Como foi a primeira semana de greve nos EUA


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28

Segunda-feira, dia 5 de novembro

Cane foi a primeira série a sofrer diretamente as conseqüências da greve. As filmagens da série tiveram que ser interrompidas quando um grupo de 20 roteiristas atrapalharam uma locação externa da série – cantando, gritando e fazendo barulho com um megafone.

O elenco de The Office, mostrou apoio a greve. Diversos atores, inclusive o astro Steve Carell, filiado ao sindicato dos roteiristas, não compareceram para trabalhar no primeiro dia do seriado. Curiosamente, parte do elenco regular da série é formado pelos próprios roteiristas – é o caso de B.J. Novak, que faz o papel de Ryan, e de Mindy Kaling, que faz o papel de Kelly.

Ellen DeGeneres não compareceu para gravar o talk show The Ellen Show na segunda-feira. Sua representante afirmou que ela não compareceu as gravação de seu talk-show em apóio a sua equipe de roteiristas. No dia seguinte, mudou de idéia e foi gravar, se tornando o alvo número um do Writers Guild of America.

Heroes foi a série mais comentada no ínicio da semana. A série está prevista para entrar em hiato no dia 3 de dezembro, encerrando o segundo capítulo da saga, chamado Generations. Comenta-se que as cenas finais do episódio foram reescritas no domingo, preparadas para que, caso a greve avance, esta pausa se transforme no final da temporada.

Terça-feira, dia 6 de novembro

O planejamento das emissoras também foi alterado de imediato. A rede ABC cancelou a estréia da série Cashmere Mafia, prevista para o dia 27 de novembro. O seriado ficará aguardando um momento mais oportuno para ir ao ar.

Na costa leste, muitos atores se uniram ao movimento – uma delas foi Marg Helgenberger, de CSI. Na Costa Leste, a participação de atores e celebridades foi bem mais tímida. Segundo o Broadcasting & Cable, um raro rosto conhecido visto nos primeiros dias de piquetes de Nova York foi o de Seth Myers, ator e chefe do time de roteiristas do Saturday Night Live.

Quarta-feira, dia 7 de novembro

O jornal Los Angeles Times publicou um tabelão mostrando a situação de todas as séries. A sitcom Carpoolers, da ABC, por exemplo, tem os roteiros de todos os 13 episódios encomendados pelo canal prontos. Cane, da CBS, também. A dúvida é se quando a greve terminar estas séries receberão a encomenda de novos episódios ou não.

Everybody Hates Chris é uma das poucas séries que já tem todos seus 22 roteiros prontos.

Quem também pode sair lucrando com a greve é Jericho. Todo os sete episódios da segunda temporada estão prontos. A série ainda não tem data para estrear, mas com a paralisação poderá ganhar espaço melhor na programação da CBS, aumentando suas chances de permanecer no ar.

O jornal confirma que a maioria das sitcoms estão paralisadas: The New Adventures of Old Christine, Two and a Half Men, Rules of Engagement, How I Met Your Mother, The Office, Back to You e ‘Til Death. As gravações da dramédia Desperate Housewives também foram paralisadas.

Com programação diferenciada, os seriados de TV paga serão menos afetados com a greve. Na FX, a primeira parte da quinta temporada de Nip/Tuck já tem todos seus roteiros prontos. O último ano de The Shield também. The Riches não terá problemas se a greve terminar até dezembro. Já Dirt deverá sofrer atrasos.

A cada dia mais e mais atores são fotografados participando de piquetes dos roteiristas. A atriz Judith Light, coadjuvante em Lei & Ordem, é uma delas.

Tina Fey é roteirista e também produtora executiva de 30 Rock, mas nem por isto ficou em cima do muro. O lado roteirista falou mais alto e ela participou dos piquetes em Nova York, diante da seda da NBC, localizada no famoso 30 Rockefeller Center – mesmo endereço que dá nome a sua série.

Michael Ausiello, colunista do TV Guide, andou espalhando terror. Chegou a comentar a hipótese que a quarta temporada de Lost pode estrear só em fevereiro de 2009. Nada está definido ainda sobre Lost. A série tem até o momento apenas oito roteiros e o canal tem algumas opções – adiar a estréia, prevista para fevereiro, ou estrear a série assim mesmo, interrompendo a exibição após estes oito programas.

Sexta-feira, dia 8 de novembro

A Writers Guild of America reuniu 4 mil roteiristas em um piquete em Century City, diante dos escritórios da Fox Corp e do portão do estúdios da 20th Century Fox. Segundo o sindicato, foi a maior mobilização na história de 74 anos da entidade.

Sábado, dia 10 de novembro

A Fox anunciou oficialmente: a estréia de 24 Horas fica adiada até o final da greve. Segundo o canal, a série só irá ao ar quando for possível transmitir todos os seus 24 episódios sem interrupções.

Domingo, dia 11 de novembro

Em release divulgado para a imprensa, a Fox confirmou a estréia de todas as demais séries de sua mid-season. Terminator: The Sarah Connor Chronicles, New Amsterdam, Canterbury´s Law e The Return of Jezebel James, todas com episódios já gravados, estréiam em janeiro, independente da greve.

Damon Lindelof, showrunner de Lost, publicou um editorial no The New York Times sobre o tema, também favorável a causa. Um dos trechos diz:

Eu estou irritado porque eu sou acusado de estar sendo mesquinho pelos estúdios que estão sendo mesquinhos. Eu estou irritado porque minha mesquinhez é justa e razoável: se dinheiro está sendo gerado porque meu produto está na Internet, então eu tenho direito a uma pequena parcela. Os estúdios gananciosos, por outro lado, estão se escondendo atrás do argumento cínico e falso de que não estão fazendo nada pela Internet — que o streaming e o download de nossos programas é puramente promocional. Sério?

Para Lindelof, todos os setores da indústria estão com medo da fragmentação e da crise de audiência da televisão. Mas que todos deveriam se unir para enfrentar o problema e não se dividirem.

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

  1. Bernardo - 12/11/2007

    Um bom comentário (e com razão) do Lindelof. Vamos ver se os estúdios vão agir logo pq os prejuízos serão pesados …

  2. Fer Funchal - 12/11/2007

    morra, Cane!
    Richard Alpert, come back to us!

    LUUUUV Damon Lindelof 😀

  3. Leon Marques - 12/11/2007

    Só uma correçãozinha. NYC é na costa leste, não oeste.

    Lindelof falou tudo.

    Que greve/protestos acalorados hein ? Muita agitação numa semana só.

  4. Gilberto - 12/11/2007

    Vixi, não ta com cara q

  5. Gilberto - 12/11/2007

    Vixi, não ta com cara q vai acabar logo essa greve. Esse é o último ano de The Shield mesmo? Será uma série que deixará saudades.

  6. Paulo Antunes - 12/11/2007

    Leon, obrigado pela correção.

  7. Andrea - 12/11/2007

    Essa greve estava anunciada desde antes dos finais de temporada entre abril e maio passado, mas eu não imaginava que ia ser tão forte a coisa.

    De qualquer forma, com o anúncio, os estúdios tiveram tempo mais do que suficiente para tentar evitá-la negociando com os roteiristas. Não fizeram, então agora não podem jogar a culpa só nos escritores/produtores das séries.

  8. Rubens - 12/11/2007

    Os estudios e emissoras tentaram negociar ate o ultimo dia, Andrea… Mas os roteiristas nao abriram mão dessa história de querer “lucros” na distribuicao pela internet…

    A audiencia das tvs estão CAINDO assustadoramente (ou seja, onde antes o roteirista rendia 17 milhoes de telespectadores para a emissora, hoje ele rende 15 milhões — menor lucro por epsodio, pois). Desta forma, as emissoras ainda estão EXPERIMENTANDO e testando distribuir por outros meios, até encontrarem uma fórmula certa que COMPENSE o lucro perdido. Na formula ideal, as emissoras continuariam a fazer o mesmo dinheiro que faziam antes.

    E os roteiristas já querem exigir uns trocados por cada download, como se fosse uma fonte NOVA de lucro, e nao uma midia que supoem-se que vai SUBSTITUIR a antiga fonte, que começa a secar?

    O pleito deles nao é tão obvio assim, nao…

  9. Taciana - 13/11/2007

    Morra, Cane!
    Richard Alpert, come back to us!{2}

  10. leoff - 13/11/2007

    Pra quem entende inglês e quer mesmo saber porque os roteiristas estão em greve, algo que os estúdios não explicam ao público:

    LINK

  11. Andrea - 13/11/2007

    Rubens, eu não sabia de tudo isso. Obrigada pela explicação.

  12. fernando dos santos - 13/11/2007

    Alguém sabe se os redatores de telejornais diários dos EUA também aderiram a greve?

  13. Rubens - 14/11/2007

    Redator é um jornalista, nao é roteirista… As noticias sao reais, os roteiros sao ficcao. Desta forma, profissoes diferentes, sindicatos diferentes, uma entrou em greve e a outra nao.

  14. Pôsteres bacanas divulgam The Sarah Connor Chronicles | Poltrona.TV - 17/11/2007

    […] Apesar da greve dos roteiristas, que está prejudicando a produção de diversas atrações, a estréia da série The Sarah Connor Chronicles, fruto da cinessérie O Exterminador do Futuro, está confirmada para janeiro de 2008. Para divulgar seu lançamento, o canal Fox norte-americano divulgou quatro pôsteres que mostram que a emissora aposta alto no seriado. […]

  15. ICAROS - 12/04/2008

    … Adoro Lost e amo a Juliet, é minha personagem preferida, acho engraçado a obcessão das pessoas nessa série, para saber o final, sendo que o final já vazou na internet antes do final da primeira temporada, apropósito achei o final meio over, bem final de Felicity mesmo.

  16. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!