TeleSéries
‘Marvel Agents of S.H.I.E.L.D.’: recorde de público para a rede ABC (Audiência na TV Americana 22 a 27 de setembro)
30/09/2013, 15:09. Regina Monteiro
Audiência
Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D., The Blacklist, The Crazy Ones
Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
A primeira semana da Fall Season, tanto pela estréia dos programas inéditos quanto pelo início de novas temporadas, traz grandes expectativas quanto ao desempenho dos programas junto à audiência. Essas expectativas, quanto às novidades nas quais se está apostando, acabam por descontextualizar e valorizar alguns números, bem como ignorar outros. Vejamos então como ficou esta semana de estréias na TV americana.
REDE ABC – estréias
Primeira Temporada
O gráfico abaixo mostra o desempenho, junto ao público qualificado, das novidades da rede ABC, ao mesmo tempo em que se faz uma comparação com a audiência obtida, na temporada passada, por programas exibidos no mesmo horário da grade de programação.
A estréia de Marvel Agents of S.H.E.L.D.S era aguardada com expectativa e não decepcionou. O novo drama da ABC é exibido no mesmo horário em que, na temporada passada, a rede levava ao ar os resultados de Dancing with the Stars. Sob este ponto de vista a aposta da rede foi certeira, já que a nova série conseguiu atrair 41% mais público que o reality show. Esses índices de audiência também causaram frenesi, por ser uma das melhores estréias da rede em anos. Mas é prudente aguardar a exibição dos novos episódios da série e observar como a audiência irá se comportar, antes de se estourarem todos os rojões.
The Goldbergs é exibido no mesmo horário ocupado por Happy Endings na temporada 2012-2013. A nova sitcom da ABC, superou em 72% a audiência de estréia de Happy Endings. Este número significa também 182% mais público qualificado que a média da temporada conseguida por Happy Endings. The Goldbergs foi também a quarta melhor audiência da rede ABC esta semana. No entanto, vamos continuar a guardar os rojões.
O horário de Trophy Wifes, na grade de programação da ABC na temporada passada, era ocupado por Don´t Trust the B in Apartment 23. A última temporada da sitcom, estrelada por Dreama Walker, obteve apenas 1.7 pontos junto ao público qualificado, e uma média de audiência de 1.1 junto a esse mesmo público. Se comparado aos índices de sua antecessora a nova sitcom obteve resultados positivos. Mas é preciso observar que Trophy Wife perdeu 26% do público herdado de The Goldbergs, que a antecede às terças-feiras, na grade de programação de rede ABC.
Back in the Game ocupa o horário que, na temporada passada era de The Neighbors. Comparando-se as duas premieres, o resultado de Back in the Game foi pior. Apesar de segurar boa parte da audiência herdada de The Middle, que a antecede na grade de programação das quartas-feiras, e atingir impressionantes 8.94 milhões de pessoas junto ao público total, Back in the Game deixou a desejar, em termos da audiência qualificada, pois a tendência é que esses números caiam durante a temporada.
Convenhamos que a rede ABC jogou Lucky 7 na fogueira ao exibi-la no mesmo horário de Chicago Fire e Person of Interest. Foi a pior estréia da ABC esta semana, obtendo 32% menos público na faixa etária entre 18-49 anos, conforme se observa no gráfico acima, se comparada à Private Practice, que na temporada passada ocupava o mesmo horário na grade de programação.
Veteranas
De forma geral, as estréias dos programas da rede ABC que tem mais de uma temporada, não fugiram à regra e foram vistas por um público menor que na temporada passada. Mas, salvo raras exceções, é comum que, ano após ano, as séries vejam seu público diminuir. O que deve preocupar é o quanto esse público diminui e depois de quantos anos de exibição.
Neste sentido Nashville obteve o pior desempenho, não somente porque foi a série que mais perdeu público em relação à sua estréia no ano passado, mas porque esta é apenas sua segunda temporada. A favor da novela da ABC, no entanto, deve-se dizer que, ao menos, conseguiu manter a média de audiência de sua primeira temporada (1.9 pontos junto ao público qualificado).
Apesar de ter perdido 24% de seu público, se comparada à estréia do ano passado, Modern Family continua com bons índices de audiência. Além disso, dobrou os números que herdou de Back in the Game que lhe antecede na grade de programação. Outro ponto a favor de Modern Family é que, das estréias da ABC, esta semana, foi o segundo melhor desempenho junto ao público qualificado, perdendo somente para Marvel Agents of S.H.E.L.D.S.
Grey´s Anatomy, está no mesmo barco que Modern Family. Apesar de ter perdido 23% de audiência em relação à sua season premiere passada, foi a terceira audiência da rede, nas estréias desta semana. Diga-se a favor da série que tanto quanto Castle possui uma legião de fãs apaixonados. O drama de Shonda Rhimes, nunca dependeu da atração que lhe antecedia na grade de programação para garantir seu público que continua presente, mesmo completando dez temporadas este ano.
Das veteranas, ponto para Castle que conseguiu 4% mais público que na premiere passada. Apesar dos números não serem extraordinários, a fidelidade dos fãs dá estabilidade à série, e ainda que o índice da audiência qualificada, seja apenas 4% maior, o feito é considerável, uma vez que, como disse acima, a regra é a perda de audiência ano após ano. Castle já está na sua sexta temporada. E, ok!, os fãs de Castle estão autorizados a soltar alguns rojões.
REDE CBS – estreias
Primeira Temporada
O gráfico abaixo mostra o desempenho, junto ao público qualificado, das novidades trazidas pela rede CBS. Ao mesmo tempo, como para as demais redes,faz-se uma comparação com a audiência obtida, na temporada passada, por programas exibidos no mesmo horário na grade de programação.
A combinação dos nomes de Robin Williams e Sarah Michelle Gellar somaram pontos para esta nova sitcom da CBS. The Crazy Ones foi a segunda melhor estréia da CBS esta semana, só perdendo para a The Big Bang Theory. A premiere desta nova sitcom conseguiu 34% mais público qualificado que Person of Interest, drama que, no ano passado, ocupava o mesmo horário na grade de programação. Além disso, conseguiu também o quinto melhor desempenho da rede, junto ao público total, com 15.52 milhões de telespectadores.
Mom obteve o pior desempenho junto ao público qualificado, entre as estréias da CBS. Perdeu 20% do público desta faixa etária em relação à premiere de Mike & Molly, comédia que a CBS exibia no mesmo horário na grade de programação da temporada passada. Some-se a esse desempenho, que esta nova comédia perdeu também 11% do público herdado de 2 Broke Girls, que a antecede na grade de programação, nas segundas-feiras, este ano.
Hostages estreou na programação deste ano, no mesmo horário em que a CBS exibia Hawaii 5-0 na temporada passada. Os números obtidos pelo novo drama da CBS, em sua premiere, foram os mesmos da premiere de Hawaii 5-0. Esta temporada, a disputa pela audiência, no horário de exibição de Hostages, fica entre esta série, The Blacklist (NBC) e Castle (ABC). A não ser que o público se desencante com The Blacklist, pois Castle tem fãs cativos, as chances de Hostages aumentar esses números são poucas.
Veteranas
Dramas
Blue Bloods foi a exceção da CBS, este ano, para a perda de audiência junto ao público qualificado. Em sua quarta temporada, a família Reagan conquistou 13% mais público junto à faixa etária entre 18-49 anos que sua premiere passada. Vejamos como ficam esses números ao longo desta Fall Season, principalmente depois da estréia de Drácula, pela NBC.
Apesar dos índices de audiência de Elementary não terem aumentado, conservar o público conquistado em sua primeira season premiere já foi um feito. Ponto também para este drama, cuja estrela é um Sherlock Holmes muito atrapalhado.
A diferença de audiência de NCIS (13% menor), NCIS:Los Angeles (12% menor) e Criminal Minds (10% menor) entre a temporada 2012-2013 e esta, estão dentro da normalidade, principalmente se considerarmos a longevidade destes dramas.
Já Person of Interest e CSI perderam uma quantidade significativa de público: 21% e 20% respectivamente. Para CSI pode ser uma pista de que a fórmula explorada pela série esteja se esgotando, afinal esta é sua 14ª temporada. Quanto a Person of Interest a mudança de dia e horário de exibição, pode ter afetado a audiência. Vejamos como a série se comporta durante o restante da temporada já que seu desempenho junto ao público total continua a ser significativo (12.44 milhões de telespectadores totais).
Comédias e reality show
Ano a ano a audiência de The Big Bang Theory tem aumentado. Se compararmos a premiere do ano passado e deste ano, a diferença foi de 10% de público a mais para o episódio exibido às 20:00 horas e 22% a mais para o episódio exibido às 20:30h.
How I Met Your Mother aumentou em 2% os números em relação à sua premiere da temporada passada. Se um aumento na audiência já é um grande feito imagine para uma comédia que está em sua nona temporada?
Mesmo a estréia de MasterChef Jr. (FOX), não abalaram os índices de Undercover Boss. Parece que seu público continua fiel.
Já 2 Broke Girls viu sua audiência de estréia reduzida em 25% na comparação entre esta e a temporada passada. É bom lembrar que a comédia da CBS, já havia perdido 24% de sua audiência junto ao público qualificado, entre a primeira e a segunda temporada. No total, até agora são 35% menos público na faixa etária entre 18-49 anos.
REDE NBC – estreias
Primeira temporada
O gráfico abaixo mostra o desempenho das novidades da rede NBC, junto ao público qualificado, e traz a mesma comparação feita, em relação à rede ABC e CBS, com a audiência obtida, na temporada passada, por programas exibidos no mesmo horário da grade de programação.
Terceira melhor estréia entre as novatas, em termos de audiência qualificada, The Blacklist, no entanto, obteve 8% menos pontos que Revolution, exibida pela NBC, no mesmo horário na temporada passada. Perdeu também 26% da audiência herdada de The Voice, reality show que a antecede na grade de programação. Então, somando-se pontos positivos e negativos, os fãs de James Spader terão que esperar um pouco para comemorar e observar a evolução da série, em termos da audiência qualificada, durante o desenrolar da temporada. Ajuda saber que foram 12,58 milhões de pessoas (público total) que sintonizaram a série neste primeiro episódio.
A audiência qualificada de The Michael J. Fox Show foi 29% maior que o público da estréia de Parks and Recreation, série que, na temporada passada ocupava o mesmo horário na grade de programação. Além disso, a sitcom enfrenta The Blacklist, Grey´s Anatomy e Glee, na grade de programação. Considerando-se prós e contras, a volta de Michael J. Fox, para a frente da telinha, de forma regular, foi bem sucedida.
Veteranas
As estréias das veteranas da rede NBC, talvez tenham vindo para questionar a “regrinha” da queda de audiência ano após ano.
A maior inversão positiva, nos índices de audiência junto ao público qualificado, foi a de Chicago Fire. Entre o ano passado e este o drama da NBC conseguiu 42% mais público, na sua season premiere. The Voice e Law & Order:SVU também obtiveram um balanço positivo: uma audiência 21% e 28% maior, respectivamente, junto ao público qualificado. Vejamos como o público se comporta ao longo desta temporada.
Apesar de Parenthood ter perdido 16% de audiência junto ao público qualificado, na sua season premiere, entre este e o ano passado, há que se considerar que a série já está na sua quinta temporada e a NBC mudou o dia de exibição das terças-feiras para as quintas-feiras. Talvez essa atitude tenha afetado a audiência.
Revolution sofreu a maior perda de audiência entre temporadas até agora. Foram 58% menos pessoas entre 18-49 anos que sintonizaram o show na sua season premiere. Durante a temporada passada, a série foi perdendo público paulatinamente. Enquanto o drama abriu a temporada 2012-2013 com 4.1 pontos na demo 18-49 anos, perdeu 37% deste público ao longo da temporada. A mudança de dia de exibição das segundas para as quartas-feiras não parece ter ajudado muito, já que agora, o programa tem que concorrer com The X Factor e Survivor, em seu horário de exibição.
Rede FOX
Na rede FOX tivemos a volta de Glee e a estréia de MasterChef Jr.
Na comparação entre a estréia da quarta e esta quinta temporada, o drama teen perdeu 36% do público entre 18-49 anos. Se a falta de Corey Monteith irá afetar mais decididamente a audiência, somente saberemos ao longo da temporada.
Apesar de MarterChef Jr., com seus 1.6 pontos na demo 18-49 anos ter conseguido para a FOX, um aumento de 45% na audiência em relação à premiere de Touch, série exibida na temporada passada, no mesmo horário na grade de programação, o carisma de Gordon Ramsey, parece não ter funcionado, já que seus programas costumam ter uma audiência maior.
Melhores índices de audiência na primeira semana da Fall Season
Para os fãs, um alerta, fique de olho na primeira tabela, pois nunca é demais lembrar que as redes valorizam os índices de audiência alcançados junto ao público qualificado (demo 18-49 anos):
Alguns programas não aparecem em uma das duas tabelas. Neste caso é mais significativo quando estão elencados na tabela que mostra os dados para a audiência obtida junto ao público qualificado. É o que acontece com Glee e New Girls, cujo público total é inferior a seis milhões de pessoas, mas conseguem um bom índice de audiência junto ao público qualificado.
Mas há também aqueles programas que, mesmo com um base de fãs apaixonados, e atraindo um público total considerável, não atingiram índices significativos junto ao público qualificado, ao menos para uma Fall Season. É o caso de Hostages (CBS, 1.8 na demo 18-49 anos), Revolution (NBC, 1.8 na demo 18-49 anos) e Bones (FOX, 1.9 na demo 18-49 anos). Todas essas séries ficaram no limiar dos números necessários para entrar na tabela de estaque.
Desempenho das redes junto à audiência
Esta semana, os altos índices de audiência que a NBC conseguiu com as transmissões esportivas, aos domingos, colidiram com os fortes índices de audiência conseguidos pelas estréias da rede CBS. Junto ao público total tanto NCIS quanto The Big Bang Theory, conseguiram empatar com o futebol de domingo. Já, na média de audiência junto ao público qualificado, apenas cinco programas da NBC entraram na lista daqueles com melhores desempenhos, enquanto que quinze programas exibidos pela CBS entraram na lista. Vemos, então, um empate técnico entre a NBC e a CBS junto ao público qualificado, embora a preferência do público, de forma geral seja pela rede CBS.
Nuvem de Séries
24 30 Rock 90210 American Horror Story American Idol Arrested Development Arrow Battlestar Galactica Bones Breaking Bad Brothers and Sisters Castle Chicago Fire Chuck Community Criminal Minds CSI CSI:Miami CSI:NY Damages Desperate Housewives Dexter Doctor Who Downton Abbey Elementary ER Friday Night Lights Friends Fringe Game Of Thrones Ghost Whisperer Gilmore Girls Glee Gossip Girl Grey's Anatomy Grimm Hart of Dixie Heroes Homeland House How I Met Your Mother Law & Order Law & Order: Special Victims Unit Lost Mad Men Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. Medium Modern Family NCIS New Girl Once Upon a Time One Tree Hill Parenthood Parks and Recreation Pretty Little Liars Prison Break Private Practice Psych Pushing Daisies Revenge Samantha Who? Saturday Night Live Scandal Scrubs Smallville Smash Supernatural Terminator: The Sarah Connor Chronicles The Big Bang Theory The Following The Good Wife The Mentalist The New Adventures of Old Christine The O.C. The Office The Simpsons The Sopranos The Vampire Diaries The Walking Dead The X Files True Blood Two and a Half Men Ugly Betty Veronica Mars White CollarCategorias
- 15 Razões (24)
- Audiência (70)
- Biblioteca de Séries (1)
- Borracharia (21)
- Colírio (5)
- Conexão (14)
- Entreatos (16)
- Estilo (31)
- Ficção (séries virtuais) (29)
- Gastronomia (67)
- Ligado no Streaming (30)
- Memória (26)
- Opinião (558)
- Séries & Eu (6)
- Sintonia (11)
- Sobre o TeleSéries (72)
- Spoilers (578)
- TeleRatings (314)
- TV Brasil (2,638)
- Comic Con (84)
- Novos Pilotos e Séries (1,403)
- Participações Especiais (991)
- Programação EUA (571)
- Upfronts (44)
Na minha humilde opinião: Back In The Game, Lucky 7, Nashville, The Neighbors, Trophy Wife, Hawaii Five-0, Hostages, Mom, Dads, The Mindy Project, Parenthood, Revolution e Betrayal; já podem se considerar CANCELADAS. Pode anotar ai. hahahahaha
Marcelo, estou anotando. Verdade.
me espantou saber de alguns comentários e até matérias falando que Agents of SHIELD está na bolha, pois apesar de ótimo desempenho a série faz lembrar a estreia de V …. na minha humilde opinião achei um exagero, torço para que a série vingue pois o piloto foi bom demais … Don’t touch LOLA !!!
e NCIS é um orgulho o/
Nossa, que super coluna! Que boa surpresa.
Sobre Agents of SHIELD a estreia foi fantástica. Eu li em algum lugar que foi a maior audiência de um drama em 4 anos – acredito que desde Glee, que estreou num mês de maio e voou impulsionada por uma eliminação do American Idol. Mas a Cleide tem razão, o número da série nos faz lembrar de outras séries que começaram em alta e terminaram em baixa – tipo V ou Terminator. Mas acho que o Joss Whedon segura o rojão e a série encerra a temporada com uns 2,6, 2.8 pontos de rating 18.49.
NCIS caiu bastante, o que é uma surpresa em relação a todo o bafafá da saída da Côte de Pablo. Mas acho que caiu por causa de Agents of SHIELD. Acho que em 3 ou 4 semanas, NCIS já terá mais audiência que Agents of SHIELD no demo 18-49.
Ah, The Blacklist pra mim é a surpresa da temporada. Fico feliz que ela tenha superado Castle nas noites de segunda. Torcendo desde já pela temporada completa e pela renovação.
Neste sobe e desce de audiência estou com a Cleide: orgulho de NCIS e, orgulho também de The Big Bang Theory, e olha que não vejo nem uma nem outra. Mas depois de tanto falar de audiência na summer season com aquele monte de reality, e ver reality com audiência lá no teto, meu coração vibra quando dramas e comédias têm boa audiência. Sou preconceituosa e assumo. Talvez o castigo seja observar a audiência de Person of Interest ter caído tanto.