Do cinema para a televisão: ‘Scream’ surpreende na MTV

Data/Hora 21/07/2015, 09:00. Autor
Categorias Preview
Tags


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
thumb image

“Um serial killer disfarçado de fantasma começa a assombrar os habitantes de uma pequena cidade.”

Quem lembra?

Que a saga Pânico fez sucesso nos cinemas não se discute. O primeiro filme estreou em 1996, seguido de mais três continuações e diversos outros longas que seguiram a mesma vibe e garantiram bom público e continuações para suas histórias. Entre elas, vale lembrar das franquias Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado e Lenda Urbana.

Scream 1x03 Emma

Apesar do sucesso de Pânico no cinema, vinte anos depois, o anúncio de que uma série seria realizada inspirada nos filmes do assassino mascarado (que fez sucesso nas festas à fantasia mundo afora) não gerou grandes expectativas. Talvez porque a história de adolescentes bobos fugindo de um assassino misterioso tenham perdido um pouco a graça e a originalidade ou pelo pouco alvoroço realizado pela MTV em sua divulgação, Scream estreou silenciosa.

Silenciosa e ousada, assim como o assassino mascarado que continua assediando suas vítimas por telefone, usando agora também de conversas via WhatsApp. As premissas do filme e da série são as mesmas, já o design da máscara mudou um pouco e o “Hello, Sidney” foi substituído por “Hello, Emma”. Os adolescentes continuam no elenco principal, com a escola de cenário regular e seus diálogos em frente aos tradicionais armários escolares, o atleta destaque do time da escola e o estudante fissurado em histórias de psicopatas.

Scream 1x01 Noah e Audrey

Além de manter características fortes que ligam o seriado a franquia de filmes, a série conseguiu inovar e brincar com seu próprio estereótipo. Logo no episódio piloto, um dos personagens explica o porquê das histórias com assassinos psicopatas darem certo no cinema, o que provavelmente não aconteceria na televisão, ao contrário das séries de temas góticos como American Horror Story, Hannibal e Bates Motel (citações realizadas pelos próprios personagens no episódio piloto).

“Não se faz um filme de psicopata como série de televisão. Filmes de psicopata passam muito rápido. Na televisão é preciso esticar as coisas. Quando o primeiro corpo é encontrado, é só uma questão de tempo até o banho de sangue começar.” Noah Foster

A própria série, através de seu personagem, brinca dizendo que a adaptação não tem nada para dar certo, e ainda explica por quê. O personagem fissurado em histórias de terror é Noah Foster (John Karna), e ele aponta que para um seriado deste gênero ter sucesso precisa matar muitas pessoas, o que é possível em um filme, mas ficaria complicado em um seriado com diversos episódios. De acordo com Noah, para um seriado deste gênero dar certo o roteiro precisa fazer com que os espectadores se importem com o personagem, para que daí ele seja morto e sua morte impacte de alguma forma.

Scream 1x01 Estudantes

Sendo assim, são diversas personalidades e histórias pessoais diferentes apresentadas na série. Os romances estudantis continuam, mas dessa vez o nerd se dá melhor que o craque do basquete. O bullying é abordado e o homossexualidade é tratado com naturalidade, apesar de ser o primeiro alvo da violência cibernética. Amizades passam por conflitos e o policial da cidade continua procurando o amor para a sua vida.

A história geral ainda tem um mistério que chama a atenção. A pequena cidade onde se passam os acontecimentos, Lakewood, é assombrada por um passado sombrio. Vinte anos atrás, o assassino psicopata Brandon James causou pânico na cidade assediando uma garota pela qual ele era obcecado. A negação da menina e o bullying dos colegas fizeram com que Brandon assassinasse cinco adolescentes antes de ser atingido pela polícia e cair em um lago, desaparecendo para sempre. Qualquer semelhança com Jason e a franquia Sexta-Feira 13 não é mera coincidência e sim uma boa referência, assim como a máscara e o fato de Brandon ter o rosto deformado.

Scream 1x03 Audrey

As novas mortes, que iniciam com a patricinha Nina e o sumiço do seu namorado, remetem para esse passado e assombram o prefeito que tentava sepultar o apelido da cidade de “Murderville”. Quem também se assusta com os crimes é Maggie Duvall (Tracy Middendorf). Agora responsável pelas autópsias nos corpos das vítimas, antes ela era a menina por quem Brandon ficou obcecado. Maggie até hoje tenta esconder o passado da filha, Emma (Willa Fitzgerald, de Royal Pains), protagonista e atual principal alvo.

Scream ainda conta com um elenco de figuras interessantes como Bex Taylor-Klaus (de The Killing, Arrow e iZombie) interpretando uma amiga de Emma que é gravada beijando outra menina e sofre bullying logo no primeiro episódio. Também fazem parte do elenco principal Jason Wiles (Persons Unknown e Zodíaco), Amadeus Serafini, Connor Weil, Carlson Young (True Blood), Bobby Campo (Premonição 4 e Being Human) e Tom Maden.

A franquia de filmes ganhou vida na televisão e é garantia de bons momentos de lazer com suspense e mistério. Se Scream vai desafiar seu próprio personagem e vingar por mais algumas temporadas ainda não é possível saber, mas o seriado vem se encarregando de matar alguns personagens para garantir uma vida longa para a série.

Scream estreou nos Estados Unidos no dia 30 de junho e já apresentou três episódios na televisão americana: Pilot, Hello, Emma e Wanna Play a Game?.

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
RSS 2.0

  1. Claudia Braga - 21/07/2015

    Vi só piloto até agora e gostei bastante, vou ver os outros e espero que continue melhorando.

  2. alineben - 28/07/2015

    Ao meu ver segue melhorando Claudia! 🙂

  3. Paullo Mendonça - 25/07/2015

    O bacana dessa série é que ela vem caladinha sem criar expectativas, ao menos foi assim que eu resolvi trata-la, mas realmente me surpreendeu, achei que ia ser algo infantil quanto PLL, mas achei bem interessante. A série tem vida própria ao mesmo tempo que tem muitas referências! Não será algo inovador, ou tão pouco se tornará um clássico como o filme, mas a série é muito bacana e vale a pena assistir, sem falar que a mesma tem como produtor o Wes Craven criador da franquia para o cinema então pode se esperar que a cada episódio a história fique mais interessante.

  4. alineben - 28/07/2015

    E vem surpreendendo cada vez mais Paullo 🙂

  5. Paullo Mendonça - 29/07/2015

    Aham, melhor a cada episódio.

  6. Kris Oliveira - 26/07/2015

    Adorei a Matéria, só corrige o termo”Homossexualismo” para Homossexualidade, porque o sufixo ISMO conota doença.

  7. alineben - 28/07/2015

    Olá Cris! Nem me liguei. Arrumei lá. Obrigada pelo toque 🙂

  8. Carlos Humberto Reis - 07/08/2015

    não foram apenas 3 continuações?! mas de qualquer forma, ótimo texto para uma ótima série. vem surpreendendo a cada episódio. falando nisso, hoje saiu a legenda do 6.. o terrorzinho na sexta à noite já está garantido.

  9. alineben - 09/08/2015

    Verdade Carlos! Errei a conta… hehehe. Arrumei lá. Obrigada pelo aviso 🙂

  10. Carlos Humberto Reis - 10/08/2015

    não quis soar chato, diga-se de passagem hehehe sou grande fã de seriados e estou virando um grande fã desta série mesmo.. fiquei feliz que já a 2a temporada já foi anunciada. agora é aguardar o desenrolar da história.

  11. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!