TeleSéries
Review: Stargate Atlantis – Midway
06/08/2008, 10:55. Regina Monteiro
Reviews
Stargate Atlantis
Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
Série: Stargate Atlantis
Episódio: Midway
Temporada: 4ª
Número do Episódio: 77 (4×17)
Data de Exibição nos EUA: 15/2/2008
Data de Exibição no Brasil: 31/7/2008
Emissora no Brasil: FX
É o início do fim.
Depois de três episódios abordando aspectos psicológicos e íntimos da vida dos personagens e um quarto episódio que não disse a que veio, Midway retoma a linha principal da história que ficou parada lá em Spoils of War. Os Wraiths voltaram e, depois de quatro longos anos de espera, conseguiram finalmente chegar à Terra e, de quebra, provocar a destruição da Intermediária. Quem deu o ar da graça também, ainda que somente para matar as saudades, foi Teyla, que desde Quarantine andava sumida.
Se, à primeira vista, parecia que Midway seria mais um episódio a priorizar o lado pessoal de um membro da equipe, com Ronon devendo ir à Terra para uma entrevista com o Comitê, onde deveria ser avaliada sua capacidade de pertencer à equipe do Cel. Sheppard, a presença de Teal´c, um bônus adicional para a história, desmentia a promessa de um episódio intimista. Afinal, se dois guerreiros se juntam, a solução da equação não pode ser uma história pacífica. A relação inicial dos dois, inclusive, foi tudo, menos pacífica, com direito até à luta corpo a corpo e platéia apostando em um vencedor. Infelizmente não ficamos sabendo nem quem era o mais provável vencedor na opinião dos apostadores nem se nossa aposta estaria correta (confesso que torci muito pelo Teal´c). Carter, para decepção dos apostadores e desta fã aqui, interrompeu a luta que, desconfio, não estava nem um pouco próxima do final.
Teal´c foi chamado à Atlantis por Carter para preparar Ronon para a entrevista com o Comitê, e, principalmente, enfrentar seu novo membro, um certo senhor Coolidge, que, segundo as impressões de Teyla seria um pouco pior que Woosley. Ninguém melhor que Teal´c, um guerreiro como Ronon, para incutir bons modos no moço de Sateda.
Já nas primeiras cenas não pude deixar de pensar que, na esteira dos conselhos que Teal´c deveria dar e Ronon não queria ouvir, Christopher Judge poderia contribuir com umas aulas de expressão facial. Deu realmente pena ver Jason Momoa tentando exprimir raiva quando é apresentado à Teal´c. Felizmente seus diálogos, via de regra, não têm mais que uma frase e nas cenas de ação ele acaba convencendo.
A partir do momento em que Teal´c e Ronon chegam à Intermediária o episódio retoma o ritmo da série. Praticamente junto com eles chegam os Wraiths que a partir da Estação, conseguem acessar o SGC. Os Wraiths vão para a Terra, com Ronon e Teal´c em seu encalço. Atlantis descobre a invasão da Intemediária e Sheppard vai para lá com sua equipe, onde encontram Bill Lee, Wraiths e… Kavanaugh.
Entre Ronon e Teal´c eliminarem os Wraiths do SGC e salvar a pele de Coolidge, laços se estabelecem entre os guerreiros: eles superam a inimizade. E na entrevista com o Comitê, Ronon não tem que dizer mais que um sim para que receba a aprovação de Coolidge. Cá entre nós, sorte dele, e pelos mais diversos motivos.
Já, na Intermediária, entre perseguições e ameaças, Kavanaugh consegue o impensável para completo desespero de Mckay: acionar, involuntariamente e de forma irreversível, o sistema de autodestruição da Estação.
Na verdade um Comando (e falo do SGC ou do Comitê), que determina que Kavanaugh seja o substituto de Bill, como responsável pela Estação, merece mesmo vê-la indo pelos ares. Pena que nós também tenhamos que vê-la explodir e este castigo seja pior do que vez ou outra encontrarmos Kavanaugh. Mesmo porque, algo me faz pensar que nós estamos um pouco longe de nos livrarmos dele.
Mas, simpatizando ou não com personagens ou interpretações, o grande destaque do episódio foi mesmo a destruição da Intermediária, que sem dúvida ainda trará sérias implicações para a vida de Atlantis, já que era a forma mais rápida de chegar à Terra e vice-versa e conseguir reforços em caso de ataque. Fico pensando se este fato não servirá de gancho para recriar um pouco do clima da primeira temporada quando Atlantis estava por sua conta e risco, enfrentando os mais diversos tipos de problemas e mais de um grande inimigo.
Nuvem de Séries
24 30 Rock 90210 American Horror Story American Idol Arrested Development Arrow Battlestar Galactica Bones Breaking Bad Brothers and Sisters Castle Chicago Fire Chuck Community Criminal Minds CSI CSI:Miami CSI:NY Damages Desperate Housewives Dexter Doctor Who Downton Abbey Elementary ER Friday Night Lights Friends Fringe Game Of Thrones Ghost Whisperer Gilmore Girls Glee Gossip Girl Grey's Anatomy Grimm Hart of Dixie Heroes Homeland House How I Met Your Mother Law & Order Law & Order: Special Victims Unit Lost Mad Men Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. Medium Modern Family NCIS New Girl Once Upon a Time One Tree Hill Parenthood Parks and Recreation Pretty Little Liars Prison Break Private Practice Psych Pushing Daisies Revenge Samantha Who? Saturday Night Live Scandal Scrubs Smallville Smash Supernatural Terminator: The Sarah Connor Chronicles The Big Bang Theory The Following The Good Wife The Mentalist The New Adventures of Old Christine The O.C. The Office The Simpsons The Sopranos The Vampire Diaries The Walking Dead The X Files True Blood Two and a Half Men Ugly Betty Veronica Mars White CollarCategorias
- 15 Razões (24)
- Audiência (70)
- Biblioteca de Séries (1)
- Borracharia (21)
- Colírio (5)
- Conexão (14)
- Entreatos (16)
- Estilo (31)
- Ficção (séries virtuais) (29)
- Gastronomia (67)
- Ligado no Streaming (30)
- Memória (26)
- Opinião (558)
- Séries & Eu (6)
- Sintonia (11)
- Sobre o TeleSéries (72)
- Spoilers (578)
- TeleRatings (314)
- TV Brasil (2,638)
- Comic Con (84)
- Novos Pilotos e Séries (1,403)
- Participações Especiais (991)
- Programação EUA (571)
- Upfronts (44)
No meu entender esta é a temporada mais fraca e sem graça de SGA e, pelo que li, os próximos 3 episódios terão todo a ação da série, deixando gancho para a próxima temporada. Quanto ao cabelinho do Teal’c, fim de carreira!
Episódio interessante, mas mostra mais uma vez como os Wraiths são patéticos e não assustam mais.
O episódio desperdiçou uma boa chance de mostrar mais personagens de SG-1, como Landry, Vala Mal Doran e Cameron Mitchell. Embora o Mitchell e a Mal Doran talvez estivessem em algum outro planeta, e não fizeram muita falta, é improvável que o Landry não estivesse no SGC (a não ser que tenha outra pessoa no cargo que era ocupado por ele).
Eu gostei do episódio, teve bastante tensão e ação. Mas achei que tudo terminou rápido demais…esse tipo de episódio tinha que ser maior ou duplo. Além disso, achei o final fraco…os Wraiths já foram mais assustadores. Eu crente que no final descobririamos que alguns wraiths ficaram escondidos ou conseguiram sair da base terrestre e nada…
Levando consideração que o Ronon é um dos personagens que eu menos gosto em Atlantis, e o Tea’lc é um dos personagens que eu menos gosto em SG1, eu diria que esse foi um episódio mediano. Essa antipatia inicial dos dois me irritou, assim como boa parte da atitude do Ronon.