Breaking Bad – Granite State


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
thumb image

O último episódio a ser transmitido, apesar de bem feito e executado, como era de se esperar de qualquer Breaking Bad, não chegou a ter a movimentação e o impacto do Ozymandias ou To’hajiilee, que tiveram escopo épico e grandes desenvolvimentos. Granite State (apelido dado ao Estado de New Hampshire) teve seus momentos, mas era um episódio principalmente usado para alinhar as peças e preparar para o caos que, sem dúvida, virá no próximo domingo.

No final de Ozymandias, Walter vai embora como uma estratégia de comprar algum tempo para descobrir uma maneira de cumprir seu objetivo inicial de fornecer financeiramente para sua família após sua morte por câncer. Mesmo em face da perda de seus entes “queridos”, seu dinheiro, e todo o seu controle, Walt ainda age como se uma reviravolta fosse possível, em uma ilusão de ainda ter algum controle sobre a situação. Ainda continua a repetir feito um papagaio a palavra “família”, como se pudesse haver algum retorno depois das consequências destrutivas que se desenrolaram ao longo dessa última temporada.

Walter culpa Jack e o resto dos nazistas, ele quer vingança, a princípio para Hank, mas após meia dúzia de palavras proferidas pelo protagonista, percebe-se que sua razão principal é recuperar todos os outros barris de dinheiro que totalizam o preço de seus erros ao longo dos últimos dois anos, o trabalho de sua vida. Então o objetivo de Granite State é despir todas essas ilusões, falsas metas, até o âmago de Walter White e o que ele realmente quer: reconhecimento e significado para uma existência onde ele não é capaz de enxergar algum sentido.

Mesmo que tenha ficado evidente no último episódio, recebemos a confirmação de que o telefonema cheio de rancor e sentimentos reprimidos de Walter foi uma tentativa de inocentar Skyler sobre seu real envolvimento. E, em uma referência ao episódio “Live Free Or Die”, Walt e Saul estão frente a frente novamente, e Walter tenta o mesmo tipo de intimidação enquanto aguardam no porão. Porém, com o câncer de pulmão progredindo, ele não é capaz de continuar suas ameaças, e então Saul, reagindo à representação literal da perda de controle total de Walter, acaba por afirmar o óbvio: “Acabou”.

Skyler está com problemas com o DEA, e incapaz de fornecer a cabeça de Walter numa bandeja de prata. A casa de Marie é invadida e toda a evidência que Hank tinha juntado, inclusive fita confissão de Jesse, é levada por Jack e seu grupo. Essa é a situação que Walt deixa para trás: terror imprevisível, nenhuma pessoa que ele alegou se preocupar está a salvo da destruição que ele mesmo construiu a partir de sua arrogância. E mesmo que tenha fugido, o “rei” está preso, sem possibilidade de contato com o mundo exterior. Mas em meio de suas posses há apenas um objeto familiar: um chapéu. Agora há apenas Heisenberg.

Todd é um dos personagens mais assustadores da atualidade, talvez pela sociopatia evidente combinada com um rosto as vezes angelical ainda de menino, porém plenamente capaz de torturar e escravizar uma pessoa. A miséria que Jesse se vê em meio é imensurável, sua lamentável tentativa de fuga só poderia levar a mais tormento. Para demonstrar ainda mais a sua crueldade, Todd puniu Jesse exatamente da maneira que ameaçou na semana passada. Friamente atraindo Andrea fora de sua casa, demonstrando uma falsa preocupação, e com uma desculpa irreverente, coloca uma bala na parte de trás de sua cabeça. Isso é mais um golpe desmoralizante para Jesse, e sua última fagulha de um final feliz, sua última possibilidade de escapar de uma tragédia avassaladora acabou de se esvair. Porém, como a maioria dos personagens em Breaking Bad, Jesse já foi consumido demais pelas sombras para sair completamente ileso, mas começo a questionar (atrasadíssima) a necessidade de todo esse drama devastador e repetitivo sobre o personagem.

Walt tem duas opções: morrer sozinho em uma cabana em meio à neve em New Hampshire, totalmente esquecido e perdido para o mundo, ou em uma batalha travada com M60 e uma capsula de ricina. Sabemos qual foi sua escolha, mas foi interessante ver essa bifurcação que Walter White estava encarando. O peso das informações sobre o estado que sua família está, e o fato de seu próprio filho o ter renegado quase o fizeram escolher um caminho que o guiaria para uma forma de redenção. No entanto Granite State retorna ao Technologies Gray Matter, a origem de amargura e raiva acumulada de Walter. E mais uma vez cego por orgulho, Walter toma a decisão de seguir pelo caminho mais tortuoso. Nesse momento, família e dinheiro não são mais seus motivos apenas uma soberbia descontrolada e uma necessidade de deixar sua marca antes de seu destino fatídico. Heisenberg quer marcar sua existência por grandes feitos, terríveis, mas grandes.

Breaking Bad não vai me fazer torcer por Walt. Faço minhas as palavras de Walter Jr. quando ele gritou com seu pai por telefone (Essa foi a minha catarse). Mas eu vou defender a decisão do show ao fazer Walter deixar o copo de uísque para traz voltar Albuquerque. Sua essência é amarga, não havia sentido nenhum em traçar um caminho de redenção para o personagem. Apenas uma coisa lhe resta agora que todos os laços com a sua família foram cortados e que o dinheiro parece ser uma apenas uma pilha de peso morto: conseguir o reconhecimento através de uma forma sádica de sair por cima.

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
RSS 2.0

Nenhum comentário foi publicado ainda.

O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!