Chapeleiro maluco: os chapéus fazem a cabeça das personagens da TV


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
thumb image

O chapéu é daqueles acessórios cobiçados por muita gente, mas poucas (ou nenhuma) são as ocasiões para usá-los. Muitas vezes, a gente fica babando pelos modelos apresentados nas séries de TV e, quando passa na loja corre para o provador, faz poses com ele na frente do espelho,  acaba deixando ali mesmo, na prateleira – se leva para a casa, eles ficam é na prateleira do quarto.

Tem gente que diz que, no Brasil,o chapéu não é comum porque é muito calor para usá-lo na rua, no dia-a-dia. Mas a origem do charmoso acessório, que se deu milhares de anos antes de Cristo, ainda na pré-história, foi justamente para proteger a cabeça dos trabalhadores do sol. O chapéu era usado sobretudo pelos homens, que, além de sair para caçar, também defendiam as mulheres de quaisquer ameaças. Mais tarde, os chapéus foram ganhando modelos mais refinados e trabalhados e viraram sinônimo de status social. Até hoje, é um pouco assim – quem acompanha o cotidiano da família real inglesa, por exemplo, sabe que, tão importante quanto escolher o vestido adequado, é saber que chapéu vai usar.

GGparis

No “mundo real” a história é outra, não é tão fácil adequar o chapéu à vida corrida e sem nenhum glamour. Eu mesma acho o acessório lindo de viver, mas não teria coragem de desfilar com ele por aí e admiro quem enfrenta apelidos como “Robin Hood” e “Peter Pan” numa boa. Se um dia, entretanto, eu fosse visitar Paris, gostaria de ter um chapéu na minha foto em frente a Torre Eiffel, porque né, aprendi com Gossip Girl (nunca saí do país, mas amigas já me disseram que, mesmo na Europa, ao contrário do que a gente pensa, precisa, sim, ter alguma ousadia para usá-los, eles não são tão comuns por lá quanto parecem).

Reprimido ou não, uma coisa é certa: o amor pelo chapéu prevalece em 8 a cada 10 corações humano-fashionistas (fontes: eu mesma). E no coração dos personagens da telinha, também! Sendo assim, que tal se inspirar neles para escolher seu modelo preferido?

Clochê (abaixo): mais usado nas produções de época, já que o modelo fez sucesso nos anos 20, com seu formato de sino (“clochê” é a palavra francesa para sino). Eu acho um charme, mas complicado de usar nos dias de hoje. A não ser que você pratique hipismo ou use roupas elegantes.

Chapéu coco (abaixo): esse modelo é mais comum e vai com qualquer tipo de roupa. Ele dá bastante estilo e personalidade à produção (combinado com óculos grandes, dá um ar meio rock, meio hipster). Ele tem copa redonda e aba curvada, tendo se popularizado entre os homens britânicos depois da Primeira Guerra Mundial. Não por acaso, ele era uma das marcas registradas do ator inglês Charles Chaplin.

Fedora: um dos mais famosos, geralmente feito de feltro, com abas pequenas ou médias, viradas para cima, e meio afundado no topo. O modelo também é conhecido como “Al Capone”, por ter sido muito utilizado pelo lendário gangster americano – e, por isso, o modelo é relacionado à classe dos mafiosos.

Matinê: outro modelo popular, com abas grandes e bem estruturadas. Embora possa ser feito de tecido, a versão de palha é bastante conhecida dos brasileiros e usada na praia.

Panamá: provavelmente, o mais famoso de todos os chapéus. Nem pense que ele foi inventado no país de mesmo nome, não. A origem do chapéu é o Equador. Dizem que o acessório recebeu esse nome porque o presidente americano Theodore Roosevelt usou um modelo desses em uma visita ao Panamá. Apesar de lembrar um pouco o modelo Fedora, o chapéu Panamá é feito de palha. Muito estiloso!

Floppy: o modelo mais parecido com o “chapéu das bruxas”. Tem abas largas e arrendondadas, levemente dobradas para cima, dando a impressão de “ondas”, movimento.

Mas quando eu digo “largas”, não quero dizer exatamente isso…

hat1

Fascinator: de porte pequeno, ele é usado na lateral da cabeça.

Casquete: são extravagantes e conhecidos por serem um dos modelos preferidos da Duquesa de Cambridge, Kate Middleton. Os casquetes são maiores que o modelo fascinator e também são inclinados.

casquete2

Cartola: esse dispensa apresentações! As cartolas são altas, arredondadas e, dependendo da composição, pode ter um ar formal ou divertido.

Turbante: o turbante não é exatamente um chapéu, mas fez a cabeça de muitas atrizes e personagens nas últimas temporadas. Assim como o chapéu, o turbante protege do sol e dá o maior estilo à produção. A (versão cinematográfica de) Carrie Bradshaw foi uma das primeiras adeptas da tendência.

carrieturbante

Então, é isso. Já escolheu seu modelo preferido? Agora, crie coragem e saia arrasando por aí 😉

hat finale2

hat finale1

hat finale3

casque1

Até mês que vem! Não esqueça de pegar seu chapéu na saída.

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

  1. Arthur de Melo - 02/11/2013

    Como sempre você arrasa em seus posts Gaby! Eu adorei e eu acho que eu tenho um que é do estilo Panamá, é parecido com o do cantor Jason Mraz. Adoro esse modelo e pretendo comprar ainda, um braco e outro cinza.

    Acho que a moda aqui no Brasil nunca vai pegar, mas se um dia isso acontecer concerteza vou me lembrar de você, rs. Parabéns! =)

  2. Gabriela Pagano - 02/11/2013

    O Jason Mraz usa um chapéu panamá mesmo! =]
    Muito obrigada pelas palavras tão gentis, Arthur! Fico feliz em saber! E chapéu é um charme, continua investindo, que não tem erro! Só pra quem tem muito estilo 8) haha

  3. Jason Mraz, um cantor que pode mudar a sua vida | MedCine - 02/11/2013

    […] Comprei até um chapéu do cantor que é no estilo Panamá, que ao colocá-lo pareço muito com um cantor de pagode, rs. Pretendo ainda comprar um cinza e um branco para completar a minha coleção. E falando em chapéus, leia a coluna Estilo da minha colega de trabalho do TeleSéries, a Gabriela Pagano, onde neste mês ela idealiza os chapéus nas séries de televisão. […]

  4. Maria Clara Lima - 03/11/2013

    Simplesmente demais!!! Adorei o Estilo, Gaby!!

  5. Ele… gantérrima, minha cara Watson! - 07/02/2014

    […] Mas se Watson é uma mulher ponderada, centrada, como sua nova profissão de detetive-consultora exige, as roupas da personagem são joviais e descontraídas. Não pense que a ex-médica tem medo de ousar: ela adora meia-calça, saias, botas e chapéus! […]

  6. Gravatas femininas | Storm Marketing & Eventos - 08/09/2015

    […] preto e gravata, mas preferiu a calça jeans para finalizar o look e deixar com cara de informal. Ochapéu coco, no estilo de Charles Chaplin, deu um toque […]

  7. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!