A Game of Thrones – The Exhibition já começou, e o TeleSéries esteve lá


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
thumb image

Quando Game of Thrones estreou, em abril de 2011, todos perceberam que a série vinha para ficar. E logo o sucesso estrondoso da adaptação televisiva da série literária A song of Ice and Fire, de George R. R. Martin, mostrou que não importa quanto tempo o inverno demorar para chegar, a audiência sintonizará a HBO tentando descobrir quem, afinal, sentará em definitivo no trono de ferro.

E a cada semana, os fãs se sentem mais e mais ambientados em Westeros. A escolha de locações foi feita a dedo pela HBO, para dar mais realismo aos cenários. E quando a natureza “fica devendo”, os efeitos especiais dão conta do recado e transformam “casebres em castelos”.  Com tudo isso, os mais imaginativos se sentem perambulando pela Estrada do Rei, tremendo de frio além da muralha ou passando fome e sede em uma longa jornada com o khalasar.

E a HBO resolveu dar uma ajudinha ao exercício imaginativo dos fãs. Em 9 de março de 2013 estreou Game of Thrones – The Exhibition. A mostra iniciou em Toronto, no Canadá, e depois passou por Nova York, nos EUA.

Felizmente os fãs brasileiros – que tem o privilégio de assistir aos novos episódios da série no mesmo dia que estadunidenses – foram agraciados com a visita da super exposição (a HBO lamentou não poder levar a mostra a outras cidades, ou atingir a um número maior de fãs. Mas como o material exposto será utilizado nas gravações da quarta temporada, e Amsterdam e Belfast fazem parte da rota da mostra, isso se tornou inviável).

Oficialmente, a exibição (gratuita – e cujo primeiro lote de ingressos esgotou em incríveis 40 minutos – e que vai até 30 de abril) começou hoje. Mas na tarde de ontem, 24 de abril, a HBO apresentou a mostra a imprensa. Liam Cunningham (Davos Seaworth) e Alfie Allen (Theon Greyjoy) estiveram presentes.

Teoricamente a exibição é uma mostra que apresenta ao público mais de 70 peças originais usadas nas gravações das três primeiras temporadas de Game of Thrones. Teoricamente. Porque na realidade é um passeio por Westeros. Uma visita deliciosa ao universo fantástico criado por Martin e reproduzido com muita competência por Benioff, Weiss e equipe.

Logo na entrada, flâmulas com os brasões das principais casas dos Sete Reinos indicam que você está entrando em território no qual reina a disputa, o jogo do poder. O mapa de Westeros ajuda a dar a impressão de que é por aquele território que você está andando. E poucos passos são necessários para que você se transporte para Winter is Coming (o piloto de GoT). Já na chegada estão exibidos os figurinos utilizados pelos Stark. E da forma como eles estão expostos, o visitante tem a impressão de que está chegando com a Comitiva Real e é recebido pelos lobos do Norte. Emocionante, para não dizer demais.

E por uma hora (o tempo que dura a visita à exposição), essa sensação de pertencer a Game of Thrones não passa. Isso porque cada canto do espaço destinado à mostra é dedicado a despertar lembranças.

Melisandre nos relembra que “A noite é escura e cheia de terror”. E o copo e a urna utilizados pela feiticeira de vermelho, em exposição, bem como o script da cena do nascimento do seu filho com Stannis, nos informam que a escuridão e o terror podem vir do Senhor da Luz e de seus seguidores. E limites são ultrapassados nesse processo. Que o diga Sir Davos, que permaneceu leal mesmo após ter os dedos decepados (e eles estão em exposição!!), e que agora habita uma masmorra em Pedra do Dragão.

Os figurinos de Jon Snow, Mance Rayder e Ygritte e sua aparência de quem acabou de sair de uma nevasca chegam a propiciar um arrepio na espinha. Mas não pensem que o arrepio é de frio, exclusivamente. Não, há muito mais por trás desse arrepio. Porque a velha ama nos informou, certa vez, que “o medo é para o inverno. Quando a neve cai de uma centena de metros de profundidade”. E a neve está caindo com tanta intensidade que é impossível não temer os perigos do além-muralha.

Alguns passos para o lado e as cores fortes e quentes indicam que estamos chegando em território dela. Nascida da tormenta, sangue da antiga Valiria. Estamos em território da Khaleesi Daenerys Targaryen, a mãe dos dragões. E eles estavam lá! Uma reprodução, em tamanho real, de um dos dragões utilizados na segunda temporada. E ainda outro, maior e mais aterrorizante. Creio que muitos visitantes pensarão – os mais ousados, gritarão – Dracarys, esperando que o monstrengo ganhe vida e saia soltando fogo pelas ventas, tamanha é a perfeição do material exposto. Ah, e preparem seus corações. Khal Drogo pode ser visto feliz, sorridente e VIVO em algumas fotos espalhadas pelas paredes. De doer o coração.

Um pouco mais adiante uma cabeça espetada em uma “lança” nos relembra que “um rei não pede, ele ordena”. Mais uma vez, revivemos o choque. Talvez o maior de todos os episódios. E o ódio pelo mais platinado dos Lannisters é tamanho que a vontade é rasgar o figurino (belíssimo, diga-se de passagem. Como todos os figurinos expostos, aliás, criação de Michele Clapton, a figurinista-chefe de Game os Thrones. Até os croquis expostos são muito bacanas) de Joffrey em pedacinhos. Sob o “olhar” da cabeça de Ned Stark se exibem os figurinos dourados e vermelhos dos Leões. E lado a lado, duas armaduras que impressionam, ambas pelo tamanho. A pequenina, de Tyrion, e a gigantesca, de Jaime. Ambas impressionantes. É impossível não admirar a imponência da família dos louros e bonitos.

São muitos os objetos expostos, e eles também despertam lembranças. Uma carta, de Theon para Robb, que nos faz lembrar do tempo que ambos eram “irmãos” e andavam juntos pelo Norte, antes do Greyjoy levar à risca o ensinamento “nós tomamos o que é nosso” e virar as costas para os seus “captores”. O “chicote” dos bons mestres de Astapor, que nos lembra do momento épico do episódio passado, And Now His Watch is Ended. A máscara da mulher misteriosa de Qarth, que imediatamente nos relembra do roubo dos dragões e da dolorosa jornada “psicológica” de Daenerys para resgatá-los. Ovos de dragão, que nos lembram do excepcional desfecho da primeira temporada, com Fire and Blood. As bolsinhas de couro utilizadas por Tyrion para guardar moedas e diamantes, que nos lembram das várias negociações empreendidas pelo espero e amável duende. Várias coroas, que nos lembram de vários reis. Várias espadas (sim, a gigantesca Gelo e a pequenina Agulha estão em exposição, ladeadas de várias ferramentas e armas dothraki e da Garra Longa, do Stark bastardo). E um jarro de fogovivo, que nos transporta diretamente para Blackwater.

Ah, a Batalha de Água Negra. Talvez um dos maiores presentes dos organizadores da exposição seja um ambiente interativo no qual os visitantes podem, munidos de arco e flechas devidamente embebidas em fogovivo, explodir a frota de Stannis (que realmente explode no telão à frente, se sua mira for bacana e você acertar o tiro). Claro, tudo de brincadeirinha. Uma brincadeira BEM LEGAL.

Além de todos os figurinos, adereços e objetos expostos, os organizadores da exposição ainda dedicaram um espaço à arte produzida por fãs. Desenhos feitos por admiradores de GoT estão expostos, e revelam a visão que os aficcionados pela série têm de seus personagens favoritos. Além disso, livros, miniaturas e pops (os lindos bonequinhos) dos personagens do seriado também ganharam lugar de destaque, e com certeza todos os fãs lamentarão, na saída, o fato de não haver uma loja oficial acompanhando a exposição (os organizadores informaram que as leis brasileiras dificultam um pouco a venda de objetos). A vontade é, certamente, a de levar tudo para casa.

Mas isso não é possível. Contudo, certamente, os visitantes – que segundo cálculos da organização da Exibição, serão mais de 15 mil – não sairão de mãos vazias. Levarão para casa as lembranças de participar de um evento único e inesquecível (pra ser nota mil, só faltou vermos mais dos Lobos dos Stark e de Snow). Levarão consigo, para o resto da vida, a impressão de ter, por uma hora, pertencido à Westeros, ao universo de Game of Thrones. Lembrarão, eternamente, que participaram da Guerra dos Tronos. E venceram.

Abaixo, algumas fotos da Exibição. Elas foram tiradas por Diego Mercado (obrigada pela companhia, pelos cliques, e por dividir os “surtos” de desbravar Westeros comigo, Diego!):

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

  1. Gabi Assmann - 26/04/2013

    Muito legal! Adorei. Parabéns Mariela pelo relato tão detalhado e HBO pela iniciativa.

  2. Rose - 26/04/2013

    Parabéns Mariela pelo texto. Muito bom. E também a HBO pela iniciativa.

  3. Patricia Emy - 26/04/2013

    Me senti lá na exposição ao ler o teu texto! 🙂 Nem dá pra descrever a sensação de poder ver tudo de perto e se sentir dentro daquele universo.

  4. Diego Mercado - 26/04/2013

    Mandou bem demais no texto, Mariela! Apesar de ser bem específico em relação ao que foi o evento, só estando lá mesmo pra medir a intensidade que um evento desses traz pra um fã!

    E que venham os próximos!

    Um beijo!

  5. Diego Mercado - 26/04/2013

    Mandou bem demais no texto, Mariela! Apesar de ser bem específico em relação ao que foi o evento, só estando lá mesmo pra medir a intensidade que um evento desses traz pra um fã!

    E que venham os próximos!

    Um beijo!

  6. Carol Cadinelli Mauler - 27/04/2013

    Arrasou nas fotos, viu? Haha, pois é, ler seu nome no post foi surpresa pra mim *-* Cara, tu foi lá, ou *—* MUITA MUITA inveja (inofensiva, diga-se de passagem) de você.

  7. Raquel Perez - 26/04/2013

    Mariela, que beleza de texto!!! Você descreveu esta exposição dos deuses de forma tão brilhante, que é como se eu estivesse lá à espera do inverno e de tudo que ele nos trará. Que enorme privilégio poder ter participado disto. Parabéns!!!

  8. Paulo Serpa Antunes - 26/04/2013

    Acho que esta é a maior ação de marketing da história da TV por assinatura no Brasil. Impressionante.

  9. Mariana Cervi Soares - 26/04/2013

    Parabéns pelo excelente texto Mariela! A tua descrição deixa a gente com mais vontade ainda de visitar a exposição. Com certeza, uma sacada muito inteligente da HBO fazer uma ação dessas, ainda mais gratuita, realmente chamando os fãs para a visita. Muito legal!

  10. pedro luiz costa - 26/04/2013

    parabens Mariela

  11. FlaviaRibeiro - 26/04/2013

    Show, Mari! Até eu que não vejo a série fiquei com vontade de ir!

  12. Simone Silva - 26/04/2013

    Nooooooooooooossa!
    ´
    É só o que posso dizer no momento.

  13. Carol Cadinelli Mauler - 27/04/2013

    Caraca, Mariela, chorei. Sério. De verdade. Eu queria MUITO ter estado lá, sou fã incondicional da série, e eu realmente me senti lá lendo o teu texto. As fotos do Diego tornaram a experiência ainda mais realista (Haha, não sabia que você conheciam/trabalhavam com o Diego, ele é demais!), e não consegui segurar as lágrimas.
    Arrasou, arrasou, arrasou, arrasou. Obrigada por proporcionar essa experiência a mim e a outras tantas pessoas que leram e se sentiram como eu.

  14. ‘Game of Thrones’ divulga nova temporada com crânio de dinossauro gigante. Entenda! - 18/07/2013

    […] você ficou animado com a exposição feita neste ano sobre a série Game of Thrones, imagine só encontrar um crânio gigante durante […]

  15. HBO lança tour virtual da exposição de ‘Game of Thrones’ - 06/08/2013

    […] ESPECIAL – Game of Thrones – The Exhibition já começou e o Teleséries esteve lá  […]

  16. ‘Game of Thrones’: The Exhibition volta ao Brasil em 2014 - 21/01/2014

    […] de São Paulo, à convite da HBO. Se você que saber o que pode esperar da exibição, confira aqui o que achamos […]

  17. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!