Downton Abbey – Series 4, Episode 2

Data/Hora 09/10/2013, 10:15. Autor
Categorias Reviews
Tags


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
thumb image

Uma das coisas mais difíceis para uma pessoa é conseguir sair da chamada “zona de conforto”, ou seja, conseguir lidar com situações que estão totalmente fora do seu cotidiano sem tentar encontrar um jeito mais fácil de resolver. Se no primeiro episódio nós vimos as mudanças acontecendo em Downton, neste vimos como essas mudanças estão tirando seus moradores de suas zonas de conforto.

O primeiro a ter que sair de sua zona de conforto foi Robert, que agora com a descoberta da carta de Matthew – que coloca Mary como herdeira de Downton – terá que dividir o comando da propriedade com ela e aceitar sua opinião nas decisões a serem tomadas. Robert nunca gostou de ser contrariado, não importando se está errado ou não, e como já vimos essa característica já o fez pagar caro, levando a propriedade à falência devido à sua má administração, além de ter custado a vida de sua filha mais nova Sybill, quando não escutou o médico da família, Dr. Clarkson, sobre a condição de Sybill quando ela estava dando à luz. E se dependesse dele Mary ainda estaria no seu estado de inércia, sem tomar nenhuma atitude. É um fato que ele não é melhor para tomar decisões, o que faz a intromissão de Mary nos assuntos da propriedade um alívio. Mas será que ele irá aceitar facilmente isso? Vamos torcer para que ele comece a ter um pouco mais de maturidade, para que a Violet não tenha que chamar a babá e mandar ele pra cama sem jantar (palavras dela).

Outro que teve que experimentar isso foi nosso querido mordomo Carson, que foi obrigado a confrontar a situação com seu ex-amigo Charlie Grigg, quando este estava de partida para trabalhar em um teatro em Belfast. Vimos o verdadeiro motivo do ranço entre os dois: a disputa pelo amor de uma mulher (típico), e vimos os dois se entendendo no final, com Carson compreendendo o lado de Charlie, que nunca teve a intenção de magoá-lo. Foi muito bom ver Carson tirando a carapaça e sendo menos severo, pra variar. Melhor ainda foi ver a Sra. Hughes com uma ponta de ciúmes de Carson. Pessoalmente eu sempre shippei os dois, e nós sabemos que o sentimento entre os dois é mútuo, só falta alguém tomar uma atitude.

Agora vamos comentar sobre a mais inesperada das saídas da zona de conforto do episódio: a de Rose, que não foi bem uma saída mas que merece ser comentada (e como merece), que foi seu improvável affair com um empregado que conheceu no baile em York. Rose sempre foi, na melhor das palavras, uma pessoa proativa no quesito relacionamento, já se envolvendo com homens casados e tudo o mais, mas dessa vez ela se superou, fingindo também ser uma empregada para não espantar o rapaz, chegando até a se vestir de empregada quando ele a procurou em Downton. É bem provável que eles não se vejam mais, mas seria muito interessante de acompanhar esse romance à la A Princesa e o Plebeu.

Algumas considerações gerais dos outros personagens:

– Bates cada vez mais prova ser o Gentleman pelo qual Anna se apaixonou, tendo uma atitude belíssima ajudando Molesley com sua dívida. Ele é um caso raríssimo de personagem com uma conduta impecável e que não deixa de ser interessante, pois a maioria dos personagens bonzinhos são considerados chatos, mas não John Bates, que além de ser um excelente personagem é brilhantemente interpretado por Brendan Coyle.

– Thomas, que antes parecia ter adquirido um pouco de decência, nesse episódio provou que não mudou nada, aprontando para Anna simplesmente por causa de seu ressentimento com Bates. E agora ele se uniu a Edna, que também não é flor que se cheire, e pelo que parece ela irá tomar o lugar de O’Brien também como cúmplice de Thomas, além de ter tomado seu posto de dama de companhia de Cora.

É interessante ver como os personagens estão meio que indo na mesma direção nessa temporada, mas sendo afetados de maneiras diferentes. É uma dinâmica interessantíssima. Mais um ponto para Mr. Julian Fellowes, que continua provando ser o roteirista e showrunner brilhante que sempre foi. Kudos, Mr. Fellowes.

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

  1. Caroline® - 09/10/2013

    Amo Downton. Tomara que Mary vire uma superadministradora e coloque o Robert no seu devido lugar, de conde meramente decorativo. E Thomas tem esse mau caráter mesmo. Só deixou de ser bicha má quando estava por baixo, na época da guerra ou no incidente com o Jimmy.

  2. Lucas Victor - 13/10/2013

    Bicha má, melhor descrição para o Thomas hashuashuashuashua

  3. Destaques na TV – quinta, 17/04 - 17/04/2014

    […] Downton Abbey – 22h30 (ep 4×02) – Leia a review The Tonight Show com Jimmy Fallon – […]

  4. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!