Sessão de Terapia – Otávio 7


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
thumb image

Prezados leitores, permitam-me um momento confessional. Em minha primeira review sobre a série Sessão de Terapia, escrevi sobre como é inevitável nos identificarmos em pelo menos um aspecto com os personagens que se sentam no sofá de Theo. No meu caso, o paciente em questão foi Otávio. Primeiro, porque esta que vos escreve sofre de síndrome do pânico e entende bem os sintomas e aflições experimentadas por ele. E, principalmente, devido aos questionamentos sobre a proximidade da morte, a fala de Otávio se confunde o tempo todo com a de seu intérprete. A vida se misturou com arte intensamente e tudo soa como a própria despedida de Cláudio Cavalcanti deste mundo. Se você não viu, e gostaria de entender o impacto deste episódio, aproveite as maratonas que o GNT fará no fim de semana. E se precisar de um abraço depois, volte aqui. O TeleSéries te aguarda.

Sessão de Terapia - semana 7 -  lencinho e café - TS

Existe treino que nos prepare para as despedidas?

Em sua sétima sessão, de tão bem-disposto, Otávio chega antes do horário. Ao que parece, aceitar que precisa tomar remédio ainda é um tabu. A terapia, por outro lado, conquistou sua confiança e deixou de ser uma demonstração de fraqueza. Acredita que mergulhando de cabeça em suas questões mais íntimas poderá viver melhor. Sem trabalhar, e com a filha longe do ninho, Otávio não tem com o que se ocupar.

E por falar em Tatiana (Aline Leite), sua filha, após a revelação libertadora da última sessão, sente que um novo ataque começa. Desta vez, porém, não é desespero o que suporta. Se dá conta de que tudo com o que lidou foi um treino para sua nova vida.

Sessão de Terapia - semana 7 - otávio - TS

Não tenho mais forças para me despedir. 

No meio da sessão, Otávio tem a impressão de ser olhado pelo terapeuta de uma maneira familiar à sua infância. Quando ia falar com o pai, notava sua reprovação e sentia como se estivesse interrompendo algo muito importante. Ao espiar o que fazia todos os dias, notou que contemplava a foto de seu filho, Nelson, morto em um acidente de carro. A mudança, idealizada para deixar as tristes lembranças para trás não impedem Otávio de retornar para seu antigo lar e ficar no portão, esperando pelo improvável retorno do irmão. Para Theo, era o próprio Otávio aguardando reencontrar-se com quem era antes da devastadora perda sofrida pela família.

Otávio sente-se profundamente rejeitado por todos. Sua mágoa o leva a concluir que nada deve esperar dos outros, pois este é o caminho mais rápido para a decepção. A vida é solidão, conclui. Mesmo assim, quer aumentar as suas sessões para quatro vezes por semana, porém a intenção de Theo é lidar com o próprio luto e, consequentemente, recusar mais trabalho do que já tem.

Otávio, então, decide que precisa se dedicar a novos projetos. Ou descobrir o prazer das pequenas coisas, como a companhia da esposa.

Acho que vou ter que aprender a resolver tudo isso, antes que meu tempo realmente acabe.

Difícil distinguir, a esta altura, se as palavras são de Otávio ou de Cláudio.

otávio - sessão 4 -TS

A despedida do ator Cláudio Cavalcanti não poderia ter sido mais perfeita. Seu último trabalho deixa para novas gerações aquilo que as mais antigas já sabiam. Em homenagem ao ator, um vídeo mostra sua emoção em estar no melhor trabalho e com a melhor equipe de seus 73 anos de idade e 55 de carreira. Selton Mello, o diretor, extremamente comovido e agradecido, fala sobre a entrega e sua vitalidade em dedicar-se ao personagem “como um menino”. Quer rever a homenagem exibida após os créditos? O vídeo está disponível aqui.

[Pausa para choro descontrolado.]

O final do episódio, que foi alterado por Selton antes da notícia sobre a morte do ator Cláudio Cavalcanti, mostra Theo olhando para o sofá vazio, e chorando a ausência de seu próprio pai, personificado por Otávio. Do lado que cá, nos lembramos a falta que fará o ator que ali sentou. Se a vida imitou a arte, ou o contrário, não importa. Foi uma linda despedida, ou não foi?

Hoje é dia da Paula. Será que a advogada baixou a guarda e se rendeu à sua própria voz?

Nos despedimos com um longo e merecido aplauso.

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

  1. Sessão de Terapia – Carol 7 - 21/11/2013

    […] é dia da despedida de Otávio, que terá homenagem ao ator Cláudio Cavalcanti após os […]

  2. Sessão de Terapia – Daniel 7 - 23/11/2013

    […] terça-feira (19), ao homenagear Cláudio Cavalcanti por sua dedicação e entrega ao personagem como se fosse um menino, […]

  3. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!