TeleSéries
De volta aos agitados anos 80 com ‘Miami Vice’
11/05/2013, 21:51. Mirele Ribeiro
Memória
Miami Vice
Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
Nos últimos dias surgiram convites para festas em dias e lugares distintos, organizadas por pessoas diferentes que possivelmente nem se conhecem, não sendo da mesma faixa etária e tendo motivos variados para as comemorações. No entanto, elas têm o mesmo tema, Festa Retrô – Anos 80.
Naqueles dias, os brasileiros alcançavam a desejada redemocratização. O rock nacional explodiu, tivemos a primeira edição do Rock In Rio. A efervescência pop contagiou o mundo todo. A música, as roupas coloridas, o estilo jovem da época… Tá, tudo bem, realmente a década de 80 é um prato cheio para ambientar festas.
Não me surpreende nem um pouco o fato das pessoas serem nostálgicas e quererem reviver tempos passados. Disso eu bem entendo, afinal todo mês estou aqui relembrando séries de outrora. E já que me fizeram regressar aos anos 80, lá vamos nós.
Dois policiais, muita ação e um seriado, Miami Vice.
Era uma vez…
James ‘Sonny’ Crockett (Don Johnson), um ex-jogador de futebol americano e ex-combatente do Exército norte-americano, é detetive em Miami. Ricardo ‘Rico’ Tubbs (Philip Michael Thomas) é um policial de New York que chega à Miami atrás do assassino de seu irmão.
Crockett investiga um poderoso traficante quando descobre que Tubbs está atrás do mesmo criminoso. Aí nasce uma parceria que a princípio parecia que não daria certo, mas com o tempo se transforma em uma sólida amizade.
Tubbs decide ficar na cidade e trabalhar com Crockett na divisão policial antidrogas de Miami, chamada de Unidade Vice. No comando está o tenente Lou Rodriguez (Gregory Sierra). Porém, Lou é assassinado e o linha-dura Martin Castillo (Edward James Olmos) chega para chefiar os trabalhos.
No dia a dia, os agentes da Vice assumem outras identidades e se infiltram na rede do narcotráfico local. Crockett se disfarça de Sonny Burnett, um traficante que mora num barco e tem como animal de estimação um crocodilo chamado Elvis. Já Tubbs se passa por um poderoso comprador, conhecido como Rico Cooper.
Em suas missões Crockett e Tubbs exibem estilo e sofisticação em seus carrões e, é claro, ficam frente a frente com o perigo. Mas, nem sempre sozinhos. Isso porque, a Vice conta ainda com a humorada dupla formada por Stan Switek (Michael Talbott) e Larry Zito (John Diehl); e com as agentes femininas Gina Navarro (Saundra Santiago) e Trudy Joplin (Olivia Brown).
Corajosos e charmosos, porém sem sorte no amor. Crockett é divorciado e quando acha que encontrou um novo amor, fica viúvo. Já Tubbs nem mesmo uma relação duradora chega a ter. A vida pessoal desses dois, realmente, é um tanto complexa. Certa vez, Crockett fica entre a vida e a morte e acaba assumindo seu alterego Sonny Burnett por um tempo.
Enfrentar o crime, na ensolarada Miami, pode ser mais do que uma aventura.
… e então…
A estreia de Miami Vice na TV norte-americana aconteceu em setembro de 1984. Cinco temporadas depois, a série teve seu último episódio inédito transmitido em janeiro de 1990.
Aqui no Brasil, ainda nos anos 80, o seriado foi transmitido em rede aberta pelo SBT. Atualmente, é reprisado na TV paga pelo canal TCM, de segunda a sexta, às 09h e 21h.
Durante os anos em que ficou no ar, Miami Vice foi um sucesso e conquistou fãs fiéis. A série ganhou, em 2006, um filme homônimo estrelado por Colin Farrell e Jamie Foxx. A versão cinematográfica, considerada fraca em comparação com a produção televisiva por muitos dos saudosos fãs da série, serve como uma merecida homenagem a um seriado emblemático que mais de vinte anos depois não perdeu a majestade.
Se valendo da técnica de edição dos videoclipes, algo inovador para a época, o seriado trouxe características da década em que era produzido através também da trilha sonora com nomes como Phil Collins, Tina Tuner e U2; e teve forte influência na moda, principalmente a masculina, com os protagonistas de Miami Vice popularizando os relógios Rolex, os óculos Ray Ban’s, os tons pastéis e os sapatos sem meias. Por tudo isso que Miami Vice está eternizada como um clássico dos anos 80.
Quanto às festas, infelizmente, fiquei doente e acabei não indo à primeira. Mas estou na expectativa para a próxima. Tudo bem, pois como dizem o melhor da festa é mesmo esperar por ela. E algo me diz que outras virão. Afinal, os anos 80 jamais deixarão de serem lembrados e
…celebrados.
Nuvem de Séries
24 30 Rock 90210 American Horror Story American Idol Arrested Development Arrow Battlestar Galactica Bones Breaking Bad Brothers and Sisters Castle Chicago Fire Chuck Community Criminal Minds CSI CSI:Miami CSI:NY Damages Desperate Housewives Dexter Doctor Who Downton Abbey Elementary ER Friday Night Lights Friends Fringe Game Of Thrones Ghost Whisperer Gilmore Girls Glee Gossip Girl Grey's Anatomy Grimm Hart of Dixie Heroes Homeland House How I Met Your Mother Law & Order Law & Order: Special Victims Unit Lost Mad Men Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. Medium Modern Family NCIS New Girl Once Upon a Time One Tree Hill Parenthood Parks and Recreation Pretty Little Liars Prison Break Private Practice Psych Pushing Daisies Revenge Samantha Who? Saturday Night Live Scandal Scrubs Smallville Smash Supernatural Terminator: The Sarah Connor Chronicles The Big Bang Theory The Following The Good Wife The Mentalist The New Adventures of Old Christine The O.C. The Office The Simpsons The Sopranos The Vampire Diaries The Walking Dead The X Files True Blood Two and a Half Men Ugly Betty Veronica Mars White CollarCategorias
- 15 Razões (24)
- Audiência (70)
- Biblioteca de Séries (1)
- Borracharia (21)
- Colírio (5)
- Conexão (14)
- Entreatos (16)
- Estilo (31)
- Ficção (séries virtuais) (29)
- Gastronomia (67)
- Ligado no Streaming (30)
- Memória (26)
- Opinião (558)
- Séries & Eu (6)
- Sintonia (11)
- Sobre o TeleSéries (72)
- Spoilers (578)
- TeleRatings (314)
- TV Brasil (2,638)
- Comic Con (84)
- Novos Pilotos e Séries (1,403)
- Participações Especiais (991)
- Programação EUA (571)
- Upfronts (44)
Muito boa a sua matéria. Gostei muito.
Fico feliz, Maria Regina. Obrigada.
Muito legal essa materia. Eu assistia Miami Vice nos anos 80 e atualmente revejo a série no TCM.
🙂
Olha o estilo do Don Johnson!!!
Engraçado como “CSI: Miami” parece muito mais com o seriado do que o filme “Miami Vice”.
Sobre a festa, ano que vem você está convidada de novo 😉
Hahaha Ebaaa!!! Viva os anos 80!
este seriado deveria voltar novamente com o mesmo elenco em rede aberta como na rede record ou mesmo pelo sbt ou band seria uma ótima ideia faria muito sucesso .