‘Agents of S.H.I.E.L.D.’: muito barulho por nada? (Audiência na TV Americana 29 de setembro a 4 de outubro)


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
thumb image

A segunda semana de estréias da Fall Season apresentou menos novidades, mas trouxe de volta as animações da FOX e as veteranas da ABC e da CBS nos domingos. Única novidade no domingo, Betrayal  ocupou o lugar de 666 Park Avenue e, aparentemente, é capaz de seguir o mesmo caminho junto à audiência.

Vejamos então o desempenho das estréias desta semana junto ao público qualificado.

Abaixo lançamentos e séries que já se encontram com mais de uma temporada ocupam o mesmo gráfico. Na coluna referente à temporada 2013-2014, encontram-se os números da audiência obtida na semana que passou. Na coluna referente à temporada 2012-2013, há uma diferença entre os lançamentos e as séries que têm mais de uma temporada. Quando a série possui mais de uma temporada, a comparação é feita com os índices de audiência obtidos por ela mesma na temporada passada; quando se trata de séries lançadas este ano pelas redes de televisão, a comparação é feita com a série que, na temporada passada, ocupava o mesmo lugar na grade de programação.

Os índices de audiência são referentes às season premieres em ambos os casos. São também os números do público qualificado, pois é esse público que é levado em consideração para a veiculação de propaganda durante os intervalos comerciais do horário nobre.

REDE ABC – estréias

grafico audiencia rede abc

Os fãs da Shonda Rhimes podem ficar tranqüilos, ela não vai deixar a televisão tão cedo. Se Scandal não era a volta mais aguardada desta temporada, foi, no entanto, a série que mais público ganhou. Na comparação entre as season premieres passada e esta houve um aumento de  71% junto ao público qualificado.  Aposta certa da rede ABC que deu uma chance à série, quando, na sua primeira temporada alguns críticos apostavam no seu cancelamento.

Super Fun Night começou bem. Além de conseguir um bom índice de audiência, superou o público de Suburgatory que, na temporada passada, ocupava o mesmo horário na grade de programação. Mas é interessante notar também que esta nova comédia da rede ABC, conseguiu segurar uma boa parcela do público herdado de Modern Family, comédia que, este ano, a antecede na grade de programação.

Apesar de ter perdido 11% de sua audiência quando comparada à season premiere passada, Once Upon a Time parece ter chegado a números estáveis junto à audiência. Além desta porcentagem não ser significativa, se levarmos em consideração que a tendência é a perda gradativa de audiência ano após ano, o drama da ABC terminou a temporada passada com uma média de audiência de 2.7 pontos junto ao público entre 18-49 anos. Este público parece ter sintonizado a série na sua volta.

O caso de Revenge é o oposto de Scandal. A série perdeu 71% de sua audiência na estréia de sua terceira temporada, em relação à sua estréia na temporada passada. Esses números devem preocupar a rede ABC e os fãs de Amanda Clark.  Além disso, é preciso levar em consideração que, geralmente, os índices de audiência obtidos na season premiere são maiores que a média de audiência que a série consegue atingir durante a exibição dos episódios exibidos ao longo da temporada; por exemplo, na temporada 2011-2012, a média de audiência de Revenge foi de 2.5 pontos junto ao público qualificado, mas na volta da série na fall season passada, a série conseguiu obter 3.2 pontos junto a esse público. Isto não aconteceu este ano. E, se tendência é que, durante a fall season, a série perca uma parcela deste público, o sinal de alerta deve estar ligado para Revenge.

A rede ABC precisa exorcizar o horário das vinte e duas horas, na sua grade programação dos domingos. Betrayal conseguiu obter menos público, na faixa etária 18-49 anos, que 666 Park Avenue (2.1 pontos na demo 18-49 anos), que já havia conseguido menos audiência que Pan AM (3.1 pontos), sua antecessora no mesmo horário. Ambas, 666 Park Avenue e Pan Am foram canceladas. A se julgar pelos índices dos episódios de estréia, o destino de Betrayal não parece muito promissor.

Rede CBS – estréias

grafico audiencia rede cbs

A boa notícia para a rede CBS é que as séries que são lançamentos estão nos primeiros lugares do gráfico. Boa notícia porque as séries conhecidas já possuem um público cativo, a tarefa é mantê-lo interessado. Já as novidades são uma incerteza. Por isso os resultados dos novos programas são ansiosamente aguardados e geram de saída, uma predisposição junto ao público de forma geral.

The Millers ocupa, este ano, na grade de programação, o mesmo horário que, na temporada passada, pertencia a Two and a Half Men. O ponto positivo da estréia do novo programa da CBS é que conseguiu manter o mesmo índice de audiência, na demo 18-49 anos, de sua antecessora. O ponto negativo é que segurou apenas 63% da audiência de The Big Bang Theory, que a antecede na grade de programação deste ano. E, posso apostar que a CBS continua a procurar uma sitcom que consiga conservar o público de Sheldon e seus amigos nerds. Pelo sim e pelo não, vejamos como o público irá se comportar com The Millers durante o restante da fall season.

We are Men pode ser um alerta para a CBS. A série conseguiu melhores índices junto ao público qualificado que a maioria de suas outras estréias. Este é um ponto positivo. Mas obteve menos audiência junto a esse mesmo público, se comparado a Partners, que ocupava o mesmo horário na grade de programação da temporada passada. E, para quem não se recorda, Partners foi cancelada depois da exibição de seu sexto episódio.

Quanto a The Amazing Race, depois de 22 temporadas no ar, perder apenas 20% de audiência junto ao público qualificado, é um feito. E apesar desta característica vir se repetindo com o passar dos anos, os números não são ruins para um programa exibido nas noites de domingo, quando tem que concorrer com a programação esportiva da NBC.

Os índices de audiência obtidos por The Good Wife e The Mentalist na temporada passada não justificaram sua renovação pela rede CBS (antes que os fãs comecem a atirar pedras, lembro que estou falando em termos de audiência, sem entrar no mérito dos programas). Este ano ambos os programas perderam em torno de 20% de seu público qualificado, se comparado à estréia da temporada passada. A luz vermelha deve ter começado a piscar na sede da CBS.

Rede CW – estréias

grafico audiencia rede cwPor enquanto somente uma novidade na rede CW: The Originals. E parece que a noite dos vampiros deu certo para a rede, ao menos na sua estréia. A perda de 25% na audiência de The Vampire Diaries entre a season premiere passada e esta é normal e, de qualquer forma, em se tratando da rede CW, a série mantém bons números de audiência.

Já a premissa para The Originals é a mesma. Apesar de perder 17% da audiência de The Beauty and the Beast (série que ocupava o horário, na grade de programa da temporada passada, que nesta temporada pertence a The Originals), este novo drama da CW, praticamente manteve o público qualificado de The Vampire Diaries, série que a antecede na grade de programação este ano.

A CW deve estar satisfeita. E os apaixonados fãs dos vampiros da CW, pelo menos por enquanto, podem ficar também.

Rede FOX – estréias

grafico audiencia rede fox

As animações da FOX voltaram. Após anos de exibição, ainda continuam a garantir bons índices de audiência junto ao público qualificado, nas noites de domingo.

A mais novinha é Bob´s Burguer e já tem quatro temporadas! Das quatro, foi a que perdeu menos audiência entre o público na demo 18-49 anos: 16% entre esta e a season premiere passada. The Simpsons (25 temporadas) sofreu uma perda de 24% de audiência junto ao público qualificado; American Dad! (9 temporads) obteve 25% menos público nesta mesma faixa etária e a audiência de Family Guy (11 temporadas)  foi 22% menor.

Apesar da queda na audiência. The Simpsons, no seu horário de exibição, ficou atrás apenas da transmissão do campeonato de futebol, pela NBC e Family Guy foi melhor que Revenge e The Good Wife, liderando seu horário de exibição.

Se uma delas for cancelada, não será por causa dos índices de audiência.

Rede NBC – estréias

grafico audiencia rede nbc

Na rede NBC, estrearam somente novidades, esta semana. E os índices de audiência de todas elas, não foram bons para o padrão de audiência da rede.

Sean Save the World ocupou, na grade de programação, o horário que, na temporada passada, pertencia a The Office. Apesar de perder 34% da audiência junto ao público qualificado, em relação à season premiere passada, seu maior pecado são os números em si: muito baixos. O mesmo se pode dizer de Welcome to Family, que obteve um índice de audiência (que já era baixo), menor do que o de Up all Night (sitcom que ocupava o mesmo horário na grade de programação da temporada passada).

Resta-nos Ironside. Remakes são um desafio pela sua própria natureza: o argumento pode ser o mesmo, mas, entre outros aspectos, a história tem que ser atualizada e os personagens também. Além disso, Ironside tinha outro desafio, cobrir o lugar de Chicago Fire na grade de programação da NBC. Por enquanto, o novo drama, não se saiu muito bem, mas resta a esperança de que o efeito Chicago Fire possa atingir Ironside. Vejamos como a série se sai nas próximas semanas.

Melhores desempenhos junto à audiência na semana de 29 de setembro a 4 de outubro

Mais uma vez é bom lembrar que a audiência que as redes de televisão valorizam são os índices obtidos pelos programas junto ao público qualificado. Então não adianta encher os olhos somente com a quantidade de telespectadores totais obtido pela sua série favorita.

Audiência na demo 18-49 anos

week 02 tabela total 3

Audiência em milhões de telespectadores

week 02 tabela total 2

Ganhar ou manter a audiência ao longo da temporada, é um feito difícil de ser realizado. O mais comum é que as séries percam aproximadamente 0.2 pontos na demo 18-49 anos entre a semana de estréia e a exibição de seu segundo episódio. Quando os índices de audiência se mantém ou aumentam já é um fato a ser comemorado. Quando caem mais que os 0.2 pontos citados, os fãs devem começar a ficar preocupados.

Algumas séries conseguiram o feito de ganhar audiência na sua segunda semana de exibição. Outras mantiveram praticamente os mesmos números. Outras, apesar da empolgação inicial, não conseguiram um desempenho tão bom nesta segunda semana. Vejamos em qual categoria sua série favorita se encaixa.

NCIS sempre surpreendendo. Entre a estréia e seu segundo episódio, conseguiu 0.2 pontos mais audiência junto ao público qualificado. Survivor  também repetiu o feito do drama da CBS. Mas Bones foi a série que mais cresceu junto à audiência qualificada: 0.3 pontos entre a semana passada e esta.

Trophy Wife, Marvel´s Agents of S.H.I.E.L.D., The Crazy Ones e The Goldbergers viram seus números despencarem. Trophy Wife foi a série que mais perdeu público na demo 18-49 anos: 40% entre a estréia e sua segunda semana de exibição. Agents of S.H.I.E.L.D. e The Goldbergers perderam 30% de seu público qualificado (ou 1.4 pontos de audiência para os agentes da Marvel e 1.1 pontos para The Goldbergers). The Crazy Ones sofreu uma perda menor, mas mesmo assim significativa:  26% de seu público qualificado.

Embora tenham sofrido menos com a perda de audiência Two and a Half Men e 2 Broke Girls também viram seu público qualificado diminuir. A audiência entre 18-49 anos de Two and a Half Men, foi 18% menor e de 2 Broke Girls, 15% menor.

Mas Glee e Michael J. Fox Show ficaram com um índice menor que 2.0 pontos na demo 18-49 anos, o que é muito mais grave. Enquanto que Nashville e Back in the Game ficaram no limiar entre uma audiência mínima e o limbo; ambas obtiveram 1.9 pontos na demo 18-49 anos.

Se a série que você ama aparece na primeira tabela e não está em nenhuma dessas situações, pelo menos, por enquanto, você pode relaxar, com ela tudo esta ocorrendo dentro da normalidade.

Desempenho das redes junto à audiência (média semanal)

grafico audiencia das redes

A partir desta semana vou incluir neste gráfico apenas dramas, comédias e realities shows. Ou seja, estou excluindo deste gráfico os índices de audiência obtidos pela NBC com suas transmissões esportivas, pois a inclusão dos mesmos mascaram o resultado final quanto ao desempenho dos programas dos gêneros que acabei de citar. Mas para informação, na tabela de audiência semanal, ainda serão incluídos.

Acho que assim os resultados fazem mais jus à realidade, uma vez que a rede CBS ou caminha a par e passo, com a NBC quanto aos índices obtidos junto ao público qualificado ou, semana após semana, suas séries conseguem um desempenho extraordinário junto aos telespectadores de forma geral, e a programação esportiva, pela sua própria natureza, acaba alçando a NBC ao primeiro lugar no gráfico.

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

Nenhum comentário foi publicado ainda.

O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!