Review: Friday Night Lights – Black Eyes & Broken Hearts


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28

Cena de Black Eyes & Broken Hearts
Série: Friday Night Lights
Episódio: Black Eyes & Broken Hearts
Temporada:
Número do Episódio: 16
Data de Exibição nos EUA: 14/2/2007
Data de Exibição no Brasil: 28/10/2007
Emissora no Brasil: Sony

Sou gaúcho, gremista, acredito que a falta faz parte do jogo, o melhor time de futebol que vi jogar tinha Dinho e Goiano dando caneladas na frente da zaga e o Felipão gritando no banco de reservas. E acho que Seleção Brasileira com três atacantes é coisa de carioca que não sabe nada de futebol, que o quadrado mágico foi a invenção mais estúpida da década, que o Kerlon tinha que jogar bola no Sea World e, que, em resumo, futebol arte é coisa de boiola.

O parágrafo acima basicamente serve para explicar porque Black Eyes & Broken Hearts é pra mim um dos três melhores episódios da temporada de Friday Night Lights até aqui. É pura testosterona! Finalmente o campo de futebol americano voltou a ser o cenário da série e ainda em um jogo pegado, viril e, claro, violento. A câmera de Friday Night Lights andava mostrando muito rapidamente e com muita frieza e distância as jogadas e touchdowns nas últimas semanas. Aqui a câmera entra dentro no campo, capta a tensão e o nervosismo e nos mostra Matt errando passes na pressão, Smash sendo agarrado pela grade do capacete, coach Taylor xingando o árbitro e, por fim, Tim saindo na porrada pra defender um colega. Finalmente alguma emoção forte no meio desta nossa mid-season morna.

Coach Mac:

Listen, son.

Smash:

No, you listen. I’m here but that don’t change a thing. I know who you are.

Cena de Black Eyes & Broken HeartsToda a tensão e violência do jogo não é gratuita. Ela aqui desvia a atenção de todos o problemas provocados pelo comentário racista de Mac McGill e do motim de Smash, unindo os Panthers em torno de objetivos em comum (seja vencer, seja defender o time ou, melhor ainda, chegarem vivos de volta a Dillon). Convenhamos, é brilhante.

O temor aqui é que a questão do racismo fosse ser resolvida de forma moralista e maniqueísta. McGill sendo demitido seria politicamente correto demais. Se demitindo? Tá, ok, poderia ter sido desta forma, não seria de todo ruim, mas ainda assim seria trivial. Só o Smash colocando o rabo entre as pernas? Seria cruel.

A solução foi exata. Não é Friday Night Lights que vai resolver o problema do racismo na América. Eles estará sempre ali, entranhado, latente, inclusive dentro do time.

Pois um time não é só uma família. Ou melhor, um time é mesmo como uma família, mas uma destas famílias onde alguns dos parentes se odeiam.

MVP: Kyle Chandler (repare que Taylor vive outro momento Hamlet, passa o episódio inteiro imobilizado, incapaz de tomar uma decisão).

P.S.: O Landry no clube de strip tease e a Julie de castigo sozinha na prisão também foi demais.

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

  1. Jordan Bruno - 05/10/2007

    pirmeira vez que uma série que trata os adolescentes como eles merecem …. com inteligência … melhor episodio até agora … ou será que vem coisa melhor?

  2. Darth Cesar - 05/10/2007

    Paulo quanto ao 1 paragrafo, tambem sou gremista e tenho uma saudade dos tempos do Dinho, mas espancar o foquinha não da né!? rss
    Pra mim foi o melhor episodio ate aqui, muito bom, vi todas as reprises que pude.

  3. Thomaz Jr - 05/10/2007

    O que aconteceu no finalzinho depois que a policia parou o ônibus do time. Por favor. Eu perdi essa parte.

  4. Thomaz Jr - 05/10/2007

    Finalmente, FNL se reergueu. Depois de 2 episódios mornos voltou com tudo.
    A racismo foi tratado da forma mais real possível. Gostei. O que o Smash falou ao Mac qdo entrou no ônibus tbm foi bom. To começando a me sintatizar pelo Smash.
    Adoro o Landry e ele foi demais nesse episódio. Ele se referindo a ele e Tyra como “nós”. Os quadro juntos foi demais – Tyra, Landry, Julie e Matt. Afinal, são o melhor da série.

  5. Eric Fernandes - 05/10/2007

    Taylor para a Tami bo carro:

    “Todos já buscaram seus criminosos e agora eu quero buscar a minha”

    A quote do episódio.

  6. Gabriel Adam - 05/10/2007

    Pôxa, o Paulo Antunes, o cara de quem eu leio comentários bacanas, é gremista. Que decepção!
    Este começo é só uma brincadeira com a nossa eterna rivalidade. Como colorado, eu não tenho nenhuma saudade do Dinho e companhia.
    Sobre FNL. Acho que a saída para a situação criada sobre o racismo foi boa. Apenas não gostei da pequena redenção do assistente de treinador quando ele enfrentou a polícia. Ficaria mais legal sem esta tentativa de deixar o personagem menos canalha.
    E a indecisão do técnico, que ocupa um cargo no qual tem que decidir várias vezes em poucos segundos é genial.

  7. Fer Funchal - 05/10/2007

    tudo bem, Paulo. ninguém é perfeito. ter saúde e conseguir tocar o site adiante é o que importa.

  8. Ale Rocha - 05/10/2007

    Fico imaginando o Kerlon fazendo graça na frente do Dinho. Ele ia dar um bom uso àquela ambulância que sempre fica na beira do gramado…

  9. Skinner - 06/10/2007

    “que o Kerlon tinha que jogar bola no Sea World”

    100% de acordo. Por muito menos já vi neguinho sair mancando em uma mera pelada. Imagina então num clássico onde a rivalidade está à flor da pele!!

    Já sabia que esse episódio era muito bom e com esse belo review fiquei muito tentado a acompanhar Friday Night Lights.

    Se sobrar um tempinho não pensarei duas vezes.

    Abraços.

  10. O que anda acontecendo nos blogs da Sociedade « Sociedade dos Blogs de Séries - 06/10/2007

    […] TeleSéries: Review: Friday Night Lights – Black Eyes & Broken Hearts […]

  11. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!