TeleSéries
9mm: São Paulo é a aposta da Fox para o Brasil
03/06/2008, 11:49.
Paulo Serpa Antunes
Notícias
24, 9mm: São Paulo, CSI, Law & Order, The Shield, Tropa de Elite
Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
O que nos interessa, mais do que fazer um thriller, é trazer para a tela a realidade da delegacia de homícidios da polícia civil de São Paulo.
É assim que o produtor executivo Roberto d’Avila apresenta 9mm: São Paulo, a primeira grande produção de ficção da Fox International Channels no Brasil (vamos esquecer que Avassaladoras – A Série existiu, ok?).
A série, que estréia na próxima terça-feira, dia 10 de junho, foi apresentada oficialmente para a imprensa na semana passada, em uma coletiva de imprensa em São Paulo. E a impressão, em razão do entusiasmo de produtores, roteiristas, atores e executivos do canal, é da que a missão de construir uma genuína série policial brasileira pode ter sido atingida com sucesso.
Criada a partir de depoimentos de policiais, organizados pelo jornalista Carlos Amorim (autor do livro Comando Vermelho), 9mm: São Paulo promete ser um típico cop show (com episódios fechados de uma hora de duração, onde um crime acontece e é solucionado) mas que não abre mão de ser realista (com locações em favelas, hospitais e prédios antigos, a preocupação em criar personagens realistas e retratar com seriadade o trabalho policial).
Não, não tem nada de CSI ou Lei & Ordem aqui. Perguntando sobre o que serviu de modelo para a série, o roteirista Newton Cannito, mostrou que fez o dever de casa, sem medo de citar um canal concorrente:
A série principal de referência foi The Shield, que passa no AXN e que eu acho uma das melhores séries da atualidade.
E as possíveis comparações com o filme Tropa de Elite? Roberto d’Avila quer distância de comparações:
A única coisa em comum entre ambos é que são produções do gênero policial.
Ele faz questão de ressaltar as diferenças entre um esquadrão da polícia miliar e uma equipe de investigação da polícia civil. E lembra ainda que 9mm não nasceu do sucesso de Tropa de Elite – sua produtora, a Moonshot Pictures, já vinha desenvolvendo este projeto há cerca de dois anos. Mas d’Avila admite que ambos tem mais coisas em comum: o compromisso com a realidade e a tentativa de mostrar o trabalho policial por dentro, exibindo sua lógica de funcionamento.
Já esteticamente, a referência foi 24 Horas. A série foi gravada com duas câmeras, em alta definição.
Alguns releases distribuídos pela Fox apresentam o programa, erronêamente, como uma minissérie, em razão dos quatro episódios que irão ao ar em junho e julho. Mas os próprios executivos do canal desmentem. A série terá ao todo 13 episódios, que ainda estão em produção. Por questões comerciais, e até mesmo para testar a aceitação do programa, serão exibidos quatro episódios agora e outros nove em 2009.
E depois? Depois, segundo Kátia Murgel, diretora de programação dos canais Fox, o céu é o limite. O programa poderá ganhar uma segunda temporada e até mesmo ser vendido para outros países. Certo mesmo é que em 2009 a Fox exibirá 9mm: São Paulo nos demais países da América Latina onde o canal atua.
Um dos trunfos de 9mm: São Paulo está na escalação do seu elenco. Mais de 100 atores participaram até o momento da produção porque os produtores fizeram questão de ter atores em todas as cenas, mesmo nos papéis mais simples. Já para os papéis principais a preocupação foi em buscar atores renomados – mas que não fossem “globais”, no sentido de não estarem com a imagem vinculada a personagens de telenovelas. O elenco principal é formado por Norival Rizzo, Luciano Quirino, Clarissa Kiste, Marcos Cesana e Nicolas Trevijano.
E agora é a hora do público julgar se a Fox e a Moonshot atingiu seu objetivo com sucesso – 9mm: São Paulo estréia na próxima terça-feira, dia 10, às 22h na Fox.
Nuvem de Séries
24 30 Rock 90210 American Horror Story American Idol Arrested Development Arrow Battlestar Galactica Bones Breaking Bad Brothers and Sisters Castle Chicago Fire Chuck Community Criminal Minds CSI CSI:Miami CSI:NY Damages Desperate Housewives Dexter Doctor Who Downton Abbey Elementary ER Friday Night Lights Friends Fringe Game Of Thrones Ghost Whisperer Gilmore Girls Glee Gossip Girl Grey's Anatomy Grimm Hart of Dixie Heroes Homeland House How I Met Your Mother Law & Order Law & Order: Special Victims Unit Lost Mad Men Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. Medium Modern Family NCIS New Girl Once Upon a Time One Tree Hill Parenthood Parks and Recreation Pretty Little Liars Prison Break Private Practice Psych Pushing Daisies Revenge Samantha Who? Saturday Night Live Scandal Scrubs Smallville Smash Supernatural Terminator: The Sarah Connor Chronicles The Big Bang Theory The Following The Good Wife The Mentalist The New Adventures of Old Christine The O.C. The Office The Simpsons The Sopranos The Vampire Diaries The Walking Dead The X Files True Blood Two and a Half Men Ugly Betty Veronica Mars White CollarCategorias
- 15 Razões (24)
- Audiência (70)
- Biblioteca de Séries (1)
- Borracharia (21)
- Colírio (5)
- Conexão (14)
- Entreatos (16)
- Estilo (31)
- Ficção (séries virtuais) (29)
- Gastronomia (67)
- Ligado no Streaming (30)
- Memória (26)
- Opinião (558)
- Séries & Eu (6)
- Sintonia (11)
- Sobre o TeleSéries (72)
- Spoilers (578)
- TeleRatings (314)
- TV Brasil (2,638)
- Comic Con (84)
- Novos Pilotos e Séries (1,403)
- Participações Especiais (991)
- Programação EUA (571)
- Upfronts (44)
Eu acho ótimo que venha a nascer uma nova tele dramaturgia no Brasil.
Não podemos ficar apenas com o padrão GLOBAL, temos de ter novas produtoras e emissoras produzindo conteúdo, com novas visões acerca da realidade.
Por isso acho legal séries como Mandrake da HBO e essa da FOX. Embora eu possa gostar ou não de determinado conteúdo, só há lados positivos nisso: emprega-se atores e pessoas ligadas ao meio, quebra-se monopólios, gera-se renda, o telespectador tem novas opções e as séries tamém são exibidas para outros países da América Latina.
Parabéns a FOX e a todos os envolvidos.
Acho meio descabido mesmo comparar com Tropa de Elite. Não há como comparar a atividade de Policiais Civis (polícia judiciária e investigativa) e Policiais Militares (treinamento militar para policiamento ostensivo e preventivo). São, ambas, atividades nobres e essenciais, mas diferentes e que se completam.
Só acho uma coisa coisa. Os crimes vão ser resolvidos nos mesmos episódios? Ai vai ser um pouco de fantasia né? Afinal, infelizmente, os nossos policiais não tem efetivo e nem materiais suficientes para isso. Mesmo o CSI é uma fantasia segundo policial norte-americano que deu palestra recentemente no Brasil, ele disse:
É muito raro policiais ficarem durante muito tempo por conta de apenas um crime como mostram os episódios. Não teria efetivo para isso, é impossível. Além disso, resultados de exames não saem tão rápido e nem presos confessam seus crimes. Tem advogados para instruí-los.
Mas….sem um pouco de fantasia não se vive né?
Parabéns a FOX!
PS.Só tenho medo dessa série colaborar com uma imagem muito negativa de nosso país. Nós precisamos de turismo. Posso estar errado…..
Paulo, ajude-me… não consigo postar comentários na seção “Destaques do dia”. Por quê?
Já fiquei animado dela ser inspirada em The Shield.
Também sou a favor das produções nacionais em canais fechados, tem que se tentar até conseguir coisas de qualidade, a HBO provou que dá sim pra fazer coisas de qualidade no Brasil.
Sobre a série talvez ser “fantasiosa” eu não vejo problema nenhum… Tv é entretenimento, e a fantasia faz muito parte disso…
Apesar de todas os problemas da Fox nos ultimos anos, inclusive os assinantes tva como eu estão esperando as legendas até hj… Mas enfim, boa sorte a todos envolvidos no projeto, inclusive a “Raposa”.
E por ultimo… Pior que avassaladoras, com certeza não tem como… hehe
Só uma coisa, como nesse horário eu vejo Terminator: SCC na Warner ou Evangelion no animax, não vou poder ver as terças, alguém sabe dias e horários de reprise da Fox? Pq eu to bem por fora do canal… Se alguém souber, eu agradeceria.
SERIADO BRASILEIRO NÃO DÁ PRA ASSISTIR, É MUITO RUIM. NÃO SEI DE ONDE TIRAM TANTA GENTE FEIA, TANTO CENÁRIO HORRÍVEL PRA FILMAR. REALMENTE NÃO DÁ. A FOX CADA VEZ ME DECEPCIONA MAIS.
Não sei porque… mas parece que este seriado vai ser bom…
Eu até ia assistir, mas como a FOX é quem vai exibir, vou me incluir fora desta. Seriado dublado não dá, quero legendas!
Huahuahuahuahuehu 😉
¬¬”
Me parece uma cópia da “Tropa de Elite”
Além disso,como é a RAPOSA que vai estar exibindo,já estou fora!
Legendas em um seriado nacional? E gente feia por acaso é pior que aqueles atores ridiculos e bonitinhos de CSI Miami? onde bandido tem cara de modelo fotográfico? Cadê a vida inteligente daqui??
Do jeito que a Fox é, não duvido eles meterem legenda em 9mm 😀
Boa Bruno… hehe. Só cuidado pra Fox não dublar em inglês… huauhahuahu
Katia, com todo respeito… Mas vc é uma baita de uma preconceituosa. Dizer que só tem gente feia no Brasil é piada… Vou dar um exemplo, eu não vejo novela, mais qualquer hora que esteja passando canal, e pare la por acaso, volta e meia tem uma gostosas… Mais muito mais gata que as americanas…
Po Marcello, precisava pegar mais no pé ainda da coitada da C.S.I Miami? Eu sei, os atores são fraquinhos mesmo, mas vcs já tão perseguindo… Faz o seguinte, coloca um oculos escuro, fala uma frase de efeito, e grita: YEAHHHHHHHHH!!! E coloca uma música do The Who pra tocar… hehe
[…] da estréia da série brasileira 9mm: São Paulo (leia a nota aqui) a Fox estréia em junho o drama New Amsterdam. O seriado estréia no dia 12 de junho, […]
òtima iniciativa, mas como dizem, pena que é na Fox, mesmo assim vou assitir. O Brasil ja teve algumas boas séries policiais, acho que público interessado não falta, me lembro que na infancia passava uma bacana com Hugo Carvana(eu acho), ja tivemos a nossa dama de ouro e até se não me engano uma sobre delegacia da mulher.
Comentário um tanto quanto não cabível da Katia, na minha opinião.
Espero que esse seriado dê certo, pois se isso acontecer, seria um incentivo para mais produções brasileiras de seriados (segmento televiso que nós carecemos).
Essa série foi gravada na minha antiga escola, na Escola Técnica Carlos de Campos, no Brás. Eu não tinha a mínima idéia que eles estavam gravando um seriado brasileiro onde eu estudava, muito menos da FOX!!!
Só fiquei sabendo quando eu vi um adesivo de “Polícia Civil de São Paulo” num dos armários da secretaria. Aí perguntei pra coordenadora pedagógica what the hell was that. Aí ela me disse que a FOX estava gravando uma série policial ali mesmo, onde eu estava.
Eles gravavam de fim de semana, por isso que ninguém sabia de nada, pelo menos meus amigos. Mas se vocês olharem a delegacia direito vocês verão a precariedade que é a escola. Quando comecei o ensino médio lá eu tinha pensado: “Vixi, isso parece um presídio”. E não é que meio que acabou sendo um?
Isso aí, Fox. Torço mesmo para que esse seriado abra as portas para novas produções nacionais DE QUALIDADE (realmente, esqueçamos o tal Avassaladoras), que fujam do padrão “Global” (onde praticamente só existem comédias). Vamos ver como essa se sai 🙂
O fato de ter The Shield como modelo já é um bom começo.Se tentassem fazer uma produção nacional nos moldes de CSI(como foi cogitado algum tempo atrás) o resultado provavelemnte seria ruim.
Eu larguei de mão A Raposa, não consigo assistir, vejo com pessimismo as produções latinas da Raposa; Avassaladoras foi minha maior perda de tempo. Torço pra estar errado, é inegável a qualidade global; assim como a qualidade HBO; aliás a HBO está para a Globo assim como A Raposa está para o SBT; precisa dizer mais??
Não quero polemizar nada mas é a lógica quem diz…
Vejam o meu caso, não assisto nada nacional que seja fora do meu estado e também não assisto a Raposa, mas gostei da iniciativa e vou dar meu voto de confiança e espero que dê certo.
CRISTIANO:
acredito que seja mais fácil vc ver Terminator a 0h pois vai que a Raposa te surpreende e coloca 9mm em horário impraticavel.
GIBA:
Acho que vc quis dizer que a diferença entre HBO e FOX e igual a diferença entre GLOBO e SBT.
KÁTIA:
Brasil tem muita gente feia? bem… deixa pra lá.
Abraços à todos.
O único inconveniente sobre 9mm: São paulo é mesmo o horário, também vejo Terminator. Mas, no mais, tenho boas espectativas sobre a série. Também me lembro de Plantão de Polícia, com o Hugo Carvano e de A Justiceira, com a Malu Mader, produzidos pela Globo. Eram bem legais de se assitir.
Quanto a se escalar “gente feia” para atuar, o pré-requisito para se atuar em séries, miniséries, novelas, teatro, etc., não deveria ser saber atuar? Um bom exemplo disso é o Forest Witaker. O cara não se enquadra nos padrões de beleza convencionais, mas é um gigante nas telas.
Em tempo: expectativas
estou na espera…os vídeos de divulgação são muito legais…tem um q simula um programa de auditório pra mostrar o absurdo que é ser policial…principalmente em SP.
http://www.youtube.com/watch?v=HvpxpxeC56c
Eu vou assistir. Fiquei empolgada com as chamadas.
Sobre este comentário nada a ver da Katia os amigos já falaram tudo. Cristiano e Regina os horários das reprises de 9mm é 4:00 de terça pra quarta e sábado ás 1:00.
Também vejo Terminator neste horário então vou assistir 9mm ás dez e Terminator na reprise de meia noite.
É, quanto ao horário, conflitando com Terminator, vou é pegar a reprise da madrugada
[…] curioso sobre o seriado? Leia este artigo aqui, do Teleséries, sobre a nova produção nacional […]
[…] curioso sobre o seriado? Leia este artigo aqui, do Teleséries, sobre a nova produção nacional […]
[…] curioso sobre o seriado? Leia este artigo aqui, do Teleséries, sobre a nova produção nacional […]
EU SÓ QUERO ESCLARECER QUE NÃO GOSTO DE SERIADO BRASILEIRO (MUITO MENOS DE NOVELA) E QUE NÃO PAGO UM VALOR ALTO DE TV POR ASSINATURA PARA OLHAR PRODUÇÕES NACIONAIS, SENÃO FICARIA ASSISTINDO A GLOBO E OUTRAS MAIS.
Realmente a série é muito boa. Toda a equipe está de parabéns!
Pena que é veiculada somente na FOX.
Deveria ser veiculada em canal aberto para que todos possam apreciar.
Concordo contigo Marcos, seria uma boa ideia se mais pessoas, que nao pagam UM VALOR ALTO DE TV POR ASSINATURA, pudessem ver esse trabalho que esta de parabéns, e pequena Katia,valorize um pouco mais o que é nosso, e para de sonhar com um mundinho tipo “smallville” e outras besteirinhas americanas, afinal se aqui nao esta bom pra voce, vai morar nos EUA vai, o Brasil nao precisa de gente com voce.
Concordo com o Marcos, deveria passar na TV aberta tambem, para que todos soubessem que existerem tantos bons atores que não estao na Globo (porque será?). Destaco a policial Luiza (Clarissa Kiste) que está muito bem no papel, e se destaca no grupo. Ela dá um banho de interpretação nestas meninas que atuam na Globo, que só tem beleza e zero talento.
9mm SP – 1ª Temporada Completa em DVD com ótima qualidade.
http://www.quebarato.com.br/afaria2003/anuncios
OBS: Produto não possui similar lançado oficialmente no Brasil.