Comentários sobre download de séries e legendas: o caso Legendaz

Data/Hora 28/10/2006, 18:01. Autor
Categorias Notícias, Opinião


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28

No 16 de outubro, a operação I-Commerce da Polícia Federal fez uso de seus mandados de busca e apreensão por 13 estados mais o Distrito Federal, agindo contra a comercialização ilegal de filmes e seriados através da internet. O saldo foi a prisão de 17 pessoas e o fechamento de diversos sites que infligiriam o Artigo 184 do Códio Penal, que trata da violação de direito autoral. Quer dizer que de agora em diante quem baixa episódios pela internet deve passar a se preocupar? Não necessariamente.

O artigo 184 do Código Penal Brasileiro estabelece claramente que é um crime oferecer ao público, com intenção de lucro, produtos protegidos pelos direitos autorais. A discrepância é que a própria Lei dos Direitos Autorais, em seu artigo 46, estabelece que a reprodução para uso privado não é considerada uma infração. O resumo disso tudo é: pelas leis nacionais, podemos reproduzir e gravar o que quisermos, desde que não lucremos com essa prática. Parece incoerente, mas é o que acontece quando a atrasada legislação brasileira fica diante do adiantado mundo cibernético. A ressalva da lei que permite a cópia pessoal das músicas ou vídeos entra em contradição no que diz respeito à pirataria, prática temida pelo mundo do entretenimento e cada vez mais usual entre a população.

Entre os site atingidos pela operação I-Commerce estava popular legendaz.com.br. O site disponibilizava gratuitamente (e numa incrível agilidade) legendas de séries de TV americanas. Com o mundo ficando cada vez menor, nunca ficou tão fácil poder assistir em questão de horas algo que acabara de passar nos EUA ou em qualquer outro lugar do mundo. E é nesse ponto que entra um importante tema do debate: mesmo de forma gratúita, baixar um episódio de televisão e assisti-lo antes que nossos canais por assinatura possam exibi-los não seria um crime?

Popularizado no mundo inteiro, o método de distribuição via Bittorrent já ocupa mais de 30% da conexão global. Bittorrent é um sistema que fragmenta em pequenos pedaços os grandes arquivos e, sem o uso de servidor central, possibilita que usuários de qualquer parte do planeta compartilhem gratuitamente qualquer coisa que esteja em seus computadores. Este sistema de troca de arquivos descentralizado é chamado P2P. Também popular nos Estados Unidos, os aparelhos de DVR (do qual o decoder Tivo é o mais conhecido) são capazes de gravar digitalmente tudo o que se vê na televisão. Somadas, essas duas ferramentas são usadas pra distribuir rapidamente e em escala global os seriados que assistimos.

Além dos arquivos virem sem os intervalos comerciais – maior fonte de renda dos canais – eles chegam aqui atropelando os caros royalties que os canais pagam pra terem direito de retransmitir um seriado. Inciada em grande escala no final dos anos 90, a indústria da TV por assinatura enfrentou problemas como as crises asiáticas e russa, mais a desvalorização do real, num período que prometia grande expansão do mercado. A popularização da TV por assinatura começou a tomar caminho apenas nessa década.

Se o prejuízo é menor para as operadoras de TV por assinatura – que compensam eventuais perdas atráves do crescimento das receitas com o provimento de acesso rápido a Internet (que curiosamente fomenta o download de música e vídeo) – por sua vez pode atrapalhar os planos dos canais de TV.

As séries mais populares no Brasil são Lost e 24 Horas. Passam em dois grandes canais no horário nobre, mas trazem um problema para os seus fãs: o tempo de espera pra assistí-las no Brasil demora até cinco meses. Muito telespectadores então fazem uso da opção de baixar o episódio imediatamente após a exibição nos EUA, reduzindo o tempo de espera. Para romper a barreira da língua, surgiram grupos de fãs que, também gratuitamente, produziam e disponibilizavam as legendas dessas séries. Hoje todo programa da televisão americana pode ser baixado em questão de minutos e os mais populares possuem legendas em português… e de graça.

Os canais ainda não acusam perdas de receita. Questionados sobre o assunto em recente entrevista ao jornal Agora São Paulo, Elie Wahaba, gerente sênior VP da América Latina e Caribe do canal Fox reitorou que se for pra uso próprio, não há problema em fazer download. Stefania Granito, gerente de marketing dos canais Sony e AXN foi além. Disse acreditar que o download inclusive pode ajudar na divulgação de série. Isso é importante pois são declarações de pessoas diretamente ligadas ao comércio: quer dizer há algo de bom nos downloads?

Sem previsão de estréia no Brasil, Studio 60 on the Sunset Strip, novo seriado do ex-Friends Matthew Perry, só pode ser assistida no país via download. Eu assisti ao episódio piloto e achei uma das coisas mais brilhantes que já vi, chegando até a escrever um review que deve ser publicado nesse site nos próximos meses. O texto dirá pra todos os leitores do TeleSéries que essa série merece ser vista: a propaganda será de graça. É o lado bom dos downloads.

Mas na Inglaterra, onde não existe a barreira da língua, os prejuízos da pirataria são mais evidentes e obrigaram os canais a tomar ações. O Sky One planeja exibir 24 Horas com apenas uma semana de atraso em relação aos EUA, pra evitar prejuízos maiores com o download via Internet. Na Austrália, um canal chegou a ir além, exibindo no mesmo dia dos EUA o novo hit Heroes. Apesar de usufruirem de propaganda gratuita boca-boca, os canais evidenciam que os downloads livre são uma realidade e não é mudando o sistema que se livrarão desse problema: o jeito é se adaptar.

Se, teoricamente, fazer o download gratúito não é um crime, o que levou a Polícia Federal a fechar sites como o legendaz.com.br e a prender 17 pessoas? Infelizmente, esses sites tinham links diretos para a venda de produtos piratas: além do comércio no Mercadolivre.com e no Orkut, o Legendaz estava ligado ao comércio de cópias piratas. Essa escorregada de alguns grupos deve ter sido comemorada pelos estúdios, principalmente as distribuidoras de DVDs. Cada vez mais populares, as coleções em DVD de seriados que vêm com temporada inteiras viraram coqueluche entre os fãs.

Temia-se que ter o episódio no computador, antes mesmo de sua exibição na televisão, causaria problemas como a diminuição da audiência e vendas desses boxes. Porém, não há nenhuma série no Brasil mais baixada que Lost, e isso não impede que ela seja a mais vista na TV e a mais vendida nas lojas de DVDs. Assim como um fã que gravaria por conta própria o episódio visto, o que temos aqui é uma escalada global entre os fãs que trocam entre si esses episódios, mas que até agora não causou redução na audiência e vendas dos DVDs. Mas e se esses números reduzissem? Sempre haverá a possibilidade dos canais e distribuidores de home video combaterem a pirataria exibindo as séries mais cedo e produzindo DVDs mais baratos e completos.

George Lucas disse certa vez que o futuro dos filmes será uma drástica redução no orçamento pra driblar o download gratuíto. E a solução pros seriados de TV, qual é? Enquanto não se estuda mudanças na lei, ela passa por planos de TV por assinatura mais baratos (quando for do interesse das operadoras), chegada ao Brasil mais rápida dos seriados (quando for do interesses dos canais) e preço dos DVDs reduzidos (quando for do interesse dos distribuidores). Ninguém faz download por mal. E se medidas como as acima fossem implementadas no Brasil, a Polícia Federal não teria porque se preocupar com a distribuição de legendas dos seriados.

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

  1. paulo fiaes - 28/10/2006

    bom texto, gostei mesmo

  2. Ale Rocha - 28/10/2006

    Ótimo texto, Thiago. Concordo com seu ponto de vista.

    Por experiência própria, o download de seriados não me impede de ter interesse de revê-los na televisão – paga ou aberta – ou mesmo de comprar o box de DVD.

    Aliás, sobre o box, o problema é outro: preço. Tomemos “24 Horas”, que eu adoro. Vi a quinta temporada, quero comprar. Mas quase caí da cadeira ao ver o preço no Submarino: R$ 190!!!

    Eu já achava R$ 130 caro – preço das temporadas anteriores. Comprei recentemente a primeira temporada pois achei por R$ 100 – a Fox emoro cinco anos para colocar em promoção, um absurdo.

    Ale Rocha
    Poltrona.TV [ o blog sobre televisão ]
    http://www.poltrona.tv

  3. WampaOne - 28/10/2006

    Muito legal o texto Thiago. Pelo visto, baixar seriados para consumo próprio não tem problema.

    E usar p2p, tipo soulseek, para baixar músicas? Alguém arrisca algum comentário?

  4. Miguel - 28/10/2006

    Wampa, sobre download de músicas:
    http://info.abril.com.br/aberto/infonews/102006/17102006-14.shl

  5. Heitor Albernaz - 28/10/2006

    Ótimo Texto.
    Mostrou bem os lados da história.
    Mas se nos EUA as próprias emissoras, como a FOX, soltam seus episódios uma semana antes de estrearem, como classificar isso como crime contra elas?

  6. cris - 28/10/2006

    Faço download sim, e não cometo crime algum. Assino tv a cabo (pago), então só me adianto aos canais. Esperar cinco meses para assistir lost ou outra série qualquer é um desrespeito ao assinante, sem falar na qualidade das legendas. O pessoal do Legendaz devia receber um prêmio e não punição. O serviço prestado gratuitamente por eles é muito superior ao prestado pela fox, por exemplo. Também não acredito nesta história de prejuízo. Se alguém baixar sua série favorita sem banda larga é um fanático mesmo. A maioria das pessoas que baixam tem banda larga (também paga). O Brasil é um país atrasado nesta área. poucos tem banda larga, o que significa que poucos (em relação ao tamanho da população) baixam. Quem compra dvd pirata não tem dinheiro pra pagar tv a cabo nem banda larga, então não são clientes das operadoras e também não podem ficar acordados durante a semana até de madrugada para assistir na globo já que tem que trabalhar. As operadoras deveriam repensar seus preços e os canais deveriam repensar o modo como tratam seus telespectadores. Quem não se irrita quando uma série acaba de estrear temporada nova na sony e depois de três ou quatro episódios começam com reprises? A internet é uma arma de auto defesa para os telespectadores. Se estão preocupados com os downloads ainda temos chance de nos fazer ouvir.

  7. Eric Fernandes - 28/10/2006

    Ótimo texto. Concordo com você.

    WampaOne, acredito que não tem problema nenhum.

  8. Miguel - 28/10/2006

    Estranho, meu comentário anterior não apareceu.

    Mais uma vez, Wampa, sobre download de músicas:
    http://info.abril.com.br/aberto/infonews/102006/17102006-14.shl

  9. Cristiano - 28/10/2006

    Excelente texto. Sou fã deste site e dos artigos… parabéns !

  10. Leonardo - 28/10/2006

    Eu num faço download de seriados, mais por preguiça mesmo porque eu tenho barda-larga. Mas eu num vejo nenhum problema em que o faz.

  11. Miguel - 28/10/2006

    Dois comentários meus ainda não apareceram, eu fiz alguma coisa errada?

  12. Paulo Antunes - 28/10/2006

    Miguel, os comentários tem um sistema antispam, se você manda mais de uma mensagem em pouco tempo ou manda mensagens com links pode cair nele e aí só vai liberar quando um de nós aprovar a mensagem.

  13. omargreis - 28/10/2006

    Baixar um filme pela internet é algo trabalhoso, visto que sempre pode ter um defeito no release, link que desaparece. As legendas, que hoje são de ótima qualidade, já foram difíceis de achar, muitas vezes com problemas, ou até falsas. Daí chega-se a conclusão que quem baixa por torrent ou emule tem que se esforçar, não é uma barbada. Grande parte da culpa do crescimento dos downloads é das TVs por assinatura, por exemplo, quando iremos ver as novas temporadas de Lost e 24? Em 2007, lá por fevereiro ou março. Esta semana estreou The Unit, nos Estados Unidos começou a segunda temporada. As operadoras deviam dar no máximo 15 dias de diferença, tempo suficiente para uma boa legendagem, e não teriamos nenhuma razão a mais para deixarmos nossos micros horas ligados, ficar garimpando legendas na internet.

  14. Lucas Barreto Gomes Leal - 28/10/2006

    Bom eu como futuro jurista que sou espero incrementar sua opiniao uma vez q o representante da Fox na america latina (essa q distribui os episodios pros canais fechados brasileiros) disse q não ve crime no caso da pessoa assistir em casa, acredito que no caso de direitos autorais a ação é penal publica condicionada ou até mesmo ação penal privada (pra quem não sabe só se julgara o crime se houver queixa crime o que não ira ocorrer visto que eles não veem crime)
    quem poderia reclamar são os canais de tv fechada ou aberta…mas cabe a eles fazerem contratos melhores com os produtores da serie uma vez que eles não vem problema em ter esse material disponivel portanto insisto que eles são compradores do produto eles detem o direito de transmissao na tv fechada ou aberta e não o direito sobre o produto, este quem detem são as empresas produtoras que já autorizaram sua divulgaçao pela internet
    mas só pra concluir e não ficar mto longo…pirataria é a venda do produto em si
    logo quem não vende não realiza pirataria pra mim o usuario domestico (vulgo quem puxa o episodio pra ver em casa) não comete crime algum!
    Exemplo: tenho um primo nos e.u.a ele ve um episodio grava e me manda pelo correio (pratica comum com novelas brasileiras) eu vejo aki e guardo…eh crime?
    então com a modernidade meu primo deixa de mandar por correio e em fita e começa a me mandar pela internet…eu puxo e assisto…eh crime?
    o mesmo vale pra quem pega na internet…não é pq eu puxo de um desconhecido que é crime
    enfim isso eh um debate q da mto pano pra manga!!!
    desculpem o textão espero q alguem leia e retire algo de util

  15. Luis Carlos - 28/10/2006

    Bom texto.Só que no caso desse site,me parece que apenas uma pessoa foi presa;tendo o site,por sua própria vontade,dado um tempo por precaução.

  16. Lucas Barreto Gomes Leal - 28/10/2006

    e agora daonde eu fundamentei a minha opinião no post anterior
    fui me basear no codigo penal pra ver se tinha amparo a minha opinião, de fato tem como defender que é crime, mas minha opinião se encontra mto bem amparada
    Codigo Penal
    art. 184
    Violação de direito autoral
    caput “violar direitos de autor e os que lhe são conexos: pena – detenção, de 3(três) meses a 1 (um) ano, ou multa”
    Atenção agora…
    “paragrafo 4 – O disposto nos paragrafos 1, 2 e 3 (que trata de quem reproduz com intuito de lucro quem reproduz sem autorização do autor e etc…) NÃO (maiuscula minha) se aplica quando se tratar de exceção ou limitação ao direito de autor ou os que lhe são conexos, em conformidade com o previsto na lei n 9.610 , de 19/02/1998, NEM A COPIA DE OBRA INTELECTUAL OU FONOGRAMA,EM UM SÓ EXEMPLAR, PARA USO PRIVADO DO COPISTA, SEM INTUITO DE LUCRO DIRETO OU INDIRETO (maiuscula minha de novo)”

    e a lei 9.610 tem no seu arti 46. inciso II – ” a reprodução, em um só exemplar, de pequenos trechos, para uso privado do pocista, desde que feita por este, sem o intuito de lucro;” enfim não eh pequeno trecho é a reproduçao integral ainda assim não vejo como crime

    e no art 95 “Cabe às empresas de radiodifusão o direito exclusivo de autorizar ou proibir a retransmissão, fixação e reprodução de suas emissoes, bem como a comunicação ao público, pela televisão, em locais de freqüência coletiva, sem prejuízo dos direitos dos titulares de bens intelectuais incluídos na programação”
    e uma vez que foi autorizada pelas emissoras…
    enfim acho q demonstrei meu ponto
    _________________

  17. Lucas Barreto Gomes Leal - 28/10/2006

    adorei seu texto pois ajuda a acabar com essa bobeira de que eh crime e etc…
    tenho mtas opinioes sobre o tema mas naum vou escrever mto mais do que jah escrevi nos posts anteriores…
    soh pra dizer uma coisa…uma soluçao serie uma parceria das empresas que transmitem aki no brasil as series com os sites de legenda…fazer propaganda nos sites e etc dar uma ajuda financeira e em troca elas utilizariam as legendas deles…não precisariam pagar profissionais pra fazer isso e o custo diminuiria mto assim como o tempo da traduçao
    depois poderiam exibir o episodio logo apos dos eua…
    ou melhor receber o episodio com antecedencia legenda-lo e exibir ao mesmo tempo que nos eua…isso diminuiria mto a taxa de download…ou ainda botar anuncios durante a serie num pequeno quadrado no canto…isso seria captado mesmo num download e naum prejudicaria os produtos que fazem comercial no intervalo do seriado…
    enfim soluçoes existem soh naum pode eh querer se chocar com quem puxa pois eles que são os consumidores

  18. André M. - 28/10/2006

    parabéns pelo texto, Thiago… é essa a realidade…

    cara, eu só não baixo pq não sei direito como faz pra entrar nesses programas ae e pq talvez meu pc não seja rápido o suficiente… na verdade, já baixei, sim… foi o primeiro episódio dessa terceira temporada de Lost, através de um link no Orkut… ae depois que vi apaguei, pq uma amiga minha me falou depois que se eu baixasse pelos programas certos, o episódio viria mais leve…

    acho que a Fox deveria entrar no mesmo esquema da Sky One, ou seja, passar com só uma semana de atraso aos EUA… ae sim, acho que agente teria a cortesia de esperar que fosse uma semaninha pra comentar o episódio…

    ah tah… e se baixassem os preços dos DVDs… =D

  19. Emerson de Oliveira - 28/10/2006

    Realmente, R$ 190,00 por um box de seriado é absurdo, irreal para a nossa realidade econômica. Tanto na teoria, quanto na prática, a redução dos preços dos box é possível sim.
    Mesmo quando vende suas coleções ao convidativo preço de R$ 59,90, a Warner Home Video não obtém prejuízos. Afinal, nenhuma grande empresa vende um produto para ter pouco ou nenhum lucro.

  20. Flavio Luiz - 28/10/2006

    Eu possuo uma conexão banda larga de apenas 150kbps, mas tenho assistido todos os episódios de Lost, Heroes, Prision Break, Dexter, Jericho e Nip/Tuck com apenas um dia de diferença, sendo que, no caso do 4ºEpisódio do Lost, assisti ao meio-dia de quinta… nos EUA passou quarta às 21h… e com a legenda perfeita em português. Isso é crime? Não sei. Mas não vou ficar esperando dois anos para a Globo passar o Episódio no Domingo de Madrugada, pois não tenho condições de pagar o absurdo de quase R$100,00 para ter TV a Cabo, e ainda com uns meses de atraso igual.

  21. Thomás - 29/10/2006

    Por metade do preço de uma TV por assinatura, você pode assinar uma banda larga e assistir tudo o que tem na TV paga com antecedência. No meu caso só tenho TV a cabo, e não tenho banda larga. Mas existe algo mais tentador que isso?

    Ótimo texto.

    Também estou louco pra ver Studio 60. Sou fã de Friends e meu ator preferido é o Mathew Perry. Pelo menos os promos já vi na internet.

  22. theo - 29/10/2006

    o que acontece no Brasil é que é sempre mais fácil empurrar a culpa para o usuário do que criar meios para desestimulá-lo a tomar certas atitudes.

    o download pra uso próprio nao pode ser considerado crime, já que um usuário o disponibiliza para a rede sem fins lucrativos e outro usuário faz o download tb sem fins lucrativos e para uso pessoal. isso definitivamente descaracteriza um crime, pois há concentimento de uma pratica legal de ambas as partes.

    a inglaterra está tentando resolver o problema diminuindo a janela entre a exibicao americana e a inglesa, o que me parece uma tatica acertadissima já que o principal motivo de se fazer downloads é a demora dos canais para exibir os seriados.

    a venda de boxes de séries é outro absurdo. há series lançadas que custam mais de meio salário mínimo. isso é um convite à pirataria e à prática legal de fazer downloads.

    as major devem se preocupar com isso e facilitar o acesso do usuário ao seu produto (canais de tv, operadoras, estudios)…

    claro q a venda desses produtos é crime e dessa maneira deve ser combatida.

  23. WampaOne - 29/10/2006

    Pessoal, ótimas reflexões. Estou salvando esse texto, just in case…posso? 🙂

    Valeu pelo link Miguel!

  24. Natalia - 29/10/2006

    O ideal seria se as séries passassem no Brasil com no máximo uma semana de atraso. Tenho certeza que isso diminuiria em muito o número de downloads de episódios.

    O site da ABC (www.abc.com – Grey’s, Ugly Betty, Lost entre outros) disponibiliza o download de episódios para os residentes nos EUA.

    É óbvio que não dá mais para depender somente da televisão.

  25. Édio - 29/10/2006

    Muito bom o texto Thiago…É uma pena o Legendaz.com ter sido fechado, confesso que baixo seriados da internet e baixava as legendas lá. Mas isso nunca me impediu de comprar o box de minhas séries preferidas…Aliás, comecei a baixar seriados porque cheguei “atrasado” nesse mundo…Por exemplo, Grey’s Anatomy…A primeira vez que vi foi no Brasil, mas estava no sexto episódio da primeira temporada. Logo baixei os primeiros episódios para poder acompanhar na TV…Outro ponto postivo dos downloads. Já Lost, baixo porque não possuo AXN na minah tv a cabo. Mas ainda vou comprar o box do mesmo, favorecendo o tal.

  26. sandra - 29/10/2006

    Se “troca de arquivos” é crime então deveria ser presa, pois faz mais de 30 anos que empresto livros para minhas amigas lerem de graça. Não é a mesma coisa? Deveriam se preocupar em pegar bandido, isso sim. Aliás será que existe alguem aqui que nunca emprestou nada? Se é assim até emprestar uma roupa de griffe é crime.

  27. Luciana - 29/10/2006

    Muito bom esse texto mesmo …

    Kra é um absurdo termos que esperar 5 meses pra assistir a uma nova temporada!!

    Como foi dito pelo pessoal da Fox e da Sony, não há nada de errado em baixar os epis!!

    Sinto pelo legendaz, que é um ótim site… espero que um dia eles voltem, pois disponibilizavam as legendas de forma absurdamente rápidas xD

  28. Cristiano(Highlander_Master) - 29/10/2006

    Excelente texto.

    Bom, eu baixo algumas séries por que sou praticamente obrigado, vou dizer pq. A TVA que é a operadora que eu assino não tem o canal “Universal”, então eu tenho que baixar a excelente série The 4400. Baixo a série Anos Incriveis, por ser antiga e não passar em som original em lugar nenhum, e não foi lançada em DVD no Brasil, ainda. E pra completar, Lost, que simplismente não tem como não baixar, por que até a AXN exibir a série, todo mundo ja contou ela, principalmente pela presença do Brasileiro…

    Enfim, até acharia errado baixar coisa, se fosse tudo facil de encontrar, o que não é como no caso dos filmes, séries e animações asiaticas…

  29. Cesar - 29/10/2006

    O assunto é polêmico, mas a forma como foi abordado é esclarecedora. Eu tinha a informação – equivocada – que o simples download era crime. Não é.

    Nunca fiz juízo de valor sobre este assunto. Sou fã de séries mas opto por esperar as transmissões locais. Quem tem a necessidade de ver antes tem mesmo que partir para o download, já que é a única alternativa.

    De qualquer forma, a abordagem do assunto é válida e foi muito bem feita, assim como as discussões. Valeu!

  30. Flavio Luiz - 29/10/2006

    Esses sites abaixo não foram afetados pela PF, pois não tinham vínculos com vendas de produtos pirateados. Estão recebendo muitas doações de legendas de filmes e séries (inclusive eu estou anexando as que possuo). Quem puder dar uma mão também, pois é difícil garimpar legendas boas e sincronizadas em vários sites diferentes. Como já disse antes, eu baixo as séries com apenas um dia de diferença dos EUA, pois é difícil entrar em sites e ler os comentários do que aconteceu no episódio e não ter acesso para assistir.
    http://www.subtitles.com.br/
    http://www.central-subtitles.com/

  31. marcus - 30/10/2006

    fantástico ponto de vista! se canais como a sony e a warner adiantassem suas estréias ao invés de atrasá-las por tanto tempo, não haveria tantos downloads de séries. eles que se adaptem aos novos tempos!

  32. Marise - 30/10/2006

    Definitivamente, se fazer download de séries for considerado crime, vou ser presa, e peço aos amigos para levarem chocolates e coca-cola pra mim! Eu pago tv a cabo, pago caro, mas, como demora demais para as séries passarem aqui, eu faço downloads. Posso afirmar que durante os 7 dias da semana, ocupo 5 dias só nos downloads, o pc fica ligado 24 horas!
    Pelo que eu soube, ninguém do legendaz foi preso, e eu que sempre no site, nunca vi um link de venda de qualquer coisa! O que me deixa mais indignada é o fato de que no Brasil os políticos roubam na cara de todo mundo e não acontece nada com eles, teve o caso das malas, das ambulâncias, mas tudo acaba em pizza, mas nós, pobres mortais não podemos colocar um site de legendas grátis!!!! Grátis no Brasil é crime, roubar não!

  33. Natalia - 30/10/2006

    E o pior de tudo é que ainda são reeleitos.

  34. João Paulo - 31/10/2006

    excelente texto..

    se fosse por isso, os sites que disponibilizam as letras das musicas deveriam ser fechados também..ou não? nao seriam legendas pras musicas?

  35. Poltrona.TV [ www.poltrona.tv ] O blog sobre televisão :: Sony banca o lobo em pele de cordeiro e quase tira LostBrasil do ar :: November :: 2006 - 01/11/2006

    […] A polêmica em torno dos downloads de séries e suas legendas começou há algumas semanas, com a operação I-Commerce, da Polícia Federal, no dia 16 de outubro (leia mais no site TeleSéries). Desde então, sites com legendas e links para download de séries estão saindo do ar em progressão geométrica. […]

  36. Afranio Afra - 09/11/2006

    Seu texto está corretíssimo, porém saiba que está incutido na cultura da autoridade brasileira a possibilidade de censura e isso não deixa de fora o poder judiciario, que autoriza essas barbaridades.

  37. francesca lamarca - 09/11/2006

    Olá!!
    gostaria de saber qdo começarão a ser vendidos os dvds (originais) da série “The L word”, q passa atualmente, no Brasil, no canal Warner Channel.
    Obrigada

  38. TeleSéries » Retrospectiva 2006 - IV - As legendas e a explosão do download - 28/12/2006

    […] A polêmica em torno dos downloads de séries e suas legendas começou algumas semanas antes, com a operação I-Commerce, da Polícia Federal, no dia 16 de outubro (assunto já abordado aqui no TeleSéries). Desde então, sites com legendas e links para download de séries saíram do ar em progressão geométrica. […]

  39. Poltrona.TV | o blog sobre televisão :: As legendas e a explosão do download :: December :: 2006 - 30/12/2006

    […] A polêmica em torno dos downloads de séries e suas legendas começou algumas semanas antes, com a operação I-Commerce, da Polícia Federal, no dia 16 de outubro (assunto abordado no TeleSéries). Desde então, sites com legendas e links para download de séries saíram do ar em progressão geométrica. […]

  40. Piter - 18/01/2007

    Galera, sou fã do 24 horas. Passei a ter internet em casa só agora. Alguém poderia me informar, por favor, em qual site eu baixo gratuitamente episódios do 24 horas? Obrigado!

  41. SIMONE REZENDE - 09/02/2007

    COMPREI UM COLEÇÃO DE FILMES DA SERIE OS WALTONS E NÃO VEM LEGAENDA EM PORTUGUES, SÓ FRANCES E O ORIGINAL INGLES, E AGORA COMO EU FAÇO, TEM COMO COLOCAR LEGENDA EM PORTUGUES NOS FILMES?

  42. RONALDO NECKEL MORETTO - 10/02/2007

    Valho-me do texto acima: “da Polícia Federal fez uso de seus MANDATOS de busca e apreensão”.
    Somente para esclarecer: trata-se de MANDADO, e não de “MANDATO”. Mandato é o que utiliza o mandatário (político eleito por exemplo…). O Mandado de Busca e Apreensão, interceptação de fluxo telemático, prisão preventiva, temporária, etc., é ordem emanada de autoridade judicial. Assim, MANDA a autoridade judicial fazer determinada coisa, e, por isso, trata-se de MANDADO.

  43. Denise - 13/03/2007

    Eu adoro a série Law&Order e Law&Order SVU, sempre que posso baixo do emule um episódio inédito, mas eu sempre vejo na TV o seriado e acabei de comprar pelo Submarino um box de Law&order custou R$103,00+ frete de 4,00 acho que vale os 22 episódios completos dublados…a qualidade é maravilhosa,acho que as grandes produtoras desses seriados não veêm risco ou perigo aos seus negócios com o donwload através dos compartilhadores P2P,como a matéria disse nós que baixamos elogiamos tanto a série que influenciamos outras pessoas a assistirem, é o caso so seriado Monk, eu vi e gostei e elegiei, pouco tempo depois todos da familia e meus amigos viam a série e depois comentávamos o filme….somos uma propaganda ambulante, o velho boca a boca…

  44. Osvaldo Góis - 20/03/2007

    Preciso dos links de sites onde eu possa baixar gratuitamente os seriados da Tv americana, tipo Smallville e 24 hs.
    Por favor ajudem-me

  45. Osvaldo Góis - 20/03/2007

    Preciso dos links para download grátis de smallville e 24 hs. Alguem pode ajudar?

  46. priscilla - 28/03/2007

    porfavor alguen pode me indicar sites que eu possa baixar filmes e musicas?
    des de ja estou grata abraços

  47. paulo jose - 29/03/2007

    eu so queria saber onde eu acho sites pra baixar filmes e series se souber por favor me mande………..

  48. Blog do Teco » Blog Archive » Uma visão sobre download de séries e legendas - 06/04/2007

    […] Este texto foi escrito por Thiago Sampaio do site Teleséries […]

  49. Thyago - 12/04/2007

    Texto muito bom! Será que você poderia retificá-lo, trocando mandato por mandado?

  50. André - 17/06/2007

    Olá, muito bom o texto e um ótimo ponto de vista. Sou fã das séries 24 horas e Lost, mas teu um problema imenso. Não sei onde baixar esses seriados. Se alguém souber, por favor, manda o endereço pra mim. Um abraço.

  51. Natália - 06/07/2007

    Gostei muito do texto, boas opiniões. Estou começando agora a acompanhar algumas séries; Em especial “The Class”, porém ela passa uma vez por semana, num horário que não estou em casa para ver, então sempre peço para alguem gravar isso está me causando alguns transtornos.
    Gostaria de saber se há algum site em que possa fazer o download da série, mas sem complicações.
    Se souberem, me mandem o link.
    Agradeço. Um abraço.

  52. Jevva - 14/08/2007

    Chegando tarde ao assunto… mas, falando resumidamente, é preciso ver o caso de forma social e filosófica, ou seja, pela verdade e não pelo lucro. É obvio que as pessoas envolvidas na realização de um filme precisam receber um dinheiro que garanta a continuidade das produções. Mas por outro lado (e na verdade “no mesmo lado” pois “não joga contra”), os meios de comunicação tem papel essencial da evolução intelectual e cultural da sociedade, isso significa que todas as pessoas, incluido (e principalmente) as de baixa renda, tem o direito a uma qualidade cultural muitíssimo maior do que temos atualmente no que chamamos de TV aberta, ou TV gratuita. Como resolver isso? O cinema deverá se adaptar, a sociedade deve mudar o mode de pensar, contrariando a máfia que envolve as produções cinematográficas.

  53. luis augusto bonilha - 26/04/2008

    gostaria de fazer download da série dinastia apresentada na rede bandeirantes nos anos 80

  54. Ação civil limita atividades do Mininova » TeleSéries - 28/11/2009

    […] prendeu 17 pessoas em 13 estados e fechou o até então maior site nacional de legendas, o Legendaz (leia aqui). E no início desse ano, a APCM (Associação Antipirataria de Cinema e Música) tentou encerrar […]

  55. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!