Rookie Blue – You Can See the Stars

Data/Hora 18/09/2013, 11:47. Autor
Categorias Reviews
Tags


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
thumb image

Quando a noite está mais escura, você consegue ver as estrelas. E na season finale da ótima temporada de Rookie Blue pudemos enxergar várias delas.

You Can See the Stars continuou do ponto em que Under Fire parou. Kevin ainda estava a solta e, pior, com Oliver cativo. No hospital, Chloe lutava bravamente pela vida, enquanto o marido e o namorado duelavam por seu coração (ui, que poético). Na delegacia, Marlo aguardava o momento de ver sua ação tresloucada descoberta, e os policiais da 15ª se preparavam para uma batalha campal. E Sam… ah, Sam queria correr para longe de tudo porque não aguentava mais ficar no mesmo ambiente que Collins e Andy. Apenas ok.

O primeiro elogio à You Can See the Stars é que o episódio conseguiu, de certa forma, contemplar todos os personagens, bem como as tramas que foram desenvolvidas nessa temporada. Uma bela mostra de como continuidade e roteiros elaborados e cuidadosos resultam em episódios bacanas e fechadinhos. Então, mesmo questões que poderiam parecer menores – frente à ameaça que pairava sobre a delegacia – receberam atenção, ainda que rapidamente.

Um exemplo disso foi a menção de Chris à despedida de sua mãe, Christian e “até Denise”. Mostra que a história continua sendo tratada com coerência, e que o perfil de Diaz – ele é o cara que segue as regras e que se importa – foi respeitado. Steve e Traci receberam seus momentos, e um novo casal parece ter se formado. Outra história bacana, desenvolvida lenta e cuidadosamente, que culminou em um desfecho natural e positivo. E o cuidado dos roteiristas foi tanto que até rolou um momento entre irmãos, que ainda não tinha acontecido, apesar de Steve estar trabalhando próximo da 15ª Divisão em boa parte da temporada. Isso sem contar o zelo com o desfecho da história entre Holly e Gail, que passou por um momento “o que foi que eu fiz” de dúvida, mas ouvindo as sábias palavras de Chris acabou aceitando ter Holly por perto. Enfim, no meio da escuridão, todos eles conseguiram enxergar as estrelas.

Até mesmo o marido de Chloe vislumbrou os pontos dourados no céu escuro. Ele chegou de mansinho e acabou achando que tem direitos (é, eu sei que ele tem. Mas preciso passar o tom de indignação pro texto). Pobre Dov, ele só se ferra mesmo. Além de estar impossibilitado por lutar pela vida da namorada – já que o outro tem o poder de decisão sobre a operação – foi expulso até mesmo do quarto. Minha esperança é que Frank apareça no hospital agora que tudo acabou e coloque o marido no seu devido lugar. Olha a audácia do cara: desembarcou do ônibus, e agora quer voltar a embarcar e sentar direto na janela. Rá rá rá. A outra alternativa é Dov ter coragem e enfiar o pé na porta. Mas isso é mais complicado de se exigir.

Brincadeiras a parte, um dos cliffhangers que Rookie Blue deixou foi justamente esse: qual o destino de Chloe? Ela sobreviverá? Se sim, ficará com sequelas? E quanto tempo vai demorar pra ela colocar o marido pra correr? Infelizmente, longos meses se passarão até que tenhamos essa resposta.

Essa, e muitas outras. O destino de Marlo é outro que gravita incógnito. Eu tinha certeza que o prêmio de consolação dela seria ver Kevin preso pelo abuso cometido no passado. Mas não. Cruz surtou, perseguiu, fez um esquema no quadro digno da Carrie – ela pode sair da polícia e ir pra CIA montar quadros doidaços com Carrie. Desvendado o futuro dela. – mas no final das contas Kevin estava limpo. Sim, limpíssimo. E o irmão “normal e gente boa” era o abusador. Que tapa na cara, Marlo. Pior, Kevin morreu (segundo informações do Luke). Ou seja, ela estava errada o tempo todo, destruiu com a vida de um inocente e ainda por cima viu ele morrer. É, as coisas não ficarão fáceis para ela, certamente.

Apesar do meu palpite é no sentido de que não veremos muito de Marlo – ou nada – na próxima temporada, torço pra que seja diferente. Ela é um bom personagem, e teria muito a render. Então, vou ficar sonhando.

Sonhando também com um desfecho legal pra Andy e Nick, pelo menos. Sério, tem pessoa melhor que Collins? Não, gente. Ele, com o coração despedaçado, indicou Andy para acompanhar a tentativa de salvar Sam. E ficou lá, sentadinho, com os olhos marejados. Com licença, estou indo ali abraçar ele e já volto.

E, infelizmente, as coisas em You Can See the Stars, em relação a Sam e Andy, foram bem como eu não queria que fossem. Passei boa parte dessa temporada falando sobre como a iniciativa precisava partir de Sam, sobre como ele que precisava mudar para poder voltar com Andy. Pois bem, muitos poderão dizer que a iniciativa partiu dele. E até concordo. Mas que iniciativa chinfrim!

Andy passou meses vendo Sam com Marlo, todos os dias. Swarek esfregava a namorada na cara de Andy sem dó nem piedade. E foram suficientes poucas horas no mesmo local que Andy e Nick – e, convenhamos, ele viu UM beijo dos dois – pra que ele começasse o mimimi e resolvesse sair para tomar um tiro. Sim, porque no final das contas foi isso que ele fez: assumiu o risco de morrer para não ficar sofrendo de amor (e ele só tomou o tiro porque estava desarmado e sem colete. Era o único, além de Marlo). Para muita gente deve ter funcionado. As pessoas devem estar pensando “ai, que lindo. Ele ama tanto McNally que preferiu sair e correr risco na rua do que ficar vendo ela com outro”. Pra mim, não funcionou assim.

Ele disse para Andy que a coisa mais importante pra ele é a felicidade dela. Mais do que a dele mesmo. Mas foi um cavalo com ela por meses e mais meses. Esfregou sua “felicidade” com Marlo na cara da ex. Fez a menina sofrer horrores, até finalmente começar a pensar em seguir adiante. E quando ela começou a pensar, ele deu piti. Bonito, Sam. Muito maduro. Totalmente condizente com sua preocupação com a felicidade dela.

Eu sei que o amor não é cartesiano. Sei que as pessoas não o demonstram todas da mesma forma. Eu sei. Mas, mais uma vez, o que Sam disse e o que ele fez não combinou. E isso me irrita supremamente. Porque mesmo torcendo por McCollins, nunca me iludi. Sempre soube que Andy ainda ama Swarek. O impedimento do retorno dos dois, para mim, sempre foi a conduta tosca de Sam. E mais uma vez foi Andy que se declarou. Mais uma vez foi Andy que baixou a guarda. Mais uma vez, foi Andy que arriscou tudo por ele. Ou seja: não foi ele que mudou. E quem precisava mudar era ele.

Pra vocês não dizerem que estou implicando com Sam, eu reconheço que ele até mostrou alguma vontade de mudar em alguns momentos dessa temporada. Ele admitiu que ama Andy naquela conversa com Oliver e resolveu falar sobre seu passado (ainda que com Marlo). E falou pra McNally que a felicidade dela é a coisa que mais importa pra ele, o que, em se tratando do sempre rude Sam, é praticamente um “eu te amo”. E embora eu ainda ache muito, muito pouco, é um indício. Se ele continuar assim, e se Andy e ele acabarem voltando logo no começo da quinta temporada, as coisas podem se alterar bastante. Mais uma vez, só me resta torcer.

Torcer também pra que Nick não saia muito machucado dessa história. Muito embora o rapaz soubesse exatamente no que estava se metendo – sim, ele conhece Andy o suficientemente bem para saber que ela ama Sam, mas estava disposta a dar uma chance para um novo amor – ele não merece sofrer. Meu maior receio é que ele não consiga lidar com o fato de ser preterido e acabe deixando a 15ª e, consequentemente, a série. Adoro o personagem, não gostaria que ele partisse.

Enfim, muitos são os questionamentos que nos acompanharão até 2014. Questionamentos esses que são resultado de roteiros bem construídos, casos interessantes e interligados, plots pessoais instigantes. Resultado de um crescimento de qualidade incrível e constante que Rookie vem experimentando desde a primeira temporada e que a transformou em um dos meus seriados favoritos. Parabéns ao time de roteiristas e diretores, aos atores, ao crew. Rookie Blue soube fazer dessa temporada um bolo delicioso, cuja cereja foram as estrelas que conseguimos enxergar ao apagar das luzes. Vida longa à uma das melhores séries da Summer Season.

P.S.1: Luke, que começou a temporada tão subvalorizado, acabou a mesma dando a volta por cima. Um brinde à volta da pertinência do rapaz (bem que ele poderia voltar sem a barba na quinta, né?).

P.S.2: Celery e Oliver fazem um lindo casal.

P.S.3: Cruz entrou como substituta da Noelle. Se a garota partir, veremos a mamãe de primeira viagem de volta? Cá entre nós, Cruz é um personagem bem mais interessante.

P.S.4: serão Sam e Andy penalizados pela sua mentira, ou a história passará batida?

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

  1. coelho rebelde - 18/09/2013

    Só digo uma coisa, a historia de NICK e ANDY ainda não termino.

    Antes eu keria ANDY e LUKE sempre foi meu casal preferido,mas como acho k não tem mais volta toda a minha torcida vai para k o NICK ganhe pra sempre o coração da ANDY .

    Nunca achei k ela e o SAM faziam um bom casal,acho ele meio autoritario e pouco romantico.
    STEVE e TRACI shippo muito ! 🙂

  2. Mariela Assmann - 19/09/2013

    Tomara, eim? Espero que McCollins dure um bom tempo, ainda! =)

  3. Patricia Emy - 18/09/2013

    Também acho que esse drama se estenderá mais um pouco… mas se Andy insistir em ficar com Sam (amor tem dessas), que Nick encontre alguém que lhe dê o devido valor. Não deve ser Gail, que pelo visto resolveu assumir (em todos os sentidos) e explorar seu relacionamento com Holly. Dov foi outro que não teve sorte… E, pôxa, sei que Marlo só entrou pra fazer par romântico pro Sam e criar aquele draminha básico e tudo indica que ela vai cair fora, mas torço pra que ela continue, pois conseguiram torná-la uma personagem interessante e ela interagiu bem com outros personagens mas, enfim, vai depender do desfecho do triângulo amoroso e, claro, do caso que irá afetar não só ela como o próprio Sam e Andy, por a terem acobertado. Tudo conspira pra que ela saia de cena e deixe o terreno livre pros dois, o que, admito, é uma pena, pois estava gostando do casal Nick e Andy e nunca gostei do Sam e especialmente do Sam com ela, rs, mas, como disse antes, o amor tem dessas…

  4. Mariela Assmann - 18/09/2013

    É, o fod* é que Andy AMA o Sam. Apesar de tudo. E não deveria, mas o amor meio que emburrece. Vai trocar Nick por Swarek. Quem entende? =P Torcerei o hiato todo pra que ela faça a coisa certa e corra pra consolar Nick já na premiere.

  5. Maria Regina - 19/09/2013

    Trocaria mil Nicks pelo Sam.

  6. Patricia Emy - 20/09/2013

    Claro que trocaria Maria Regina… 😉

  7. Márcia - 19/09/2013

    .” E mais uma vez foi Andy que se declarou. Mais uma vez foi Andy que
    baixou a guarda. Mais uma vez, foi Andy que arriscou tudo por ele. Ou
    seja: não foi ele que mudou. E quem precisava mudar era ele.”

    Análise perfeita Mariela o que sempre me incomodou nos comentários na defesa de um reaproximação do casal, era que simplesmente a maioria fechava os olhos para as atitudes de Sam. Novamente a mensagem é que o episódio passou é, não importa quanto tripudiada Andy for, o amor dela por Sam perdoa tudo… e sim também concordo a iniciativa de Sam foi pra lá de chifrim.
    PS1.Luke por favor volta com ou sem barba .kkk

    PS2: vontade de também abraçar Nick (rs,rs)

  8. Mariela Assmann - 19/09/2013

    Tá na hora de Andy compreender que o amor não pode – nem deve – significar anulação e concordância absoluta, né? Sam precisa evoluir correndo, espero que Sandy não reate antes disso!

  9. Vanessa - 19/09/2013

    Mariela meus parabéns pelos textos inspirados desta temporada, um mais lindo que o outro.
    Sobre Sam, fiquei em choque com a cena final do episódio, mas o choque seria maior se fosse o Oliver ali naquela mesa. Sam já não é mais tão querido pelos fãs, imaginar que passamos 3 temporadas torcendo por ele e agora nosso coração dói pelo Colins. rs
    Falando em Colins, que cena linda aquela dele emocionado.
    Sam e Andy precisam ser penalizados. Seria um furo mto grande deixar isso passar.
    E com relação a Marlo, eu comecei a simpatizar com ela, acho q um personagem tão denso fez bem pra série. Torcendo que ela permaneça na 15ª Divisão de alguma forma.
    Coração Apertado até a 5ª temporada. Sempre falei que Rookie Blue nos deixava curiosos nos finais de temporada, mas nunca com o coração na mão deste jeito.

  10. Mariela Assmann - 19/09/2013

    Sim. O fato de estarmos com o coração na mão é um dos indícios do crescimento da série, que só fez evoluir em 4 anos.
    Concordo que não dá pra deixar passar, especialmente o Sam precisa ser penalizado, porque de certa forma Andy agiu sob suas ordens.

    E o pessoal acertou mesmo nos personagens novos da 4ª temporada, né? Chloe e Marlo foram ótimas adições. Steve, com mais participação, foi outra grata surpresa. Até Holly me conquistou.
    Espero que a 5ª temporada siga a tendência de melhora e Sam possa reconquistar nossos corações =)

  11. Rosana - 15/12/2013

    Quando comecei a acompanhar a série pela TV, não consegui pegar todos os episódios e fiquei um pouco perdida, então se passaram alguns meses pra que eu finalmente voltasse a acompanhar e me interessar a procurar mais detalhes, então acompanho online a todas as temporadas e episódios. Confesso, já vi e revi diversas vezes cada um deles, me apaixonei não só pelos personagens, mas também pelos atores. Sou Team Sam desde que nasci, até acho lindo e muito fofo os outros dois personagens na luta pelo coraçãozinho de Andy, mas vamos ser sinceros/sinceras, que fogo é aquele que exala dos olhos de Andy e Sam quando se olham?? ou quando se tocam??? Sam olha para a boca de Andy como se a mesma fosse um doce simplesmente delicioso….adoro isso!!! Sei que Sam tem aquele jeitão tosco, grosseiro e durão, mas qual a graça de tudo isso se ele fosse como os outros, certamente Andy não o veria da mesma forma, seria fácil demais e cá pra nós, nós mulheres gostamos mesmo é daquele tipo que nos ama com segurança e não aquele tipo meloso que faz tudo que a mulher manda só pra não ouvir “não”. Bem, espero ansiosamente cada segundo dos meus dias pela 5a. temporada e espero que assim como no inicio da 3a. temporada, tenhamos muito de Sam e Andy a ver, sonho em vê-los se casando e com seus filhos no parque exatamente como Sam disse ao Oliver num momento em que finalmente consegue abrir seu coração e mostra-lo como realmente é. Bjss..

  12. Carlos Mauricio Soares Longo - 15/12/2013

    Andy,o incone da serie.Personalidade linda, forte no ambito profis.carater indisc.Doce,meiga,sorriso criança.Uma personalidade egeriamente linda. MAS em questao de Parceria de Vida, mais cedo ou mais tarde Um vai ter que segurar a barra. AI o San leva vantagem sobre Nick.Pois pelo que assisti ate agora ,foi com San que ela mais liberou teu lado MeninaMulher. Mas como os roteiristas sempre atiram no seu proprio dedao, deles pode se esperar tudo. Ate fazer o Nick se tornar o oposto de Andy. SWAREK que se cuide, se nao perde sua CHICA HURI!

  13. Jackeely Araújo - 28/12/2013

    Andy só faz tudo por impulso. Estou torcendo para Chloe sobreviver. Gosto de Gail !!!!!Qual será o destino de Holly e Gail? Estou torcendo para as duas 🙂 0//

  14. RB - 06/01/2014

    Não acho que Andy e Nick formam um belo casal. “Pobre Nick, ficou magoado porque Andy ama Sam”. Ele trocou a Gail por ela e tentou esconder isso da Gail e o pior, a Andy ficou com ele mesmo sabendo que ele era namorado da Gail!! Tá que eles tinham terminado, mas Andy quebrou o código que diz respeito a ex de amigas. Não achei isso legal e desde então não achei legal eles terem continuado foi melhor assim. Se Andy tivesse que ficar com alguém, que fosse outra pessoa, até mesmo aquele policial que estava treinando os policiais a montarem em cavalos (acho que era 3temporada). Só acho.

  15. Destaques na TV – sábado, 1/11 e domingo, 2/11 » TeleSéries - 01/11/2014

    […] UNIVERSAL Rookie Blue – 19 h (ep 4×13) SEASON FINALE – Leia a review […]

  16. Daniel Mitchel - 24/07/2015

    Excelente texto! 🙂

  17. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!