As primeiras impressões de ‘iZombie’, a boa aposta da CW

Data/Hora 31/03/2015, 11:38. Autor
Categorias Preview
Tags


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
thumb image

Em setembro, completarão 9 anos do nascimento da rede de TV norte-americana The CW. Para aquele telespectadores que, como eu, tem mais de 30 anos – que não são o target do canal, focado no público teen – não há muito o que celebrar. Nascido da fusão dos canais The WB (da Warner) e UPN (uma segunda emissora da Viacom), a ideia inicial era que da união dos dois canais, aumentando a penetração no território americano e unindo dois bons mix de séries, teríamos uma nova grande rede de TV. Não aconteceu.

A estreia do canal foi frustrante e também traumática, porque, sem espaço na grade para tantos shows, acabou provocando o cancelamento de séries como a cultuada Veronica Mars. E a primeira leva de novos programas foi um fracasso. A verdade é que CW emplacou poucos sucessos nestas nove temporadas: Gossip Girl foi o maior fenômeno pop e The Vampire Diaries a mais cultuada. A lista de fracassos é maior: tentativas infelizes de navegar em sucesso de antigas séries como Melrose Place e Sex and the City, aposta em antigas estrelas teen, como Mischa Barton e Sarah Michelle Gellar e o investimento sem sucesso em produções de terror e sci fi.

A boa notícia é que, nove anos depois, o canal parece ter encontrado a fórmula. Os vampiros e as séries baseadas em super-herói construíram uma audiência base sólida. Produções do canal que pareciam sem futuro, como The 100, acertaram o rumo. E a aposta na telenovela latina Jane the Virgin deu ao canal a credibilidade de crítica que eles até então não tinham encontrado.

É neste cenário que o canal apresentou sua primeira estreia de ficção da mid-season, iZombie, com boa performance e desempenho promissor. iZombie também bebe na fonte dos quadrinhos da DC Comics, mas a proposta é outra. Aqui, no lugar dos super-heróis da Liga de Justiça, temos uma produção baseada no selo adulto Vertigo (o mesmo de onde saiu Constantine) e com um fórmula que remete ao megasucesso The Walking Dead e também às séries de policiais e legistas que dominam a TV americana.

Liv Moore é uma estudante de medicina que é vítima de um ataque zumbi. Com sorte, ela consegue esconder da família sua condição de morta-viva (apesar da palidez e da falta de interesse na vida) e manter sua condições trabalhando como legista no necrotério, com acesso livre a cérebro humano. O plot é puro realismo fantástico e a ideia mais original executada pelo canal desde a finada Reaper.

iZombie

Pra série se manter num formato semanal, a série possui um forte elemento de procedural drama. Ao comer um cérebro, Liv passar a ter lembranças e a replicar características da personalidade dos mortos. Ganha assim a sua motivação: ajudar as vítimas de crimes a ter justiça. Completando a história, a série tem um elenco de apoio formado pelo legista Ravi Chakrabarti (o único que sabe o seu segredo), o policial Clive Babinaux e a família de Liv, incluindo o noivo bonitão que ela acabou abandonando, por motivos óbvios.

O bom piloto da série pode ser explicado pela produção executiva de Rob Thomas e Diane Ruggiero-Wright, dois nomes ligados a saudosa Veronica Mars. São produtores inteligentes, com bom conhecimento de cultura pop e roteiristas que tentam fugir do óbvio.

A atriz Rose McIver também é um trunfo da série. Vinda da Nova Zelândia, e com um longo currículo de atriz-mirim (aos 6 anos atuou em Hercules e depois em Xena), ela vem ganhando espaço nos EUA com passagens exitosas por séries como Once Upon a Time (onde fez o papel da fada Sininho) e Masters of Sex. Rose tem o carisma e a graça necessária para este inédito papel de protagonista-zumbi.

iZombie possivelmente não terá a vida longa de The Vampire Diaries, ganhará um Golden Globe como Jane the Virgin ou gozar dos sólidos indíces de audiência de The Flash. Mas é divertida o bastante para entrar na grade de programação de qualquer um e a prova que a The CW, finalmente, encontrou o caminho.

* * *

iZombie estreou nos EUA no dia 17 de março. No Brasil a série ainda está inédita.

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

  1. Claudia Braga - 01/04/2015

    Vi o primeiro episódio e também gostei! Tomara que passem por aqui, mas vou acabar catando por aí pra continuar a ver.

  2. pedroluiz02 - 01/04/2015

    começou engraçadinha ( apocalipse zumbi só naquele barco ? ) o 1o episodio foi digerivel , digestivel , mas o 2o uma bomba , não convence…Não vejo futuro

  3. Thiago Falat - 01/04/2015

    Tenho preconceito com o nome da série, confesso.

  4. Paulo Serpa Antunes - 02/04/2015

    O nome é bem malandro.

  5. Paullo Mendonça - 08/04/2015

    Nossa que texto, parabéns!!! Concordo com tudo, vou continuar assistindo!!

  6. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!