid Farnsworth, a agente júnior do FBI que é designada a auxiliar o cientista em seu laboratório em Harvard. Inicialmente, parecia que a jovem estaria ali apenas para ajudar e se espantar com os devaneios do cientista “doidinho”, mas apesar de Walter raramente acertar seu nome (chamando-a de “Asterisco”, “Asterix” e outros), a dupla criou um vínculo de amizade bem peculiar e interessante. Astrid está sempre ali para Walter, seja comprando os ingredientes para as experiências culinárias dele, ouvindo suas histórias e ajudando a cuidar da vaca Gene, até ao apoio em momentos extremamente dramáticos, como quando Walter saiu de casa sozinho e não lembrava como voltar, a revelação do segredo sobre o seu filho Peter e a culpa do cientista relacionada à realidade paralela. Uma amizade que não se apega às diferenças, sejam de personalidade ou de idade, mas apenas ao carinho. (Eddie Tertuliano)

Personagens: House e Wilson
Série: House M.D.

Muita gente não entende como House e Wilson conseguem ser amigos por terem personalidades tão diferentes. Apenas quem conhece esses dois personagens muito bem, consegue perceber que apenas Wilson entende House de verdade e que House não conseguiria viver sem Wilson. Os dois podem até discutir, discordar, ficar um tempão sem se falar, mas no final, um serve de apoio para o outro. Quem não se lembra quando Wilson comprou o apartamento que Cuddy tinha escolhido para morar com o namorado? Ou quando House, durante um episódio inteiro, tenta impedir Wilson de fazer um transplante de fígado porque tem medo que o amigo possa morrer? House precisa perseguir Wilson para encher seus ouvidos de problemas, piadas e reflexões médicas. O público pôde perceber a importância desta amizade nos momentos mais engraçados e descontraídos da série tanto quanto nos momentos mais tristes, com a morte de Amber e do pai de House. Hilson é considerado um bromance (‘brother’ + romance). (Juliana Baptista)

Personagens: Turk e J.D.
Série: Scrubs

Christopher Turk e Jonathan Michael Dorian são melhores amigos. Eles estudaram juntos, almoçaram juntos, pensaram besteira juntos, aprontaram e riram juntos. A amizade de J.D.e Turk não só era pura e verdadeira, mas uma das mais cômicas da história recente da televisão. Apesar das diferenças aparentes, os dois gostavam de videogames, filmes, televisão, garotas – uma típica amizade masculina. Apesar de um ser fortão e o outro ser um ‘nerd’, a definição para os dois fugia da opinião: Turk e J.D. eram como ‘unha e carne’ – como eles mesmos já se definiram, agiam como um casal. A partida de J.D. do centro médico deixou Turk com o coração em pedaços, afinal, eles nunca tinham se separado antes. Com certeza, sem os dois, nada seria o mesmo nos corredores do hospital Sacred Heart. (Maria Clara Lima)

Personagens: Liz Lemon e Jack Donaghy
Série: 30 Rock

Jack e Liz tem a relação mais estranha que qualquer casal de amigos pode ter. Ela é a definição da desordem, ele é a organização em pessoa. Ao mesmo tempo que certas atitudes são extremamente previsíveis, Jack e Liz sempre acabam surpreendendo aqueles que não os conhecem. Logo no primeiro episódio da primeira temporada, Liz descobre que seu antigo chefe foi demitido e substituído por um novo. Esse novo cara é Jack, e é logo nesse primeiro encontro que já percebemos qual será o tipo de relação que eles terão. Nas palavras de Liz, Jack é seu “marido de trabalho / tio”. Para Jack, Liz é sua “colega de trabalho / irmão mais novo”. Entre eles, nenhum assunto está fora dos limites. Um sempre tem alguma nova lição a ensinar ao outro – na maioria das vezes é Jack quem conserta as burradas de Liz, mas isso não vem ao caso. Numa relação onde o carinho é mutuo mas raramente expresso, ninguém pode afetar o perfeito mecanismo que é a amizade de Liz e Jack. (obs.: Avery, esposa do Jack e mãe da filha deles, já tentou mantê-los separados durante uma extensa crise de ciúmes provocada pela gravidez. Acho que não é necessário dizer que o plano foi por água abaixo.) (Aline Diniz)

Comemore o Dia do Amigo acompanhando na nossa série de postagens na Semana Especial da Amizade. Aproveite e indique o TeleSérie para um amigo no Twitter e no Facebook. Deixe também uma mensagem para o seu melhor amigo no Twitter, usando a ‘hashtag’ #amigoteleseries. As mensagens mais criativas aparecerão em um ‘post’ especial no final da semana.

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

  1. Pedro Fernando Ribeiro Ferreir - 19/07/2011

    Uma boa amizade as vezes é mil vezes melhor que um romance. ^^

  2. Maria Clara Lima - 19/07/2011

    Concordo, Pedro. 

    Adoro amizades, principalmente quando realmente rola amizade entre homem e mulher – que dizem ser impossível. 

    Dessa lista, posso dizer que foi uma honra escrever sobre One Tree Hill com a Luciana, minha eterna Peyton. =]]]

    Essa lista poderia ser infinita, eu sei. =]

  3. Natália Souza - 19/07/2011

    P. Sawyer e B. Davis <33333333

  4. Mariela Assmann - 19/07/2011

    Eu sou suspeita para falar, mas AMO os especiais do TeleSéries. E esse, assim como o de Friends, ficou, além de super bem formulado e escrito, muito FOFO! Parabéns, pessoal! =)

  5. Rafael Ruiz - 19/07/2011

    Hilson? Hahahaha Não sabia que as pessoas chamavam o “bromance” deles assim. Mas, realmente, só que m realmente entende os dois personagens para entender que eles são amigos de verdade. 
    E o que falar de Jack e Liz? É perfeito! Que dinâmica louca eles tem. Estes episódios que a Avery tem ciúme são muito bons!
    Fatou o Seth e o Ryan e o Chandler e o Joey!

  6. Juliana Baptista - 19/07/2011

    Quando vi que existia Huddy, fui pesquisar se existia Hilson e existe! Achei um máximo, a relação dos dois não poderia ser melhor definida do que um Bromance 😀

  7. Rafael Ruiz - 20/07/2011

    Assisti ontem ao episódio que o Wilson doa parte do fígado dele. Este episódio mostra como o House se preocupa com o Wilson e o medo dele morrer. Muito bom o episódio.

  8. Gabriela Assmann - 19/07/2011

     Adorei! Antes de abrir o post pensei que não podia faltar Astrid e Walter e House e Wilson. Adoro a amizade deles.
    Chloe e Clark também tinham uma amizade muito fofa!

    Podiam ter incluido Serena e Blair. Aos trancos e barrancos, depois de brigas, traições… a amizade delas permanece viva e forte.

  9. Eddie - 30/07/2011

    Quando começamos a planejar esse especial, pensei em Astrid e Walter justamente por ser uma amizade tão forte e interessante, algo que eu realmente não esperava, achava que ela seria só uma secundária, quase figurante.

  10. Juninho - 19/07/2011

    Nossa Adelle e Topher,que saudade de Dollhouse,foi apartir do ultimo episodio da primeira temporada da série intitulado “Epitaph One” (episodio que na época não foi exibido na tv),que podemos ver o carinho de Adelle por Topher,e todo cuidado que ela tinha com ele,depois que o mundo chegou ao caos e Topher enlouqueceu,a cena foi bem bonita.

  11. Vinícius Silva - 20/07/2011

    Só faltou Alan Shore e Denny Crane nessa lista!

  12. Anonymous - 21/07/2011

    não tem muito a ver com o post em si [que tá SUPIMPA!] mas gostaria de deixar registrado que adorei a imagem de chamada na capa, com as duas ovelhinhas: awww!

  13. Maria Clara Lima - 21/07/2011

    A parte que eu mais curto de fazer especiais é bolar uma capa bacaninha, que chame atenção! =]]] Obrigada por ter notado!

  14. Mariela Assmann - 21/07/2011

    Realmente, as ovelinhas foram um espetáculo a parte. Elas são fofas demais. Ah, e tuas capas são sempre ótimas, Clara. =]

  15. Thais Carreira Afonso - 21/07/2011

    Como eu adoro Liz Lemon e Jack, e agora, a amizade parecida e tambem maravilhosa entre Leslie Knope e Ron Swanson.

  16. Fringe – Wallflower - 24/11/2011

    […] Astrid continua como coadjuvante. Gostava muito mais da interação da agente no laboratório, diretamente com Walter. Embora ache interessante a proposta dela sair a campo, não consigo compra-la. Sinto falta da relação de companheirismo entre Walter e Astrid. Embora haja alguns vislumbres de amizade nessa nova realidade, passa longe do relacionamento fofo que os fez entrar nessa lista. […]

  17. Fringe – Wallflower - 24/11/2011

    […] Astrid continua como coadjuvante. Gostava muito mais da interação da agente no laboratório, diretamente com Walter. Embora ache interessante a proposta dela sair a campo, não consigo compra-la. Sinto falta da relação de companheirismo entre Walter e Astrid. Embora haja alguns vislumbres de amizade nessa nova realidade, passa longe do relacionamento fofo que os fez entrar nessa lista. […]

  18. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!