TeleSéries
Jerry Seinfeld e Bill Gates: o comercial mais polêmico da história
05/09/2008, 15:26. Paulo Serpa Antunes
Notícias, Programação EUA
Seinfeld
Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
Estreou nesta quinta-feira (4/9) a anuciada nova campanha publicitária da Microsoft com a presença do comediante Jerry Seinfeld. O primeiro de uma série de comerciais foi ao ar no intervalo do jogo de abertura da temporada de futebol americano – o programa de televisão mais visto da noite nos Estados Unidos.
Com humor nonsense, o vídeo mostra Seinfeld ajudando o criador do sistema operacional Windows, Bill Gates, a comprar sapatos.
O comercial foi recebido com estranheza. Afinal, suas intenções não são claras – sem exibir nenhum produto na tela, ele apenas tenta rejuvenescer a imagem de Microsoft, que perdeu a simpatia do público na última década com o renascimento da Apple e o surgimento do Google. O comercial mais parece um episódio da saudosa sitcom Seinfeld, com Gates fazendo o papel de George Constanza e levando uma conversa “sobre o nada”.
O comercial tem sido criticado, mas ao mesmo tempo virou o assunto do dia – seja em sites de TV, tecnologia ou publicidade.
Preston Gralla, da Computerworld, pergunta:
O comercial da Microsoft é o pior anúncio de TV de todos os tempos?
Aliás, na verdade ele não só pergunta. No texto ele afirma que esta é a pior propaganda de tecnologia que ele já viu.
Já Don Reisinger, da CNet, pensa exatamente o contrário e já avisa na manchete de seu artigo que “o anúncio do Seinfeld é brilhante”. Segundo o texto:
Mais importante, eu acredito, é que o comercial constrói caminho para o que vem por aí. Antes que a Microsoft tente fazer as pessoas conhecerem o Vista, ela precisa reparar sua imagem. E o que forma melhor para alcançar isto do que fazer um comercial com um dos mais populares comediantes do mundo?
Dana Blankenhorn, colunista da ZDNet, comparou o anúncio ao discurso de John McCain na convenção republicana:
Ou seja, eles estão vendendo um mito.
O mito é claro, é Bill Gates e sua empresa, agora em um versão mais humanizada.
A melhor explicação, no entanto, vem de dentro. O novo chefão da Microsoft, Bill Veghte, enviou memorando aos funcionários explicando o objetivo desta que é a primeira fase da campanha, reproduzido pelo site TechCrunch:
Foi desenvolvida para engajar os consumidores e ser a centelha de um novo discurso sobre o Windows – uma conversação que irá se desenvolvendo conforme a campanha progredir, mas sempre marcada por humor e humanidade.
Segundo a imprensa americana, para participar da campanha, Jerry Seinfeld recebeu a bolada de 10 milhões de dólares. E esta é só a ponta do iceberg – a Microsoft planeja gasta 300 milhões em publicidade para rejuvenescer sua marca.
Com informações da Computerworld, ZDNet, Cnet, Wired e TechCrunch.
Nuvem de Séries
24 30 Rock 90210 American Horror Story American Idol Arrested Development Arrow Battlestar Galactica Bones Breaking Bad Brothers and Sisters Castle Chicago Fire Chuck Community Criminal Minds CSI CSI:Miami CSI:NY Damages Desperate Housewives Dexter Doctor Who Downton Abbey Elementary ER Friday Night Lights Friends Fringe Game Of Thrones Ghost Whisperer Gilmore Girls Glee Gossip Girl Grey's Anatomy Grimm Hart of Dixie Heroes Homeland House How I Met Your Mother Law & Order Law & Order: Special Victims Unit Lost Mad Men Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. Medium Modern Family NCIS New Girl Once Upon a Time One Tree Hill Parenthood Parks and Recreation Pretty Little Liars Prison Break Private Practice Psych Pushing Daisies Revenge Samantha Who? Saturday Night Live Scandal Scrubs Smallville Smash Supernatural Terminator: The Sarah Connor Chronicles The Big Bang Theory The Following The Good Wife The Mentalist The New Adventures of Old Christine The O.C. The Office The Simpsons The Sopranos The Vampire Diaries The Walking Dead The X Files True Blood Two and a Half Men Ugly Betty Veronica Mars White CollarCategorias
- 15 Razões (24)
- Audiência (70)
- Biblioteca de Séries (1)
- Borracharia (21)
- Colírio (5)
- Conexão (14)
- Entreatos (16)
- Estilo (31)
- Ficção (séries virtuais) (29)
- Gastronomia (67)
- Ligado no Streaming (30)
- Memória (26)
- Opinião (558)
- Séries & Eu (6)
- Sintonia (11)
- Sobre o TeleSéries (72)
- Spoilers (578)
- TeleRatings (314)
- TV Brasil (2,638)
- Comic Con (84)
- Novos Pilotos e Séries (1,403)
- Participações Especiais (991)
- Programação EUA (571)
- Upfronts (44)
Conforme o blog de Sam Diz da ZDNet (http://blogs.zdnet.com/BTL/?p=9905):
Gates e Seinfield passam boa parte do comercial discutindo sobre calçados baratos. Só no final que há uma referência à computadores:
Seinfied: “Será que um dia vão inventar algo que faça os computadores tão cremosos e crocantes como uma torta, aí a gente poderia comê-los enquanto se trabalha? Se sim, me dê um sinal, tipo.. ajeita as calças”
Gates: para de caminhar por um instante, disfarça e ajeita as calças meio que rebolando.
Seinfeld: “Eu sabia!”
Texto: “O futuro. Delicioso”.
É com este tipo de comercial que a Microsoft quer brigar com a Apple? 😛
Eu também achei o comercial genial, principalmente pela sacada do “delicious”. Entendi a seguinte mensagem: podemos ser mais deliciosos que uma maçã.
a reboladinha do Bill Gates é uma coisa que eu nunca achei que veria o.Ô
Bom, pela descrição do texto, achei sutil e bem bolado – o problema é querer ‘rejuvenescer’ a Microsoft com um cara supostamente engraçado que há 1000 anos não tem programa – seu último trabalho foi como ‘voz de abelha’, não?
E qual é o cara com 16, 17 anos, que tem Ipod, usa msn e só vê tv pelo YouTube que vai se importar com esse tio velho e desconhecido do Seinfeld?
Jerry Seinfeld é tão anos 90…
E essa propaganda é tão obvia que chega a ser simplória, principalmente por tentar “comparar” o Bill Gates com o Steve Jobs. Mas talvez daqui pra lá eles encontrem rostos melhores e mais jovens pra que façam ele se identificar com a molecada.
“Jerry Seinfeld é tão anos 90…” [2]
“a reboladinha do Bill Gates é uma coisa que eu nunca achei que veria” [2]
Mas quem é maior que o Jerry Seinfeld? Por favor, não me venham com Steve Carell ou Tina Fey, eles precisam tomar muito Nescau ainda pra chegar lá.
Outra coisa, rejuvenescer a marca não significa atingir a garotada. Eles estão atrás dos formadores de opinião – blogueiros, o pessoal fashion, os profissionais de TI…
“Jerry Seinfeld é tão anos 90…” [3]
“a reboladinha do Bill Gates é uma coisa que eu nunca achei que veria” [3]
outra coisa. Eu tentei ver Seinfeld, mais as vezes que achei graça foram muito raras. Que me desculpem os fãs.Nota 5.Já o comercial nota 0.
Concordo com o Paulo. Quem é maior que o Seinfeld??? Ningúem! Ele é anos 90, anos 2000, anos 3000. Não tem comediante como ele e o seu humor jamais se tornou ultrapassado. Não à toa a extinta série Seinfeld foi eleita pela crítica especialista o melhor programa da tv americana em todos os tempos.
Talvez a idéia da Microsoft passe também por aí. Colocou no comercial um cara que continua atualíssimo apesar de não estar no ar.
E precisa?
não quero levantar polêmica, mas assisti quase todos os episódios de seifield, e acredito ter rido apenas em 3 ou 4 deles! a falta de noção dos personagens me irritava, o george constanza me dava asco e até hoje qdo o vejo nao me “desce” pela garganta!