TeleSéries
The Blacklist – The Freelancer
04/10/2013, 15:10. Mariela Assmann
Reviews
The Blacklist
Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
Na semana passada, The Blacklist nos foi apresentada através de um piloto frenético. E felizmente The Freelancer conseguiu segurar bem as pontas e manter o interesse pelos plots do seriado.
O episódio soube mesclar – novamente – cenas de ação com tensão psicológica. Sobre as tensões psicológicas, falo abaixo. Antes disso, destaco a cena de perseguição de Ressler ao Freelancer. Apesar de ter aquela mirabolância típica de seriados e filmes (como a queda do bandido de uma altura considerável e sua corrida posterior, na qual ele nem chegou a mancar). Apesar disso, a cena foi bem produzida, com tomadas legais, o que fez com que a sequência ficasse bacana demais.
E preciso também dizer que as viradas de mesa abruptas e inesperadas, tão características do piloto, estiveram presentes no episódio. Cito como as maiores o nome de Red sendo informado pelo Freelancer e o pendrive encontrado por Liz nas coisas do marido. Os dois tiveram o poder de alterar a história e plantar dúvidas em nossas mentes. Ou seja, os twists de The Blacklist servem bem ao seu propósito.
O caso da semana se resumia a acabar com um criminoso conhecido como Freelancer, e proteger Floriana Campo, sua vítima. Mas acabou demonstrando que nem tudo que reluz é ouro, além de dar fortes indícios de que o diabo pode não ser tão feio quanto o pintam.
E o papel de Floriana Campo no episódio foi bastante interessante. Relembremos o seguinte: (i) no restaurante, Red pediu que Liz fizesse seu perfil. E a agente assim o fez, embora tenha hesitado um pouco; (ii) ao conhecer Floriana, Liz falou sobre a admiração que nutria por ela, e chegou a citar ter feito um trabalho acadêmico sobre a benfeitora.
Esses dois dados são muito significativos. E eles me levam a crer que Floriana não foi escolhida por não ter caído nas graças de Red, ou por ser inimiga do criminoso. Ela foi escolhida para provar para Liz que ela pode errar. Que ela pode fazer perfis errados, acreditar em mentiras e ignorar verdades.
E aqui voltamos para outros dois momentos significativos do episódio, e que devem ajudar a responder a principal pergunta acerca do seriado: qual a ligação entre Red e Elizabeth?
O primeiro deles é quando Red responde que nunca havia encontrado Keen antes do primeiro encontro “oficial” deles na base do FBI. O polígrafo acusou mentira. E a mentira ficou evidente no restaurante, no segundo momento significativo do episódio para este plot: a conversa entre Liz e Red. Ele menciona que está feliz em reencontrá-la. Óbvio, então, que ele a conhecia anteriormente, o que fez com que a agente inclusive indaga-se se ele conhecia os seus pais. E permanecemos sem resposta, já que Red saiu da mesa naquele momento.
Todos esses elementos dão força para a tese de que Red é pai de Liz, e tal parentesco seria a razão de seu interesse nela. Confesso que reluto em aceitar tal tese.
Reluto, pois ela é a mais evidente. E é a explicação mais óbvia e fácil, já que desde que foi mencionado que o pai de Liz é um criminoso – lá no Pilot – ficou claro que o Bokenkamp queria nos levar a esse raciocínio. Contudo, por mais óbvio que seja, acho que esse raciocínio teria algumas falhas.
A primeira delas – mas a com menos força para a argumentação – é o fato de Elizabeth não recordar de Red. Mas concordo que ela era nova quando o pai a abandonou – pelo menos fomos levados a crer nisso – e que certas memórias (especialmente as traumáticas) desaparecem mesmo. A segunda – com mais força – se resume ao desconhecimento do FBI e da CIA de tal ligação. Eles sabem da família de Red, conhecem o histórico de Elizabeth. Será que falhariam tão epicamente em estabelecer tal conexão?
Por essas razões, prefiro acreditar que Red conheceu o pai de Lizzie nas andanças da vida de bandidagem. Quem sabe, ficaram amigos. E o criminoso acabou prometendo algo ao amigo ou, até mesmo, se interessando genuinamente pela agente. Mas confesso que estou no escuro quanto a essa questão, e ansiosa pelas novas pistas que teremos nos episódios a seguir.
Pra finalizar, preciso dizer que gostei das novas adições ao time de personagens. Além dos dois capangas criminosos de Red (e o grandalhão tem a marca dos terroristas europeus nas costa), a agente da CIA Meera Malik também integra, agora, o time de Red. E já chegou quebrando regras e fazendo o freelancer sentir muita dor. Gostei da veia badass dela, foi uma boa adição ao time, já que o Agente Ressler é meio molenga. Claro, é preciso observar as interações dos próximos episódios. Mas creio que essa composição renderá ótimas cenas.
Na próxima segunda-feira vai ao ar, nos Estados Unidos, Wujing. Imagino que a máfia asiática deve dar as caras. E eu mal posso esperar para encontrá-la. Até lá!
P.S.: Red está brincando com as (in)certezas de Elizabeth MESMO. E a jogada dele em relação a Tom foi bem genial. Se no piloto ele passou de marido ideal pra pária, em The Freelancer ele passou de bonitinho-mas-ordinário para uma zona gris. Poderia ele ser completamente inocente e as provas que o “incriminam” terem sido plantadas por Red? O vídeo do final do episódio me fez vacilar. Não consegui decidir o veredicto quanto a Tom. Mas a principal questão é: quanto tempo Liz demorará a sucumbir vendo todas as suas verdades sendo questionadas? É esperar pra ver.
P.S.2: a audiência de The Blacklist, embora tenha caído em relação à premiere, continua ótima. O seriado liderou o horário das 10-11 P.M. com 3.3 de rating, contra 2.2 de Castle (ABC) e 1.5 de Hostages (CBS), que deve ser cancelada na primeira temporada. Ótimas notícias.
Nuvem de Séries
24 30 Rock 90210 American Horror Story American Idol Arrested Development Arrow Battlestar Galactica Bones Breaking Bad Brothers and Sisters Castle Chicago Fire Chuck Community Criminal Minds CSI CSI:Miami CSI:NY Damages Desperate Housewives Dexter Doctor Who Downton Abbey Elementary ER Friday Night Lights Friends Fringe Game Of Thrones Ghost Whisperer Gilmore Girls Glee Gossip Girl Grey's Anatomy Grimm Hart of Dixie Heroes Homeland House How I Met Your Mother Law & Order Law & Order: Special Victims Unit Lost Mad Men Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. Medium Modern Family NCIS New Girl Once Upon a Time One Tree Hill Parenthood Parks and Recreation Pretty Little Liars Prison Break Private Practice Psych Pushing Daisies Revenge Samantha Who? Saturday Night Live Scandal Scrubs Smallville Smash Supernatural Terminator: The Sarah Connor Chronicles The Big Bang Theory The Following The Good Wife The Mentalist The New Adventures of Old Christine The O.C. The Office The Simpsons The Sopranos The Vampire Diaries The Walking Dead The X Files True Blood Two and a Half Men Ugly Betty Veronica Mars White CollarCategorias
- 15 Razões (24)
- Audiência (70)
- Biblioteca de Séries (1)
- Borracharia (21)
- Colírio (5)
- Conexão (14)
- Entreatos (16)
- Estilo (31)
- Ficção (séries virtuais) (29)
- Gastronomia (67)
- Ligado no Streaming (30)
- Memória (26)
- Opinião (558)
- Séries & Eu (6)
- Sintonia (11)
- Sobre o TeleSéries (72)
- Spoilers (578)
- TeleRatings (314)
- TV Brasil (2,638)
- Comic Con (84)
- Novos Pilotos e Séries (1,403)
- Participações Especiais (991)
- Programação EUA (571)
- Upfronts (44)
Então, tbm estou adorando
Quanto a essas duvidas sobre a ligação deles, não sei se seria muiita viagem minha, mas sei la..e se ela tivesse dois pais?? Tipo, Red é o biológico e nem ela sabia.
Na verdade a historia da família dela me levar a pensar que era uma familia falsa tbm, sei la, é estranho…não tem muitas falas sobre eles, ela so fala que foi ruim e se criou sozinha
Red pergunta ou fala isso pra ela, q a vida dela é uma mentira
pensei na possibilidade dela ter sido criada e ter passado por isso de proposito, tipo uma marionete e red sabe disso, e o fato de Tom ter tantos segredos, ele pode ser uma espião pra vigia-la
Sei la….são muitas indagações, muitas pontas soltas e milhares de dicas pra assimilar.
Acho que viajei né??…ou não xD
Vamos esperar pra ver
É uma ótima teoria Natielly. Tem várias pessoas pensando nisso, tb! Seria uma boa explicação pro fato dele ser pai dela. Tem boas chances de você ter acertado.
Verdade Mari, ate pq ele pergunto mais afirmando que a vida dela é uma mentira.
Ahhh…curiosidadeee xD
Todo esse mistério me anima muiito!
Olha Natielly Santos, então somos duas a viajar!Tenho a mesma opinião que a sua!!Adorando tbém!O Red é de uma classe, elegância … Muito boa mesmo a atuação dele nessa série!! 🙂
Mari, essa série pra mim é uma das melhores estreias em muito tempo de qualquer Season. Há muito tempo uma série não me pega de jeito logo no primeiro episódio. Concordo que seria muito óbvio, pois estamos sendo conduzidos para isso, mas acredito que Red realmente seja pai da Lizzie. No primeiro episódio foi falado muito rapidamente que ele tinha desaparecido no Natal de 1990 quando era esperado por sua família. E a Lizzie deveria ser bem criança mesmo nessa época. Mas não importa, o que vale é que essa série me fisgou inteiramente.
Série ótima, personagens maravilhosos..!! Adorei a agente da CIA..!!
Super cativante a série, ñ vejo a hora de ver o próximo episódio..!!
PS:Pergunta boba, mas, alguém sabe o nome da música que tocou no final do 2º episódio..!??
Hey Debora, a musica é da Alice Russell – Citizens
Só eu achei boa parte das musicas bem apropriadas?
hahahah da uma sensação de mafia xD
Obrigada Natielly..!! =D
Eu tbm gostei muito das músicas..!!
Realmente espero não me decepcionar com a série..!!
AHH! obrigada Natielly eu estava louca atraz dessa musica!!
Hey Debora, a musica é da Alice Russell – Citizens
Obrigada..! =D
Mas o FBI não sabia da criminalidade do pai de Lizzy, quando ela fala isso no 1o ep o agente diz “mas por que isso não apareceu no seu debriefing?”, o que ficou sem resposta.
O fato de ser muito óbvio e todo mundo querer achar outra teoria pode ser ela própria o despiste, ninguém faz aquilo tudo pela filha de um amigo criminoso… Red está “educando” Lizzy, sobre suas crenças e as mentiras que ela não vê, para que ainda não sabemos.
Pergunta de quem deve ter moscado no episódio: a desculpa para procurar o Freelancer era ele ter sabotado o trem? Por que se ele era só uma isca do Red quem sabotou o trem? Ou foi ele mesmo que sabotou o trem e no episódio tínhamos dois bad guys: ele e a Floriana?
James Spader voltoou James Spader vooltou James Spader voltoou!!!
Sim, o Freelancer tb era um bad guy. Acho que nesse episódio Red “matou dois coelhos” de uma vez só.
com 2 episódios e já fomos flagrados a uma imensidão de dúvidas … isso é ótimo pois são dúvidas que nos levam a comprar toda a história e a ficar ansiosos pelo próximo episódio
ficou MARAVILHOSO seu review Mari
<3
Aww, obrigada, Cleide!
Série boa é assim, né? Deixa a gente surtando pelo episódio seguinte, e mergulhado em dúvidas.
Gente muito inteligente a trama…. Perguntas pós 2º episodio:
Tom é um espião?
Se ele é, é dos bons pq aquele vídeo da adoção foi fantástico.
Ou Red plantou aquelas coisas?
Red é pai dela?
E a mulher e a filha que ele abandonou no Natal ha vinte anos, quem são??
Quanto a cicatriz na mão de Lizze, será que o pai (adotivo sei lá) tentou mata-la?
Gente eu não me aguento de CURIOSIDADE!
Gente alguem me explique como a Lizze pode ser tão mal agradecida depois que o Red a salvou? E quem era aquela menina na foto que ele tirou do álbum do “Sopeiro”?? E pq ela fez aquela cara estranha quando leu o nome do hotel que ela ficara hospedada na viagem com o marido?? estou cada vez mais empolgada com a serie!!!!
E já está à venda no Brasil e onde podemos adquirir essa serie.Será
que poderemos ve-la na Netflix?