TeleSéries
Epitáfios: um seriado que vale a visita
12/04/2007, 13:21. Simone Miletic
Opinião
Epitáfios
Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
Quando o TeleSéries publicou que o seriado Epitáfios seria reapresentado pelo canal A&E (foi exibido originalmente pela HBO) muita discussão foi gerada: brasileiros, por cultura, não gostam de argentinos e têm um preconceito, quase nunca saudável, para qualquer coisa que venha da terra dos “hermanos”.
Muito se perde com o preconceito, principalmente se olharmos a produção cinematográfica do país e, mais ainda, quando falamos desta produção feita encomendada pela HBO.
Em 2004, a HBO procurou por parceiros na América Latina para o lançamento de produções locais, buscando repetir o sucesso que suas produções americanas faziam na região. No Brasil tal parceria gerou o seriado Mandrake, baseado na obra de Rubens Fonseca, na Argentina uma parceria com a produtora Pol Ka Producciones gerou Epitáfios, exibido no Brasil em 2004.
O seriado apresenta alta qualidade de imagem, ressaltada pela utilização da gravação em 16mm, som e edição características de todas as produções do canal, e surpreende ao mostrar um ótimo elenco em cena, locações bem escolhidas e um roteiro muito bem amarrado.
Não importa se você gosta ou não de argentinos: se você gosta de uma história policial bem contada, com suspense e ação, você vai gostar de Epitáfios.
No piloto somos apresentados à Renzo Márquez (interpretado magistralmente por Julio Chávez), policial que abandona a polícia após não conseguir evitar que crianças morram em um incidente em uma escola local.
Após cinco anos, um corpo aparece brutalmente mutilado em uma casa. No jardim, são encontrados túmulos abertos e vazios. Em suas lápides o nome de Benitez, comissário veterano da polícia, e de Renzo Márquez e Laura Santini.
Laura, interpretada por Paola Krum, atriz mais fraca de todo o elenco, era a psicóloga do professor que matou as crianças no colégio.
Renzo agora é um taxista na cidade, mora com seu pai e não quer nem atender aos telefonemas do comissário. Benitez insiste no contato com o ex-policial, pois crê que alguém busca vingança: dentro da casa a notícia publicada em um jornal sobre o crime na escola e o telefone da doutora Santini escrito em um canto.
Ainda nesta mesma noite Renzo terá que se envolver na investigação, após Benitez ser morto dentro de sua casa.
O autor dos assassinatos deixa, junto de cada corpo encontrado, mensagens em forma de epitáfio, cuidadosamente escritas e desenhadas.
Devido à falta de confiança do novo comissário em Renzo mais uma investigadora será envolvida: Marina Segal, interpretada por Cecília Roth, atriz argentina conhecida por suas atuações em filmes de Almodóvar.
Epitáfios ainda tem mais uma ótima qualidade: um vilão à altura de seus perseguidores. Não somente nas cenas em que aparece, este serial killer consegue nos envolver na montagem realizada em cada cena do crime, de tal maneira que, muitas vezes, não queremos que ele seja descoberto.
Livre-se de preconceitos e assistam. Acredito que vocês não vão se arrepender.
* * *
Epitáfios, A&E, quintas-feiras, 21h.
Nuvem de Séries
24 30 Rock 90210 American Horror Story American Idol Arrested Development Arrow Battlestar Galactica Bones Breaking Bad Brothers and Sisters Castle Chicago Fire Chuck Community Criminal Minds CSI CSI:Miami CSI:NY Damages Desperate Housewives Dexter Doctor Who Downton Abbey Elementary ER Friday Night Lights Friends Fringe Game Of Thrones Ghost Whisperer Gilmore Girls Glee Gossip Girl Grey's Anatomy Grimm Hart of Dixie Heroes Homeland House How I Met Your Mother Law & Order Law & Order: Special Victims Unit Lost Mad Men Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. Medium Modern Family NCIS New Girl Once Upon a Time One Tree Hill Parenthood Parks and Recreation Pretty Little Liars Prison Break Private Practice Psych Pushing Daisies Revenge Samantha Who? Saturday Night Live Scandal Scrubs Smallville Smash Supernatural Terminator: The Sarah Connor Chronicles The Big Bang Theory The Following The Good Wife The Mentalist The New Adventures of Old Christine The O.C. The Office The Simpsons The Sopranos The Vampire Diaries The Walking Dead The X Files True Blood Two and a Half Men Ugly Betty Veronica Mars White CollarCategorias
- 15 Razões (24)
- Audiência (70)
- Biblioteca de Séries (1)
- Borracharia (21)
- Colírio (5)
- Conexão (14)
- Entreatos (16)
- Estilo (31)
- Ficção (séries virtuais) (29)
- Gastronomia (67)
- Ligado no Streaming (30)
- Memória (26)
- Opinião (558)
- Séries & Eu (6)
- Sintonia (11)
- Sobre o TeleSéries (72)
- Spoilers (578)
- TeleRatings (314)
- TV Brasil (2,638)
- Comic Con (84)
- Novos Pilotos e Séries (1,403)
- Participações Especiais (991)
- Programação EUA (571)
- Upfronts (44)
Hoje é o dia da Simone! Ótima review, fiquei com vontade de assistir.
Bamos ber la pelicula, con mucho gusto rs
Brincadeirinha Simone..às 21hs estarei conferindo
Abraços
Risos, tô aqui eu toda cheia!!
Que bom que o review deu vontade de assistir, pois o seriado realmente vale a pena!
Beijos
Parabéns Simone.
Epitáfios é primorosa.
Uma aula de cinema policial.
Não ligue para os Xenófobos de plantão.
Será que esses xenófobos iriam negar uma xícara de açúcar para a Paola Krum??? Putz!
Que desperdício.
Simone
Devorei seu texto. Mas…vc irá carregar um culpa. Me ascendeu a vontade de ver uma série sem que eu tenha o canal.
Obrigado viu??
Brincadeira. rsrsrs
Parabéns pelo texto.
Enviei um e-mail para uma amiga minha, ela leu, vai ver a série, gravar e me emprestar.
Vc convenceu ela também.
Perdi Epitáfios na HBO, mas hoje vou dar uma conferida. Até mesmo os críticos da TV Guide elogiaram bastante a série.
Passei numa loja hoje e vi o box importado. Pena que tava caro demais. Vou conferir hoje à noite. Só vi alguns episódios na HBO, meus horários nunca batiam.
É sempre bom conferir produções que fogem dos padrões norte-americanos e que trazem consigo um toque todo particular. Quem já viu séries européias, australianas e canadenses (e franco-canadenses) sabe muito bem disso. O ritmo é outro, as atuações e o desenvolvimento/interação dos personagens também são diferentes. Vale a pena conferir e, por que não, abrir novos horizontes. É só deixar de lado o preconceito.
Onde vc viu o Box de Epitafios para vender Patricia ?
Ótima pedida. Boa para os Brasileiros aprenderem como se faz uma série de respeito, e não aquela decepção que foi Mandrake. Filhos do Carnaval também é boa, mas não lambe as botas de Epitáfios.
Eu não assisti por falta de horários disponiveis e falta de tempo também. Mas preconceito jamais, isso é bobagem. Mas sei que algumas pessoas realmente tem essa besteira na cabeça.
Já viram o filme argentino Perigosa obessessão? Ja ouviram falar nesse filme? É bom, divertido, e um pedaço do filme foi gravado no Rio.
Um dia pretendo ver Epitafios ainda…
Simone, meus parabéns pela excelente matéria e pricipalmente, pela lembrança! Pensei que ninguem se pronunciaria sobre essa excelente produção que irá estrear hj. Vi alguns episodios na HBO, a epoca da exibição, mas devido a falta de tempo, não a acompanhei na íntegra.
Epitáfios dá um banho em 90% das séries policiais que já assisti ou que ainda estão no ar. A produção argentina, com a qualidade HBO não deixa em nada a desejar.
Osório,
Discordo terminantemente de vc! Achei a série Mandrake maravilhosa!!! Pra mim, a melhor produção nacional no formato série de tv! A qualidade dos textos, o excelente elenco e, principalmente, a forma como a série é mostrada, sem pudores, mostrando a realidade nua e crua, são os principais méritos de Mandrake, como se espera de uma série com o selo HBO. Comparado as tramas irreais, que mostram um Rio de Janeiro belo, calmo e absolutamente livre da violência, vistas em nossas telenovelas, onde os protagonistas passeiam pelas ruas, altas horas da madrugada, com as janelas de seus carros abertas, sem sequer sofrerem uma tentativa de assalto… Mandrake dá um show de produção! E se tivesse sido uma decepção, explique o motivo da produção da segunda temporada do programa, em andamento aqui no Rio de Janeiro? A segunda temporada tem estréia prevista para o primeiro semestre de 2008.
Filhos do Carnaval tb foi fantástica, mas na minha opinião, muito aquém de Mandrake. Acho exagero seu afirmar que a série não lambe as botas de Epitáfios; Filhos do Carnaval pode não ter tido o brilhantismo de Mandrake, mas ainda assim, é uma produção de alto nível, muito bem escrita tb e com um elenco de primeira categoria, e que não fica muito abaixo da produção argentina. É o selo HBO de garantia em excelência de produção! Pode não ter sido tão popular qto Mandrake, mas Filhos do Carnaval tb tem o seu lugar ao sol!
NÃO CONCORDO COM OSÓRIO.
Já repeti isso aqui várias vezes. Epitáfios é um primor de qualidade é é ótima, mas ela segue uma fórmula americana de filmes policiais, bem David Fincher (Seven, Zodiac. Já Mandrake e Filhos do Carnaval é muito mais original. Os argentinos perderam a chance de mostrar algo mais deles e não tão americanizado. Mandrake é irregular mas é boa. Filhos do Carnaval é obra-prima moderna! Você sabe que aquilo ali é fruto de genialidade brasileira, não gringa.
Muito bom o review.
Confesso que não sou muito fã de policiais, mas Epitafios entrou no meu Top 5 pela forma intrigante e inteligente como a trama é contada.
Não se trata de mais um Seven ou Zodiac da vida, em Epitafios a relação entre assassino-vitima é estreita, não são somente corpos aleatorios que foram mutilados, todos fazem parte de uma grande cadeia de eventos que resultou no acidente do colégio.
E é ambientada no mundo real, nada de carissimos testes policiais e nada de personagens perfeitos (vai ser um chute nos bagos de que é fã de House e de Grissom).
Só reconfirmo o que disse antes, assistam.
tenho mta vontade de ver mas aqui não tem tv a cabo só no meu periodo de férias na casa da minha mãe hehehe
mas vou ver se depois alugo em dvd ou qq coisa do tipo
Simone otimo texto fiquei com mta vontade de ver a série!!!!
Não deixem de ver! É realmente muito boa a série!
Bem, gosto é gosto. Mandrake é uma bela desculpa para mostrar umas gostosas peladas, o que já está de ótimo tamanho para mim. Mas o roteiro é inexistente e as atuações são terríveis. Menos do sub-aproveitado Miele.
Confesso que exagerei sobre Filhos do Carnaval. Lamber as botas não. Ela segura a pasta de Epitáfios, vai.
“Não importa se você GOSTA ou não de argentinos: se você GOSTA de uma história policial bem contada, com suspense e ação, você vai GOSTAR de Epitáfios.”
Quanta repetição num mesmo parágrafo!
Cristiano Vieira escreveu:
| Será que esses xenófobos iriam negar uma xícara de
| açúcar para a Paola Krum??? Putz!
Que desperdício.
Mas Cristiano, de MULHER argentina a gente gosta… Afinal, voce pode fazer com ela, literalmente, o que a gente adoraria fazer com os argentinos de forma figurada… 😛
Mas falando serio, é dificil superar o preconceito e gostar de um troço que é ARGHentino. Nao é impossivel, mas é dificil.
Simone,
excelente texto. parabéns. muito bom mesmo. e olha que você fez perder o preconceito, ate a crítica para o cinema brasileiro foi sentida. obrigado por abrir os meus olhos.
parabéns!
Concordo com o Cristiano, Filhos do Carnaval é fruto da genialidade brasileira, tão mal aproveitada em nossos programas de tv, como já havia falando antes, em telenovelas irreais e rídulas, bem como em projetos de “séries” de tv, exibidos na tv aberta. O mais proximo de um policial que tivemos foi “A Justiceira”, com Malu Mader, que mais parecia um remake frenético de tudo quanto é filme policial, batido num liquidificador e posto na tela da rede globo.
O drama mais promissor da tv aberta foi o seriado Mulher, muito bem desenvolvido, que trabalhava com uma pesquisa nota 10! Já as sitcoms, dispenso comentários… pelo menos Minha nada mole vida e A Diarista dão pra rir…
Mas nada se compara ao excelente trabalho da HBO Olé. Não acho que Mandrake seja desculpa pra exibir mulher pelada na tv (que foi o principal deleite da série, isso admito!), mas em verdade, uma adaptação fiel dos textos de Rubem Fonseca para a TV. Não tenho críticas ao elenco, pelo contrário, somente elogios, especialmente ao Marcos Palmeira (que sinceramente, nunca gostei!!), mas que me surpreendeu com seu trabalho na série; Miele, fantástico como sempre; Maria Luisa Mendonça, apesar do papel apagadinho, estava mto bem, assim como o policial interpretado por Marcelo Serrado.
Enfim, como o Osório disse, gosto é gosto. Eu gostei, e muito!
Cristiano
Concordo com vc, realmente Epitáfios segue mesmo a fórmula americana dos filmes policiais, mas, pelo menos pra mim, não diminui o mérito do programa. A trama é super bem amarrada e a qualidade do programa supera qualquer expectativa que pode-se ter de qualque série policial americana. Pra mim, epitáfios dá um banho em muita série policial americana por ai, no ar ou canceladas.
Destaco a abertura do seriado “Epitáfios” que é muito bonita…
Vamos ser realistas, qualquer série policial ou filme policial brasileiros só tem duas escolhas: ou segue a linha de Hollywood – como é realmente o caso de “Epitáfios” – ou mostra a nossa realidade crua das ruas a qual – e essa é uma opinião minha, por que a vivo como brasileiro – não diverte nadinha e o produto final se torna apenas mais um panfleto – de que o Brasil anda cheio. Segundo Akira Kurosawa, o cinema – e a tv, por que não? – deve passar uma mensagem e fazer pensar, mas peca quando não diverte, pois sua função se perde totalmente e acaba se tornando…o panfleto de que falei antes, ou seja, uma chatice.
Recomendo essa série. Assisti quando foi exibida pela HBO e é uma das melhores coisas que já vi.
Sem contar o final que é de chocar qualquer um.
Palhaçada esse negocio contra argentinos. Uma coisa é rivalidade no futebol e outra é ter ódio por eles. Rivalidade é algo saudável e não uma briga ou ódio mesmo, palhaçada. Mas, falando do Epitafios, estou amando. Não gosto de acompar muitos seriados, mas assisti ao 1o. episódio esta semana e irei acompanhar com certeza, assim como acompanho Nip/Tuck. MARAVILHOSAS, AMBAS. Adorei o site
Adorei os primeiros capítulos!
quantos episódios para a primeira parte, ou seja, finalizar o evento do “matador”
Serão séries de episódios ou será somente este assunto (mortes por um grupo de estudantes numa escola) até o fim da série?
Muito bom a série, mas gostaria de saber o nome da ópera que o assassino escuta, alguem poderia me informar?
Eu adoro epitáfios, considero uma trama articulada, um policial diferenciado, inteligente.
Gostaria de adquirir o DVD, será que está venda, alguém poderia me informar?
Sds
Júlio Chaves é apaixonante, um maravilhoso ator!
Saudações!
Muito, muito boa a série Epitáfios.Claro que, às vezes, vemos os traços da escola norte-americana de seriados, porém tem identidade própria e, o melhor, mostra aos não latinoamericanos, que por aqui se faz coisa boa.É bem arrada e trás um detalhe que normalmente não vemos nas séries norte-americanas, que é a convivência com o assassino, ele não está escondido o tempo todo, sendo revelado apenas no final.Agora, pelo amor de Deus, chega de preconceitos, isso é coisa de imprensa. Os argentinos são pessoas iguais a nós, que sonham,trabalham,passam por dificuldades,etc,etc.E temos que louvar o que esse povo tem de sobra, que é o que nos falta e muito:patriotismo !Abraços.
PERFEITO!!!
Acabei de ver o último capítulo de “Epitáfios” e fiquei realmente muito bem impressionado com a ótima qualidade dos atores, da direção, da produção e, principalmente,do roteiro. A homenagem ao cult-movie dos anos 80, “Blade-runner”, acontece na perseguição final, quando Renzo finalmente encontra Bruno Costas. Gostaria de saber quem é o autor do roteiro.
ADOREI! Fazia muito tempo que uma série não me envolvia tanto! E o final? Demais!
adorei muito….
achei tudo muito perfeito! sem contar ki o bruno eh um gatoo.. i a interpretação dele foi ótima.
num perdia nenhum episodio sequer…
resumindo todos foram perfeitooo…
AMEIIII..
assisti a serie do inicio ao fim, nao perdi sequer 1 unico capitulo, e posso dizer sem margem para duvidas que foi a melhor serie policial que ja tive a oportunidade de assistir.
Achei a mais eletrizante de todas as séries que já assisti, realmente tudo é perfeito, vc não encontra nenhuma falha, nenhum deslize…Enfim, tudo leva nota 10. Parabéns…
Adoro suspenses policiais.É muito bom ver algo que foge aos padrões do “jeito americano de fazer”.
Estamos tão mal acostumados aos enlatados padrões que invadem nossa tela sempre, mas é bom quando nos libertamos e temos a oportunidade de observar e admirar trabalhos feitos em outros países. Vemos muita qualidade, sensibilidade nas produções oriundas da europa e do restante da América. Epitáfios é 10, é eletrizante…não dá para desgrudar da tela!! Um excelente “jogo” de gato e rato!!!
Boa noite, sou argentino e moro na Bahia, gosto muito de Brasil e não comprendo porque tanto preconceito contra o argentino, quando em BsAs e bemvindo todo o bom que vem do Brasil, perguntem a Caetano, Joao Gilberto, Gil, Gal, Bethania Olodum, e muitos outros artistas de qualidade .
Valoro o nivel artistico de Epitafios como de outras produçcoes,muito bem dirigida, e uma producção de Polka, para quem se interesse, são quase todas deles muito boas producções.
Agradeço as pessoas que escrevram que estão alem do preconceito e tem visão artistica e bom gosto.
Recomendo a quem quer comer Paola Krum como se fosse a todos nos argentinos , que hoje sabado coma alguem, parece que esta precissando.
Obra prima essa série, só isso que eu digo, e qto ao preconceito, me retiro ao comentario sobre tal assunto, não dando espaço a esse nível de ignorância.
A HBO é um canal que nunca, sim eu disse NUNCA, erra numa produção. Você pode até não gostar da historia, do que a serie/filme/mini quer passar mas não pode negar a qualidade de execução, a direção, produção, atuação.
Mandrake é meio raso? sim, mas é bem divertido e é muito bem feito. Filhos do Carnaval por sua vez é genial! É a versão nacional de Sopranos com Poderoso Chefão
E Epitafios é outra mini brilhante, fazendo valer o alto padrão do melhor canal norte americano
Viva a HBO pela coragem e brilhantismo!
Obs: Zodiac não é um filme policial norte americano padrão, está muito longe disso. Se7en é e Epitafios tambem, mas Zodiac não
Alguém sabe quem venda a série Mandrake e FIlhos do Carnaval ?????
Um abraço
Pena que descobri este tópico tão tarde. Eu assisti a série em 2004, ms não sabia que seria reprisada este ano… Acho que vou ter que correr atras do DVD… =D
Ah, Wilson,
Espero que não seja tarde demais!!! O Bruno escuta “Carmen”, da ópera de Georges Bizet. Você pode encontrá-la interpretada por Maria Callas com facilidade… (ótima interpretação, diga-se de passagem… rs)
Bjos para todos
como faço pra ver de novo ou comprar a serie que manera pra caramba. agradeço se vcs me responderem. fuuuiiiiiiiiii
gostaria de saber como posso adquirir o box da série “Epitáfios”.
Por favor, aguardo ansiosamente a resposta.
Adriana
Mandrake é a melhor série latina
[…] salvar o mundo. Blá blá blá”. Mas eu não quero ver o Faustão na segunda, quero ver hoje, Epitáfios, que foi exibido em 2004. Falando nisso, você tem ou sabe onde tem essa […]
[…] qual a HBO resolveu investir depois dos sucessos de outras séries latinas como a argentina “Epitáfios” e as brasileiras “Mandrake” e “Filhos do Carnaval” (Recomendo […]
Por favor alguem sabe algum saite pra eu pegar o filme?
Eu adoro epitáfios, considero uma trama articulada, um policial diferenciado, inteligente.
Gostaria de adquirir o DVD, será que está venda, alguém poderia me informar?
Alice
Claro que não foi (será um dia?!?) lançada em dvd no brasil!!! Uma pena. Dá pra baixar, claro. Dvd’s originais, só importado (legendas em inglês e espanhol). A segunda temporada já começou (5 anos depois!). Tô baixando!!!
Diretores
Epitáfios é a melhor série que já segui.
Parabéns!
Clara
Isso é muito engraçado, hoje 11/07/09, perdi o sono e pra não acordar minha esposa fui ver tv na sala, nas madrugadas no SBT, faça umas séries reprisadas, e por concidências acho que hoje passou o primeiro capítulo de EPITAFIOS, relamente a produção é muito boa, tanto que só notei que não era uma série americaca, pela ortografia, pensei até que fosse uma prodição espanhola, mas ao pesquisar na internet, me deparo com este site, dizendo que ela é argentina, relmente fiquei surpreso em ver uma produção típica americana. muito bem mesmo.
Eu gostei muito da serie! Mas a primeira morte, por caes, e a insistencia dos policiais em comparecer sozinhos em ação nas cenas suspeitas é uma falha de lascar, especialmente o ultimo capitulo, onde trocentos carros policias vão atrás da cadeira de balanço e só dois seguem para a nova pista, onde Bruno realmente está… sem explicações!!!!
O final realmente choca!
Assisti todos os capitulos on line por esse site! Excelente! http://catatudoweb.blogspot.com/2007/02/filmes.html
So comecei a assistir o seriado a algumas semana,pois esta reprisando no sbt as 5 da manha,o seriado é exelente,prente a nossa atenção,mt bom mesmo,nao perco um sabado…rssss
os argentinos estao se superando,nao sabia q o seriado era de 2004,fiquei sabendo pela pesquisa q fiz na net.Parabens a todos os atores.
O SBT passa só na madrugada de sexta para sábado, para quem for um ‘caboless’. Essa rivalidade é meio virtual já q a fronteira dos dois países é pequena em tamanho comparada com a q o Brasil tem com outros vizinhos e as guerras entre os dois tb foram bem escassas. Quem inventou mesmo essa’inimizade’ foram os militares, políticos e jornalistas (especialmente os piores, os esportivos)não nessa ordem. Quem conhece a Argentina sempre quer lá voltar, imagino q a recíproca seja verdadeira. Existem alguns argentinos q realmente dão nojo mas o Brasil tb tem uns q não valem o sal que comem, portanto no frigir dos huevos nesse quesito deve dar tb empate! Pensei q o seriado fosse espanhol ou mexicano, fiquei surpreso por ser argentino já q pouca coisa chega até nós. O cinema argentino, esse sim, dá de goleada no nosso. No nosso falta texto, falta idéia, até mesmo na tv basta ver as novas séries a Globo tem anunciado para 2010, tudo mais do mesmo, mesma imagem, mesmas caras. O argentino talvez por ter o costume de ler mais, por alimentar mais e melhor o espírito consegue criar melhores textos. Antigamente até se dizia q em Buenos Aires havia mais livrarias q no Brasil todo, espero q hoje em dia tenha pelos menos melhorado. É impossível alguém escrever alguma coisa q preste seja livro, script de cinema ou diálogos para um seriado sem ter uma ampla cultura e em permanente enriquecimento. Tem uma atriz nesse seriado… a mãe do menininho que … hummm… nem te conto
Alguém sabe informar onde posso conseguir a série para comprar.
Gosto não se discute… mas gente eu também era fã da série, assisti até metade super empolgada, mas depois comecei a me decepcionar… os atores e a produção são ótimas, mas o roteiro que começou super intrigante, depois perdeu e ritmo e começou a ficar óbvio. Primeiro, os policiais não serviam para nada, Bruno estava sempre a frente deles. Toda vez que ele fazia alguma coisa, os policiais olhavam as pistas, faziam cara de espertos e só. O final também achei horrível… não é que precisa ter final feliz, mas deu tudo errado do começo ao fim… no final pelo menos a polícia podia ter feito alguma coisa inteligente para variar… antes Renzo tivesse se matado mesmo… Depois de tantos que morrem ao longo da trama, vai deixar logo aquele inútil vivo.