TeleSéries
Spoiler: The Mentalist, a série nova mais assistida nos EUA
22/10/2008, 10:28. Paulo Fiaes
Spoilers
CSI, Dexter, Life, NCIS, North Shore, Prison Break, Reunion, The Mentalist, The Nine, The O.C.
Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
Bom, quem lê meus textos e/ou comentários aqui no TeleSéries sabem que eu não sou muito fã de série policial. Até hoje não entendo esse sucesso que a franquia CSI faz, e nunca perdi meu tempo tentando assistir Criminal Minds. Agora, claro que faço algumas exceções, sou fã de carterinha de NCIS e Life, por exemplo. E meu nickname no MSN é Dexter. Então pra mim série policial tem que ter alguma diferença. Coisa que até agora The Mentalist mostrou.
Não, a série não é inovadora, mas há elementos nelas que chamam a atenção. O ator Simon Baker rouba a cena, fazendo um trocadilho bobo, ele consegue nos hipnotizar com seu personagem. Não, ele não é um Dexter Morgan da vida, nem um Charlie Crews, mas se destaca suficiente pra você gostar do personagem.
No episódio piloto um casal de amigos são mortos e a pista leva para um assassino em série conhecido como “Red John”, que por sinal, tem uma ligação com o passado de Patrick Jane (Baker). No passado, Jane ganhava dinheiro fingindo ser vidente, trabalhava para um programa de TV e num destes programas ele traçou o perfil de Red John. Como vingança, Red John matou sua esposa e sua filha.
A questão é que Jane não achava que este duplo assassinado fosse obra de Red John, que esqueci de comentar, deve ser o plot da temporada. Esqueci também de falar que Jane atualmente trabalha como consultor do AIC (Agência de Investigação da Califórnia). Jane tem o “dom” de sacar as pessoas, um instinto apurado em comportamento humano e através de sugestões ele consegue obter informações. Curioso que atualmente estou fazendo um curso de hipnose, e por mais que eu saiba que as pessoas são céticas em relação a isso (eu também era), o comportamento humano é algo fascinante, que pode ser parcialmente compreendido. E sugestões realmente funcionam, desde que você concorde com o que for sugestionado.
Bom, voltando a série, no primeiro episódio Jane acaba armando uma armadilha para o médico da família da vitima, e este era o responsável pelos assassinatos. Nos três episódios exibidos até esta semana nos Estados Unidos, ficamos conhecendo também os personagens coadjuvantes. E até agora, tirando Tim Kang que não acrescentou muita coisa com seu Kendall Cho, os demais atores conseguiram nos entregar bons personagens.
Temos Amanda Righetti (The O.C., North Shore, Reunion), como a novata e espiritualista Grace Van Pelt. Seu colega de trabalho, Wayne Rigsby (Owain Yeoman, The Nine) tem uma queda por ela, mas uma enorme dificuldade pra expor seu interesse. Robin Tunney (Prison Break), é Teresa Lisbon, a líder do grupo e uma mulher dedicada ao trabalho, mas que no terceiro episódio descobrimos que teve uma vida um tanto quanto difícil, perdeu a mãe, o pai se tornou alcoólatra e se suicidou.
Um destaque da série com certeza é a forma como ela é narrada, os elementos que Jane consegue perceber e os outros não são mostrados claramente pra nós. Além disso, tirando o primeiro episódio, os assassinos não foram tão óbvios assim. No segundo episódio, Red Hair and Silver Tape, era mais fácil desconfiarmos do xerife local, mas o assassino acabou se revelando outro. No terceiro episódio, Red Tide, eu desconfiava o tempo todo de Hope, uma das amigas da vitima, mas no final foi todo o grupo de amigos que matou Christine Tanner.
Sem dúvida é uma boa série que justifica este relativo sucesso. O caso de Red John deve nos trazer bons episódios, e os personagens coadjuvantes devem ir crescendo com o passar da temporada. A CBS sabe fazer séries policiais e o publico americano gosta, vide que a franquia CSI, Cold Case, e a própria The Mentalist são todas do mesmo canal. Para quem é fã de séries policiais é um prato cheio essa quantidade de séries, já eu prefiro algo mais da linha de My Own Worst Enemy, mas aí é assunto para outro texto.
* * *
The Mentalist estréia no Brasil no dia 6 de novembro, quinta-feira, às 21h, na Warner Channel.
Nuvem de Séries
24 30 Rock 90210 American Horror Story American Idol Arrested Development Arrow Battlestar Galactica Bones Breaking Bad Brothers and Sisters Castle Chicago Fire Chuck Community Criminal Minds CSI CSI:Miami CSI:NY Damages Desperate Housewives Dexter Doctor Who Downton Abbey Elementary ER Friday Night Lights Friends Fringe Game Of Thrones Ghost Whisperer Gilmore Girls Glee Gossip Girl Grey's Anatomy Grimm Hart of Dixie Heroes Homeland House How I Met Your Mother Law & Order Law & Order: Special Victims Unit Lost Mad Men Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. Medium Modern Family NCIS New Girl Once Upon a Time One Tree Hill Parenthood Parks and Recreation Pretty Little Liars Prison Break Private Practice Psych Pushing Daisies Revenge Samantha Who? Saturday Night Live Scandal Scrubs Smallville Smash Supernatural Terminator: The Sarah Connor Chronicles The Big Bang Theory The Following The Good Wife The Mentalist The New Adventures of Old Christine The O.C. The Office The Simpsons The Sopranos The Vampire Diaries The Walking Dead The X Files True Blood Two and a Half Men Ugly Betty Veronica Mars White CollarCategorias
- 15 Razões (24)
- Audiência (70)
- Biblioteca de Séries (1)
- Borracharia (21)
- Colírio (5)
- Conexão (14)
- Entreatos (16)
- Estilo (31)
- Ficção (séries virtuais) (29)
- Gastronomia (67)
- Ligado no Streaming (30)
- Memória (26)
- Opinião (558)
- Séries & Eu (6)
- Sintonia (11)
- Sobre o TeleSéries (72)
- Spoilers (578)
- TeleRatings (314)
- TV Brasil (2,638)
- Comic Con (84)
- Novos Pilotos e Séries (1,403)
- Participações Especiais (991)
- Programação EUA (571)
- Upfronts (44)
séries policiais são boas, mas NUNCA vi nem VEREI CSI. acho um exagero tanto spin-off. the mentalist é impecável, junto com cold case e without a trace. mas eu sou mais fã das comédias tipo chuck e ugly betty, e ação, tipo fringe.
a disputa de melhor série nova no emmy vai ficar complicada…
Eu como fã de séries policiais, não vou perder. Só não me agrada saber que a sem graça da Robin Tunney vai ter um papel de destaque.
Eu adoro séries policiais. Estou amando Life.
Mas o que tenho sentindo falta nesta área é de uma boa série tradicional, das antigas mesmo, que mostre o trabalho básico da polícia, daquelas com uma dupla de policiais, investigação, perseguição, tiros, etc.
Sou uma fã alucinada por séries policiais e fã de realities. Comédia, só se não tiver nada melhor pra fazer. Não durmo sem antes ver um cadáver.
Adoro CSI e CSI:NY. Não gosto de CSI Miami. Acho que sou a primeira fã brasileira da franquia Law & Order. Assisto desde sempre. Confesso que adoro a série original, mas admito que SVU é melhor. Sem falar que tenho uma queda pelo Goren de Criminal Intent. Me apaixonei por Criminal Minds desde o primeiro episódio. Sou meio parecida com o Dr. Reid. Eu adorava JAG, imaginem só! Lógico que tb sou fão de NCIS. Life é light e deliciosa.
Na minha lista de séries favoritas, somente duas não são policiais: HOUSE (não deixa de ser investigativa) e Brothers and Sisters.
Tenho certeza que vou adorar The Mentalist!
Quase ingressei na polícia, foi por pouco.
Não gosto de séries policiais, elas sempre se baseiam em um super sentido do protagonista, e este curiosamente resolve os casos atraves do seu “dom”. Mas aprecio muito a série Criminal Minds, me parece que ela tem um visão mais real dos fatos, mais verdadeira e principalmente ela explica aquilo que é inexplicável: como alguém pode friamente matar outra pessoa? E apesar de gostar do protagonista de The Mentalist, a série não me convence pelo já explicado acima. 🙂
@Ivonete
Realmente a Robin Tunney tá fraquinha. O pior é que na série ela deveria ser a detetive durona!
Mas de resto a série tá ótima!
DoAssogue
http://www.totalcine.com.br
Acho The Mentalist uma boa série, com bons episódios e é isso. Não tem nada na série que eu ache espetacular, pelo menos por enquanto. A Lisbon da Robin Tunney…sei lá…pra mim falta alguma coisa.
Simon Blaker é perfeito. Se não fosse por ele, não continuaria assistindo a série.
Enfim, eu não acho nada demais. Mas com certeza tem elementos pra muita gente gostar e gostar muito.
O correto é : “um casal de amigos FOI morto…”
Séries policiais não são meu gênero preferido, mas gosto de assistir quando bem feita. Estou baixando o piloto de The Mentalist para conferir.
Adoro séries policiais, mas o elenco de NCIS faz toda a diferença. E também adoro Life. Ainda não assisti The Mentalist, ainda estou baixando, espero gostar.
Bacana o texto, Paulo.
Acho o piloto de Mentalist ótimo, o s01e02 muito fraco e s01e03 ok.
Em suma, acho a série apenas OK.
A Robin Tunney é péssima e a Amanda Righetti é uma espécie de A.J. Cook de Criminal Minds: está alí só porque é bonitinha, porque a personagem é a mesma coisa que nada.
Paulo discordo de quase tudo. Acho The Mentalist óbvio demais. Até os assassinos. Não gosto da interpretação do Simon Blake, os personagens são todos caricatos. As histórias batidas. É uma repetição do mesmo com um colorido aqui e outro acolá.
Parei de ver. Pura perda de tempo.
A melhor coisa que fiz esses dias foi baixar Mentalist por engano. Super do nada a série me pegou e tou caidão nela, não perco um episódio.
2. Ivonete – October 22, 2008
Eu como fã de séries policiais, não vou perder. Só não me agrada saber que a sem graça da Robin Tunney vai ter um papel de destaque.
ela dá sono mesmo. domingo no domingo maior passou um filme com ela (acho que chamava fim dos tempos), e ela com a mesma cara de garota sofrida que ela mostrou em prison e em the mentalist, mesmo sendo “a durona”.
estou achando que vou acabar baixando NCIS… eu vou ficando curioso do motivo d etanto sucesso e acbao baixando…(o problema é que já está na sexta temporada, e eu nunca vi um ep. sequer…)
12. Regina Monteiro – October 22, 2008
Paulo discordo de quase tudo. Acho The Mentalist óbvio demais. Até os assassinos. Não gosto da interpretação do Simon Blake, os personagens são todos caricatos. As histórias batidas. É uma repetição do mesmo com um colorido aqui e outro acolá.
Parei de ver. Pura perda de tempo.
cá pra nós caricata é aquela loirinha de fringe… a protagonista!!!! nossa, ela faz as mesma caras da robin turney… estraga essa excelente produção!!!!
Não me chamou atenção esta série. Acho que é só mais uma do genero.
Assisti já até o sétimo episódio da série. Espero ansiosa pelo próximo. Só de ver o Simon Blaker com aquela carinha de sacana já vale a metade e o resto é só complemento.
naum sow muito fã de series,prefiro bons filmes e msm jovem aprendi a notar em bons atores,apesar de The Mentalist ser minha primeira serie policial notei q Simon Blaker eh um ótimo ator e q Robin Tunney eh uma péssima atriz,hora se faz de durona hora aparece na cena com cara de coitada sem a minima explicação,fora isso a serie eh ótima,todos os dias tenho baixado episódios pois tenho a impressão d q estou me tornando fã da serie e do gênero…thank’s
Antes de falarem algo, pelo menos digam o nome do ator corretamente, Simon BAKER.
E acho The Mentalist morno demais….porém, assisto só por causa do Simon.
Se não fosse pela interpretação “overboard” do personagem, eu até gostaria de The Mentalist. Mas é muito exagerado o tal “poder de observação” dele, chega a ser canastrice.
“O ator Simon Baker rouba a cena, fazendo um trocadilho bobo, ele consegue nos hipnotizar com seu personagem”
Não a mim!
O mentalista é a série mais legal e interessante.Tem razão de ser a mais assistida mesmo não sendo no brasil.Que pena que ela não barra sobrenatural que é outra série maravilhosaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
as melhores series são supernatural chuck e gossip girl
Muito boa, essa sitcom americana criada por Chuck Lorre.
Já estou no 03º episódio da 13º temporada, baixei em HDTV o seriado no http://leu-meu-email.blogspot.com/…
engraçado como cada um vê a série ao seu modo particular, né? Eu acho o Cho o melhor personagem da série! É equilibrado, direto, determinado e muito companheiro!