‘American Idol’ sai do ar em 2016, encerrando uma era da televisão americana


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
thumb image

Dia 11 de junho de 2002 American Idol estreou nos Estados Unidos. Criação de Simon Fuller – conhecido pelo sucesso de todos os seus ‘produtos’ –  e adaptado do britânico Pop Idol o reality show musical tinha a proposta de modernizar os antigos shows de calouros. A competição tinha uma série de fases e possibilitava ao público escolher por telefone o novo ídolo americano.

Sucesso de público e crítica o American Idol não só caiu nas graças dos telespectadores americanos, mas também dos anunciantes, tornando-se assim o programa musical que arrecadou a maior cota de publicidade nos Estados Unidos, o que o levou a ser descrito pelos executivos dos canais rivais como “o show mais impactante da história da televisão”. Isso se deve ao fato do AI ter inaugurado, com a participação do público, uma nova maneira de fazer televisão em tempos de convergência midiática, ofertando ao telespectador tudo que ele procurava.

Procurando surfar na onda deste sucesso vieram The X Factor – levando com si Simon Cowell (o jurado ‘malvado’ do AI) – e The Voice, trazendo novidades aos formatos já manjados dos shows de talentos tradicionais, aos quais o American Idol muito se aproximava. Entretanto, a velocidade das transformações nos dias de hoje é muito rápida e as pessoas anseiam sempre pelo novo, deixando o American Idol obsoleto, o que ocasionou na migração da audiência para estes novos programas e uma diminuição na qualidade do AI temporada após temporada.

Entretanto, o fato é que o reality show musical inaugurou uma nova forma de fazer televisão e deixa um legado imenso, tanto em forma de programas – reinaugurando os shows de calouros – ou na forma de música, dando ao mundo talentos como Kelly Clarkson que até hoje é lembrada pela minha geração como a primeira ex participante de reality show musical a fazer sucesso, e Carrie Underwood, que é, em números de vendas e turnês, a mais bem sucedida de todas as ex participantes de realities de música e vencedora de 7 Grammy Awards, o maior prêmio da indústria da música. Nenhum outro programa do gênero consegue emplacar vencedores (ou mesmo candidatos) da maneira como o AI conseguiu.

O programa que já fez muito sucesso e teve muitas estrelas consagradas sentadas em sua bancada, como Mariah Carey, J Lo, Steven Tyler, Keith Urban e Ellen DeGeneres não teve a coragem e ousadia necessárias para inovar e se reinventar, e, por isso, se despedirá melancolicamente de seus fãs em 2016, após sua 15ª temporada, mas não sem antes marcar seu nome na história da televisão americana e no coração de todos aqueles que são amantes de boa música.

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

  1. Batista Filho - 27/08/2015

    American Idol <3 já nos deu tanta coisa boa, uma pena o fim que ele tá tendo, mesmo assim seu brilho ainda é muito grande!

  2. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!