TeleSéries
Fringe e a televisão (quase) livre do controle remoto
27/09/2008, 09:00. Carlos Merigo
Notícias
Além Da Imaginação, Alias, Fringe, Heroes, Jornada nas Estrelas, Lost, The X Files
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Com muito hype, Fringe estreou neste mês de setembro na Fox americana. É a nova série do mystery-box J.J. Abrams, o criador do megahit Lost, co-escrita com os roteiristas de Transformers, Roberto Orci e Alex Kurtzman. Aliás, vale lembrar que os dois escritores já trabalharam com Abrams em Alias e no ainda não lançado novo filme de Jornada nas Estrelas.
Com esses nomes envolvidos, já dá para imaginar o interesse das marcas em torno da nova série, que prometia uma mistura de Arquivo X com Além da Imaginação. Ainda mais se considerarmos que dentro de Lost, o maior sucesso recente da TV, nenhuma empresa pode fazer nada sem arruinar a história.
Da mesma maneira que a Nissan fez com Heroes e a Philips com o programa 60 Minutes da CBS, a Ford e a Paramount pretendem ser marcas integrantes de Fringe. Isso significa fazer com que seus produtos tenham aparições relevantes e pertinentes na história da série.
Essa prática de branded entertainment você já conhece, é uma tendência em crescimento nos últimos anos, mas o que talvez não saiba é que a Fox começa a colocar em prática o que está chamando de “Remote-Free TV”, ou seja, televisão livre de controle remoto.
A idéia é colocar as marcas dentro do programa, custando 40% a mais do que uma veiculação normal, e cortar pela metade o intervalo comercial. Em um mundo em que cada vez mais as pessoas dão fast-foward nos comerciais, assistem na internet, iTunes, baixam via torrents e afins, a emissora espera não ter dispersão durante as mensanges publicitárias de seus anunciantes. Cada break terá no máximo dois comerciais, sendo que o primeiro só entra depois de 16 minutos de série no ar.
É claro que já podemos considerar uma quebra e tanto no modelo tradicional, mas ainda não dá para chamar de “Remote-Free TV”, como a Fox apelidou. Dois comerciais são suficientes para as pessoas fazerem o que sempre fazem quando começa o intervalo: ir no banheiro e pegar algo para beliscar na cozinha.
Ok, exagerei, mas é muito mais eficiente criar propaganda com pertinência e ainda ter certeza de que as pessoas levarão aquilo com elas independente da mídia em que assistirem. Basta sempre ter em mente a preocupação de não exagerar ou forçar uma presença de marca. A parceria da Nissan com Heroes é um exemplo de sucesso, é o que podemos citar de marca que até colaborou com o roteiro, dando senso de realidade.
Texto publicado originalmente no weblog Brainstorm #9.
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Lembro que no início de Alias, todo celular que tocava tinha que ser mostrado em close e lá estava: NOKIA!
Lembro tb de um episódio da mesma série que era praticamente uma propaganda do Ford Focus… hehehehe. Durante um perseguição, o carro era focalizado de vários ângulos enquanto algum personagem fazia algum comentário sobre o carro!
Lembro do Focus claramente em um episódio de Alias. Foi sútil mas deixou claramente a marca gravada…Já das ligaçoes não me recordo.
É só não ficar igual novela da Globo…
É só não ficar igual novela da Globo…(2)
Também lembro dos celulares NOKIA em ALIAS e o carro… inesquecível!
E a Toyota em Smallvile … Clark morando na fazenda e com uma mega pickup, hehehe.
Ah, é, o Focus de Alias. Foi na perseguição da Suíça, muito engraçado, várias piadinhas. E o Nokia também, era o celular da Sydney acho que desde o piloto.
Dollhouse seguirá no mesmo esquema, menos intervalos e episódios com maior duração.