TeleSéries
‘A Feiticeira’: biografia diz que Elizabeth Montgomery morreu tentando ser feliz
25/11/2012, 19:29. Gabriela Pagano
Notícias
A Feiticeira
Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
Na década de 1960, ela encantou – literalmente! – homens e mulheres que assistiam à sua feiticeira na série da ABC. Mas não só naquela época. Quem não passou, pelo menos, uma parte da infância na frente da TV para acompanhar A Feitceira (Bewitched)? No Brasil, o programa foi exibido por diversos canais abertos, como Rede Globo, Bandeirantes e RedeTV!
Elizabeth Montgmery brilhou ao interpretar a personagem Samantha Stephens por oito temporadas, mas, segundo uma biografia sobre a atriz prestes a ser lançada nos Estados Unidos, Twitch Upon a Star, do escritor Herbio Pilato – de quem ela se tornou amiga ainda no auge da carreira nos anos 60 -, a atriz, que deixou todos os homens que cruzaram seu caminho apaixonados, sofreu… Tentando, um dia, ser feliz. Algo que, talvez, ela nunca tenha conseguido ser.
Complexo de pai
Os problemas começaram ainda na infância. Elizabeth era filha de Robert Montgomery, ator famoso da época, e viu seus pais se separaram (a mãe era artista da Broadway) enquanto ela ainda era adolescente. Desde então, passou a sofrer do que o autor chamou de “complexo de pai”.
“[Na vida sentimental] Ela estava sempre buscando pelo bad boy, algo que pode ter sido parte de sua rebeldia contra a figura paterna”, disse o escritor em entrevista ao jornal britânico Daily Mail.
A atriz, que cresceu em uma mansão em Hollywood cercada de pessoas famosas, estreou na televisão em uma série protagonizada por Robert Montgomery. Ao ser chamada para estrelar A Feiticeria, ela decidiu convidar o pai para fazer o papel de patriarca dela na história, mas ele se recusou.
“Ela era conflituosa: tentava agradar ao pai, ao mesmo tempo em que se rebelava contra ele. Quando ela o chamou para viver o patriarca na série, ele não quis. Acho que ele ressentia o fato dela ter se tornado uma estrela maior que ele”, argumentou Pilato.
A rivalidade entre os dois não ficava nas entrelinhas. Segundo o autor, quando Elizabeth participou do filme The Legend of Lizzie Borden, em que sua personagem assassinava os próprios pais, Robert teria dito “Você faria isso!”.
Casamentos tumultuados
Para compensar a falta de amor do pai, Elizabeth sempre se envolveu com homens mais velhos. O primeiro marido, Fred Cammann, era um homem da alta sociedade de Nova Iorque. Ela tinha 22 anos e ele, 48, a mesma idade que o pai dela – o que deixou o Senhor Montgomery indignado. Cammann queria que ela desistisse da carreira de atriz para se tornar dona de casa, mas como ela não aceitou, o casamento foi um insucesso.
O segundo marido foi o ator e vencedor do Oscar, Gig Young, vinte e cinco anos mais velho que ela. Young era alcoólatra e abusivo, tanto emocionalmente quanto fisicamente. Elizabeth tentou salvar a relação, mas não teve jeito.
O terceiro casamento foi com o produtor de A Feiticeira, Bill Asher, com quem teve três filhos. Asher tinha muitas amantes e o relacionamento também não fluiu. O quarto – e último – marido foi o ator Robert Foxworth, quem ela conheceu vinte anos antes de se casar de fato. O casamento, no entanto, durou pouco, já que em 1995, um ano e meio após a cerimônia, a atriz morreu vítima de um câncer colo-retal.
A união com Foxworth ocorreu logo após o término de um affair com o polêmico Alexander Godunov, ex-bailarino que, mais tarde, tornou-se ator (Duro de Matar e A Testemunha). Elizabeth também conheceu o presidente John Kennedy, que tinha fama de se relacionar com todas as mulheres bonitas que cruzavam seu caminho. Mas, de acordo com o autor do livro, ele nunca soube de nenhum envolvimento entre os dois.
Desavenças amorosas também estiveram presentes nos bastidores de A Feiticeira. Uma paixão não-correspondida do ator Dick York – que interpretou o marido de Samantha nos primeiros anos do seriado – teria culminado na saída dele do show; ele foi substituído por Dick Sargent nas últimas três temporadas. Na época, disseram que a troca se devia às fortes dores nas costas que York sentia e o impossibilitavam de trabalhar. Mas, segundo Pilato, York estava apaixonado pela atriz e a situação se tornou constrangedora nos bastidores.
Pé no chão
Diante de toda a instabilidade emocional, o que levava tantos homens a se apaixonarem por ela? Além de ser extremantente linda, Elizabeth era conhecida por ser “pé no chão” e não se deslumbrar com o mundo fantasioso e cheio de ambições de Hollywood. “Ela quis desistir da carreira antes de A Feiticeira estrear, mas o marido dela na época disse que ela era talentosa demais para não investir”, contou Pilato. Mais tarde, ela tentou deixar a atuação de lado outra vez. “Ela quis deixar a série depois da quinta temporada, mas ABC ofereceu tanto dinheiro, que ela não pôde recusar”.
Elizabeth morreu de câncer poucas semanas após o diagnostico da doença ter sido feito, em 1995, aos 62 anos. “Ela expulsou a família de seu leito de morte, queria morrer sozinha”. E assim o fez.
Pode até ser que, na vida real, os problemas da atriz não pudessem ser resolvidos com uma “mexidinha” de nariz, como fazia na série de TV. Mas que o ligeiro contorcionismo das narinas encantou muita criança, que, inclusive, imitava o gesto gracioso, ah, encantou. Mais do que isso, eternizou Elizabeth Montgomery.
*
Ficou com saudade da atriz? Veja a abertura da série A Feiticeira, onde, mais do que roubar a cena, ela roubou o coração do público:
Com informações do Daily Mail e Revista Marie Claire.
Nuvem de Séries
24 30 Rock 90210 American Horror Story American Idol Arrested Development Arrow Battlestar Galactica Bones Breaking Bad Brothers and Sisters Castle Chicago Fire Chuck Community Criminal Minds CSI CSI:Miami CSI:NY Damages Desperate Housewives Dexter Doctor Who Downton Abbey Elementary ER Friday Night Lights Friends Fringe Game Of Thrones Ghost Whisperer Gilmore Girls Glee Gossip Girl Grey's Anatomy Grimm Hart of Dixie Heroes Homeland House How I Met Your Mother Law & Order Law & Order: Special Victims Unit Lost Mad Men Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. Medium Modern Family NCIS New Girl Once Upon a Time One Tree Hill Parenthood Parks and Recreation Pretty Little Liars Prison Break Private Practice Psych Pushing Daisies Revenge Samantha Who? Saturday Night Live Scandal Scrubs Smallville Smash Supernatural Terminator: The Sarah Connor Chronicles The Big Bang Theory The Following The Good Wife The Mentalist The New Adventures of Old Christine The O.C. The Office The Simpsons The Sopranos The Vampire Diaries The Walking Dead The X Files True Blood Two and a Half Men Ugly Betty Veronica Mars White CollarCategorias
- 15 Razões (24)
- Audiência (70)
- Biblioteca de Séries (1)
- Borracharia (21)
- Colírio (5)
- Conexão (14)
- Entreatos (16)
- Estilo (31)
- Ficção (séries virtuais) (29)
- Gastronomia (67)
- Ligado no Streaming (30)
- Memória (26)
- Opinião (558)
- Séries & Eu (6)
- Sintonia (11)
- Sobre o TeleSéries (72)
- Spoilers (578)
- TeleRatings (314)
- TV Brasil (2,638)
- Comic Con (84)
- Novos Pilotos e Séries (1,403)
- Participações Especiais (991)
- Programação EUA (571)
- Upfronts (44)
Belo texto, Gabriela. Legal ver posts sobre séries antigas que não se restrinjam a obituários.
. Realmente a Elizabeth Montgomery conseguiu captar a atenção de várias gerações com o seu trabalho em “A Feiticeira”.
Essa informação do Dick York para mim é nova. O problema que ele tinha nas costas era real (inclusive nas últimas temporadas em que ele trabalhou James/Darren ficou ausente em alguns episódios ou aparecia sempre sentado), mas talvez essa paixão não correspondida tenha sido o estopim para acelerar sua saída.
Obrigada pelo comentário, Ricardo!
Não sabia que o York também tinha se afastado de outra atração por causa das dores nas costas… A saída de um ator de uma série é sempre cheia de teorias. Mas lembro que, quando era criança, eu achava o Sargent muito mais carismático que o York, até gostei da troca! uehuahue
Não gostei de Dick Sargente, Dick York para mim sempre foi o mais divertido ele fazia agente rir mesmo quando ele estava nervoso enquanto que o outro aparecia sempre de cara amarrada quando sorria.
[…] NOTÍCIAS | ‘A Feiticeira’: biografia diz que Elizabeth Montgomery morreu tentando ser feliz […]
[…] NOTÍCIAS | ‘A Feiticeira’: biografia diz que Elizabeth Montgomery morreu tentando ser feliz […]
muitas coisas ai, que eu não sabia .. mas o Dick York foi diagnosticado com problemas serios de coluna ou assim disseram na minha época … sim … eu sou dinossaura dos anos 70 e assistia a série sempre … e até hoje ( tenho em DVD ) 🙂 de uma maneira ou de outra, com os problemas ou não, ela se tornou imortal como Samantha Stevens forever !!!
Olá,
Seu blog é bem legal, mas é preciso tomar cuidado com certas infos. Por exemplo, nesse livro do Pilato, não consta que EM “estava de casamento marcado com o namorado, o bailarino russo Alexander Godunov”. Parece que tiveram um relacionamento, mas antes da união com seu úultimo marido, que, aliás, é Robert Foxworth e não apenas Fox. Confira. Abs
Olá, Thomas. Informações checadas e revisadas, muito obrigada!
Ela teria hoje 80 anos.
Realmente a feiticeira deixou um vazio em caminho, não vou esquecela enquanto viver. Paulino Fernandes.
que saudade!
HOJE DIA QUINTA-FEIRA 06 DE MARÇO DE 2014, ASSISTI VÁRIAS TEMPORADAS DA FEITICEIRA (MEU PERSONAGEM FAVORITO DE TODA MINHA VIDA)… SAUDADES SÃO TANTAS QUE NÃO ACREDITO QUE TUDO ISSO TENHA ACONTECIDO COM ELA (ELIZABETH) NÃO ACREDITO MESMO QUE ELA TENHA MORRIDO DE UMA FORMA TÃO TRISTE… AS EMOÇÕES TODA CONTA DA MINHA ALMA, SINTO UMA TRISTEZA ABSURDA, POIS ELA (A FEITICEIRA), FEZ PARTE DA VIDA DE MILHÕES DE PESSOAS… ELA ALEGROU VIDA, DEIXOU VÁRIOS ENSINAMENTOS NAS SÉRIES, FOI UMA FEITICEIRA-HUMANA, POR ASSIM DIZER, POIS ELA USAVA SEU DOM PARA AJUDAR AS PESSOAS, UM EXEMPLO PESSOA QUE PODERIA SER SEGUIDA POR TANTAS PESSOAS QUE SÓ FAZEM MALDADES… SAMANTHA DEIXOU MUITASSSSSSSSSS SAUDADES, ATÉ POR DEMAISSSS, NÃO QUEIRA QUE ELA MORRESSE ASSIM… MAS ELA É ETERNA PARA TODO O SEMPRE EM MINHA VIDA E ACREDITO, QUE NA VIDA DE MILHÕES DE PESSOAS. SAMANTHA…. QUANTA SAUDADESS…..
So de ver vc falar assim ja entrei em prantos tda vez q vejo as fotos comeco a chorar sinto falta ,falta mesmo amos eles estao vivos em nossos coracoes
AMOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!
amo essa série
amo essa série
ADORAVA A FEITECEIRA FAZIA PARTE DA MINHA VIDA E DE TODOS OS MEUS AMIGOS , HOJE PUXU AINDA SERIE PELA INTERNET ADORO ,SAMANTA, E TODOS OS MEUS AMIGOS , DESCANSA EM PAZ NA ETERNIDADE POIS AINDA TE CURTO MUITO,VEJO AINDA TEUS EVISODIOS. TE AMO POR DEMAIS, PARA ETERNIDADE GILSON.
Tiramos boas lições destas biografias. Uma delas é fazer o exame de colonoscopia aos 40 anos que é a idade sugerida pela área médica. Quem consome poucos vegetais e fibras tem mais chance de contrair a doença, mas tem fatores genéticos também que pesam. Fiz o exame e em tempo retirei um “tapete” de pólipos.
Muito bom, saudades!!!
Gostei mesmo foi do trabalho da ….” Gabrie Pagano “
Nossa! Amei este seriado, não gostava de perder por nada. Até hoje ele nos faz rir e ficarmos atentos, sem palavras, como disse a jornalista ela era extremamente linda. A Tabita tb. uma bonequinha, e inteligente. Saudades eternas.
Sempre gostei deste seriado e da atuaçao de todos os atores em especial a de Samantha. Desestressante, agradavel,de uma plasticidade perfeita…tudo lá expressava beleza, mesmo a Endora, na maioria das vezes bem vestida,e Samantha, super elegante. Tenho box das 3 primeiras temporadas e até minhas filhas geraçao 2000 gostam de assistir. Bons tempos!
Adorava a série!!!!!
O seriado era sensacional. Gostava muito de vê-lo. Foi saber um pouco da vida da Elizabeth M G.
eu lamento muito que a atriz Elizabeth Montgomery tenha tido uma vida não tão feliz,já que ela certamente conseguiu tornar muitas crianças felizes ao assistir suas séries.
Eu amo a Feiticeira ! Para mim ela é eterna! Adoro ver a série sempre que posso pois minha imaginação e saudades vão longe.Wuem dera que hoje pudéssemos ter uma feiticeira assim em casa ! Kkkk
Olha,não sabia dessa história, acho que até eu se trabalhasse com ela não tinha como evitar, mas convenhamos, as séries antigas eram muito melhores que as de hoje, não tinha tecnologia,mas tinha história, bom humor, tinha tudo que a tecnologia não pode substituir, saudades…
Parabéns pelo site…muita saudade desse seriado,onde,juntamente com minha saudosa e amiga mamãe,não perdia-mos um único capítulo com essa inigualável atriz!É uma pena que as crianças e jovens de hoje não obtêm mais filmes e minisséries como antigamente.
Parabens pela materia,muito sensacional,coisas que eu tambem nao sabia que o Dick York fosse apaixonado pela Elisabeth. Comecei a ver esta serie quando eu tinha 14 anos em M. no RS em 1967 em um bar que as pessoas se reuniam para assistir TV,pois poucas pessoas tinham tv em suas casas.Tenho toda a serie em DVD .Saudades
A feiticeira continua divertindo várias gerações até os dias de hoje,digo isso por experiência própria, pois até hoje assisto!!! Mas tenho que confessar que gostava mais do dick york,ele era d +, super divertido!!!
Amo este seriado, assistia quando criança e agora voltei a ver agora pelo youtube.
Muito bom esse post curti a série nos anos 80 assisto até hoje na rede Brasil onde viajo na minha infância
Muito bom,bem completo seu post. E vale lembrar que houve uma série da “Tabitha” mas ao contrário de A feiticeira não durou nem o fim da primeira temporada. Por falta de audiência.
Eu assisti a todos os episódios desde que começou a passar aqui no Brasil..
No dia que li que a Elizabeth havia falecido nem acreditei, principalmente quando soube que foi
por um câncer….. até hoje quando leio algo sobre a vida dela me sinto muito triste e chocada.
E muito mais quando li sobre todos eles…. muito dos atores faleceram logo após o término da
série também de câncer….. é muito tétrico…. affff….
Adorava a série, fez parte da minha infância, fiquei triste em saber q ela faleceu tão jovem e desta forma!
Muito triste saber que a feiticeira morreu e o pior é saber que teve uma vida tão conturbada.
Parece que é uma constante na vida destes artistas
Amo de paixao essa serie!!!
Mas o dick york e insubstituivel!!!!
Nao gostei do outro ator.
A verdadeira paixao era dick com elizabeth!
Era natural, foram feitos p aquele papel! Parabens aos dois!!!
Assim como todos também amo de paixão a ”feiticeira”. Tenho quase todas as series em DVD. Só não tenho a 8ª
temporada que ainda não consegui. Tenho 57 anos e não tem coisa melhor para relaxar é chegar em casa depois de um dia cheio é colocar o DVD e assistir ou quando estou me sentindo muito sozinha. E triste saber que ela morreu sem ter tempo de lutar contra a doença. De qualquer forma ela encantou e nos encanta até hoje.
Sempre assisto ao seriado na TV. Em São Paulo, pelo canal 10.
De qualquer forma , mesmo que ela não estivesse enferma não voltaria jamais a gravar o seriado pois Agnes Mohread , a Endora , havia falecido e elas eram grandes amigas. Elizabeth ficou deprimida.O seriado fez tanto sucesso que durante uns tres episódios a Samantha Stevens esteve em Salem , onde há , inclusive , um busto seu na cidade.Deixou muitas saudades. Agora , só na internet , ou comprando. Quem viu , viu…
eu gostava muito desta série e como toda criança da época também me apaixonei pela “feiticeira”!. Gostei muito de sua pesquisa sobre essa atriz maravilhosa que fez parte da minha história.Obrigado por essa linda materia ,vç é muito profissional e competênte parabéns.
Sérgio cabeleireiro eu sempre adorei série p mim ela é eterna
Muitas boas lembranças deste seriado que era apresentado na tv;
Bons tempos que não retornam mais;
Para mim foi uma grande atriz e marcou muito minha vida;
Grande abraço a todos;
Tava assistindo hoje na rede Brasil. Fui pesquisar no Google pra saber como estão os atores e descobri que ela tinha morrido. Noticia triste. O ator Dick foi muito melhor que o segundo ator que entrou depois. Triste em saber que o ator sofreu muito com dores na coluna, além de ter sofrido de amor pela atriz que interpretava a Feiticeira.
Fiquei triste por eles terem um final tão doloroso…mas enfim era maravilhoso curti esse série…hoje vejo na Sky rede Brasil canal 17…valeu!!??
Adorei saber tudo isso sobre ela que tristeza….perder la
Foi a melhor série q assisti até hj,É uma pena saber q quase todos faleceram tão novos.
Nossa, quanta saudade dessa série. Séria muito bom se reprisasse. era muito gostoso assistir.
Eu nunca vou esquecer da feiticeira eu tinha 9 anos e já gostia muito legal.
VEJO ATÉ HOJE NO NOW (NET), DESDE O 1º EPISÓDIO.
Amo esta série desde pequena, minha boneca bebezinha chama Tábata pois a tenho até hoje. Estou com 39 anos, e assisto incomensurável vezes, um amor, um sabor eterna. Muito bom saber história da Fantástica Samantha…eternezada para muitos…
Estas séries, daquela época como A Feiticeira, marcaram nossas infâncias. Sempre traziam consigo uma mensagem, situações do cotidiano e uma forma de administrá-las. A atriz Elizabeth Montgomery, o ator Dick York e a super atriz Agnes Moorehead eternizaram o seriado. Acredito que perdeu um pouco da graça e da “mágica” quando trocou o ator que interpretava James, assim como não seria aceitável também a troca das atrizes principais. Existia entre eles, me parece, uma química para a perfeita sintonia dos personagens. Dá pra se avaliar que era um trabalho feito com muito amor e respeito aos fãs. Muito boa sua matéria sobre A FEITICEIRA, obrigado.