TeleSéries
‘Bones’ sobe, ‘Almost Human’ cai e ‘Nikita’ segue mal (Audiência na TV americana 17 a 22 de novembro)
25/11/2013, 15:43. Regina Monteiro
Audiência, Colunas e Seções
Almost Human, Bones, Nikita
Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
Outra semana em que a FOX está sob os holofotes! Afinal quem não estava curioso para saber se a estratégia da rede para alavancar a audiência de suas noites de sextas-feiras iria funcionar? Ou se a estréia de Almost Human iria manter os índices de audiência obtidos por Bones às segundas-feiras. Duas semanas ainda é pouco tempo para um prognóstico definitivo, mas podemos especular sobre os indícios detectados em sua audiência.
Nikita também voltou a ser exibida esta semana. A série amargou o pior índice de audiência obtido pela CW nesta Fall Season.
Uma semana também em que a NBC deu uma folga para Drácula, exibindo um especial sobre a morte de JFK (John F. Kennedy). Depois deste hiato, o público irá se lembrar de voltar a ver Drácula?
A FOX é a FOX …
Depois da ducha de água fria representada pelos parcos 1.2 pontos de audiência obtida por Bones, junto ao público alvo, no primeiro dia em que foi transmitida às sextas-feiras, e pelos 0.7 pontos obtidos pela estréia de Raising Hope (que na temporada passada era exibida às quartas-feiras, obtendo uma média de audiência de 1.6 pontos na demo 18-49 anos), a FOX amargou sua pior média de audiência junto ao público qualificado para uma noite de sexta-feira, nesta Fall Season.
Não adiantou a rede espalhar aos quatro ventos que a sua audiência tinha aumentado 36%, porque dados em DVR tendem a ser maiores que a audiência medida ao vivo (L= Live) ou L+SD (Live + Same Day). E, até que alguém invente uma maneira de obrigar o público que assiste aos programas gravados a ver as propagandas veiculadas durante sua exibição ao vivo, o que importa são os dados de audiência obtidos pela série durante sua transmissão no horário previsto na grade de programação da rede.
Essa é a mágica dos números: eles são o que são, ou seja, no caso, demonstram quantas pessoas efetivamente, mais do que assistir à série, teoricamente, viram as propagandas veiculadas durante seu intervalo comercial.
Mas a FOX sabia o que estava fazendo ao mudar o dia de exibição de Bones. A rede, verdade seja dita, não tinha outra opção. E é óbvio que sabia que a audiência da série iria cair “ao vivo”. Então, entre os dados (números) alcançados por Bones na primeira sexta-feira em que foi transmitido em seu novo horário, a FOX escolheu divulgar, com certo estardalhaço, aquele que melhor aplacava a ira dos fãs de Brennan e Booth: os índices obtidos na medição L+3 (Live + 3 dias).
Nesta última semana a FOX voltou a ficar na média de audiência que geralmente obtinha, nas noites de sexta-feira, nesta Fall Season: 1.06 pontos na demo 18-49 anos.
…e Bones é Bones. ponto.
Nesta semana Bones atingiu 1,5 pontos junto ao público qualificado (uma audiência 25% maior que em sua primeira semana nas sextas-feiras, apesar de, também, 25% menor que os índices que obtinha quando era veiculada às segundas-feiras). Juntamente com Blue Bloods e Hawaii Five-0, este índice foi o terceiro melhor número da noite. Além disso, a série conseguiu alavancar a audiência de Raising Hope, que subiu de 0.7 pontos para 0.9 pontos na demo 18-49 anos. Foi também o programa com maior audiência junto ao público qualificado, em seu horário de exibição, desbancando Undercover Boss, que reinava absoluto desde a estréia desta Fall Season.
Depois de nove anos no ar a mudança de dia de exibição pode ter afetado os números de sua exibição ao vivo, mas não alterou a devoção dos fãs que ainda acompanham a série em DVR. Os números desta semana ainda não saíram, mas devem aumentar em relação aos 1.9 pontos obtidos na primeira semana em que a série foi veiculada na sexta-feira.
E mantendo índices em torno de 1.5 pontos na demo, a série, com certeza, não será cancelada. Pelo menos, não por causa da audiência.
Assim, se a FOX não explodiu na audiência de suas noites de sexta-feira, como queria fazer crer em um primeiro momento, também não fez um mau negócio.
E Bones? Bom, agora é entre Brennan, Booth e seus fãs.
Estréias
Almost Human
Almost Human, estreou no domingo, dia 17, com um bom índice de audiência (3,1 pontos da demo 18-49 anos). No entanto, perdeu 26% dessa audiência (obteve 2.3 pontos na demo) em seu segundo episódio, exibido na segunda-feira, seu horário fixo na grade de programação da FOX. Essa queda de audiência é significativa tanto em termos absolutos, quanto se levarmos em consideração a disputa pela audiência em seu horário de exibição.
Depois da season premiere, que naturalmente desperta uma certa curiosidade no público, estimulada ainda pelas propagandas veiculadas pelas redes, espera-se uma queda na audiência para o segundo episódio. Uma queda aceitável fica em torno de 10% ou menos, nos índices que indicam o público entre 18-49 anos. Portanto, uma queda de 26% junto a esse público é ruim. No entanto, se a audiência estabilizar-se no mesmo patamar que Bones vinha obtendo (entre 2 e 2.2 pontos), após nove longos anos no ar, Almost Human certamente será renovada para uma segunda temporada
Porém, neste horário, há também a concorrência de The Voice. Nesta semana a NBC exibiu, às 20:00 horas, um mix com os melhores momentos do show até o momento. A pergunta é: Almost Human, conseguirá, como Bones, enfrentar a concorrência dos shows ao vivo de The Voice?
É esperar para ver.
Nikita
Nikita pode até ter tido sua atual temporada anunciada como o último ano da série. Ainda assim, o seriado amarga a marca de pior season premiere de uma série da CW até o momento, nesta fall season (0.2 pontos na demo). A única explicação para a renovação da série para esta quarta temporada foi tornar mais fácil sua venda em syndication.
Destaque
The X Factor – fênix?
O reality show da FOX não dá indícios de que possa recuperar a audiência que perdeu após o hiato do show em outubro. Até o momento, para as noites de quarta-feira, o show perdeu 31% de seu público qualificado e 35% desse mesmo público para as noites de quinta-feira. E, apesar da queda vertiginosa de audiência, há rumores de que o show de Simon Cowell será renovado pela rede.
CW – Davi x Golias
Uma semana também em que a nanica CW, superou, mais uma vez, as gigantes NBC e a ABC, junto ao público qualificado, nas noites de quinta-feira. The Vampires Diaries obteve 1,3 pontos na demo 18-49 anos, contra 1 ponto para Parks and Recreation, da NBC e 0.9 pontos de Once Upon a Time in Wonderland, da ABC. E por pouco não empatou com The X Factor (1.5 pontos na demo 18-49 anos).
Melhores desempenhos junto à audiência, na semana de 17 a 22 de novembro
A primeira tabela mostra os programas que, na demo 18-49 anos, conseguiram obter índices de audiência que ainda os tornam interessantes para as redes de TV que os veiculam. Este índice situa-se em torno de 2 pontos para esta faixa etária e é cotizado com a média de audiência obtida pela rede.
Esta semana houve, mais uma vez, uma pulverização dos índices de audiência entre os diversos programas, principalmente entre o público total.
Audiência na demo 18-49 anos
A NBC não exibiu The Blacklist esta semana, razão pela qual a série não aparece na tabela.
As séries com índices de corte próximos dos 2 pontos necessários para a tabela são: Castle (1.9 pontos), Chicago Fire (1.9 pontos), Mom (1.9 pontos), The Biggest Loser (1.9 pontos), Once Upon a Time (1.9 pontos), Elementary (1.8 pontos), Shark Tank (1.8 pontos), Super Fun Night (1.8 pontos), The Simpsons (1.8 pontos), The X Factor (1.7 pontos).
Audiência em milhões de telespectadores
Audiência das séries da rede CW
Desempenho das redes junto à audiência (média semanal)
Se computarmos os dados de domingo da NBC, referentes às transmissões esportivas, a rede ficaria com uma média de 2.7 pontos junto ao público qualificado e 8,85 milhões de telespectadores junto ao público total. Um público 6% maior, na demo 18-49 anos, que na semana anterior.
Nuvem de Séries
24 30 Rock 90210 American Horror Story American Idol Arrested Development Arrow Battlestar Galactica Bones Breaking Bad Brothers and Sisters Castle Chicago Fire Chuck Community Criminal Minds CSI CSI:Miami CSI:NY Damages Desperate Housewives Dexter Doctor Who Downton Abbey Elementary ER Friday Night Lights Friends Fringe Game Of Thrones Ghost Whisperer Gilmore Girls Glee Gossip Girl Grey's Anatomy Grimm Hart of Dixie Heroes Homeland House How I Met Your Mother Law & Order Law & Order: Special Victims Unit Lost Mad Men Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. Medium Modern Family NCIS New Girl Once Upon a Time One Tree Hill Parenthood Parks and Recreation Pretty Little Liars Prison Break Private Practice Psych Pushing Daisies Revenge Samantha Who? Saturday Night Live Scandal Scrubs Smallville Smash Supernatural Terminator: The Sarah Connor Chronicles The Big Bang Theory The Following The Good Wife The Mentalist The New Adventures of Old Christine The O.C. The Office The Simpsons The Sopranos The Vampire Diaries The Walking Dead The X Files True Blood Two and a Half Men Ugly Betty Veronica Mars White CollarCategorias
- 15 Razões (24)
- Audiência (70)
- Biblioteca de Séries (1)
- Borracharia (21)
- Colírio (5)
- Conexão (14)
- Entreatos (16)
- Estilo (31)
- Ficção (séries virtuais) (29)
- Gastronomia (67)
- Ligado no Streaming (30)
- Memória (26)
- Opinião (558)
- Séries & Eu (6)
- Sintonia (11)
- Sobre o TeleSéries (72)
- Spoilers (578)
- TeleRatings (314)
- TV Brasil (2,638)
- Comic Con (84)
- Novos Pilotos e Séries (1,403)
- Participações Especiais (991)
- Programação EUA (571)
- Upfronts (44)
Mas a 4ª temporada de Nikita já é certo que é a última não?
Anunciaram ela com 6 episódios como temporada final se não me engano
É, sim, Mario. Alteramos o texto para não haver confusão. Muito obrigada! 🙂
Bones é Bones!! o/
Nesses nove anos, a série já foi exibida em todos os dias da semana, e continua firme forte! o/ Way to go, season 10!
Woohoo! o/
tinham confirmado q essa seria a ultima temporada…
No caso de Nikita, penso que a causa é aquele fenômeno – tão bem conhecido por nós – do cansaço pela história e atores. Chega um momento que enjoa. Mas esta 4a. temporada está muito boa mesmo: todo meu tédio por ela desapareceu.