Person of Interest – Lethe


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
thumb image

O que acontece quando quem se importava já não se importa mais? Quando aqueles que sabiam que irrelevante era apenas um adjetivo ruim, sucumbem ao peso de tragédias inevitáveis?

Relegados à insignificância que se lhe quer atribuir, as pessoas comuns, aquelas classificadas como irrelevantes, são abandonadas à própria sorte. Quanto àqueles que sabiam a diferença, agora algozes de si mesmos, devem seguir adiante, até que sejam resgatados do inferno pessoal que se auto impuseram.

É neste ponto que Lethe tem início. Quando Shaw, Root e Fusco tem que resgatar Finch e Reese de si mesmos. Shaw não somente porque, conscientemente, precisa de ação, mas porque, no fundo, acostumou-se à condição de salvadora. Root, menos por se importar com as pessoas às quais a equipe esta acostumada a proteger, mas porque tem convicção de que, em um futuro próximo, haverá um evento simbiótico em que terão que se unir como equipe sob a direção da Máquina. E Fusco porque, na sua simplicidade, sabe que a vida, apesar dos trancos, dissabores e decepções, simplesmente continua e desistir não é uma opção.

É nesse ponto que Arthur Claypoll entra na história. Próximo CPF indicado pela Máquina, Arthur é um cientista da Agência de Segurança Nacional, que, como Finch, trabalhava em um projeto de coleta de dados e identificação de possíveis atividades terroristas. Acometido de uma doença terminal, tem lapsos de memória e diz coisas “aparentemente” sem sentido, que o leva a se tornar uma ameaça para o governo e uma fonte de informação para Os Vigilantes e outros terroristas que desejam saber a localização do Projeto Samaritano.

Personagens e cenário de uma história contada pela Máquina, ela ainda não determinou seu fim e por isso insiste em chamar todos à ação. Sua melhor aliada é Root e é através dela que Finch é obrigado a saber de Arthur, velho conhecido do MIT. E, sem opção, já que Arthur não lhe pode ser irrelevante, Finch se deixa novamente ser um instrumento desse evento que ele próprio criou. E ele e Shaw tentarão salvar Arthur Claypool de seus perseguidores, já que Reese e Fusco estão em outro canto do país. Fusco na condição de salvador e Reese precisando ser resgatado.

Lethe, por outro lado, levou-nos longe no tempo. Através de flashbacks conhecemos um pouco mais de Finch: sua infância e adolescência; seu fascínio pela inteligência artificial já no início de 1970. Mas ao voltarmos à juventude de Finch, não é somente sobre ele que nos é dado conhecer, mas também em que momento a Máquina, de fato, começou a ser gestada. Quando, de fato, essa história começou a ser contada.

E, quarenta e três anos depois, aqui estamos nós, na iminência de um possível fim indesejável, já que, presos em um armadilha inesperada, Finch, Shaw e Arthur tem poucas chances de sobreviver a uma nova ameaça, desta vez representada pelos antigos empregadores de Shaw, que querem saber a localização do Projeto Samaritano e da Máquina construída por Finch.

Ao final do episódio deixamos Finch e Shaw com uma provável sentença de morte decretada: as chances dele de 43,68% nos cálculos de Máquina, as dela, 84,98%. E, já que Fusco e Reese, neste momento, estão sendo abordados pela polícia do Colorado após uma briga de bar, resta saber quem será o salvador da vez, já que, se para a Máquina não há irrelevantes, podemos esperar (ou torcer) que ela proteja os personagens principais desta história que ela própria resolveu contar.

Pois se há algo que aprendemos em Person of Interest, é que o seu dia somente chega quando chega o seu dia. Sabem disso Carter e todos os irrelevantes que passaram pela vida de Finch e Reese.

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

  1. Flávia Meira - 23/12/2013

    Na verdade são 43 anos, e não 53.

  2. Regina Monteiro - 23/12/2013

    Obrigado Flávia, corrigido.

  3. Flávia Meira - 24/12/2013

    De nada, sempre escapa um detalhe. É empolgação. Gosto do seus textos e dividimos os mesmos gostos por séries. Meu mundo fica melhor com POI. Gostei da sua perspectiva sobre o episódio. Que venha o próximo. Ansiedade.

  4. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!