‘Once Upon a Time in Wonderland’: audiência menor que o esperado (audiência na TV Americana 6 a 11 de outubro)


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
thumb image

Nesta semana tivemos apenas as estréias da rede CW e Once Upon a Time in Wonderland, da ABC.

Uma nota: Once Upon a Time in Wonderland, rede ABC

Depois de os contos de fada invadirem a programação das redes de televisão (Once Upon a Time, Grimm e Beaut and the Beast) e se tornarem uma febre, parece que o entusiasmo com programas do gênero vem se arrefecendo. A nova série da ABC, que, na atual grade de programação da rede, ocupa o mesmo horário que pertencia a Last Resort, na temporada passada, obteve um índice de audiência 23% menor, junto ao público qualificado, que a sua antecessora, cancelada após a exibição de seu sétimo episódio. Vejamos se, tal qual Once Upon a Time, seu spinoff ainda tem fôlego para manter, junto ao público qualificado, uma audiência sustentável e que lhe renda uma segunda temporada. Para isso ele tem que melhorar seus índices de audiência que na season premiere foram de 1.7 pontos na demo 18-49 anos e 5,82 milhões de telespectadores totais.

REDE CW – estréias

A rede CW guardou para a terceira semana da fall season, a maioria de suas estréias.

Vejamos como foi o desempenho dessas estréias, para a rede onde os índices de audiência são menores que de suas concorrentes, e que também pode ser mais generosa quanto à renovação de suas séries.

Na tabela abaixo, lançamentos e séries que já se encontram com mais de uma temporada ocupam o mesmo gráfico. Na coluna referente à temporada 2013-2014 encontram-se os números da audiência obtida na semana que passou.

Na coluna referente à temporada 2012-2013 há uma diferença entre os lançamentos e as séries que têm mais de uma temporada. Quando a série possui mais de uma temporada, a comparação é feita com os índices de audiência obtidos por ela mesma na temporada passada; quando se trata de séries lançadas este ano, a comparação é feita com a série que, na temporada passada, ocupava o mesmo lugar na grade de programação.

Os índices de audiência são referentes às season premieres em ambos os casos.

São também os números do público qualificado, pois é esse público que é levado em consideração para a veiculação de propaganda durante os intervalos comerciais do horário nobre e, consequentemente, se as séries serão canceladas ou renovadas.

grafico estreias cw

Supernatural, como se pode observar pelo gráfico, foi a série da rede CW, que, na sua estréia, melhor desempenho obteve junto ao público qualificado. Melhor até mesmo que The Vampires Diaries e The Originals que estrearam na programação da CW na semana passada. Os irmãos Winchester conseguiram 50% mais público que na temporada 2012-2013, em sua season premiere. Talvez a mudança de dia, na grade de programação da rede, tenha contribuído para o aumento desses números. De qualquer modo, feito considerável, para uma série que já é uma senhora de nove anos de idade!

Menina dos olhos da CW, na temporada passada, Arrow perdeu 30% de seu público qualificado, nesta season premiere, em relação à estréia de sua primeira temporada. Apesar da porcentagem de perda de público entre 18-49 anos ser elevada, há considerações a se fazer: primeiro, é normal que se perca algum público entre uma temporada e outra, raras vezes acontece o contrário; segundo, mesmo com a perda de audiência, Arrow ainda possui ótimos índices de audiência para a rede CW. Fãs de Arrow, a continuar deste modo, podem ficar tranqüilos, vocês verão uma terceira temporada!

The Tomorrow People ocupa, na grade de programação desta temporada, o horário que no ano passado pertencia a Supernatural. O novo drama da rede estreou bem, conseguiu manter o público que, em média, via Supernatural na temporada 2012-2013 e, também, a audiência que herdou de Arrow, que lhe antecede na grade de programação deste ano.

Hart of Dixie e Beaut and the Beast não foram tão bem quanto as demais estréias da CW, até agora.

Em sua terceira temporada Hart of Dixie, não só perdeu 43% de seu público qualificado em relação à estréia de sua segunda temporada, como perdeu também uma parcela do público que em média acompanhou as aventuras da bela doutora Zoe Hart, durante a temporada passada (28% do público entre 18-49 anos).

No entanto, foi Beaut and the Beast quem mais sofreu com o abandono dos fãs. A série, que, ao longo da temporada passada já havia perdido 50% de seu público inicial, na faixa etária entre 18-49 anos, voltou a despencar na audiência. Nesta estréia foram  75% menos pessoas entre 18-49 anos que viram a série. Vamos ficar atentos para o desempenho do drama na próxima semana.

Um aviso importante para os fãs das séries da rede CW: a começar desta semana, a rede vai ganhar uma tabela própria, com o desempenho da audiência de suas séries. O motivo para isolarmos a rede CW da tabela que geralmente publicamos é que, como seus índices de audiência são relativamente menores que os obtidos pela ABC, CBS, FOX e NBC, os fãs não ficariam sabendo, nesta coluna semanal, qual o desempenho de suas séries favoritas. Sendo assim, serão contemplados com um espaço próprio de informação. Veja abaixo, junto com os melhores desempenhos da semana, os índices de audiência de todas as séries exibidas pela CW.

Melhores desempenhos junto à audiência, na semana de 6 a 11 de outubro

Mais uma vez é bom lembrar que a audiência que as redes de televisão valorizam são os índices obtidos pelos programas junto ao público qualificado. Então não adianta encher os olhos somente com a quantidade de telespectadores totais obtidos pela sua série favorita.

A primeira tabela mostra os programas que, na demo 18-49 anos, conseguiram obter índices de audiência que ainda os torna interessantes para as redes de TV que os veiculam. Este índice situa-se em torno dos 2 pontos para esta faixa etária e é cotizado com a média de audiência obtida pela rede.

Audiência na demo 18-49 anos

week 03 tabela demo 3 corrigida

Note-se, na tabela acima, a ausência de Castle, CSI, Elementary, Law&Order:SVU, Revenge, The Goldberguers e Bob´s Burguer, que, na semana anterior, haviam conseguido índices de audiência suficientes para entrarem nessa zona de conforto das redes quanto ao público necessário para que as séries não sejam, por enquanto, ameaçadas pelo cancelamento.  Dessas séries Castle, CSI, Elementary, Revenge, The Goldberguers e Bob´s Burguer, ficaram no limiar com 1.9 pontos. Já Law&Order:SVU perdeu, de uma semana para a outra, 0.4 pontos na demo, atingindo apenas 1.6 pontos junto ao público qualificado.

Note-se também a presença de Glee, na tabela acima, esta semana. A homenagem a Corey Monteith, rendeu para a série 1.3 pontos a mais na audiência qualificada.

A tabela a seguir mostra o desempenho das séries junto ao público total. Se a sua série preferida tem um índice baixo junto à audiência qualificada, mas um alto índice junto ao público total, você pode ficar feliz, só não pode se deixar enganar.

Audiência em milhões de telespectadores

week 03 tabela total 2 corrigida

E, como já dissemos, a partir desta semana, as séries da CW vão ganhar uma tabela exclusiva. E, lembrem-se, acompanhem com mais atenção os números referentes ao público qualificado. Na temporada passada a linha de corte da rede CW ficou em 0.55 pontos na demo 18-49 anos. Mas a CW às vezes surpreende e acaba renovando séries com índices menores de audiência.

wek 03 tabela cw

Desempenho das redes junto à audiência (média semanal)

grafico media de audiencia das redes

Desta vez a rede CBS conseguiu o melhor desempenho, isolada, junto ao público qualificado. Ficou com o melhor desempenho também em relação ao total de pessoas que sintonizaram a sua programação.

Veja também que a ordem de classificação obedece ao desempenho junto ao público qualificado, por isso a FOX, com 2 pontos na demo 18-49 anos, aparece em segundo lugar, mesmo tendo obtido índices menores que a ABC e a NBC junto ao público total.

Precisamos tecer alguns comentários sobre a programação desta semana e a classificação das redes quanto à audiência.

Esclareço que os comentários a seguir dizem respeito ao conjunto da programação diária, e não se referem, portanto, a um programa ou outro, embora às vezes, apenas um programa obtenha altos índices de audiência e, por si só, coloque a rede que o veicula em uma posição de destaque. É o caso, por exemplo, de The Voice, que às terças-feiras, dá à NBC um confortável primeiro lugar junto à audiência qualificada.

De forma geral os índices de audiência obtidos pela rede CBS foram uniformes, isto é, a sua programação teve forte apelo junto ao público qualificado e público total durante a semana toda. Mas é necessário que se diga que a rede CBS lidera constantemente a audiência junto ao público total. Suas series, mesmo quando não atingem um índice de audiência confortável junto ao público qualificado, conseguem um número enorme de telespectadores totais. È o caso de The Good Wife e The Mentalist. Essas séries, aliás, fazem do domingo, o calcanhar de aquiles da rede CBS, com seu pior desempenho junto ao público qualificado, apesar do ótimo desempenho junto ao público total.

Já as animações programadas pela FOX, no domingo, garantem para a rede o primeiro lugar junto à audiência, neste dia. The Simpsons, Bob´s Burguer, Family Guy e American Dad! conseguem o melhor desempenho junto ao público qualificado. Um paradoxo, já que o domingo, teoricamente, traz uma programação mais familiar e esses desenhos são, por vezes, para usar um termo muito em voga, politicamente incorretos e irreverentes. Esta semana, Glee e a homenagem a Corey Monteith também seguraram a audiência da FOX, na quinta-feira. No conjunto, a rede ficou com o segundo lugar na classificação da semana.

Modern Family na quarta-feira e Grey´s Anatomy e Scandal na quinta feira, foram os destaques da ABC e colocaram a rede na terceira posição na classificação quanto aos índices de audiência esta semana. Mas deve-se destacar também Sleepy Hollow que, na segunda-feira, enfrenta bravamente o conjunto da programação da CBS, e The Voice e The Balcklist da NBC.

Se excluirmos as transmissões esportivas da rede NBC aos domingos, o forte de sua programação ficou, justamente, com The Voice e The Balcklist.

Mas note-se também que há muito pouca diferença entre os índices de audiência obtidos pela FOX, ABC e NBC, na faixa etária entre 18 e 49 anos.

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

  1. Thiago FLS - 14/10/2013

    O que me surpreendeu na semana passada foi que SHIELD, mesmo caindo de novo, conseguiu voltar a bater NCIS na audiência qualificada. Parece muitos espectadores pularam fora junto com Cote de Pablo, mas vamos ver se isso vai durar.

  2. Quico - 15/10/2013

    Gente, Scandal não é da ABC? Ótimo texto, anyway 🙂

  3. Regina Monteiro - 15/10/2013

    Quico, tem razão Scandal é da ABC. providenciando correção. Obrigado pelo alerta.

  4. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!