Especial: os 10 momentos mais chocantes de The Shield


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28

The Shield

Estou prestes a ficar órfão do melhor e mais perturbador e emocionante drama policial da TV americana. E estava pensando aqui na melhor forma de homenagear The Shield. E uma série que foge de qualquer tipo de lugar comum e que virou de cabeça pra baixo o gênero policial não merece um artigo comum, ou uma lista comum.

Confira então, a seguir, então a minha lista com 10 momentos memoráveis de The Shield, selecionados pela capacidade de chocar e impressionar – e alguns até me fizeram virar o rosto, mas sempre preso na cadeira, a espera da próxima cena, do próximo episódio e das peças que montariam o complexo quebra-cabeça do drama humano, da violência urbana e da corrupção policial que marcaram a série.

(Atenção, contém spoilers para quem assiste a série pelo People+Arts e pela Bandeirantes)

The Shield

10. O piloto de The Shield é absolutamente brilhante e é impossível não ficar com o queixo caído com sua cena final, em que Vic Mackey (Michael Chiklis), o protagonista da série, mata a sangue frio seu parceiro Terry Crowley (Reed Diamond) com um tiro na cabeça. A cena define a série e me transformou imediatamente em fã da série.

9. Em The Spread, da primeira temporada, temos uma das grandes cenas cômicas de toda a série (se você gosta de humor negro). Dutch (Jay Karnes) e Claudette (CCH Pounder) tentam pegar um homem que estuprava mulheres com fins de procriação. Investigando a geladeira do suspeito, Dutch encontra dezenas de frascos, abre um, encosta o nariz para cheirar e subitamente derruba o pote no chão, assustado, soltando a seguinte pérola:

– It’s not mayonnaise.

8. Eu não acreditava que The Shield teria qualquer futuro após a marcante passagem de Glenn Close pela série. Mas eis que surge Forest Whitaker, no papel do investigador da corregedoria Jon Kavanaugh. E a série atinge um novo ápice criativo, mostrando uma perseguição implacável entre Kavanaugh e Mackey. No fogo cruzado até as esposas dos dois se tornam alvos. Vic transa com a ex-mulher de Kavanaugh, que tenta dar o troco seduzindo com Corrine (Cathy Cahlin Ryan). Não consegue, perde a cabeça e tenta violentá-la. E eis que o caçador de policiais corruptos se torna tão criminoso quanto aquele que desejava prender.

The Shield

7. A mais violenta cena de luta de The Shield aconteceu no episódio Streaks and Tips, da terceira temporada. As diferenças entre Tavon (Brian J. White), que entrou para a tropa na segunda temporada, com Shane (Walt Goggins) resultam numa cena brutal, longa e sangrenta, que atinge seu ápice no momento em que Mara (Michele Hicks) aparece e atinge Tavon na cabeça com um ferro de passar roupa. É chocante, com final trágico. Eu sempre achei bizarro observar que para muita gente Shane sempre foi um dos personagens mais queridos da série – mesmo sendo um homem limitado, nitidamente racista, movido por atitudes egoístas e por vaidade.

6. Mageina Tovah é aquela atriz magérrima, de uma beleza exótica que fazia o papel da estudante nerd em Joan of Arcadia. Bom, até que apareceu no episódio Bottom Bitch no papel de Farrah, uma prostituta barata que cruza o caminho de Vic. Talvez por lembrar dela tão virginal em Joan, sua presença em The Shield até hoje me perturba, especialmente na cena em que Vic, para enquadrá-la, enfia o cano de sua arma em sua boca. Ela parecia indefesa diante do detetive truculento. Mas no fim é Vic que se vê manipulado por ela (e ela retornaria ainda na sétima temporada, para mais uma vez usar a Tropa de Choque em benefício próprio).

The Shield

5. No quinto lugar, escolho um episódio. É Tar Baby, da quarta temporada, que conseguiu o feito de abrir com uma cena perturbadora e encerrar com outra cena perturbadora. Na largada, Aceveda (Benito Martinez), traumatizado por um incidente (mais adiante eu explico), descarrega sua frustração fazendo sexo violento com a prostituta Sara (Abby Brammell, atualmente em The Unit). É brutal. E, no final, Antwon Mitchell (Anthony Anderson) apresenta as credenciais que o tornariam o criminoso número 1 da série: ele força Shane e seu parceiro a assistirem a execução de uma garota de 11 anos, que foi usada como informante pela polícia.

4. O primeiro grande vilão que marcou em The Shield foi líder de gangue mexicano Armadillo Quintero (e é difícil acreditar que o personagem tenha sido interpretado pelo mesmo Danny Pino, que hoje faz o papel do policial bonitinho Scotty Valens de Cold Case). Armadillo chega a Los Angeles arrepiando: elimina líderes de gangues, estupra meninas, incendeia um ponto de venda de drogas e mata o traficante protegido de Vic. Como vingança, Vic tenta forçar ele a sair da cidade, queimando seu rosto na grelha do fogão – em outra cena marcante pela violência. Mas o vilão não fica muito tempo fora – ele dá o troco na sequência, queimando o rosto de Ronnie (David Rees Snell).

3. Dutch certamente é um dos personagens mais simpáticos de The Shield. E teve seu grande momento profissional em um arco de episódios da terceira temporada, quando sai em busca e captura o The Cuddler Rapist, uma assassino em série que estuprava e matava idosos. O melhor momento rapidamente se transforma no mais revoltante quando, na cena final, insone e influenciado pelo assassino, Dutch mata um gato de rua com as próprias mãos. É a cena que encerra o episódio Strays, dirigido pelo cineasta David Mamet.

The Shield

2. O mais fantástico de The Shield é que a série vai levando os personagens a situações-limite da qual parece que a Tropa de Choque não terá saída e será pega, até que no momento seguinte tudo muda novamente. Ainda que a sorte atue em favor dos personagens, não são soluções mágicas que mudam o rumo da série, como as que vemos em Prison Break ou 24 Horas. Tudo que acontece faz sentido dentro da trama. E surpreende. Em Post Partum, tudo parece perdido e Lem (Kenneth Johnson) está prestes a se tornar o primeiro membro da Tropa a cair – com poucas chances de fuga, só lhe resta ser preso, ou sozinho ou levando seus colegas com ele. O clima aqui é o mais claustrofóbico possível. Ate que Shane, sem o conhecimento de Mackey, decide acabar com o problema, explodindo o seu carro – a virada mais chocante da história da série. The Shield se reinventa e nos deixa pasmos diante da TV, mais uma vez.

1. Tem temas que ainda são tabus, não tem jeito. Tirando Oz, que confesso que nunca tive estômago para assistir mais que dois ou três episódios, não lembro de nenhuma outra série mostrar ou abordar homens adultos sendo vítimas de violência sexual. Convenhamos, o capitão Aceveda nunca foi bonzinho, tem sua longa quota de corrupção, mas também não merecia esta punição. Em Mum, ele é capturado por dois criminosos e um deles o obriga a fazer sexo oral, ameaçando matá-lo e ainda o fotografando. É sem dúvida a cena mais desconfortável de se assistir de toda a história da série – mas que abre toda uma gama de novas histórias e possibilidade de Martinez brilhar na série – traumas, problemas no casamento e, claro, o desejo de vingança.

The Shield é definitivamente uma série dura de se assistir e não é para qualquer estômago.

Mas quem chegou até aqui – sete temporada e 88 episódios depois – vai me dar razão. Valeu a pena cada segundo diante da televisão.

* * *

O episódio final de The Shield vai ao ar nesta sexta-feira (8/5), às 21h, no canal AXN.

Se você procura os DVDs de The Shield faça sua busca através do Shopping UOL.

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

  1. Flávio - 08/05/2009

    Teria outros tantos momentos excepcionais para acrescentar. A cena da confissão do Vic, a que define o destino do Shane e da família, o roubo dos armênios, entre outras tantas. Inegavelmente, uma das melhores séries de todos os tempos. Para o meu gosto, a melhor série policial de sempre. Mais importante: acabou de forma planejada, irretocável. Brilhante. Pena que pouco vista aqui

  2. Naty - 08/05/2009

    Vocês sabem qual foi a audiência do 4º episódio da série “Harper’s Island”, que foi exibido dia 2 de maio no CBS?

  3. Jorge P. - DF - 08/05/2009

    Vou considerar sempre e mantendo a coerência a melhor série que assisti nos últimos anos. Não teve um episódio sequer de enrolation.
    E mais, atuações magistrais de todos os envolvidos. Não teve um ator que eu achasse que comprometia o ritmo.
    Paulo, eu já fiquei órfão faz tempo…

  4. Simone Fernandes Miletic - 08/05/2009

    Eu adorei as escolhas Paulo.

    Eu acho uma pena que o seriado nunca tenha tido o espaço que merecia aqui no Brasil.

  5. Patricia E. - 08/05/2009

    O que eu gostava em The Shield e que é característica da maioria das séries de canais fechados: temporadas curtas de no máximo 13 ou 15 episódios, mesclando tramas fechadas e arcos de histórias, mas sem se estender demais. Claro que tem uma ou outra coisa que vai passar batido pra quem pegou a série no meio, mas nada que um dos “recaps” no início de cada episódio ou alguma cena colocada estrategicamente não explique no momento certo. Shawn Ryan e sua equipe usaram muito bem este formato e fizeram um ótimo trabalho — esta é uma das poucas séries que me dá vontade de rever desde o início.

  6. Tiago - 08/05/2009

    Excepcional texto, a série é realmente magnífica. Quem gosta de seriados e nunca viu The Shield, prepare a pipoca, por que é pra assistir um atrás do outro.

    Sem duvida a maior série policial que já assisti.

  7. Patrick - 08/05/2009

    Tô com saudade dos comentários do Paulo sobre a audiência americana. Atualiza aí. Ninguém faz isso como você. Com certeza muita gente tá sentindo falta também.

  8. Raruiz - 08/05/2009

    Fiquei super curioso, vou dar uma conferida com certeza!

  9. Cristina - 08/05/2009

    Eu assisti Oz mais pelo roteiro do que pelas cenas, sempre tentava desistir mas não coneguia(sempre quis saber como eles resolveriam suas enrascadas), mas Shield eu não tinha muito animo para ver (já basta a polícia brasileira, ver isso na tela toda semana ninguém merece), apesar de ser uma otima série. No quesito Choque é simples eu assisti aos primeiros episódios, mas no fim das contas depois de tanta coisa, infelizmente você se acostuma.

  10. Gilberto Guerra - 08/05/2009

    The Shield foi o melhor drama policial que eu assisti, se o Paulo quisesse fazer um Top 50 ainda teria faltado espaço para cenas importantes.

  11. Gustavo - 08/05/2009

    Ah cristina, eu não acho que se acostuma, ainda mais se tu acompanhar a série todinha, com o desenrolar da vida dos personagens.

    E ainda, já que é pra ter Spoiler…, os 3 últimos episódios tem algumas das melhores cenas, por mais que nao sejam as mais chocantes.
    As frases do Vic, os SILEÊNCIOS do Vic!

    O Ronnie inconformado, o destino do Shane e tantas coisas!

    Quando o Victor Samuel Mackey faz sua confissão!

    Bom, como falaram, essa série nao teve muita enrolação, nao teve resoluções mágicas, nem nada assim. Esse formato enxito de alguams séries de canais pagos americanos me conquistou com 4 produções muito boas : Bando Of Brothers, Roma, The Shield e Sopranos.

  12. Silvia_05 - 08/05/2009

    Amei a série, mas não gostei do final. Esperava mais pro destino de Vic.

    Em compensação, a cereja do bolo foi a cena entre Claudette e Vic, sobre Shane. Me engasguei por 1 hora. Valeu pela série toda. Será um clássico.

  13. Ma - 08/05/2009

    Sempre adorei a serie e estou revendo os episodios das primeiras temporadas pois alguns não pude ver na epoca devido a violencia. Não gostei da morte de Lem, Shane deve pagar por isso, mas gostaria que a serie acabasse com Vic saindo ileso de tudo e vivo assim como Ronnie.

  14. Cristina - 08/05/2009

    Gustavo é que eu sou meio temerária sempre espero o pior das pessoas nessas situações, então quando algo ruim acontece, eu nem me assusto, bem talvez uma vez ou outra, mas na maioria foram eles que procuraram e não podia acabar de outra maneira é assim que eu penso…

  15. Izadora - 09/05/2009

    The Shield foi a melhor série policial na minha opinião. Cada episódio foi um show sem qq enrolação ou teoria absurda. A vida real é muito mais divertida e vai ser duro não acompanhar mais o dia a dia do strike team.

    Eu tb torci para o Vic e o Ronnie saíssem numa boa e não fiquei com pena da morte do babaca do Shane.

  16. Paulo - http://colorscreen.blogspot.com - 10/05/2009

    mto legal os baloes! de vdd, cada um mais foda que o outro!

    se gosta de curiosidades sobre cinema, tv, animação e etc, visite tbm o meu blog: http://colorscreen.blogspot.com/

    abraços!

  17. Raruiz - 10/05/2009

    Hahahah acabei de ver a cena do Dutch-boy… “It’s not maymayonnaise.”

    Depois desses comentários comecei a assistir a série… Estou gostando bastante, vamos ver o que virá o Strike Team.

  18. Mauro Irapuan - 12/05/2009

    Poxa a série é mto cara, é a única série que não abaixa o preço. Oh Sony vamos abaixar esse preço aí pois ainda não comecei a assisitir a série!!!!

  19. Rafael - 14/05/2009

    Uma das melhores series q já assisti. Discodaria com vc do segundo lugar das cenas… Para mim, a cena em que Shane explode o carro do Lem… Aquilo foi realmente chocante… Acaba com tudo que podia estar sendo imaginado como solução para o problema deles…

    Vale a pena assistir a serie inteira… é uma das melhores que já vi…

    abraços!

  20. Lucy - 24/06/2009

    Oi. Por favor alguem pode me informar qual é o nome do epsódio/temporada em que aparece o traficante Armadillo Quintero, pois eu perdi as primeiras aparições dele, mas The Shild estreou na Band “TV aberta” e desta vez não queria perder as cenas com Armadillo.Por favor se alguem puder me ajudar…Obrigado.
    Lucy

    Resposta do Editor: O Armadillo é o vilão da segunda temporada da série.

  21. Lucy - 26/06/2009

    Ok!Editor Muito obrigada pela informação.
    Um abraço.

  22. CEZAR AUGUSTO STEDLER - 30/07/2009

    SENSACIONAL,E UMA PENA MESMO QUE NO BRASIL NAO DE VALOR AOS TEXTOS LA DE FORA,BRILHANTES.

  23. anderson - 25/08/2009

    qual a temporada e o nº do epis “Num”, queria baixar ele

  24. nelia camara - 02/03/2010

    Quem pode me dizer como posso baixar a 6ª temporada de The Shield, pois o Alex O´Loughlin participa, e ele é um ator muito lindo e talentoso, por favor me passem essa informação. Agradeço desde já.

  25. Rodolfo Araújo - 25/08/2010

    Excelente seleção de cenas e texto muito bem ecrito!

    De fato The Shield foi um marco nas séries televisivas. Escrevi um texto sobre ela onde começo assim: “Os fãs de Jack Bauer que me perdoem, mas perto de Vic Mackey ele é uma mocinha.”

    O que mais me impressiona é que os policiais da Tropa de Choque são maus, covardes, bárbaros até. Mas nós torcemos por eles – talvez achando que no final das contas eles querem fazer o bem. Desse conflito surge o desconforto em assistir a série.

    Outro ponto alto, muito bem destacado no texto, é a qualidade do elenco. Ninguém destoa. E todos os temas mais polêmicos são abordados de forma nua e crua.

    Mais uma vez parabéns pelo texto!

    Um abraço, Rodolfo.

  26. Guerra - 05/05/2014

    Quando a série foi lançada, não dei muita importância, via partes de algum episódio, aleatoriamente, pois não tinha tempo e, então, não queria desenvolver nenhum interesse. Hoje, 05/05/04 estou perplexo e profundamente introspectivo, sentindo arrepios cada momento que me lembro do último capítulo da sétima temporada, assistido ontem às 23:20 hs pelo canal Clarovideo da Net, onde todos os episódios estão disponíveis para assistir na hora que quiser. Achei esta página porque estava procurando TUDO sobre a série que, realmente, me deixou suspenso, boquiaberto … e triste, com saudades dos personagens e das cenas (como você muito bem descreveu, acima), e inquieto, me perguntando porquê não tem a 8º Temporada …

  27. paulo joão - 08/07/2014

    Série impecável.Todos os episódios são bons.

  28. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!