Elementary – We Are Everyone

Data/Hora 13/10/2013, 11:42. Autor
Categorias Reviews
Tags


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
thumb image

O terceiro episódio da nova temporada de Elementary foi tão bom (ou ainda melhor) que o capítulo anterior. Em We Are Everyone, Sherlock Holmes tentava descobrir o paradeiro de um homem que vazou informações secretas sobre o governo americano – uma clara apologia ao caso do jornalista Julian Assange, do site Wikileaks, e ao do ex-analista de inteligência Edward Snowden.

O episódio foi ao ar justamente uma semana antes de o filme O Quinto Poder ser lançado nos Estados Unidos, no próximo dia 18 de outubro. O longa metragem, inspirado na vida de Assange, é estrelado por Benedict Cumberbatch (o Holmes da versão britânica Sherlock) e já causa polêmica, uma vez que Assange mostrou-se contra a realização do filme, tendo, inclusive, tentando conversar Cumberbatch a não fazê-lo.

Achei a referência genial e, desde o começo, fiquei curiosa para saber de que lado a CBS iria se posicionar: do homem que evidenciou os abusos do governo da maior potência econômica mundial – e visto como herói por muitos – ou do governo propriamente dito. A verdade é que Holmes parecia fazer parte dos defensores do rapaz no começo do capítulo, mas, depois, o foragido tornou-se um assassino e a CBS, obviamente, não iria se manifestar contra o governo.

Foi um episódio inteligente, cheio de reviravoltas, imprevisível e instigante. É um tema atual e que, portanto, desperta o interesse de todo mundo. Elementary não se limita aos casos de homicídio e sabe, sim, ser uma série política.

Elementary 2X03

Já a Watson, depois de conversar com uma amiga, resolveu que precisava “viver a vida”, encontrar sua metade da laranja e se inscreveu em um site de namoros. Holmes ficou visivelmente incomodado, mas ainda não sabemos se por ciúmes da Watson ou se por frustração no amor desde o ocorrido com Irene, digo, Moriarty (talvez, pelos dois motivos). No final das contas, a Watson até encontrou um namorado em potencial (e, ao que tudo indica, rolou até um beijo). Apesar de ter achado o cidadão um fofo, fiquei desconfiada: que tipo de pessoa bate na porta de uma mulher que dá seu endereço na Internet e ainda escreve coisas picantes (ainda que ela não fosse a autora, na verdade)? Bem intencionado ele não estava….

Holmes, por sua vez, começou a ler uma carta de amor toda reflexiva. A carta, obviamente, foi escrita por Irene, mas, até certo ponto, não sabíamos se era uma correspondência antiga ou atual. Eis que, ao final, somos informados – e surpreendidos – por um “Sempre sua, Jamie Moriarty”. Pois é! Moriarty ressurgiu na história e, pelo jeito, Watson e Holmes não vão dar uns amassos – entre eles – tão cedo, já que cada um, agora, tem seus “respectivos”. Imagino que se Elementary durar muitas temporadas, uma hora, o envolvimento amoroso dos dois será inevitável. Por agora, estou achando interessante ver os dois personagens descobrirem o amor em caminhos separados. Se for para ficarem juntos, que já estejam calejados pela vida, que estejam, finalmente, prontos um para o outro. Porque, se for para acontecer, tem que ser especial.

Ah! Nesse episódio a Watson (quase) começou a escrever sobre Holmes, como o personagem (então, masculino) fazia nos livros. E o título do texto era The Casebook of Sherlock Holmes. Exatamente: o nome de um dos contos escritos por Arthur Conan Doyle (no Brasil, Os Arquivos de Sherlock Holmes). Tão emocionante quanto isso, só mesmo a tartaruga Clyde reaparecendo. Estava com saudades dela.

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

  1. Hugo Hashimoto - 16/10/2013

    Sim, Gabriela, esse episódio conseguiu ser melhor que o da semana passada!

    Elementary está em uma fase muito boa e até me deixa surpreso. Estou gostando de ver como eles estão desenvolvendo os personagens e nos apresentando casos que realmente empolgam, além de fazer referências a questões políticas e problemas da nossa realidade.

    O caso em si foi muito bacana, mas a reação dos hackers depois que o Sherlock pegou o celular do cidadão lá foi hilária! A Watson e todas aquelas ligações sobre trens e as pizzas… foi impagável, de verdade! E o blog com ameaças ao presidente, caramba! Fiquei extasiado. XD Gostei de ver como esse pessoal não brinca em serviço, e mais ainda como o Sherlock lida com tudo isso, que é sempre super bacana.

    E uma observação MUITO importante a se fazer é como a Watson evoluiu, gente! Ela prestou atenção na postura da mulher e percebeu que ela adotara uma postura defensiva já que não estava acostumada a mentir… E ela roubou o relógio do cara mesmo sem o Sherlock ter lhe ensinado! Que mulher é essa, gente! Desde o começo eu gostei a da ideia de uma Watson mulher, e ver como ela melhorou só deixa tudo mais bacana. Fiquei impressionado de verdade, Miss Watson. 😉

  2. Gabriela Pagano - 19/10/2013

    É verdade, Hugo! A Watson foi de mulher frágil, “sem rumo / profissão”, a mulher forte, que se destaca no trabalho. Elementary contextualiza bastante o mundo moderno, a sociedade em que a gente vive. 🙂

  3. Destaques na TV – quinta, 7/11 - 07/11/2013

    […] Elementary – 22 h (ep 2×03 – leia a review) The Good Wife – 23 h (ep 4×07 – leia a […]

  4. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!