Breaking Bad – Confessions


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
thumb image

Os dois últimos anos (pelo menos) de Breaking Bad fazem pensar sobre as ações de Walter White. E assim como no episódio Fly, da terceira temporada, (no qual Walter tenta descobrir o momento certo em que deveria ter morrido), somos levados a tentar imaginar um momento no qual ele tenha se tornado o monstro que hoje é. Talvez, o primeiro dominó tenha caído quando vendeu sua parte da empresa Grey Matter – claramente lamenta isso semanalmente quando verifica o preço das ações.

Durante alguns momentos se tem a certeza que Walter está manipulando as pessoas ao seu redor, e em outros há pelo menos a incerteza se suas palavras são verdadeiras ou não. Por exemplo, a terceira temporada passa a impressão que a preocupação paternal de Walter com Jesse é verdadeira. Porém, Confessions talvez tenha tirado qualquer dúvida quanto ainda restar um fio de humanidade em Walter White, ou se Heisenberg reina soberano sobre o homem.

Em um monólogo diabólico, tecendo uma teia através de eventos passados – desde o primeiro passeio juntamente com Hank, sua tentativa de assassinato, Hector Salamanca e a bomba na casa de repouso -, Walter chantageia Hank e Marie ligando-os, circunstancialmente, aos seus crimes. Concomitante à chantagem há a ameaça (além de liberar o DVD) contra suas vidas, ao passo que Walter confessa, indiretamente, todos seus crimes e lhes mostra tudo o que é capaz de fazer.

Ainda, assim como Hank em Blood Money e Skyler em Buried, Jesse foi o personagem de maior destaque nesse episódio. Como o público, Jesse sempre soube que algo estava acontecendo, mas a incerteza ainda era presente em sua mente. Até o momento que semente da dúvida se inflamou e implodiu na psique de Jesse, finalmente (finalmente!), que passa a ver através do véu criado pelas manipulações de Walter.

E em um episódio de grandes monólogos, a dor é o sentimento que guia o monólogo de um Jesse em pânico no deserto, que afasta de si a atuação pseudo paternal de Walter. Depois de quebrar a imagem pomposa que tinha de Heisenberg, Jesse não mais é controlado por ele, e agora encara um dilema: ir embora – e com isso tornar as coisas mais fáceis para Walter -, ou morrer, como Mike.

Prestes a sumir para sempre, uma epifania atinge Jesse como um golpe traiçoeiro pelas costas (voadora). A mágoa e a raiva dentro de Jesse – que confirmou sua crença de que Walt estava por trás do envenenamento de Brock -, o levam a loucura. O vemos quando ele está prestes a queimar o símbolo familiar de Walter, que, ignorante sobre as ações de Jesse, já está amedrontado e prestar a recorrer à violência. Temo, porque sabemos que Walter está vivo no flashforward, mas ainda não vimos nada sobre Jesse.

Confessions teve todos os elementos que tornaram Breaking Bad uma das melhores e mais influentes séries da atualidade. Possivelmente tenha feito isso melhor que qualquer um dos episódios anteriores. Usou humor em um timing correto – na cena do restaurante -, chocou com a genialidade de Walter e o DVD, e emocionou com a storyline de Jesse – e a tremenda atuação de Aaron Paul.

Com cinco episódios para o final, a expectativa está alta, mas não há dúvidas que os produtores vão conseguir realizar o sonho de todos (possivelmente) os showrunners: manter a qualidade e deixar os fãs alucinados do começo ao fim.

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

Nenhum comentário foi publicado ainda.

O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!