Castle – Pandora

Data/Hora 15/02/2012, 22:03. Autor
Categorias Reviews
Tags


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
thumb image

Série: Castle
Episódios: Pandora
Temporada:
Número do Episódio: 4×15
Data de Exibição nos EUA: 13/02/2012

Pandora, de acordo com a mitologia grega, foi a 1ª mulher que existiu. Criada por Hefesto e Atena, e sob as ordens de Zeus, recebeu de cada um dos deuses uma qualidade. Mas de Hermes, recebeu traição e mentira. Enviada como punição aos homens, Pandora não resistiu à tentação e, contrariando ordens, abriu uma caixa dada como presente, pelos Deuses, ao seu marido – Epimeteu. Todos os males, até então aprisionados na caixa, saíram, causando destruição e caos no mundo. A única coisa que restou na “caixa de Pandora” foi a esperança.

E em Castle, o que significa Pandora? O mesmo: caos e destruição. E tudo isso nos foi apresentado em Pandora, a excelente 1ª parte do já tradicional duo de episódios do seriado.

O episódio teve a presença dos maiores elementos de Castle: drama, tensão, diversão, suspense e teorias conspiratórias – que dessa vez se confirmaram. E aquela velha tensão sexual/romântica que amamos, e dessa vez com um belo upgrade (o novo elemento que serve para acalmar meu coraçãozinho shipper).

O que dizer de um episódio no qual a CIA rapta Castle e Beckett, os inclui numa jogada e os obriga a manter segredo sobre tudo, sob pena de colocar a segurança nacional em risco?

E quando, adicionado a essa formula, temos um matemático brilhante que trabalhou para a agência influenciando, através de suas teorias, mudanças geopolíticas no mundo. E que, posteriormente, arrependido pelo “mal” feito, usou suas teorias para fazer o bem? E que visando esse mesmo bem, escreveu um “white paper” para uma “usina de ideias”, identificando  todas as falhas de segurança dos EUA. Resumindo, o que dizer quando ao fator CIA se adiciona um “linchpin”, um X da questão, um motriz que causará uma onda gigantesca de devastação?

Mais ainda, o que dizer de um episódio que, além disso tudo, nos apresenta como criminoso Thomas Gage, o ex agente hiper-mega-ultra qualificado que traiu a nação e agora quer destrui-la?

Vocês já entenderam onde eu quero chegar, né? Pandora foi ótimo. Ou melhor, teria sido ótimo se não houvesse um outro ingrediente adicionado a isso tudo. Com a presença de Sophia Turner, o ótimo virou maravilhoso.

Sophia, a agente da CIA que foi a 1ª inspiração de Castle para um personagem feminino. Agente esta que ele seguiu durante um ano. E aí vocês podem pensar: “essa história de colocar alguém para “concorrer” com a Kate já cansou”. Mas dessa vez foi diferente. Porque Castle, reafirmando seu comportamento recente, não se deslumbrou com o reencontro. E, especialmente, por que Beckett, pela 1ª vez, demonstrou todo o seu desconforto com a situação. Sim, pessoal. Ela teve ciúmes, e deixou isso muito claro para “sua outra metade” (ADORO a Martha shipper). Brigou com Castle, insinuou que ele se juntasse ao “time de Sophia”, apesar de todos os protestos do escritor, e dele alardear que eles estavam todos no mesmo time. E se interessou na relação dele com Sophia, muito profundamente, embora tentasse disfarçar a curiosidade.

E aí Castle, muito maduro e apaixonado, tratou de tranquilizar Kate. Deixou claro que o que houve entre ele e Sophia nem chega perto do que tem com Beckett. E recorreu a ela quando desvendou o enigma do enxadrista. Afinal de contas, ela é sua parceira, não Sophia. Ganhou o jogo com essa, Rick. Comigo, com todo o fandom, e com Beckett, que ficou toda risonha.

Além disso tudo, Pandora valeu por outros inúmeros momentos. Ver Alexis incluída – SUPER – na história toda, com um “plot só dela”, e interessante, foi ótimo. Ainda mais que a história da garota incluiu Lanie, que eu adoro e sempre torço que apareça mais. E foi bem interessante ver a reação de Castle à possibilidade de sua dinâmica com Beckett ser alterada pela presença da filha. E sua reação quando Martha contou que sabia da briga, por que Kate contou para Lannie, que contou para Alexis, que contou para Martha.

Também foi legal ver Ryan e Esposito magoadinhos e curiosos com o caso secreto de Castle e Beckett, e Gates pisando fundo de raiva. Apesar de Beckett ter que responder à “namoradinha” de Castle (adorei a determinação dela em sair do porta-malas), é legal ver a “Sir” no escuro, embora eu já simpatize muito mais com ela.

Na semana que vem, vai ao ar Linchpin, que encerrará o caso. Certamente tá todo mundo ansioso para o desfecho, embora saibamos que Kate e Rick sairão ilesos do carro submerso. Podemos esperar mais ação, risco de vida, drama, comédia, intrigas e suspense. E muito mais momentos Casckett. Então, chega logo dia 20/02! Quem faz coro?

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

  1. Alis Mariane - 16/02/2012

    Genteeee, que epi maravilhosoooo!!!! Faziaa tempo que eu não surtava tanto assim HAHAHAHAHA!!! Adorooo qd todos os elementos que fazem da série um sucesso, são addicionados a um mesmo epi!!! =D Simplismente DEMAIS!

  2. beatriz - 16/02/2012

    Não gostei muito de ‘Pandora’. Achei o episódio muito fantasioso e com alguns furos, mas espero que o próximo, ‘Linchpin’, seja melhor que a 1ª parte.

  3. Therezinha Tucci Therê - 17/02/2012

    Finalmente  um  capítulo  do  jeito  que  gosto,   repleto  de  emoções,  suspenses  e  muito  ciumes  por  parte  de  Kate.
    E  desta  vez  ela  não  conseguiu  esconder  seus  sentimentos.
    Como  sempre,  um  review  perfeito  e   bastante  elucidativo.Vou  esperar  com  muita  ansiedade  o  desfecho  deste  intrincado  caso.Quer  apostar  que  no  final,  quem  vai  desvendar  todos  os  mistérios,  serão  Castle  e  Becket.       

  4. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!