De volta aos agitados anos 80 com ‘Miami Vice’

Data/Hora 11/05/2013, 21:51. Autor
Categorias Memória
Tags


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
thumb image

Nos últimos dias surgiram convites para festas em dias e lugares distintos, organizadas por pessoas diferentes que possivelmente nem se conhecem, não sendo da mesma faixa etária e tendo motivos variados para as comemorações. No entanto, elas têm o mesmo tema, Festa Retrô – Anos 80.

Naqueles dias, os brasileiros alcançavam a desejada redemocratização. O rock nacional explodiu, tivemos a primeira edição do Rock In Rio. A efervescência pop contagiou o mundo todo. A música, as roupas coloridas, o estilo jovem da época… Tá, tudo bem, realmente a década de 80 é um prato cheio para ambientar festas.

Não me surpreende nem um pouco o fato das pessoas serem nostálgicas e quererem reviver tempos passados. Disso eu bem entendo, afinal todo mês estou aqui relembrando séries de outrora. E já que me fizeram regressar aos anos 80, lá vamos nós.

Dois policiais, muita ação e um seriado, Miami Vice.

Era uma vez…

James ‘Sonny’ Crockett (Don Johnson), um ex-jogador de futebol americano e ex-combatente do Exército norte-americano, é detetive em Miami. Ricardo ‘Rico’ Tubbs (Philip Michael Thomas) é um policial de New York que chega à Miami atrás do assassino de seu irmão.

Crockett investiga um poderoso traficante quando descobre que Tubbs está atrás do mesmo criminoso. Aí nasce uma parceria que a princípio parecia que não daria certo, mas com o tempo se transforma em uma sólida amizade.

Tubbs decide ficar na cidade e trabalhar com Crockett na divisão policial antidrogas de Miami, chamada de Unidade Vice. No comando está o tenente Lou Rodriguez (Gregory Sierra). Porém, Lou é assassinado e o linha-dura Martin Castillo (Edward James Olmos) chega para chefiar os trabalhos.

No dia a dia, os agentes da Vice assumem outras identidades e se infiltram na rede do narcotráfico local. Crockett se disfarça de Sonny Burnett, um traficante que mora num barco e tem como animal de estimação um crocodilo chamado Elvis. Já Tubbs se passa por um poderoso comprador, conhecido como Rico Cooper.

Em suas missões Crockett e Tubbs exibem estilo e sofisticação em seus carrões e, é claro, ficam frente a frente com o perigo. Mas, nem sempre sozinhos. Isso porque, a Vice conta ainda com a humorada dupla formada por Stan Switek (Michael Talbott) e Larry Zito (John Diehl); e com as agentes femininas Gina Navarro (Saundra Santiago) e Trudy Joplin (Olivia Brown).

Corajosos e charmosos, porém sem sorte no amor. Crockett é divorciado e quando acha que encontrou um novo amor, fica viúvo. Já Tubbs nem mesmo uma relação duradora chega a ter. A vida pessoal desses dois, realmente, é um tanto complexa. Certa vez, Crockett fica entre a vida e a morte e acaba assumindo seu alterego Sonny Burnett por um tempo.

Enfrentar o crime, na ensolarada Miami, pode ser mais do que uma aventura.

… e então…

A estreia de Miami Vice na TV norte-americana aconteceu em setembro de 1984. Cinco temporadas depois, a série teve seu último episódio inédito transmitido em janeiro de 1990.

Aqui no Brasil, ainda nos anos 80, o seriado foi transmitido em rede aberta pelo SBT. Atualmente, é reprisado na TV paga pelo canal TCM, de segunda a sexta, às 09h e 21h.

Durante os anos em que ficou no ar, Miami Vice foi um sucesso e conquistou fãs fiéis. A série ganhou, em 2006, um filme homônimo estrelado por Colin Farrell e Jamie Foxx. A versão cinematográfica, considerada fraca em comparação com a produção televisiva por muitos dos saudosos fãs da série, serve como uma merecida homenagem a um seriado emblemático que mais de vinte anos depois não perdeu a majestade.

Se valendo da técnica de edição dos videoclipes, algo inovador para a época, o seriado trouxe características da década em que era produzido através também da trilha sonora com nomes como Phil Collins, Tina Tuner e U2; e teve forte influência na moda, principalmente a masculina, com os protagonistas de Miami Vice popularizando os relógios Rolex, os óculos Ray Ban’s, os tons pastéis e os sapatos sem meias. Por tudo isso que Miami Vice está eternizada como um clássico dos anos 80.

Quanto às festas, infelizmente, fiquei doente e acabei não indo à primeira. Mas estou na expectativa para a próxima. Tudo bem, pois como dizem o melhor da festa é mesmo esperar por ela. E algo me diz que outras virão. Afinal, os anos 80 jamais deixarão de serem lembrados e

…celebrados.

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

  1. Maria Regina - 12/05/2013

    Muito boa a sua matéria. Gostei muito.

  2. Mirele Ribeiro - 15/05/2013

    Fico feliz, Maria Regina. Obrigada.

  3. Fernando dos Santos - 12/05/2013

    Muito legal essa materia. Eu assistia Miami Vice nos anos 80 e atualmente revejo a série no TCM.

  4. Mirele Ribeiro - 15/05/2013

    🙂

  5. João - 16/05/2013

    Olha o estilo do Don Johnson!!!
    Engraçado como “CSI: Miami” parece muito mais com o seriado do que o filme “Miami Vice”.
    Sobre a festa, ano que vem você está convidada de novo 😉

  6. Mirele Ribeiro - 17/05/2013

    Hahaha Ebaaa!!! Viva os anos 80!

  7. Gilberto Garcia - 26/08/2013

    este seriado deveria voltar novamente com o mesmo elenco em rede aberta como na rede record ou mesmo pelo sbt ou band seria uma ótima ideia faria muito sucesso .

  8. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!