TeleSéries
Os (meus) 10 momentos mais relevantes do Golden Globe
07/01/2009, 09:27. Paulo Serpa Antunes
Especiais, Opinião
Ally McBeal, Felicity, Grey's Anatomy, Minha Vida de Cão, Sex And The City, The Office, The Shield, The Sopranos, The X Files, Without a Trace
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Afinal qual a importância do Golden Globe Awards (ou como a imprensa costuma chamar por aqui o Globo de Ouro), a premiação dos melhores seriados e filmes que irá ao ar neste domingo na televisão? Qual a relevância de um prêmio em que duas dúzias de jornalistas estrangeiros (mais repórteres do que críticos) decide quem são os destaques do ano?
O Golden Globe tem sim sua relevância. Com menos membros e regras mais flexíveis, a premiação (especialmente em televisão) acabou se fixando como um importante contraponto ao Emmy. O Golden Globe pode se dar ao luxo de ser mais pop (prestando atenção ao shows que são fenômenos de audiência) e cult (premiando atores e seriados alternativos), conforme os ventos sopram.
Confira abaixo 10 momentos em que o Golden Globe soube ser relevante, antecipando tendências e homenageando quem realmente merecia ganhar um lugar de honra na memóra da televisão mundial.
Será que esqueci de alguém? Ou será que as ausências são propositais, engatilhadas para um futuro especial sobre as maiores injustiças da premiação? Ah, que daria um belo e polêmico especial, ah, daria. Mas antes vamos aos melhores momentos do Golden Globe.
1995 – Melhor Série Drama – Arquivo X
1997 – Melhor Série Drama – Arquivo X
1997 – Melhor Atriz em Série Drama – Gillian Anderson
1997 – Melhor Ator em Série Drama – David Duchovny
1998 – Melhor Série Drama – Arquivo X
A fama do Golden Globe como premiação pop no Brasil está intimamente ligada ao culto de Arquivo X (The X Files). Enquanto no Emmy a série era coadjuvante, no Golden Globe Arquivo X era a protagonista. A admiração da Associação de Imprensa Estrangeira pelas teorias conspiratórias de Arquivo X começou em 1995, quando a série vivia seu auge criativo e se repetiu em outras duas ocasiões – em 1997, garantindo ainda estatuetas para os protagonistas Gillian Anderson e David Duchovny, e em 1998. Nenhuma outra série na história recente ganhou três vezes o principal prêmio em drama, nem teve tanta torcida.
1995 – Melhor Atriz em Série Drama – Claire Danes
Claire Danes tinha 15 anos e falava entusiasmada que estava aprendendo a dirigir quando, no dia 21 de janeiro de 1995, levou pra casa o Golden Globe de Melhor Atriz, nocauteando veteranas como Jane Seymour, Heather Locklear, Angela Lansbury e Kathy Baker. Era a estrela da adorável (e muitas vezes densa) série teen Minha Vida de Cão (My So-Called Life), série que se tornou a porta-voz de uma geração de adolescentes. Infelizmente, os executivos da ABC não entenderam muito bem as possibilidades comerciais que a série (mesmo com o prêmio) poderia proporcionar ao canal. Quatro dias após a premiação, exibiram o episódio que encerrava a temporada. E depois cancelaram o show, numa das decisões mais estúpidas da história da TV americana.
1999 – Melhor Atriz em Série Drama – Keri Russell
Os fãs de dramas teen já sabem. Não adianta espernear, suas séries nunca terão chance de levar um prêmio Emmy. Mas com um Golden Globe já dá pra sonhar. Isto aconteceu eventualmente nos anos 80 e 90, com as eventuais incursões da ABC (Minha Vida de Cão e Anos Incríveis) e da Fox (Party of Five) no gênero. Mas uma coisa é premiar uma grande rede, outra uma série de uma emissora voltada exclusivamente ao público jovem. Quem abriu a escrita, em 1999, foi Keri Russell, estrela de Felicity, em nome da The WB. O feito é especialmente considerável se levarmos que na época o canal ainda dava seus primeiros passos para se firmar como um rede de televisão e a sedimentar sua grade de programação. Infelizmente, os bons dramas que se seguiram como Buffy A Caça-Vampiros, Everwood e Veronica Mars não conseguiram repetir o feito. E, hoje, com a péssima programação da sucessora CW, conseguir uma simples indicação se tornou praticamente impossível.
2000 – Melhor Série de Comédia – Sex and the City
2000 – Melhor Atriz em Série de Comédia – Sarah Jessica Parker
2000 – Melhor Série Drama – Família Soprano
2000 – Melhor Ator em Série Drama – James Gandolfini
2000 – Melhor Atriz em Série Drama – Edie Falco
2000 – Melhor Ator Coadjuvante em Série, Minissérie ou Telefilme – Nancy Marchand
Mudou o milênio e com ele a HBO mudou para sempre a história da televisão. Mas demorou um tempinho para a Academia do Emmy se dar conta da revolução. No Emmy Awards de 1999, Sopranos foi apenas uma coadjuvante e nos anos seguintes, The West Wing dominou a premiação. Assim, coube ao Golden Globe a honra de ser a primeira grande premiação a reverenciar a excelência que as séries da HBO estavam atingindo. E foi um massacre: Família Soprano ganhou quatro merecidas estatuetas (todas as possíveis, uma vez que Lorraine Bracco tinha uma quinta indicação, mas concorria com Edie Falco) e Sex and the City outras duas. A única estrela de TV aberta a ganhar uma estatueta naquela noite foi Michael J. Fox, por Spin City. Era o anúncio de um nova era.
2001 – Melhor Ator Coadjuvante em Série, Minissérie ou Telefilme – Robert Downey Jr.
Às vezes um prêmio significa muito mais do que a homenagem a uma performance. Este foi o sentimento geral em 2001, quando Hollywood aplaudiu de pé a nomeação de Robert Downey Jr. como Melhor Ator Coadjuvante. Mais do que um prêmio por sua divertida e sensível atuação como o advogado Larry Paul em Ally McBeal, aquele Golden Globe representava a volta por cima do ator. E, como sabemos, a estrada foi tortuosa. Apenas agora, em 2009, oito ano depois, Downey Jr. voltou a ser indicado ao Golden Globe, desta vez pelo filme Trovão Tropical.
2003 – Melhor Ator em Série Drama – Michael Chiklis
2003 – Melhor Série Drama – The Shield
Poucos anúncios me fizeram saltar da cadeira e gritar de alegria, como os dois Golden Globes que The Shield levou para a casa em 2003. Felicidade múltipla. Primeiro porque era a série que fazia meu queixo cair naquele momento. Segundo porque era a vitória do azarão, do mais fraco, do desconhecido. Michael Chiklis já tinha levado o Emmy em 2002 mas, tipo assim, parecia impossível acreditar que o raio cairia duas vezes no mesmo lugar e que um ator até então irrelevante fosse tirar outra estatueta das mãos de Kiefer Sutherland, Peter Krause, James Gandolfini e Martin Sheen. Mas aconteceu. E na seqüência o elenco da série subiu ao palco – e não é todo dia que vemos uns atores talentosíssimos mas de pouco destaque como CCH Pounder, Walt Goggins e Jay Karnes serem ovacionados. No discurso, Chiklis agradeceu a Associação por prestar atenção “na nossa pequena série policial”. Pequena nada. The Shield era a primeira série policial em nove anos a ganhar uma estatueta e foi o primeiro seriado de TV paga que não era da HBO a ser reconhecido. Virou clássico.
2004 – Melhor Ator em Série Drama – Anthony LaPaglia
Nos anos 90, os seriados policiais como Nova York Contra o Crime e Lei & Ordem batiam ponto nas premiações dos melhores do ano. Mas, na virada da década, o gênero policial passou a ser ignorado,mesmo atingindo um novo nível de excelência com os shows assinados por Jerry Bruckheimer, como CSI. Mais uma vez, coube ao Golden Globe corrigir isto. E o momento mais significativo aconteceu em 2004, quando a Associação premiou Anthony LaPaglia pelo seu magnífico trabalho em Without a Trace, que estava em sua segunda temporada. Nos anos seguintes, a Associação seguiu mostrando respeito pelo gênero policial, premiando antes das demais as atrizes Mariska Hargitay e Kyra Sedgwick.
2004 – Melhor Ator em Série de Comédia – Ricky Gervais
2004 – Melhor Série de Comédia – The Office
O século XXI foi marcado por uma invasão britânica na TV e no cinema americano e o Golden Globe refletiu isto. E os detratores de Hugh Laurie e Jonathan Rhys Meyers tem lá seus motivos pra tirar onda, afinal sete eleitores da Associação escrevem pra imprensa britânica e a maioria deles são europeus. Mas dane-se esta turma. As regras flexíveis da Associação permitiram a britânica The Office, entrar na disputa (já que o programa não preenchia os requisitos para o Emmy) e em janeiro de 2004, Ricky Gervais merecidamente conquistou a América. Não havia comédia nem performance mais inovadora que The Office. Sem discurso, sem acreditar, e rindo de nervoso ao perceber que Jack Nicholson e outros medalhões batiam palmas para ele, Gervais até fez piada:
Eu não sou daqui. Eu venho de um pequeno lugar chamado Inglaterra. Nós costumávamos mandar no mundo antes de vocês.
É difícil precisar a influência do Golden Globe na indústria. Mas talvez, sem esta noite, a NBC não tivesse insistido tanto para fazer da versão americana de The Office um sucesso, a HBO não teria distribuído Extras mundo afora e Ricky Gervais fosse apenas um daqueles excêntricos comediantes ingleses.
2006 – Melhor Atriz em Série de Comédia – Mary-Louise Parker
O comediante Chris Rock nem precisou se esforçar. Apresentador do prêmio de Melhor Atriz em Comédia, ele tinha uma piada pronta nas mãos ao anunciar as indicadas ao prêmio. Afinal, quatro delas eram estrelas de Desperate Housewives, “um dos maiores shows do planeta”, e outra estrelava Weeds, aquela série que só é “assistida por caras como o Snoop Dogg”. Abriu o envelope e sorriu amarelo. A vencedora da noite era Mary-Louise Parker, aquela da série que só Snoop Dogg (e a Associação de Imprensa Estrangeira) assistia. A vitória de Parker era meio que uma vitória de Davi contra Golias. Era símbolo de que a pequena e alternativa Showtime, até ali uma sub-HBO, podia alcançar a excelência em TV (e bater a Disney). E, claro, também significa coisas mais simples, como o fato de que Weeds, naquele momento, era muito mais engraçada e crítica que Desperate Housewives. E que Mary-Louise Parker é mesmo uma das grandes atrizes de Hollywood.
2007 – Melhor Série Drama – Grey’s Anatomy
Não adiante espernear, Grey’s Anatomy é um dos melhores dramas da TV americana da década. Mas, o timing não ajudou lá muito a série em premiações e o bom momento criativo da série acabou sendo curto. Mas houve tempo para a homenagem definitiva da série e de seu elenco e isto aconteceu no inverno americano de 2007, começando pelo Golden Globe. E foi ali também o início do fim. A foto do elenco sorridente acabou sendo a última foto do elenco original. Naquele mesmo momento, nos bastidores da premiação, Isaiah Washington deixou seus colegas constrangidos ao desmentir diante de todos que nunca havia chamado o ator T.R. Knight de bicha. Bom, se não tinha chamado, havia acabado de chamar. Duas semanas depois, o elenco da série foi premiado no Screen Actors Guild Awards. Washington não foi. E em maio estava fora da série. Eles chegaram ao topo e de lá desceram ladeira abaixo.
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ai eu amo o golden globes… o globo de ouro…
mas me ligo muito nos filmes tbm…
porra e acabei de me lembrar que não vi nenhum que está concorrendo.
Os seus 10 momentos foram bem escolhidos, mas você se esqueceu do prêmio para a Jennifer Garner por Alias, que foi o único para ela (já que o Emmy só(!) a indicava). Acredito que ela tenha sido a grande razão para ABC dar um final digno (ou melhor, quase digno, já que diminuiu o número de episódios da última temporada) para a série, já que o horário era o pior possível. Só mais uma coisa: quando a Jennifer Garner vai fazer uma participação especial em 24 horas (quase impossível, mas ainda assim, incrível)?
Paulo,
Só um detalhe que nada tem a ver com o GG. O milênio não virou em 2000, e sim em 2001, já que o calendário critão tem seu início no ano 1, então décadas, séculos, milênios só viram em anos terminados em 1. Enfim…um engano bastante comum. Lembro que na virada de 1999 pra 2000, as pessoas comentavam sobre o “bug do milênio”, e aí sempre surgia uma reportagem em algum telejornal dizendo que o milênio sequer viraria naquele ano.
Sobre a post em si: dois dos momentos destacados e que são também marcantes pra mim são a vitória da Mary-Louise Parker(O Chris Rock ainda soltou um “uou” quando abriu o envelope e viu o nome dela), e a vitória de Grey’s Anatomy em 2007.
Por essa última, fiquei especialmente feliz, porque a série já tinha sido esnobada pelo Emmy na quase perfeita temporada anterior(perdendo pra 24 horas), mas na terceira temporada, a série ainda seguia em alta(pelo menos, na minha opinião) e foi bom que o Golden Globe tenha enxergado o bom desempenho da série, já que eu acho que ela seria eternamente esnobada pelo Emmy, mesmo que a qualidade tivesse se mantido boa até hoje.
E enfim, também gosto do Golden Globe e essa maior flexibilidade pra premiar outros tipos de séries/atores/atrizes que não levariam o Emmy nunca. Acho que isso torna a premiação menos pragmática.
Também gosto do Golden Globe..as premiações de Arquivo X,apesar de ser bem nova na época já adorava,Sex and City que eu amava e que saudades de séries teens como Minha Vida de Cão,Anos Incríveis e Felicity…tbm merecido o prêmio pra Mary-Louise Parker.
Destes, eu lembro exatamente como fiquei feliz com o prêmio para o Anthony LaPaglia. Acho que nem ele esperava, ficou tão nervoso que esqueceu de agradecer a esposa, então voltou correndo ao microfone e agradeceu a ela.
Eu também gosto do Golden Globe justamente por ele dar chance aos injustiçados do Emmy, embora o Golden nunca tenha feita justiça a The Wire e BSG.
Filmes que são injustiçados pelo Oscar, muitas vezes também são recompensados pelo Golden, como por exemplo Central do Brasil.
Puta coluna foda, Paulo. Parabéns.
Fico esperando agora pela parte dos injustiçados do Globo de Ouro, acho que vc devia mesmo escrever.
O problema de serie teen é que precisa ter cabeça de teen para gostar ou achar a serie grande coisa. Só que para se tornar crítico ou jornalista (e então poder votar em um prêmio), você fatalmente deixa de ser teen, e aí vê que na verdade aquele seriado que você achava bacana na verdade é bem boboca e não merece ganhar de outros seriados mais sérios.
Eu adoro o Globo de Ouro.
Como eu amo assistir séries e filmes o GG é tudo
de bom pra mim.
Destes que foram citados adorei quando a Keri Russell,o Robert Downey Jr e o Anthony LaPaglia
ganharam. Adoro os três.
Respeito quem gosta de Grey’s Anatomy mas eu achei uma injustiça esta série ter ganho o GG de 2007. Quem merecia ganhar era 24 Horas. A quinta temporada foi perfeita.
Giselle,
Obrigado pelo respeito. Saiba que a recíproca é verdadeira.
Só pra deixar claro: eu gosto de “24 horas”. Acho que a quinta temporada acerta em cheio no discurso político, mas, na minha opinião, peca em outros aspectos como desenvolvimento dos personagens e o fato de ter sacrificado(matado) alguns outros personagens, simplesmente pra chocar os telespectadores(e acho que a série sente bastante falta desses personagens e acho um belo consolo a volta do Tony).
No mais, também achei que a quinta temporada exagerou na “ação desenfreada”. “24 horas” já havia, temporadas antes, sabido equilibrar bem melhor esse aspecto com um bom roteiro, bons personagens, boas histórias, por isso a quinta temporada não me agrada tanto quanto as temporadas de Grey’s contra qual ela concorreu no Emmy(2ª) e no Golden Globe(3ª), que pra mim são temporadas bastante consistentes, com roteiros bem escritos, histórias interessantes e bem elaboradas. Mas enfim…entendo que gosto é gosto, e essa é a sua opinião. O Emmy achou que “24 horas” foi mais relevante naquele ano, e o Golden Globe escolheu Grey’s. Não considero nenhuma das escolhas absurdas.
Gosto da Keri Russel ganhando e também da Sarah Jessica Parker. Lembro quando ela subiu no palco toda surpresa e disse “nunca ganhei nada em minha vida”. Mal sabia ela!
Lembro (e gosto) da Jennifer Garner ganhando por “Alias”.
Acho ótimo o fato do Golden Globe ser mais flexível, porém às vezes é até demais. Só assim para explicar que no mesmo ano que a (ótima) Sarah Michelle Gellar recebeu uma indicação por “Buffy” a (sofrível) Jessica Alba recebeu uma por “Dark Angel”.
e este ano eu vou pular e comemorar muito com DEXTER….
8. Rubens – January 7, 2009
O problema de serie teen é que precisa ter cabeça de teen para gostar ou achar a serie grande coisa. Só que para se tornar crítico ou jornalista (e então poder votar em um prêmio), você fatalmente deixa de ser teen, e aí vê que na verdade aquele seriado que você achava bacana na verdade é bem boboca e não merece ganhar de outros seriados mais sérios.
mas the oc era bem densa, e emrecia algo. eu espero que gossip girl ganhe nem que seja pela lily opu o rufus, mas que ganhe prêmios como esse , não aqueles “teen awards”, de consolo, pq a série merece.
7. Renata – January 7, 2009
Puta coluna foda, Paulo. Parabéns.
Fico esperando agora pela parte dos injustiçados do Globo de Ouro, acho que vc devia mesmo escrever.
idéia minha, rsrs…
6. Fernando dos Santos – January 7, 2009
Eu também gosto do Golden Globe justamente por ele dar chance aos injustiçados do Emmy, embora o Golden nunca tenha feita justiça a The Wire e BSG.
Filmes que são injustiçados pelo Oscar, muitas vezes também são recompensados pelo Golden, como por exemplo Central do Brasil.
realmente, fernando. o oscar é fechado, conservador careta, como o emmy. me lembro do ódio mortal que eu fiquei em 2006 quando deram o prêmio de mehor filme pra o médio crash, e não pra brokeback mountin, só pela temática, deram prêmeio de melhor filme ano passado para os infiltrados, só pra se desculpar com o scorsese, e não para o belíssimo e tocante juno, e não deu o melhor prêmio estrangeiro para central do brasil. foram três absurdos imperdoáveis.
espero que oscar e emmy tomem vergonha na cara.
sugestão: os 10 maiores micos do emmy para um post.
amo esses posts de listas!!!!!
mesmo que entrei no mundo das séries há um ano apenas!!!
Ótima coluna! Ótima mesmo, porque de todos os listados em mais da metade eu lembro de ter quase beijado a tv (em especial “The Office”).
O Golden Globes realmente dá mais atenção pra quem merece e não pros atores e pras séries que são politicamente adequadas para se ganhar.
Pra quem assistiu o “The Office” britânico eu recomendo o extra do dvd em que o elenco e Stephen Merchant relatam sua experiência no evento:
http://www.youtube.com/watch?v=be1XO3mkRdI&feature=PlayList&p=88D165671B5EBBE0&index=4
DÚVIDA:
DEXTER está concorrendo por qual temporada? pq eu acompanho pela tv… então me deu dúvida agora… lá já acabou a terceira, né?
Arquixo X realmente mereceu cada uma de suas estatuetas nos anos citados. As primeiras 5 temporadas da série beiram a perfeição no que se refere a um programa de ficção científica.
Quando o assunto é Buffy, eu sempre piso em ovos pra falar no assunto. A indicação de Sarah Michelle Gellar a melhor atriz foi uma das coisas mais vanguardistas e destemidas que o Golden Globe já fez. Não é segredo pra ninguém que apesar do sucesso indiscutível, a série vivia (e ainda vive) cercada de estigmas e ressalva.
Se de um lado Buffy apresenta um texto genial, humor fino e tramas envolventes para os que deram uma chance ao programa, do outro lado encontramos uma série de nome bobo, de baixíssimo orçamento com forte aspecto trash, retratando o universo de uma super heroína de 16 anos. Para o espectador novato/casual – levando em consideração todas a faixas etárias -, alguém mais notou a falta de apelo desta série?
Acho que o maior ‘medo’ das grandes premiações ao imortalizar Buffy, de fato, faz sentido nos argumentos do Rubens e o pensamento da academia deveria mesmo ser este: “A série, sem dúvida, é um marco cultural, mas será que ao olharmos para trás não iremos enxergar essa ‘mancha’ no passado devido à empolgação de outrora?”
Não há meio termo com Buffy: ou se cultua ou se detesta ao máximo.
Eu, particularmente, não consigo ignorar uma série extremamente bem escrita, criativa, que faz magistral uso de subtexto, metáfora e alegoria para transmissão de um conceito ou idéia, que trouxe a inovação do multigênero (drama, ação, ficção, comédia, horror) e abriu as portas para o estabelecimento de uma nova linguagem na TV.
O perturbador episódio THE BODY da 5ª Temporada foi o responsável pela indicação da Gellar. Desafio qualquer um a assistí-lo e não ter uma reação positiva sobre a série.
Concluindo: A Gellar tem que estar na lista dos mais injustiçados pela premiação.
uma das poucas vezes que irei concordar com Rubens, premiar série teen é dificil, pq sendo bem sincero, por mais que essas séries mexam com a gente, sabemos que a qualidade delas deixam a desejar. sem querer desfazer da opiniao de ninguém, mas the oc densa? isso vai ao encontro do que Rubens falou, provavelmente essa série seja importante pra pessoa que gostaria que a mesma fosse premiada, pedindo gossip girl tb, mas daqui uns anos provavelmente essa mesma pessoa olhara pra tras e verá q seu caso com essas séries são mais de amor (e ou identificação) do que pela qualidades da mesma.
quem me conhece sabe q sou fã de série teen, assito todas que posso, e séries teens que eu lembre que realmente tenham tido qualidade de série grande são poucas, como a já citada my so called life, assim como anos incriveis e part of five. mais recente, lembro das das primeiras temporadas de everwood, e agora com friday night lights, mas até essa série que elogio bastante, tenho receio de está meio cego por ela. tivemos veronica mars, e por mais que eu ache a série genial, conversando com a patroa por esses dias, listamos várias falhas que a série tinha.
finaliznado, acho que atores de séries teens não deveriam ser menosprezados, citando apenas nomes mais recentes, kyle chandler e connie britton fazem um trabalho excepcional em FNL. e pra dizer q pego no pé de Gossip girl(e as outras crias de josh schwartz) a atriz Leighton Meester me parece ter muito potencial, o problema aqui seria colocá-la num top 05, onde é comum entrar medalhões como Sally Field.
O Paulo (O Fiaes) falou uma verdade agora.
Colocar uma atriz de série teen num top 5 seria mesmo bem dificil. Mas ainda acho que a Veronica Mars merecia.
E voltando a questão dos injustiçados, eu sei que o Paulo (o Antunes) não iria esquecer, mas num custa FRISAR a sempre ausência da Lauren Graham de Gilmore Girls. Muito embora ela tenha sido indicada em 2002.
E da Kelly Bishop também.
Injustiça eu acho que fazem com a JENNIFER CARPENTER. Ela tá ótima em dexter.
E espero que daqui a dois, três anos eu tenha que comentar que a ROSE BYRNE foi uma injustiçada. Ela está brilhante em DAMAGES.
Eu não acho que precisa ter “cabeça de teen” pra gostar de séries teen. É só abrir os olhos e ver, ué. Ou vai dizer que é tão difícil assim de ver que Leighton Messter (sei lá como se escreve) faz um ótimo trabalho em Gossip Girl? Eu acho que ela, dalí, merecia ser lembrada ao menos numa indicação de coadjuvante.
Acho chato no GG que eles premiam essas séries que pouca gente vê, e que tem histórias geralmente muito ‘sérias’. Sei lá, sem graças, pelo menos eu não curto essas séries da HBO.
Mas, enfim, ultimamente tem sido difícil achar novas grandes séries. Eu ainda espero que um dia o G.W. Bailey receba uma indicação de coadjuvante, porque ele é um barato em The Closer!
Prefiro nem comentar a soberania de Sex and the City nos Golden Globes, com uma dobradinha de três anos (2000-2002) nos prêmios melhor série comédia e melhor atriz tirando as chances de séries muito melhores como Friends e seus atores ganharam um prêmio (Friends em 10 anos ganhou só um prêmio para Jennifer Aniston em 2003, sendo que só para o prêmio de melhor série foi indicado 5 vezes).
luly, concordo. a leighton meester realmente arrasa. muito boa “vilã”. seria bom pelo menos a indicação de coadjuvante para ela. e eu também não gosto muito das séries da hbo, com exceção d ealice. são sérias demais, muito DRAMA, muito fechada, não é diversificada como a showtime , tnt, fx e a usa.
e a amc tá ino pelo caminho das séries sonolentas da hbo. comecei a ver mad men não sei se termino. muito lenta pro meu gosto.
A HBO tem um padrão de qualidade muito forte, ela é para as séries, o que o chamado cinema adulto é para o Oscar.
Não é qualquer um que tem na bagagem três séries clássicas como poucas na história da tv, Da Terra a Lua, Band of Brothers e Roma!
Quanto as séries teen, no meu ponto de vista, existe um certo preconceito quanto ao genero, pois se a Animação conseguiu ter até uma categoria propria no Oscar, se existe premiações proprias para os adolescentes, é dali que saem futuros astros, (bem isso depende, mas o Johnny Depp estava em Anjos da Lei!), por que o GG e o Emmy não tem esse tipo de categoria? Melhor série teen.
Meu melhor momento GG foi rever a Gillian Anderson, ano passado, eu acho.
Meu Deus, meu coraçãozinho Xcer pulou de alegria. Isso sempre acontece quando leio algo sobre a relevância das 5as temporadas de AX pra tv deste planeta. Muito legal, Paulo. Obrigada.
O globo de ouro surpreende mais mesmo, o que não necessariamente significa que seja a premiação perfeita…
Ualll, Adorei o post Paulo Antunes, muitas e otimas lembranças!!!
Apesar da coluna estar quase impecável, muito bem escrita, não posso deixar de expressar, aqui, a minha indignação…
Incrível como o Sr. Paulo Antunes insiste em ignorar e encontrar defeitos em uma das maiores séries de todos os tempos: 24 horas. Optou por ignorar completamente esta magnífica série da coluna. Acredito que seu reconhecimento em 2004, dado seu inquestionável sucesso de crítica, foi um grande momento para o Globo de Ouro.
Dificilmente encontramos uma série que, após 6 temporadas no ar (o fato de sua quinta e melhor temporada não ter sido premiada pelo Globo de Ouro foi uma das grandes injustiças, com certeza, ao menos o Emmy ñão cometeu o mesmo erro!), ainda mantenha tamanha qualidade e atenção da mídia e do público. Ainda que, como qualquer série, possua algumas falhas, a qualidade mantida pela série é incrível, até mesmo em suas temporadas mais “criticadas”, a série consegue manter um nível infinitamente superior às demais do gênero, servindo de referência (e muitas vezes imitada) por outras séries e até mesmo para o cinema.
Gostos à parte, só não posso deixar de lamentar a contínua insistência do grande colaborador do Teleséries com esta série, autor este que costuma acertar em cheio com seus posts. É uma pena que, ao realizar suas críticas, ao menos não assuma seu desgosto com 24 horas. Basta repararmos nos comentários do mesmo quando se refere à série. Ainda que não agrade ao autor, ao menos um lugarzinho nessa coluna, a série merecia…
De resto a coluna ficou muito boa, uma verdadeira volta no tempo (só não bate aquela lançada recentemente pelo mesmo autor, a respeito da busca desenfreada dos canais por audiência barata…aquela sim, a melhor coluna do site, sem dúvida!)
“E, claro, também significa coisas mais simples, como o fato de que Weeds, naquele momento, era muito mais engraçada e crítica que Desperate Housewives.”
Ué, então porque “Desperate Housewives” ganhou naquele ano o GG de Melhor Série de Comédia???
***
João de Tal, assim como o Teleséries ignora “24” só faz referências negativas a “DH”…
A implicância do site com a série é incrível!
João De Tal,
Infelizmente a gente não pode concordar com tudo, né?
O tema deste especial é relevância e realmente não acho relevante a vitória da 24 no Golden Globe de 2004.
Mas eu pesquisei muito para fazer a coluna e quero que meu saibas que meu 11º escolhido, que por pouco não entrou foi a dupla Kiefer Sutherland/Jennifer Garner em 2002. Na última hora optei pelo Anthony LaPaglia.
Rafael,
Pois é, me pegaste!
Na minha opiinão a vitória de Desperate em 2005 foi merecidíssima. E a de 2006 não.
Bom para min que quando Sopranos acabou eu pensei ah acabou o perfeito rsss, e como sou fã incondicional de arquivo X e nem sabia que a série tinha ganho tantos premios assim, pois levando em conta o público americano, arquivo x nao tinha glamour que friends, mulheres apelativas como muitas séries que há hoje em dia , apesar de achar que uma das melhores personagens femininas foi a scully , por mil motivos e também por nunca ter apelado , bom como tanto arquivo x e sopranos acabaram eu hoje acho house a melhor , pois há muita bobagem por ai , mas ai acho que eu que to ficando velho rssss, um abraço a todos
Adoro Arquivo X. Achei todos os prêmios da série
bem merecidos. Que nostalgia ver essa fotinha do
DD, CC e GA juntos!
Atualmente, acho que CSI e without a Trace deveriam ser melhores observados para indicação.
Teria um lugarzinho para Friends entre os injustiçados?
Parabéns pela matéria.
A primeira temporada de “Felicity” foi ótima e o prêmio a Keri Russell foi muito merecido. Pena que depois a séria perdeu a mão.
Eu adorava “Arquivo X” mas nunca entendi os prêmios a Gillian Anderson. Sei lá, ela sempre me pareceu tão apática… Minha preferência sempre foi para o Mulder mesmo, hehe.