TeleSéries
O Quarto Oculto – Da Chave ao Hóspede
17/06/2008, 11:08. Mica
Opinião, Reviews
O Quarto Oculto
Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
Algumas séries você sabe que irá gostar mesmo antes de assistir. Quando ouvi a premissa de O Quarto Oculto (The Lost Room) eu tinha a certeza de que me encantaria com ela. E talvez tenha sido ainda melhor por se tratar de uma minissérie. Tudo o que nos era mostrado tinha um objetivo, nada era ao acaso. E mesmo assim, a quantidade de coisas que acontece a cada episódio é fenomenal.
Outra coisa que diferencia O Quarto Oculto, é que ela explica absolutamente nada. Ao longo dos seus seis episódios a série nos informa o necessário para entenderrnos o que está acontecendo, mas tão cegos como no princípio.
O Evento:
O fato mais importante da série é o evento que desencadeou tudo. Precisamente em 4 de Maio de 1961, às 13h20m44s o quarto nº 10 do Motel Sunshine, em Gallup, New Mexico, deixou de existir no nosso plano de existência. Ao mesmo tempo em que o quarto foi apagado da nossa realidade e seu ocupante proscrito da memória de todos, os objetos que ele continha passaram a ter algum tipo de poder metafísico.
O Quarto e os Objetos:
Apesar de estar fora da nossa realidade, o quarto pode ser acessado através da Chave, um dos objetos mais importantes. Não importa em qual fechadura ela seja colocada, a chave sempre abre a porta para o quarto nº 10. Os objetos são os mais variados e comuns, como pentes, relógios, óculos, passes de ônibus, mas todos têm algum poder metafísico, como parar o tempo, impedir a combustão, deslocar alguém para outro lugar, entre outros. O interessante é que dentro do Quarto, os Objetos são apenas objetos comuns, e, portanto, apenas lá dentro é que podem ser destruídos.
O Hóspede:
Para muitos um mito, o Hóspede mostra-se uma pessoa bem real, que teve sua vida apagada ao ser transformado em um dos Objetos do Quarto. Todos os objetos atraem-se entre si, mas por ser um objeto humano o Hóspede sente a dor dessa proximidade, o que o leva a fazer uma barreira para tentar afastá-los. Como todos os outros objetos, o Hóspede não pode ser destruído, ou mesmo envelhecer, a menos que esteja dentro do quarto.
A História:
Resumidamente, Joe Miller é um detetive de homicídios que acabou na posse da Chave ao presenciar a morte de um delinqüente conhecido seu em sua casa. Logo descobre que há dois grupos atrás dos objetos: a Ordem e a Legião, além dos freelancers. E é um desses freelancers que rapta Anna, a filha de Joe, para trocá-la pela Chave. Durante a tentativa de fuga, Anna acaba dentro do Quarto, que é reiniciado com a garota ainda dentro. Ao abrir novamente a porta, Joe descobre que a filha desapareceu e começa sua jornada em busca da menina.
Ao contrário da Ordem, que acredita que os objetos são pedaços de Deus e quem os possuir terá os poderes da divindade, ou da Legião, que quer os objetos para destruí-los, Joe não se importa com os objetos, mas decide que precisa deles para encontrar a filha. Para isso, usa alternadamente a Ordem, a Legião (mais especificamente Jennifer Bloom, com quem acaba se envolvendo romanticamente) ou mesmo os freelancers. Por necessidades se associa ora com Weasel – o responsável pelo rapto de Anna – ora com Wally, um lunático possuidor de um ticket de ônibus que transporta as pessoas para Gallup e que acaba se tornando amigo de Joe, ou ainda Kreutzfeld, um milionário antigo membro da Legião e que se tornou Colecionador dos Objetos.
É Joe quem descobre a existência do Hóspede e o leva de volta para o Quarto nº 10. O Hóspede enfim lhe diz que para Joe recuperar Anna, ele precisa matá-lo e tornar-se o novo Objeto, já que há um equilíbrio e para cada objeto destruído um novo é criado. Apenas como um Objeto Joe será capaz de reencontrar a filha que está perdida entre um dos quartos da realidade alternativa.
Joe aceita a condição do Hóspede e consegue assim recuperar Anna. Ao finalmente ter a filha novamente consigo, Joe abre o Quarto e deixa a chave dentro, reiniciando-o.
É difícil descrever O Quarto Oculto em poucas palavras. Muita coisa acontece em pouquíssimo tempo. Joe se envolve com vários tipos de objetos e pessoa a cada novo episódio. Amigos se tornam inimigos e vice-versa. Quando aprendo a odiar alguém acontece algo que me faz gostar da pessoa novamente. E a cada episódio ficamos pensando no que virá a seguir.
Dois momentos em especial me deixaram bastante agoniada: quando Joe e o Weasel ficaram presos na mansão de Kreutzfeld e Joe lutava contra o tempo enquanto criava uma fechadura onde pudesse usar a Chave; e no final do penúltimo episódio, quando Kreutzfeld o prende dentro do cofre dos Colecionadores após roubar a Chave.
Mas este foi um dos programas que mais me empolgou na TV nos últimos tempos. Cada episódio nos trazia uma possibilidade imensa de decisões diferente e rumos distintos. Em momento algum eu soube como realmente iria acabar. E até agora não sei do destino de Joe.
Ele se tornou um Objeto? Se a resposta for positiva, ele não irá envelhecer ou morrer, como o Hóspede? Se ele é um Objeto, qual o seu poder? Sofrerá da lei da atração assim como os outros?
Ainda não decidi se gostei ou não do final de O Quarto Oculto. O que eu sei é que valeu a pena cada minuto do meu tempo, e não é todo dia que encontramos algo assim na TV.
* * *
A GNT deve reprisar O Quarto Oculto em entre os dias 22 e 29 julho, às 3h da madrugada.
Nuvem de Séries
24 30 Rock 90210 American Horror Story American Idol Arrested Development Arrow Battlestar Galactica Bones Breaking Bad Brothers and Sisters Castle Chicago Fire Chuck Community Criminal Minds CSI CSI:Miami CSI:NY Damages Desperate Housewives Dexter Doctor Who Downton Abbey Elementary ER Friday Night Lights Friends Fringe Game Of Thrones Ghost Whisperer Gilmore Girls Glee Gossip Girl Grey's Anatomy Grimm Hart of Dixie Heroes Homeland House How I Met Your Mother Law & Order Law & Order: Special Victims Unit Lost Mad Men Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. Medium Modern Family NCIS New Girl Once Upon a Time One Tree Hill Parenthood Parks and Recreation Pretty Little Liars Prison Break Private Practice Psych Pushing Daisies Revenge Samantha Who? Saturday Night Live Scandal Scrubs Smallville Smash Supernatural Terminator: The Sarah Connor Chronicles The Big Bang Theory The Following The Good Wife The Mentalist The New Adventures of Old Christine The O.C. The Office The Simpsons The Sopranos The Vampire Diaries The Walking Dead The X Files True Blood Two and a Half Men Ugly Betty Veronica Mars White CollarCategorias
- 15 Razões (24)
- Audiência (70)
- Biblioteca de Séries (1)
- Borracharia (21)
- Colírio (5)
- Conexão (14)
- Entreatos (16)
- Estilo (31)
- Ficção (séries virtuais) (29)
- Gastronomia (67)
- Ligado no Streaming (30)
- Memória (26)
- Opinião (558)
- Séries & Eu (6)
- Sintonia (11)
- Sobre o TeleSéries (72)
- Spoilers (578)
- TeleRatings (314)
- TV Brasil (2,638)
- Comic Con (84)
- Novos Pilotos e Séries (1,403)
- Participações Especiais (991)
- Programação EUA (571)
- Upfronts (44)
Mica,
Ainda não assisti. Mas estou super curiosa! E se vc gostou a chance é grande de eu ir na mesma linha.
Beijos
Si
Assista sim, Si, é muito bom.
Hoje mesmo eu ia escrever para o Paulo perguntando se ele ia querer o texto assim mesmo ou se queria que eu reescrevesse tudo com outro enfoque, mas acabei passando aqui antes de mandar o e-mail e dei de cara com o texto ^_^.
Sinceramente, O Quarto Oculto foi um programa tão bom, que até já estou com saudades.
Eu também acabei não conseguindo acompanhar a minissérie, fiquei só no primeiro episódo. Quando retornou House acabei não conseguindo conciliar as duas.
Espero que o GNT se ligue da preciosidade que tem nas mãos e programe umas reprises em uns horários mais fáceis.
É um programa que vai crescer muito no boca a boca, tenho certeza que daqui a algum tempo as pessoas vão lembrar e ainda irão comentar?
* * *
Alguém aí se lembra de The Stand, uma minissérie que passou no AXN a milênios atrás?
Muito bom review Mica. É isto mesmo.
Não consegui assistir dois episódios e me perdi um pouco mas mesmo assim gostei muito da série.
Vale a pena mesmo. Vou tentar assistir a reprise apesar deste horário mas ainda bem que eu tenho o meu bom amigo video cassete ehehehe.
The Stand é uma minissérie muito boa.Eu tenho ela em dvd.Se o quarto oculto fosse lançado em dvd,já tava comprado.
Assim como o Paulo tbm não conseguir acompanhar a serie depois da volta de House, e a GNT heim!! tem cada horário péeessimo nem reprise tem, é brincadeira!!!!
Otima série mesmo.
Pronto, Mica, agora terei que ir atrás desta minissérie. Tentei acompanhar séries pelo GNT mas meus horários não permitem e reprises de madrugada estão fora de cogitação pra mim. Restam os meios alternativos… 😛
Vi o 1° episódio há muito tempo…mas meu pc teve problemas e eu perdi o resto da série…tentas séries que me esqueci dessa que ainda quero saber o final….vou pedir pro Paul…já que não tenho GNT!!
Valeu por me lembrar =D
Não gostei da série. O final foi decepcionante.
Não gostou, Marco? O que o desagradou na série?
Assisti a série numa tacada só esse fim de semana… adorei. mas fica um gostinho tão grande quero mais. e a gente ve tanto lixo por aí.
q pena. Ninguem ouviu falr de uma continuação, não?
alguém poderia enviar o link p baixar os episódios? obrigado, marco
[…] filha e descobrir os mistérios do quarto 10 e de seus objetos. Para uma resenha mais detalhada, é só ler esse artigo do […]
Esperava mais dessa série, ficou aquele sentimento de poderia ser melhor, porém vale <>
http://www.maniacseries.com/2010/08/lost-room.html Parceiros, aqui o Link para download, amei a serie mt boa mesmo *-*