Audiência nos EUA na quarta-feira, 11 de março


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28

Tim Roth em Lie to MeA coluna está um pouco diferente esta noite, até porque a noite de quarta-feira foi bem diferente. Não teve Lost, a NBC estreou um novo reality show e a Fox mexeu na grade. Agora Lie to Me passa na primeira hora da noite, e o American Idol na sequência. O resultado? Confira a seguir.

Ranking por canal na quarta-feira

Emissora Fox CBS NBC ABC CW
Média
(em milhões)
18,01 11,76 5,62 4,14 2,75

Ranking por horário

Hora Programa (Canal) Milhões de
Telespectadores
20h Lie to Me (Fox) – novo horário 11.12
The New Adventures of Old Christine (CBS) 7.63
America’s Next Top Model (CW) 4.47
Chopping Block (NBC) – estreia 3.98
Scrubs (ABC) – reprise 3.77
20h30 Gary Unmarried (CBS) 7.71
Scrubs (ABC) – reprise 3.44
21h American Idol (Fox) – novo horário 24.91
Criminal Minds (CBS) 14.07
Life (NBC) 5.30
Lost (ABC) – reprise 4.21
90210 (CW) – reprise 1.03
22h CSI:NY (CBS) 13.52
Lei & Ordem (NBC) 7.59
Life on Mars (ABC) 4.58

Espero que vocês me permitam um parenteses: a gente estava comentando aqui entre o pessoal que faz o TeleSéries esta tática agressiva que a Warner Channel vem adotando no Brasil, para se manter em posição de destaque de audiência. O canal programou esta semana a estreia de um filme do Harry Potter no mesmo dia da premiere de Lost no AXN. Hoje vai exibir um episódio extra de The Mentalist no mesmo horário em que Prison Break irá ao ar na FX. Isto já aconteceu em fevereiro também – o canal exibiu dois episódios de Gossip Girl no dia da premiere de Desperate Housewives na Sony. É claro que não é coincidência.

O pessoal na seção Destaques do Dia do TeleSéries tem reclamado destas mudanças na grade. Mas eu acho saudável que os canais façam isto – desde que não tirem os programas do ar, criando alternativas de exibição para os shows que dão pouca audiência. Isto mostra que eles se importam. Pior do que isto são aqueles canais que parecem que são virtuais – a impressão que dá é que é apenas um robô na Venezuela ou na Argentina colocando no ar os programas, sem interação nenhuma com a audiência.

Lembrei disto hoje antes de escrever sobre a audiência nos EUA. Lá, onde rola bilhões de dólares em publicidade, a gente não vê as emissoras tomando atitudes muito agressivas para conquistar audiência. Parece que elas estão o tempo todo se defendendo – vai ter futebol americano no canal X, o Y põe um programa baratinho no lugar pra não ter prejuízo; vai ter final de reality show no Z, o W programa uma reprise para não queimar a audiência de um inédito. As emissoras estão o tempo todo se protegendo e planejando cautelosamente o próximo passo, por isto às vezes escrever esta coluna é meio chato, parece que pouca coisa muda.

Mas hoje, vejam só, a Fox executou um plano e o plano deu certo. O canal inverteu a grade, colocando o drama Lie to Me para abrir a noite, e o American Idol no horário mais nobre, das 21h, onde costuma dar mais audiência (esta noite deu 8,9 pontos, contra 7,8 pontos no na semana passada no horário antigo). Foi uma tremenda sacada, que aumentou a audiência do canal em 10% de uma semana para outra.

Lie to Me ia mal enfrentando Lost e Criminal Minds, às 21h, e vinha sendo criticada por uns caras chatos como eu porque fracassava em reter os números do American Idol. No novo horário, quarta-feira, às 20h, ela acabou de provar que pode se manter sozinha – é o que se observa nesta primeira semana, com a série conquistando 11,12 milhões de telespectadores e 3,4 pontos na amostragem 18-49 (na semana anterior haviam sido 3,6, ou seja a queda foi pequena e vantajosa pra Fox).

A sacada deu certo porque a Fox percebeu que este é um dos poucos horários da semana em que a competição é fraca. The New Adventures of Old Christine e Gary Unmarried são as piores atraçõe em audiência das CBS (de domingo a sexta). E a ABC e a NBC fracassaram feito esta ano no horário – a primeira com Pushing Daisies, a segunda com Knight Rider.

Pra comprovar a tese, reparem que a NBC estreou nesta quarta-feira, neste mesmo horário, um novo reality show culinário, chamado Chopping Block. O programa estreou mal pra caramba, com 3,98 milhões de telespectadores, desempenho inferior ao de Knight Rider. Foi a pior estreia do canal na temporada, e olha que a NBC só teve estreias ruins na temporada!

Outra prova de que tem algo errado neste horário é que é nele que a fraca CW se dá bem. O segundo episódio da temporada de America’s Next Top Model teve mais audiência que o primeiro, com 4,470 milhões de telespecradores e 1,9 ponto. Foi o terceiro programa da noite em ambas as medições, à frente da NBC, da ABC e da latina Univision. É o America’s Next Top Model que é bacana, ou são as grandes redes que não conseguiram criar boas atrações para o horário?

Concluindo, esta quarta-feira assistimos a uma jogada de mestre da Fox, que com uma mudança na grade, passou a dominar de vez a audiência nas noites de quarta-feira.

Coluna editada a partir de número fornecidos pelo instituto Nielsen (dados de exibição ao vivo mais programas assistidos em DVR no mesmo dia) e com informações do site TV by the Numbers.

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

  1. Yuri Souza Pereira - 12/03/2009

    E audiência de quarta-feira, não?

  2. Bruno A. - 12/03/2009

    Lie to me passou antes de American Idol e teve mais audiência que na semana passada. Muito bom e merecido. É a líder em total de telespectadores e na amostra 18-49 às 8h.

    Era uma série de que eu não esperava muito coisa, mas que resolvi assitir, porque a Fox (fora os reality shows) está com uma programação muito boa esse ano (a melhor, na minha opinião), e se revelou uma grande surpresa. Muito boa mesmo, recomendo.

  3. Thomaz Jr. - 12/03/2009

    Pq a ABC exibe tanto SCRUBS se a série não tá dando resultado?

  4. Andrew Maxwel - 12/03/2009

    Thomaz Jr., a resposta está no texto. Diante de atrações mais fortes, a ABC vê mais lucro passar Scrubs (que já não gera interesse do público) para não desperdiçar um programa mais competitivo.

    Só espero que não cancelem Old Christine. É ainda a melhor sitcom clássica da tv americana. Claro que Two And Half Men, The Big Bang Theory e How I Met Your Mother também são ótimas, mas eu sinto um carinho especial por Julia Louis-Dreifus, que com o resto do elenco de sua série me proporciona ótimos momentos.

  5. Rodrigo B. - 12/03/2009

    Confesso que quando pensei em ‘Lie to me’ mais cedo, nem me liguei que no fator ‘concorrência’. De fato, há mesmo um bando de séries com audiência razoável nesse spot, e Lie to me conseguiu a audiência que conseguiu pela distinção mais importante na tv americana: ser um show policial/investigativo.

    É incrível como os americanos não cansam de shows assim. Há sempre um (grande) público trocando os canais e esperando encontrar um uma série de tal gênero. Se você é a única no horário então, as suas chances de sucesso são enormes(independentemente da sua qualidade).

    Eu só fico decididamente chateado porque, como algumas pessoas aqui, eu sou um entusiasta das sitcoms, e a tentativa da CBS com duas comédias nesse horário simplesmente não deu certo. Ambas estão completamente fora da realidade de audiência do canal, o que é uma pena(e não foi falta de tempo – a CBS vem sendo super paciente com as duas). Enfim…se o fracasso se confirmar, já prevejo a CBS entrando na temporada 2009/10 com MAIS UM show policial/investigativo. Afinal, é isso que é quase certeza de sucesso na América.

  6. anderdon - 12/03/2009

    Esse horario era desprezado justamente por haver American Idol, se agora os outros canais tambem programarem shows melhores e competitivos Lie to me cairá.

    Alguem pode me falar pq Lost teve reprise essa semana, se o fato de estrear a temporada em janeito era justamente para evitar isso?

  7. Fernando dos Santos - 12/03/2009

    “já prevejo a CBS entrando na temporada 2009/10 com MAIS UM show policial/investigativo.Afinal, é isso que é quase certeza de sucesso na América”

    Concordo em parte.De fato a CBS chegou ao topo do ranking graças a seus inúmeros policiais, porém nas outras emissoras não é sempre que o gênero faz tanto sucesso assim.Na FOX, Bones vai bem e Lie To Me parece que pode dar certo, mas o ano passado a Raposa lançou K-Ville e o resultado foi um grande fracasso.A ABC lançou Life on Mars e fracassou, na temporada anterior apostou em Women’s Murder Club que também foi um fracasso.Na NBC estreou o novo Knight Rider que saiu do ar depois de 18 episódios, enquanto Life que até teve desempenho razoável na temporada 2007/08 agora sofre com índices preocupantes e somente as veteranas L&O e SVU é que seguem tranquilas.

  8. Paulo Antunes - 12/03/2009

    Yuri,
    O título da matéria foi pro ar errado, mas foi corrigido um minuto depois. Mas você me pegou!

    Thomaz,
    A ABC está entrando aos poucos com nova programação. Na semana que vem, no primeiro horário da noite, terá Scrubs inédito e uma nova comédia. Mas não acredito que mude o quadro.

    Rodrigo B.,
    Concordo com você. Estava guardando o assunto das sitcoms da CBS pra me aprofundar na semana que vem – eu realmente torço pelas três horas de sitcom semanais, mas também acho que eles vão desistir.

    Anderson,
    “Esse horario era desprezado justamente por haver American Idol”. Discordo. O American Idol começou em janeiro. Até então quem era líder no horário era Bones. Ok, Bones é bacana, mas não é série para ser líder de audiência, né?

    Sobre Lost. Creio que, como eu disse no texto, a ABC não exibiu Lost esta semana de propósito, para evitar tomar pau do American Idol. É a minha opinião.
    Mas você lembrou bem, o plano original do canal e dos produtores era exibir a série sem interrupções.

  9. Fabio Peixoto - 13/03/2009

    A ausencia de Lost inédito nesta semana já era anuciada há no mínimo duas semanas. Não creio que a ABC já soubesse que a FOX trocaria o horário de AI.

    Acho que foi mais uma pausa de meio de temporada mesmo, pra gerar expectativa. Já foram 8, teremos mais 9 (serão 17 em cada temporada para compensar a redução de 16 para 14 na quarta).

  10. Fabio Peixoto - 13/03/2009

    perdão, ausência e anunciada.

  11. Rodrigo B. - 13/03/2009

    A ausencia de Lost inédito nesta semana já era anuciada há no mínimo duas semanas. Não creio que a ABC já soubesse que a FOX trocaria o horário de AI.

    Fabio,

    Na verdade, essa troca de horários entre AI e ‘Lie to me’ já era sabida desde que a FOX anunciou sua grade pra 2009, meses atrás.

  12. Eduardo - 13/03/2009

    Lost não foi exibido nessa quarta porque foi 11 de março, o dia no meio do mês que geralmente fica restrito à reprises.

    Isso ocorreu porque Lost só tinha 17 episódios. Pra que a série atinja o dia 13 de maio (sweeps month), com algum episódio faltando para exibir, é necessário que haja uma brecha de uma semana na exibição.

    24 Horas é capaz de programar episódios duplos, tendo 24 por temporada. Lost, com apenas 17, não tem esse luxo, e precisa de pelo menos uma semana vaga.

  13. Yuri Souza Pereira - 13/03/2009

    Oi Paulo, achei um erro seu? (momento milagre)
    Eu adoro seu site, sempre to aki sempre de prontidão, eu tenho um blog, mas e so amador mesmo!
    prentedo um dia que sabe chegar ao nivel do seu site!

  14. anderson - 13/03/2009

    Paulo antunes, acho que era desprezado pelos outros canais, Ja que Bones é da Fox.
    E lie to me ao passar para 20 horas na minha opiniao deveria crescer a audiência, ja que deixou de enfrentar Criminal e Lost para enfretar praticamente nada, e a mesma nao cresceu. Mas é so minha opinião.

    Sobre LOst bem q a ABC poderia colocar as 20 horas agora tambem ehhee

  15. Leandro - 13/03/2009

    O horarrio das 20 nos EUA é infinitamente menor em audiencia do que o das 21 pois no meio do país ainda é 19 e muita gente nao chegou em casa ainda , portanto muito bom o desempenho de Lie to Me. 11 milhões numa quarta às 20 para uma série acho que só foi tão bom assim na premiere de Pushing Daisies em 2007.

    Fox haters deem um tempo please.

  16. anderson - 13/03/2009

    Leandro,
    NCIS faz quase 20 milhoes, as 20 horas, contra American Idol.
    House faz mais q isso as segundas, (pra nao deizer q sou um fox hater)

  17. eudes junior - 13/03/2009

    Realmente tenho notado que a Warner tá querendo briga por audiência. Eles sempre estão colocando chamadas dos episódios inéditos das séries (não só mais aquelas chamadas gerais), programando grandes filmes e divulgando muito, inclusive em Universidades como vi aqui. Para mim a Warner melhorou muito.

  18. Cristiano M. - 13/03/2009

    Onde está Damages nisso tudo?

  19. Edson R. Okudi - 13/03/2009

    Paulo, a sua observação sobre a postura “defensiva” das redes americanas é extremamente correta. Diferentemente do Brasil, onde a hegemonia de audiência também representa uma aproximação maior com o poder constituído e, em conseqüência, um afluxo de capitais de propagandas institucionais e de estatais (sem contar as maracutaias e apadrinhamentos), nos EUA, existe um rígido órgão regulador que não permite, de forma alguma, uma sobreposição acentuada de um grupo de comunicação sobre os demais: o FCC (Federal Communications Commission). O FCC criou um mecanismo interessante de “parceria obrigatória” entre as Networks e os Estúdios de Produção que é, agora, indissolúvel. Uma grande Network, como a CBS, por exemplo, tem espaço mínimo, segundo a legislação americana, pra produzir seu próprio conteúdo e é obrigada a comprar conteúdo de outros estúdios (embora o faça predominantemente com a Paramount). Dessa forma, a hegemonia momentânea de uma rede e seu consequente sucesso comercial é redistribuído à todos os seus parceiros que, muitas vezes, são também seus concorrentes. Um exemplo é a série House, que é exibida pela Fox, mas produzida pela Universal-NBC. Ou seja, as Networks não podem e nem querem provocar seu auto-extermínio. O que elas tentam não é a hegemonia e sim gerar audiência e recursos pra continuarem seu ciclo contínuo que você tanto conhece.

  20. Alex - 13/03/2009

    ja c foi o tempo de lost,ate american next top model,fico na frente de losto,msm sendo reprise lost sempre teve boa audiencia com reprises.

  21. Eduardo - 13/03/2009

    Fico imaginando como seria o Brasil se houvesse um orgão regulamentador com a influência do FCC. A Globo jamais teria todo esse poder, mas num país como o nosso, ninguém com poder possui integridade suficiente para dar início a tal iniciativa. Ganância e corrupção sempre predominam acima do bom senso.

  22. Rodrigo B. - 13/03/2009

    Fernando,

    Por isso que eu disse que é ‘quase’ certeza de sucesso. Realmente nem todas vão triunfar. E ainda há a questão de que algumas séries enfrentavam outras produções policiais/investigativas no horário em que eram exibidas. Como Life on Mars, por exemplo, que é derrotada por CSI:NY e Law & Order, ou seja, numa visão mais simplista, seria uma “vitória do gênero”.

    Mas eu não consigo lembrar de quem eram os adversários de todas essas séries, então não posso afirmar muito a respeito do fracasso delas. Acho que do que o americano não cansa é o velho “feijão-com-arroz”. Acho que tentar inovar demais pode significar fracasso, como é o caso de Life on Mars.

  23. Antonio - 13/03/2009

    Lost em competiçao com american idol, ui Lost ja nao andava muito alto entao agoraa

  24. Fernando dos Santos - 13/03/2009

    Rodrigo,

    concordo com você.Os gêneros policial,hospital e tribunal nunca saem da moda.Acredito que sempre haverão séries nestes gêneros.

  25. Edson R. Okudi - 14/03/2009

    Eduardo, o pior é que o governo brasileiro é completamente submisso à Rede Globo. Quando a Globopar entrou em situação pré-falimentar, o BNDES rapidamente se prontificou à “emprestar” dinheiro com prazo de pagamento à perder de vista. Posteriormente, a Telmex assumiu o passivo e a Rede Globo saiu limpinha, como se nada tivesse acontecido. No fundo, quem pagou a conta da Globopar foi o povo brasileiro.

  26. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!