TeleSéries
[DOCTOR WHO 50 ANOS] Relembre os Doctors da série
23/11/2013, 12:15. Redação TeleSéries
Especiais
Doctor Who
Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
Não é todo dia que vemos uma série fazer 50 anos! Doctor Who estreou na televisão britânica há exatamente meio século – 23 de novembro de 1963 – e conquistou uma legião de fãs apaixonados de diversas gerações. É amor passado de pai para filho, de avô para neto. Teve gente que cresceu acompanhando as aventuras do Doutor cujo nome era desconhecido, teve gente que descobriu o seriado mais recentemente – a versão mais nova da série está no ar desde 2005, enquanto a primeira foi exibida de 1963 a 1989 e teve, ainda, uma tentativa de piloto em 1996.
Hoje, no aniversário da série mais tradicional que já existiu, a gente convida os Whovians para embarcar na nossa nave do tempo e relembrar todos os atores e alguns dos companions que já passaram pelo programa. Aceita ser o nosso acompanhante nessa viagem? Allons-y!
[DOCTOR WHO 50 ANOS] Relembre os Companions da nova versão da série
DOUTORES:
William Hartnell – Primeiro Doutor (1963-1966)
O primeiro Doctor e, portanto, o que deu origem a tudo, foi William Hartnell. Em um tempo em que tudo na televisão era escasso, Hartnell conseguiu lançar, com a personalidade irônica, genial e enérgica dada ao Doctor, uma franquia que hoje faz 50 anos. O First é um Doctor, inicialmente, contido e que faz de tudo para proteger sua amada neta Susan – uma garotinha bem enjoadinha, mas de bom coração. A faceta irônica e genial, meio cientista maluco e descobridor do primeiro Doctor vai sendo apresentada ao longo dos arcos, e é o que nos faz cair de amores por ele.
Hartnell brilha. Seu principal papel na carreira foi o primeiro Doctor, em 1963, e se não tivesse sido por seu trabalho incrível, Doctor Who não teria chegado a hoje, ao décimo segundo Doctor, ao quinquagésimo aniversário. Sem um primeiro, não tem como haver um segundo, um terceiro, muito menos um décimo segundo (ou décimo terceiro, como afirmam os whovians mais preciosistas), e este é um grande motivo para se dizer “Obrigada, Hartnell, por ter sido o primeiro Doctor mais genial que poderia ter existido”. O ator morreu em 1975, aos 67 anos, vítima de uma insuficiência cardíaca depois de lutar contra uma doença cerebrovascular.
Patrick Troughton – Segundo Doutor (1966-1969)
Patrick Troughton foi o segundo ator a interpretar o Doutor, em 1966. Ele substituiu William Hartnell, o primeiro Doctor, e foi então que se iniciou a mitologia da reencarnação do personagem central da série. Essa foi a solução encontrada pela BBC para substituir o protagonista de um programa sem prejudicar a série. Throughton chegou a Doctor Who com a missão de dar vida a um Doutor mais leve e cômico, um tanto mímico. Ele ficou no posto até 1969, quando sua versão sofreu, então, a “regeneração”.
O ator começou nas artes cênicas em telefilmes inspirados na obra de Shakespeare, tendo estreado no cinema em 1948, no filme Escape, que também tinha Hartnell no elenco. Seu último trabalho na TV foi na série Knights of God, de 1987, ano em que morreu devido a um ataque cardíaco.
Jon Pertwee – Terceiro Doutor (1970-1974)
Jon Pertwee começou a carreira bem longe da televisão: como oficial da inteligência naval britânica durante a Segunda Guerra Mundial. Mais tarde, ele estreou em um programa de rádio da BBC, como ator de comédia. Ele entrou em Doctor Who quando Throuton decidiu deixar a série e, então, ele demonstrou interesse em viver o personagem. Seu Doutor é considerado extravagante e ficou no ar entre 1970 e 1974. O ator morreu em 1996, vítima de um ataque cardíaco.
Tom Baker – Quarto Doutor (1974-1981)
É difícil dizer o que faz o Fourth um Doctor tão marcante e impressionante. Provavelmente, tudo começa no figurino. Quem não acha a roupa do Tom Baker a mais marcante da Era Clássica ou do show como um todo? Cachecol enorme, todo colorido, refletindo o período Hippie em que atuou como Doctor (1974 até 1981), seu chapéu de espião, calças jeans e blusas estampadas, além do quase sempre presente lenço ao redor do pescoço. É uma roupa que deixa uma impressão forte.
Foi um dos primeiros Doctors a usar o humor insano como a forma de se safar de problemas. Quem mais ofereceria um jelly baby para um vilão que quer tragar todo o Universo ou Ex-ter-mi-nar toda a forma de vida orgânica? Esse humor serviu de inspiração para a adequação de Doctors da nova Era, como o Tenth (de Tennant) e o Eleventh (de Smith).Mas só o ator não faz o personagem tão bom. De nada adianta um ótimo Doctor se os arcos são ruins. Com vilões incríveis e retornos triunfais, não havia como se esquecer deste Doctor fantástico e um dos favoritos dos Whovians ao redor do mundo. Portanto, cuidado, “você está pisando em meu cachecol!”
Tom Baker iniciou a carreira de ator na televisão, na década de 1960, quando participou de diversos seriados britânicos. Já em 2003, ele entrou para o mundo das dublagens, narrando jogos eletrônicos (Little Britain e Little Britain: The Video Game), mas continuou com sua paixão em atuar, tendo vivido o Frederick Treves no filme para televisão Agatha Christe’s Marple: Towards Zero (2007). Ele tem 79 anos.
Peter Davison – Quinto Doutor (1981-1984)
Peter Davison é um ator extremamente respeitado no Reino Unido, com uma carreira extensa, principalmente, na TV e no teatro. Davison deu vida à quinta encarnação do Doctor quando tinha 29 anos e, na época, foi o ator mais jovem a interpretar o Doctor (recorde ultrapassado por Matt Smith, que estreou na série com 26 anos, em 2010). Por ser mais novo, sua versão do Doctor er amais humana e bondosa do que as outras, mas, em compensação, ele sofria muito mais com suas perdas. Sua estréia na série foi no episódio Logopolis, em 1981, já começando na série com um time de companions: Nyssa, Tegan Jovanka e Adric. Seu vilão mais marcante foi o Master, com o qual tinha uma relação de amor e ódio.
Davison era muito popular na TV britânica nos anos 1980, pois, além de protagonizar Doctor Who, ele também interpretava o veterinário Tristan Farnon na popular série All Creatures Great and Small. Sua participação mais recente na TV foi na série Law & Order: UK. Ele também participou de inúmeras peças britânicas, incluindo clássicos como Midsummer Night’s Dream e Hamlet, além de ter interpretado o Príncipe em uma versão de Cinderella. Sua peça mais recente é a adaptação musical de Legally Blond (Legalmente Loira).
Colin Baker – Sexto Doutor (1984-1986)
Colin Baker estreou na televisão ainda na adolescência, no seriado My Wife’s Sister, de 1956. Apesar disso, e de ter participado de alguns musicas no colégio em que estudava, Baker chegou a cursar a faculdade de Direito, que, depois, largou para se dedicar às artes dramáticas. Em 1970, ele, então, retornou à TV e deu continuidade de vez à carreira, no seriado The Adventures of Don Quick e, em seguida, em Roads to Freedom, da BBC.
Baker estreou em Doctor Who em 1984 e deu vida ao sexto Doutor. Na época, a série passava por diversas mudanças no roteiro e o personagem central ganhou um ar mais arrogante, que não agradou todos os fãs do programa. Baker deixou a série em 1986 e, mais tarde, participou de áudio dramas do seriado, em que ele voltou a dar voz ao Doutor. Em 2012, ele esteve no reality show I’m a Celebrity…Get Me Out of Here!, produzido pela ITV, e terminou em oitavo lugar. Ele tem 70 anos.
Sylvester McCoy – Sétimo Doutor (1987-1989)
Nascido Percy James Patrick Kent-Smith, Sylvester McCoy ganhou o pseudônimo artístico após participar de uma peça de teatro cômica em Londres. O ator começou a carreira nos palcos e por lá ficou até estrear na TV, na série Vision On, da década de 60. No cinema, ele estreou no filme Dracula, com direção de John Badhan e lançado em 1979. O papel mais recente do ator no cinema é no blockbuster O Hobbit: Uma Jornada Inesperada, que chegou às telonas no final de 2012. McCoy estará nas outras duas produções da franquia cinematográfica de Peter Jackson.
Mccoy viveu o sétimo Doutor de Doctor Who e chegou em um momento delicado do seriado: ele vinha para substituir Colin Baker, cuja encarnação do personagem era repleta de mudanças e não necessariamente conquistou simpatia. A atuação de McCoy foi ficando mais sombria com o tempo. Sua primeira aparição na série foi no episódio Time and the Rani, em 1987, e a última em Survival, de 1989. Ele ainda apareceu em Doctor Who – O Filme, lançado em 1996, em que morreu e então o oitavo doutor foi regenerado, agora sob a pele do ator Paul McGann. Ele tem 70 anos.
Paul McGann – Oitavo Doutor (1996)
Paul McGann teve sua estreia na TV com a série britânica Give Us a Break, em 1983. A partir daí, trabalhou em diversos filmes e séries de TV e, em 1996, foi o responsável por interpretar a 8ª encarnação do Doctor e fez sua primeira aparição como o personagem no telefilme Doctor Who: o Senhor do Tempo, numa tentativa da BCC de reviver a série. Sua personalidade é romântica e gentil e é conhecido por usar peças de roupa da Era Vitoriana. Sua última aparição aconteceu no episódio The Night of The Doctor (2013). Paul McGann pôde ser visto mais recentemento na série Ripper Street.
Christopher Eccleston – Nono Doutor (2005)
Christopher Eccleston é um ator britânico com vasto currículo no cinema e na TV. Sua carreira foi alavancada quando interpretou Derek Bentley, em O Segredo de Uma Sentença (Let Him Have It), filme de 1991. Em Doctor Who, deu vida a 9ª encarnação do Doctor em 2005, numa tentativa (que deu super certo) da BBC de reviver a série. Por se tratar de um sobrevivente da Última Grande Guerra Temporal, essa encarnação (na qual a regeneração não é mostrada) do Doctor é direta, pensativa, violenta e misteriosa, contrapondo a sensibilidade de sua versão anterior. Sua primeira aparição na série foi no episódio Rose (2005) e sua última aparição, no episódio The Parting of the Ways (2005). Christopher Eccleston pôde ser visto mais recentemente no filme Thor: O Mundo Sombrio, interpretando o vilão Malekith
David Tennant – Décimo Doutor (2005-2010)
David Tennant já possuía uma carreira bem estabelecida quando foi anunciado como a décima geração do Doctor em 2005. Ele foi o protagonista da série britânica Casanova e deu vida ao Bartolomeu Crouch Jr., um dos fiéis seguidores de Voldemort, no filme Harry Potter e o Cálice de Fogo. Tennant sempre amou Doctor Who e participou de alguns episódios na BBC Radio anos antes de ser escolhido para fazer o papel dos seus sonhos. Com certeza, Tennant deixou esse amor pela série transparecer em seus 5 anos como Doctor. Em 2006, ele foi eleito o melhor Doutor pelos leitores da revista Doctor Who Magazine, vencendo o grande favorito Tom Baker. Sua despedida da série, em 2010, é sem dúvida uma das mais emocionantes. Ele também foi Hamlet na aclamada produção da Royal Shakespeare Company, em 2008, e atualmente está de volta no papel principal na peça Richard II. Uma curiosidade é que Tennant é casado com Georgia Moffett, que fez o papel da filha do Doctor no episódio The Doctor’s Daughter, de 2008. Na vida real, Moffett é filha de Peter Davison, o Quinto Doctor.
Matt Smith – 11º Doutor (2010-2013)
Matt Smith é o ator mais jovem a encarnar o Doctor. Nascido em 1982, ele apareceu na pele do personagem pela primeira vez no início de 2010, com apenas 26 anos. Agora, quase quatro anos depois, ele se despede do papel em alta e deixando claro que ele não era jovem demais como muitos questionaram. Antes de se consagrar na TV como o Décimo-Primeiro Doctor, Smith tinha uma carreira mais focada no teatro. Ele participou de algumas das peças do Royal National Theatre, como On the Shore of the Wide World e The History Boys e, em 2007, fez sua estreia em West End com a peça Swimming with Sharks. Na televisão, Smith protagonizou as séries The Ruby in the Smoke e The Shadow in the North, ao lado de Billie Piper (a querida Rose Tyler). Eles contracenaram juntos uma terceira vez em um episódio da série Secret Diary of a Call Girl, em que Piper faz a protagonista. Resta sabermos o que Smith nos aguarda para o ano que vem, depois que deixar o papel do Doctor para Peter Capaldi.
Peter Capaldi – 12º Doutor (2013 -)
Peter Capaldi ainda não é um Doctor. Ele ainda não exerceu o papel icônico do viajante do tempo. Mas por pouco tempo.
O criador do programa, Steven Moffat, amado e odiado ao mesmo tempo por seus seguidores em Sherlock e Doctor Who, não satisfeito em nos deixar aterrorizados por coisas banais como anjos de pedra, máscaras de gás e sombras no chão, resolveu que [spoiler alert] matará nosso adorado Eleventh, Matt Smith. Ainda não satisfeito com isso, a morte acontecerá no episódio especial de Natal. Pois é. Lidem com isso. [fim do spoiler]
Apesar de grande parte do fandom ser do sexo feminino e, em regra, apaixonada por Tennant e Smith, outra grande parte adotou, em 4 de agosto deste ano, Peter Capaldi como o novo Doctor. Claro, houve protestos, mas nada muito grave. O que motivou os protestos, você pergunta? A idade do ator que é de 55 anos. Que, por acaso – ou não, nunca se sabe com o Moffat – é a idade que o Hartnell começou no papel.
Os Whovians mais antigos, aqueles que já viram a série clássica, em sua maioria, adoraram a nova ideia. Desde Eccleston, a idade dos Doctors vem diminuindo e agora, com Peter, há uma volta às origens. Só nos resta esperar. E chorar, muito, no Natal. Maldito Moffat!
Peter Capaldi já participou de um episódio de Doctor Who, como Caecillius, e da série derivada Torchwood, como John Frobisher. Fora do Whoniverse, participou, principalmente, de World War Z (com o nome, nos créditos de W.H.O. Doctor) e The Thick of It, onde era Malcolm Tucker.
John Hurt (?)
Ninguém sabe ao certo qual a função de John Hurt em Doctor Who, mas, no último episódio da sétima temporada da série, ele foi introduzido como o “Doutor”. Sabe-se que o próximo protagonista do seriado é o ator Peter Capaldi, sendo assim, Hurt não seria a reencarnação futura do Doctor?
O que a gente sabe, ao certo, é que Hurt é um ator consagrado no mundo inteiro, tendo uma extensa lista de trabalhos em seu currículo. Ele estreou na TV em 1962 e já foi indicado ao Oscar duas vezes: a primeira, em 1979, por O Expresso da Meia-Noite (que lhe rendeu o Globo de Ouro) e a segunda, em 1981, por O Homem Elefante. Nos últimos anos, ele participou dos diversos filmes da franquia Harry Potter e das cinco temporadas de As Aventuras de Merlin, da BBC. Ele tem 73 anos.
Comemoração oficial
Hoje, a BBC exibe um especial de aniversário de Doctor Who, intitulado The Day of Doctor. No episódio de 75 minutos de duração, está confirmado que David Tennant irá aparecer (com a possibilidade, ainda, de outros atores antigos do seriado). No Brasil, o episódio será apresentado nas salas de cinema da rede Cinemark e às 17h50, na TV, pela BBC HD.
*O especial contém textos de Carol Cadinelli, Gabriela Pagano, Karina Mochetti, Lucas Victor, Maísa França e Vinícius de Freitas.
Nuvem de Séries
24 30 Rock 90210 American Horror Story American Idol Arrested Development Arrow Battlestar Galactica Bones Breaking Bad Brothers and Sisters Castle Chicago Fire Chuck Community Criminal Minds CSI CSI:Miami CSI:NY Damages Desperate Housewives Dexter Doctor Who Downton Abbey Elementary ER Friday Night Lights Friends Fringe Game Of Thrones Ghost Whisperer Gilmore Girls Glee Gossip Girl Grey's Anatomy Grimm Hart of Dixie Heroes Homeland House How I Met Your Mother Law & Order Law & Order: Special Victims Unit Lost Mad Men Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. Medium Modern Family NCIS New Girl Once Upon a Time One Tree Hill Parenthood Parks and Recreation Pretty Little Liars Prison Break Private Practice Psych Pushing Daisies Revenge Samantha Who? Saturday Night Live Scandal Scrubs Smallville Smash Supernatural Terminator: The Sarah Connor Chronicles The Big Bang Theory The Following The Good Wife The Mentalist The New Adventures of Old Christine The O.C. The Office The Simpsons The Sopranos The Vampire Diaries The Walking Dead The X Files True Blood Two and a Half Men Ugly Betty Veronica Mars White CollarCategorias
- 15 Razões (24)
- Audiência (70)
- Biblioteca de Séries (1)
- Borracharia (21)
- Colírio (5)
- Conexão (14)
- Entreatos (16)
- Estilo (31)
- Ficção (séries virtuais) (29)
- Gastronomia (67)
- Ligado no Streaming (30)
- Memória (26)
- Opinião (558)
- Séries & Eu (6)
- Sintonia (11)
- Sobre o TeleSéries (72)
- Spoilers (578)
- TeleRatings (314)
- TV Brasil (2,638)
- Comic Con (84)
- Novos Pilotos e Séries (1,403)
- Participações Especiais (991)
- Programação EUA (571)
- Upfronts (44)
[…] [DOCTOR WHO 50 ANOS] Relembre os Doctors da série […]
Na expectativa pelo especial! Espero não me desapontar.
John Hurt é ou será ou foi ou esta sendo (sei lá rs) o último Doctor Who….
John Hurt interpreta o War Doctor, a regeneração que aconteceu entre o 8º e o 9º durante a última grande guerra temporal.