TeleSéries
Review: Battlestar Galactica – A Measure of Salvation
19/04/2007, 09:38. Lucas Leal
Reviews
Battlestar Galactica
Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
Série: Battlestar Galactica
Episódio: Medidas de Sobrevivência (A Measure of Salvation)
Temporada: 3ª
Número do Episódio: 45
Data de Exibição nos EUA: 10/11/2006
Data de Exibição no Brasil: 14/4/2007
Emissora no Brasil: TNT
Graças aos Deuses chega mais um sábado e com ele mais um episódio de Battlestar Galactica, o sétimo episódio da terceira temporada, que esta sendo bem diferente das anteriores, mas com a qualidade tão boa quanto.
Genocídio foi à palavra chave desse episódio. Antes de mais nada acho que a humanidade já viu o suficiente de raças, povos sendo exterminados a troco de nada, guerras étnicas como em Ruanda onde mais de 800mil morreram ou guerras por motivos econômicos como a do Iraque aonde dados extra-oficiais (leia não reconhecidos pelos estadunidenses) mostram mais de 650 mil mortos. Todos esses números e essas guerras não se comparam ao Genocídio, esse com letra maiúscula mesmo, dos judeus. Estima-se que mais de 5 milhões de morreram durante o Holocausto. E a série Battlestar Galactica, na minha humilde opinião, tratou do tema genocídio com uma maturidade e sensibilidade espetacular, dada essas considerações vamos ao episódio.
Após Athena ter encontrado a nebulosa da cabeça de leão e a Basestar abandonada, ela reza aos deuses, e avisa a Galactica da situação. Vemos então Raptors tripulados, liderado por Apollo e Athena, pousando na Basestar pra averiguar o que acontece com a nave.
A equipe enviada a Basestar adentra a nave e descobre os corpos dos humanóides cylons, Athena tenta acessar os dados do Hibrido, mas não consegue e nesse momento os humanos começam a perceber que alguns dos cylons infectados na verdade ainda estão vivos. Os cylons explicam a Athena o que aconteceu, o artefato que foi recolhido naquela coordenada tinha um vírus, o qual estava matando a raça deles.
Como vimos Baltar entrar na nave no último episódio e sair de lá bem, sabemos que os humanos não corriam riscos, porém Athena por ser uma cylon pode ser infectada. Mas como os humanos não sabem que eles não correm riscos, o Dr. Cottle prepara a quarentena para os que retornam da Basestar e pede pra eles trazerem o os prisioneiros. No exato momento que os humanos retornam a Galactica, a Basestar se explode, mas por sorte eles já estavam distantes o suficiente da nave e nada aconteceu aos tripulantes.
De volta a Galactica Cottle descobre que o vírus não infecta os humanos, só os cylons, e neste momento Athena é deixada isolada na quarentena, Cottle ainda não tem o resultado do exame de sangue da mesma, a pergunta que me surge é se o vírus só infecta os cylons, e o único cylon na nave é Athena, por que raios deixá-la na quarentena? Mas como vimos ela não estava sequer infectada por conta dos anticorpos humanos que adquiriu durante a gravidez.
Cottle examina os cylons prisioneiros, acaba por descobrir o vírus e a sua cura, mas ela precisa ser ministrada em períodos regulares, ou seja, os cylons infectados podem ser curados, assim Athena mesmo que infectada estaria a salvo, mas Roslin comenta:
Devo fazer a pergunta óbvia?
Evidente eles não tem intenção nenhuma de manter os cylons vivos, mas Helo sugere mantê-los vivos por um tempo para interrogá-los, Adama concorda e eles decidem por ora não matar os cylons e tentar trocar informações pela cura.
Assim eles chamam o cylon Simon pra interrogatório, ele explica da infecção e conta que eles foram abandonados, pois caso ressuscitassem eles levariam o vírus ao fazer o download e infectariam toda a raça. Após ser questionado pelo Almirante Simon revela também que os cylons estavam naquele local devido a instruções de Baltar, o que com certeza não deixou Adama nem um pouco feliz.
Nesse momento começa o ápice do episódio, Lee tem a idéia do genocídio. Uma vez que os prisioneiros não podem fazer o download para não infectar toda raça cylon, mas não estão curados, os humanos matariam os prisioneiros perto de uma nave da Ressurreição, infectando assim todos os cylons.
Agora me pergunto: vale o olho por olho, dente por dente defendido por Lee? Se os cylons erraram a cometer um genocídio dos mais absurdos, fazer o mesmo com eles não seria se tornar igual a eles? Bom eu deixo claro a minha posição desde o início e só por formular essas perguntas já fica evidente que eu concordo com o Helo, mas gostaria que quem discorda explicasse o porquê e apontasse os motivos, pois sinceramente não vejo por onde defender moralmente a idéia do Lee, idéia essa apoiada por todos os líderes da frota ao que parece.
Assim Helo se questiona ao ver todos sequer pensarem no que faziam pergunta:
Um Genocídio? É isso que fazemos agora?
Mas Lee defende que os cylons não são humanos, bom assim como os hutus defendiam essas idéias a cerca dos tutsi em Ruanda, assim como os nazistas defendiam isso em relação aos judeus e etc.
Helo segue defendendo seu ponto de vista afirmando que ao cometer genocídio os humanos se tornariam iguais aos cylons, Roslin alega que os cylons atacaram primeiro logo legitimam o genocídio, nesse momento Helo comete a meu ver uma grande gafe:
Eles tentaram viver conosco em Nova Caprica.
Roslin não se conforma com o que ouviu, dizer que uma invasão, uma ocupação, foi uma tentativa de viver junto, ela releva o que Helo disse e diz:
Vou fingir que não escutei nada.
Helo segue falando, diz que se eles cometerem o genocídio eles perderam um pedaço de suas almas, cita Athena, fala que ela é mais humana que muitos humanos e como eles podem saber que não existem outros cylons assim? Ele termina dizendo:
(…) Exterminá-los com uma arma biológica é um crime contra… a humanidade.
Eu aqui concordo com ele, não por que os cylons são humanos, mas porque seria um crime contra os próprios humanos, contra a nossa forma de pensar, contra nossa moral, nossos valores, contra o que é certo e errado como bem disse Helo.
Helo conta pra Athena do genocídio, a cylon chora, mas não ameaça fazer nada pra salvar sua raça. Ela apenas diz ao marido que vai manter a palavra de lealdade aos humanos, mesmo que seja pra dizer que ela é a ultima cylon do universo. Será que ela vai manter essa frase quando descobrir que sua filha está viva?
E os humanos seguem com o plano adiante, saltam para próximo dos cylons e esperam ser atacados para executarem os prisioneiros, mas Helo tem outro plano, matar os cylons, retirando-lhes o ar, antes da nave da Ressurreição se aproximar. Gaeta da à ordem para que se executem os prisioneiros, mas ao chegar lá o plano de Helo havia dado certo, os cylons já estavam mortos.
A Galactica salta para longe dos cylons, o plano não funcionou, Adama ao investigar descobre como morreram os cylons. Ele sabe que foi Helo ou Athena quem cometeu o ato, mas surpreendentemente dá uma de Roslin e o perdoa, afirmanado que não fará uma investigação para descobrir o(s)s culpado(s). Ao contrário de Roslin, que dessa vez pelo jeito queria a cabeça de Helo ou Athena e fala para o Almirante:
Que conveniente!
Eles terminam a conversa constatando após informações de Cottle, que o vírus tem 3000 anos e que o satélite foi deixado ali pela 13ª Colônia. Assim sendo, eles estão no caminho certo rumo a Terra, mas os cylons também.
Na Basestar de Gaius, ele é acorda e é sabatinado pela Caprica e por D’Anna, sendo assim Baltar acaba admitindo que descobriu o satélite, mas que não tinha nada a ver com o vírus, mas como mesmo que isso fosse verdade essa seria a sua resposta as cylons não se convencem. Baltar ainda alega ao se referir ao satélite:
(…) Eu teria contado a vocês antes, mas não era o caso.
E agora que ele corre risco de morte se tornou o caso.
Nesse momento um centurião se aproxima, achei que Gaius ia ser morto ali de imediato, mas as cylons “só” queriam torturá-lo para ver se ele estava mentindo ou não. Mais uma vez a Seis aparece em sua mente na praia e tenta fazê-lo passar pela tortura, detalhe a cena é extremamente semelhante a do ultimo episódio, isso por que ela inicialmente foi gravada pra esse episódio mais acabou sendo utilizada também no anterior, por isso a semelhança.
Gaius instruído pela Seis acaba conseguindo superar a tortura e consegue através do sexo com a cylon em sua mente vencer a dor e mostrar fibra a D’Anna:
Quero que você acredite em mim. Não pare, por favor, não pare.
Engraçada a cena Baltar pedia mais sexo e recebeu em troca mais tortura, mas ele acaba por convencer D’Anna ao que parece.
Pra finalizar o tema Helo afirmou:
Fiz o que julgava certo, se cometi um erro tudo bem, posso viver com isso.
Então termino perguntando: Helo cometeu um erro?
Curiosidades do episódio:
• População 41,420; duas mortes do último episódio para este, mortes não mostradas em cena.
• O tema do episódio sobre o vírus, foi baseado em um acontecimento real, em 1967 antes do lançamento de uma nave, a câmera foi infectada com uma bactéria, quando a câmera foi resgatada pela nave Apollo 12 a bactéria voltou à vida, após 2 anos e meio no vácuo, tendo sobrevivido a temperaturas extremas e radiação.
• Primeiro episódio da série que Tigh não aparece, cumprindo a promessa a Adama de que ele ia desaparecer (?). Os únicos personagens agora que apareceram em todos os episódios foram Roslin e Adama, sendo o segundo inconsciente em uma cama em várias cenas durante a segunda temporada.
• Starbuck recebeu de volta licença para voar, provavelmente por seus atos mais humanos no final do episódio anterior.
• Helo foi promovido a capitão.
Nuvem de Séries
24 30 Rock 90210 American Horror Story American Idol Arrested Development Arrow Battlestar Galactica Bones Breaking Bad Brothers and Sisters Castle Chicago Fire Chuck Community Criminal Minds CSI CSI:Miami CSI:NY Damages Desperate Housewives Dexter Doctor Who Downton Abbey Elementary ER Friday Night Lights Friends Fringe Game Of Thrones Ghost Whisperer Gilmore Girls Glee Gossip Girl Grey's Anatomy Grimm Hart of Dixie Heroes Homeland House How I Met Your Mother Law & Order Law & Order: Special Victims Unit Lost Mad Men Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. Medium Modern Family NCIS New Girl Once Upon a Time One Tree Hill Parenthood Parks and Recreation Pretty Little Liars Prison Break Private Practice Psych Pushing Daisies Revenge Samantha Who? Saturday Night Live Scandal Scrubs Smallville Smash Supernatural Terminator: The Sarah Connor Chronicles The Big Bang Theory The Following The Good Wife The Mentalist The New Adventures of Old Christine The O.C. The Office The Simpsons The Sopranos The Vampire Diaries The Walking Dead The X Files True Blood Two and a Half Men Ugly Betty Veronica Mars White CollarCategorias
- 15 Razões (24)
- Audiência (70)
- Biblioteca de Séries (1)
- Borracharia (21)
- Colírio (5)
- Conexão (14)
- Entreatos (16)
- Estilo (31)
- Ficção (séries virtuais) (29)
- Gastronomia (67)
- Ligado no Streaming (30)
- Memória (26)
- Opinião (558)
- Séries & Eu (6)
- Sintonia (11)
- Sobre o TeleSéries (72)
- Spoilers (578)
- TeleRatings (314)
- TV Brasil (2,638)
- Comic Con (84)
- Novos Pilotos e Séries (1,403)
- Participações Especiais (991)
- Programação EUA (571)
- Upfronts (44)
Droga, eu não pude assistir neste sábado. Mas ainda bem que tem a tua review Lucas.
Eu concordo contigo, o genocídio é algo que não pode ser aceito nem que seja para a sobrevivência da raça humana.
Mas foi o Lee que sugeriu isto?!?!?!? Ele parecia um personagem tão ético, cheio de princípios.
Este vírus foi deixado lá de propósito?
então num primeiro momento aparentava que sim o vírus havia sido deixado lá de proposito (eu até comentei isso) mas principalmente pra não passar spoiler
nesse episódio pende mais que o virus foi alguem que deixou o satelite que o contaminou sem querer…mas não se chega numa certeza disso não Rô foi o Lee que sugeriu isto sim!pois pra ele os cylons não são uma raça, não são humanos, eles são maquinas, então não haveria genocídio!
ps Rô pena não ter visto o episódio, eu particularmente gostei muito, foi bem arrastado sem muitas cenas de ação, mas a trama foi mto tensa principalmente na cena Adama-Lee-Roslin x Helo
Lucas,
Eu acho que eu ia gostar muito deste episódio, por causa do tema, dos conflitos morais sobre o assunto, do debate de idéias. Eu adoro Battlestar muito mais pelas discussões que levanta do que pela ação. Séries de ação já temos aos montes, mas as que fazem refletir, são raras.
Eu não imaginaria isto vindo do Lee, porque eu não percebi este tipo de pensamento dele no decorrer dos episódios (tá certo que eu perdi uns nesta temporada). Do Tigh sim, mas do Lee, não.
Olá pessoal, eu também não pude assistir, mas pelo que conheço da série e pelo resumo do Lucas, tenho certeza de q foi excelente, como sempre. Bem, os Cylons de fato não são humanos, por mais que se pareçam conosco. Mas é uma série de ficcção e tudo nos leva a crer que alguns deles são bem humanos(???), mais até do que os humanos de verdade. Na verdade é uma discussão sem fim, aliás, o que nos torna humanos? o que tornaria os Cylons Humanos? parece complicado. Bem, se eu fosse militar e comandante da frota que transporta os últimos humanos sobreviventes, eu optaria pelo plano da arma biológica.
É isso aí.
eu não me lembro de detalhes do episódio pq já faz um tempao que assisti… Mas lembro que achei um dos melhores até hoje! Fiquei com ódio do Helo pois eu concordo com o Apollo! Inclusive foi a partir desse episódio que eu comecei a me simpaticar com o Lee!
E realmente é lamentavel o horario que a TNT exibe BSG… Muita gente não assiste e tá perdendo a melhor série da atualidade… Ela tinha q ser exibida em horario nobre!
Po, agora que li o review e percebi esse trecho:
“Mas Lee defende que os cylons não são humanos, bom assim como os hutus defendiam essas idéias a cerca dos tutsi em Ruanda, assim como os nazistas defendiam isso em relação aos judeus e etc.”
Eu discordo… Eu apóio o Lee pq essa seria a forma de, finalmente, os sobreviventes ficarem livres dos cylons!! Os cylos exterminaram milhoes de pessoas nas 12 colônias!! E agora estão caçando os poucos humanos sobreviventes!
E quando existe uma chance de acabar com a guerra e, definitivamente, salvar a Humanidade, o Helo estraga tudo???
Discordo desse trecho onde vc compara os cylons com judeus!! Os judeus eram inocentes, não exterminaram milhoes de pessoas!!!
Lucas achei um bom episodio mas o ritmo diminuiu um pouco o q deve ser normal não é mesmo?
Não quero parecer leviano ou escrever bobagem Lucas, mas sempre tive a impressão que os militares são pessoas treinadas pra ver o lado pratico e objetivo da guerra, por isso o olho por olho parece bem mais aceitável pra eles do que pra nós civis, os aliados por exemplo, detonaram varias cidades alemãs e japonesas na 2 guerra, não sei se isso seria genocídio.
Sensacional aquele momento da tortura do Baltar, fiquei meio perdido quanto a D ana, pois me pareceu q ela ficou boiando com aquela atitude insana do Baltar.
Só para completar o q o Alessando disse, quero dizer que os Judeus eram inocentes, estavam desarmados, não estavam em guerra, e independente do que os nazistas defendiam, os judeus são humanos. Acho que não é o caso de comparar qualquer raça com os cylons, que são máquinas.
Comecei a ver Battlestar Galactica semana pasada estou no s01e05 e gostei bastante, agora queria saber se eles ja encotraram a Terra??? 🙂
Outra coisa, o Baltar está se saindo o pior inimigo dos humanos e dos Cylons. Por causa dele os humanos entraram naquela fria de nova caprica e agora graças a ele os cylons podem ser exterminados por um virus mortal. Nossa, alguém tem que matar esse cara.
Pois é, o que nos faz humanos?
E quem não é da raça humana pode ser aniquilado? Todos os humanos são bons, merecem sobreviver? Todos os não humanos são maus e por isso sua raça deve desaparecer?
Quanto ao que o Marcelo escreveu , espero que demorem muito para alguem matar o Baltar, pois a serie vai perder muito sem ele.
Outro episódio que eu não gostei. Achei que os posicionamentos dos personagens não condizem muito com as personalidades que eles apresentaram até aqui – especialmente a do Adama. Parecia não ter posição alguma sobre a missão.
Aliás, eu entendo também porque a audiência de Galactica caiu tanto. A série está “papo cabeça” demais.
Não entendo esta questão de que os cylons são máquinas – eles não são orgânicos? Logo eles já são humanos… Bom, vem aí mais papo cabeça.
Lucas, assisti o final da temporada e queria comentar contigo, mas não sei o seu e-mail.
Meus comentários estão em um forum que eu participo (eis o endereço …não sei se vc consegue entrar lá, então…).
Queria comentar o seu review e o episódio agora, mas estou saindo para trabalhar (droga!). Mas vou dizer só uma coisa: concordo com cada atitude do Helo nesse episódio.
E outra coisa, eu sempre me perco nesses números de sobreviventes. Em um deles tinha dois a menos e no outro tinha dois a mais e aí fiquei pensando: ‘nasceu gente sem terem mostrado!?’. Provavelmente. Mas eu fico perdida com esses dados. E lembra dos números que a promotora mostra no final da temporada? Eles não estão um pouco em desacordo com os números do iníco dos episódios?
Bom, se puder entrar lá no forum para ver meus comentários…ou dar o seu e-mail para eu poder enviar para vc, a Mica agradece ^_^.
Os cylons podem morrer, podem pensar, podem respirar…podem não ser humanos no sentido literal da palavra, mas são tão merecedores de vida quanto qualquer um de nós, e lutam pela própria sobrevivência assim como os humanos.
Agora…eu adoro BSG justamente por ser papo cabeça. O que eu acho o grande diferencial de BSG, é o fato de que eles mostram o que rola por trás da ação. Quero dizer, muito embora eu ame as séries de espaço em geral, elas sempre mostram as decisões dos oficiais e fim de papo. E o povo que trabalha nas máquinas? E todo o resto da população? BSG mostra.
É interessante ver que por trás de cada viper que vai para a luta, cada salto que toda a frota dá, tem uma máquina inteira rodando. Pessoas refinando o tal Tilyon (ou seja lá qual for o nome), cuidando da distribuição de comida, confecção de roupas, faxina, etc, etc, etc. E os problemas não se resolvem automaticamente, como num passe de mágica. E grandes questões são levantadas, porque a premissa da série mostra um grupo pequeno de humanos lutando pela continuidade da própria espécie. Como o ser humano reagiria se realmente estivesse a ponto de extinção? Continuaríamos sendo nós mesmos? E se esta extinção tivesse como causa um fator externo?
Sei lá…adoro as lutas, amo as discussões profundas. BSG é fantástica.
…
nossa to postando várias vezes e não aparece…
“Marcelos escreveu:
Só para completar o q o Alessando disse, quero dizer que os Judeus eram inocentes, estavam desarmados, não estavam em guerra, e independente do que os nazistas defendiam, os judeus são humanos. Acho que não é o caso de comparar qualquer raça com os cylons, que são máquinas.”
Exatamente isso que eu quis dizer! E mesmo que os cylons já sejam “quase” humanos, foram eles quem atacaram as 12 colônias e quase exterminaram a raça humana!! E, agora, os poucos humanos que existem estão prestes a serem completamente extintos pelos cylons! Eu acho que a decisão militar mais óbvia nesse caso é, se possível, tentar ao máximo acabar com a guerra e salvar a Humanidade! E, nesse episódio, os humanos tiveram a chance de, de uma vez por todas, eliminarem TODOS os cylons!!
Claro que isso nem se compara com nazistas x judeus, o contexto é totalmente diferente!
Paulo Antunes eu acho sim que o Adama tinha um posicionamento, mas ele foi contraditorio com o seu cargo, ele não queria eliminar os cylons, ele passou a decisão sobre a bomba pra Roslin(ta a decisão era da Roslin, mas duvido que ela soubesse) e principalmente ele se aproximou da opinião do Helo que os humanos iam perder um pedaço da alma, então acho que ele não queria usar a arma, mas como militar ele PRECISAVA usar a arma…então ele ficou dividio…mas ele nem se pronunciar tb me deixou irritado e principalmente o posicionamento do Lee me deixou incomodado…mas isso acontece nem sempre as pessoas tem decisões uniformes e as vezes tem esses deslizes…e acho que aqui o erro foi dos roteiristas mas não creio que prejudicou o episódio num todo
e poh Paulo qual o problema de “papo cabeça” acho isso realmente necessario e é um ótimo exercicio pra se debater, a série sempre teve isso só apurou mais esse lado e achou mto bom, mas alguns como vc parecem realmente não ter gostado…questão de gosto!
como disse a Rô séries de ação e de sci-fi tem VÁRIAS séries que debatem temas relevantes tem umas 3 no ar atualmente e olhe lá!
sobre eles serem organicos, somente os modelos humanoides e os raiders parecem ser organicos, os centuriões são maquina 100% e parecem ser o grosso da população cylon!e mesmo eles tendo esse lado humano eles foram “construidos” como disse o Lee…eles não tem pai, mãe e etc…então não sei se eles são humanos propriamente ditos…mas independente disso acho que usar a arma não era uma alternativa válida!
Mica depois te explico tudo e/ou te passo meu e-mail tb to saindo pro estágio!!!hehehe
ps Mica adorei sua analise postada…é o que me faz gostar mais da série mesmo…se fosse só a ação eu acharia mto boa…mas com todos esses aspectos é que me faz ser fanático e achar a série uma das melhores de todas
Rô exatamente o que nos faz humanos?os cylons são maquinas e por isso podem ser exterminados?mas eles não pensam? podemos exterminar então uma raça de animais…pq eles não são humanos? podemos matar uma etnia dita “má” por alguns ou que tenha cometido atos pavorosos alegando que eles não são humanos (numa interpretação extensiva da palavra) complicado definir isso mesmo
Aldo eles não encontraram a Terra ainda mas estavam em vias de!
“Lucas Barreto Gomes Leal escreveu às 1:
Rô exatamente o que nos faz humanos?os cylons são maquinas e por isso podem ser exterminados?mas eles não pensam? podemos exterminar então uma raça de animais…pq eles não são humanos?”
Por isso eu adoro tanto BSG! Todo episódio trata de um tema super polêmico e gera essas discussões calorosas hehh
Mas, respondendo à sua pergunta: imagina que aqui, no mundo real, surja uma raça de animais mutantes sanguinolentos que comecem, de repente, a matar todos os seres humanos do planeta!! E, agora, imagina que alguém descubra uma forma de eliminá-los! O que VOCE faria??
Ia deixar os tais animais matarem TODOS os humanos do planeta por ficar com “peninha” deles ou ia ser favorável à idéia de exterminar essa raça em prol da salvaçao da Humanidade??? Essa é a questão!
Por isso eu penso exatamente que nem o Lee nesse episódio! Se eu estivesse lá no espaço fugindo com os poucos humanos que sobraram e tivesse uma chance de acabar de vez com todos os cylos é CLARO q eu seria favorável!!
queria entender pq eu to tentando postar uma resposta pro Alessandro e não aparece por nada nesse mundo…
Alessandro vou desistir de postar sua resposta por hora tenho que ir pro estagio depois tento de novo pq tá ruim de ir!!!
Estranho vc nao estar conseguindo…
Mas, valeu, Lucas, depois vc tenta postar!! 🙂
Ainda acho que o Gaius deve morrrer. Ele vai acabar levando os Cylons direto p a Terra. 🙂
A questão aqui é: quando é que devemos parar de chamar de “humanos”, ou seja, somente por que uma máquina emula os nossos comportamentos e ações ela deve ser considerada humana? Realmente, estamos em um mato sem cachorro, por que, algumas vezes – se quisermos realmente fazer alguma coisa, temos de assumir posições e arcar com as consequencias. As vezes – e infelizmente a vida é assim – alguém tem que ser o vilão da história; nem todos podem ser moçinhos.
Belo review. Esse episódio lançou uma bela discussão. Matar os cylons seria mesmo genocídio? Eles não são “máquinas”, não são? Essa discussão veio à tona quando mostraram a cylon que estava em poder da tripulação da Pegasus. Pra eles ela era uma “coisa” e não havia nada de errado em tratá-la daquela forma. Mas será que se não existisse uma personagem como Athena na série haveria gente criticando aqueles que quiseram aproveitar a chance de exterminar de vez um inimigo que até agora esteve em vantagem? Militarmente falando, era a coisa certa a fazer, dar um golpe certeiro e mortal no inimigo que não hesitaria em fazer o mesmo se as posições estivessem trocadas. Ao simpatizarmos com determinado personagem é até comum perdermos um pouco de perspectiva. Athena antes de tudo é cylon e foram os cylons que atacaram as colônias e deixaram a humanidade à beira da extinção. Era óbvio que Helo se colocaria contra a decisão de dar o troco, mas ele errou feio ao citar Nova Caprica, pois Roslin conheceu bem de perto a “hospitalidade cylon”. Se ele dissesse isso com Tigh presente certamente levaria um belo (e merecido) soco na cara. E ele, ironicamente tornou-se um traidor tal qual sua esposa, que deu as costas para seu próprio povo e se juntou aos humanos. Só que Athena nada tentou fazer para evitar o iminente extermínio de seu povo, pois já tinha escolhido o seu lado e manteve-se fiel a ele. Resta saber como ela reagirá quando descobrir que sua filha está viva e como isso afetará sua lealdade a Adama. Já a traição de Helo poderá custar caro no futuro, mas Adama resolveu não puni-lo — talvez deixar que ele viva com esse fardo seja punição suficiente. E, claro, se esse plano de lançar o vírus desse certo a série acabaria… 😉 Mas bem que o doutor poderia ter colhido uma amostra do vírus pra fazer uma cultura e tentar reproduzi-lo em laboratório, não? Seria uma arma e tanto a ser usada no futuro, ou, melhor, uma arma capaz de manter os cylons bem longe, pois agora eles deteriam o poder de eliminá-los de vez.
Os nazistas acreditavam que todas as mazelas do mundo aconteciam em decorrência dos judeos e até hoje muitos pensam assim: é só assistir Borat. E os cylons, sendo máquinas ou não, são uma nova existência e exterminar toda a raça deles seria sim um genocidio. Estou com o Helo e não abro. 🙂
Lucas,
otimo texto e realmente, um genocidio é uma questão muito seria, a primeira vista eu sou contra, mas alguém levantou a questão de existir uma raça mutante que mate os humanos e se existisse um meio de mata-los, deveriamos fazer? eu parei para pensar. porém lembrei que violência gera violência, por isso, por mais que queiramos propagar a violência, devemos dar enfase a paz. é uma decisão díficil de ser tomada, porém desde ja eu opto pela paz.
Paulo Antunes
infelizmente, vc n é o único que assiste a série a achar que o ritmo diminuiu, eu entendo e respeito a sua opinião, em parte diminuiu mesmo, porém é bom discutirmos sobre questões como essa, e como alguém falou, séries de ação ja existe aos montes, eu me satisfaço quando assisto 24 horas. o q eu discordo de vc, mas posso está errado é que o desinteresse do público não deveria ser levado em conta para a qualidade do seriado, porque é uma coisa pessoal e mesmo que não agrade a uma boa parcela, n tem haver com a série perder a qualidade. eu particularmente acho essa a melhor temporada de BSG, por ai você tira. é sempre bom conversarmos a respeito disso e aprendermos uns com os outros.
Mica,
fiquei curioso para ler a sua opinião sobre o ep 20 de BSG, me cadastrei no forum, mas estou esperando eles ativarem minha conta, depois eu te digo o que achei, abraços!
O episódio foi razoável. Quanto à comparação entre cylons e povos que foram exterminados, ela é absurda. Os cylons são mais que máquinas, mas eles, ao contrário de judeus no Holocausto, são também genocidas. Se a sobrevivência de uma raça à beira da extinção exige que se extermine uma outra raça que seja a agressora e que seja beligerante, o mais lógico, por auto-preservação, é eliminar a raça inimiga. Não é a solução ideal, claro, mas é melhor viver para lamentar o que fez depois que morrer à toa por um ideal que vai acabar caindo no esquecimento.
Vixe, Paulo, não vá esperando demais. Eu sou a pior analista de episódios que eu conheço, hehehehehe.
Agora, estava pensando na hipótese aqui levantada de uma raça de animais mutantes e….acho que o diferencial dos cylons atualmente, é o fato deles terem desenvolvido versões humanóides e capazes de amar, sentir, e cooperar. é muito mais fácil matar uma máquina (ou animal) que não parece gente. O que torna tudo mais difícil, é vc ter visto essa mesma máquina fazendo sacrifícios enormes pelo nosso lado e que há máquinas dispostas a viver em harmonia…só precisa encontrá-las no meio da grande multidão.
E parabéns a todos pelo alto nível na discussão. São vários pontos de vistas, alguns deles antagônicos mas em momento algum vi desrespeito.
E, João, concordo contigo. Apesar de o tema genocídio ter sido levantado, tenho minhas reservas quanto à comparação de cylons com povos massacrados no passado (e no presente, infelizmente). Os cylons são o inimigo. Talvez por BSG não adotar uma postura mais maniqueísta, colocando os cylons como vilões estereotipado fique um pouco difícil de enxergá-los como os “bad guys”, ainda mais com personagens carismáticos como Athena e até mesmo a Boomer, que anda sumida, mas que tem seus fãs. Mas eles são maus e boa parte deles não quer paz coisa nenhuma e sim o extermínio da raça humana. E quando a sobrevivência de todos está em jogo não é lugar pra divagação ou discussões filosóficas. É guerra e ponto final. E até a Athena entendeu isso. 😉
Eu perdi os ultimos tres episodios desta atual temporada o que está me deixando irritadíssima!!Tve aula da pós. Questão de prioridade então.
São seus reviews Luca que não está me deixando no vazio e me consolando de certa forma. Valeu!Estão otimos!
Corrigindo:Eu perdi os últimos três episódios desta atual temporada o que está me deixando estremamente irritadíssima!!Tive aula de pós. Questão de prioridade.São seus reviews Lucas que não estão me deixando no vazio e me consolando de certa forma. Valeu!Estão ótimos!
Mica,
deixe disso, sei que vc deve ter muito o que falar, vc sempre tem boas opiniões nas reviews q escrevo, acredito que agora irei saber de uma opinião sua q não tem haver com uma opinião minha, depois, se eu conseguir ler no forum, te digo o que achei. abraços
Alessandro MUITO estranho vou ter que reescrever mesmo, tentei postar no review da semana passada pra ver se ia a msg e não foi!vai entender…vamos lá
Alessandro se formos pensar assim (sobre a inocencia dos judeus) tá realmente os judeus são inocentes mas e os alemães? isso não é critério pra avaliar se uma etnia deve ou não permanecer viva!
e alguém poderia ter pensado a época da guerra que exterminar os alemães acabaria com a guerra como vc pensou a respeito dos cylons!
Alessandro respeito sua opinião, mas acho que nem pra acabar com uma guerra se deveria usar uma arma que exterminaria uma raça.
e quero deixar claro que eu não quis fazer comparação entre judeus com ninguém (ainda mais com os cylons) a comparação que eu fiz foi por conta da frase “eles não são humanos” que foi alegação usada por TODOS que tentaram exterminar uma raça!como em Ruanda os Hutus chamavam os Tutsi de “baratas” (barata inseto mesmo!)
em suma o que eu quis fazer não foi comparar se os judeus eram culpados, longe de mim pq não foram, mas sim provar que o argumento do Apollo “eles não são humanos” já foram usados N vezes por outros povos!
ps Alessandro animais mutantes não pensam não expressam sentimentos e nem podem fazer
um mundo melhor…como os proprios cylons falaram o que fazem os humanos merecerem
sobreviver?os “animais mutantes” apresentam uma inteligencia e um senso de coletividade
muito maior que o dos humanos…se avaliarmos pelo seu prisma os humanos são os
“animais que queriam exterminar uma raça” e não os cylons…os cylons só foram lá e
deram o primeiro passo!
João e pq os cylons foram o culpados pela eliminação humana?não seria pq os humanos foram os primeiros a ameaçarem eles?o fato deles atacarem o humanos não se encaixa perfeitamente no seu argumento (de que melhor chorar o ato cometido do que perecer)
será que os cylons merecem morrer e os humanos viver?
bom quanto as comparações eu não acho absurdas e por isso mesmo eu as fiz…e não quis comparar diretamente…mas sim as consequencias…como eu já respondi pro Alessandro quer dizer que se os judeus tivessem a chance de eliminar os nazistas (a época da guerra claro) teria sido válido se eles tivessem feito isso?pq o genocidio cometido pelos hutus contra os tutsi partio desse principio! (os tutsi sempre massacraram os hutus)
Paulo_Fiaes “mas posso está errado é que o desinteresse do público não deveria ser levado em conta para a qualidade do seriado, porque é uma coisa pessoal e mesmo que não agrade a uma boa parcela, n tem haver com a série perder a qualidade. eu particularmente acho essa a melhor temporada de BSG, por ai você tira. é sempre bom conversarmos a respeito disso e aprendermos uns com os outros”
aonde eu assino!?!?!?concordo PLENAMENTE!
gente vou dar uma sugestão…Mica, Paulo e outros que já viram a temporada inteira…vcs tem orkut?!vamos discutir isso num tópico em separado na comunidade da série acho mais facil…e claro a seu tempo a gente debate aqui depois TB! 😉
ps Mica to com o Paulo suas opiniões são sempre otimas!
Daniellapb obrigado 😉 espero que esteja gostando e te ajudando a “ver” a série de alguma forma!
Mica “E outra coisa, eu sempre me perco nesses números de sobreviventes. Em um deles tinha dois a menos e no outro tinha dois a mais e aí fiquei pensando: ‘nasceu gente sem terem mostrado!?’. Provavelmente. Mas eu fico perdida com esses dados. E lembra dos números que a promotora mostra no final da temporada? Eles não estão um pouco em desacordo com os números do iníco dos episódios?
”
sim são sempre mortes ou nascimentos não mostrados que oscilam os números quando a gente fica “perdido” nos foruns da série é sempre confirmado os acontecimentos 😉
e não os números da promotora fogem dos do inicio da temporada mas pq ela da uma estimativa (claro se eles tivessem um número exato seria inverossimel) mas os números atuais que ela dá são os memos que nos temos por questão de obviedade hehehe
mas eu tb pensei nisso que vc falou ao ver o fim da temporada!!!mas não fala em promotora aqui não menina…passa um “mini-spoiler” (como se eu não fizesse isso tb!) alguém mais esperto já vai fazer deduções sobre o final da temporada hehehe (tá e eu falando isso vai ficar ainda mais evidente…mas enfim)
ps meu e-mail é lucasgandalf@gmail.com
Há uma diferença bem grande entre a II Guerra e Galactica. O nazismo (tal qual outras ditaduras, como as ditaduras esquerdistas que existiram e também as que ainda hoje infelizmente sobrevivem) era uma ditadura que manipulava pessoas. Se se durruba o regime, acaba o genocídio (como aconteceu). Nem todos os alemães eram nazistas. Já dos cylons é diferente. Os cylons parecem bastante organizados e unidos na vontade de exterminar os humanos. Poucos são contra isso. É hora dos humanos contra-atacarem e ao menos restaurarem um mínimo de equilíbrio na disputa entre humanos e cylons.
Os cylons nunca precisaram exterminar os humanos. Eles podiam simplesmente partir para um ponto distante dos humanos, e deixá-los em paz. Isto não é um problema para eles, já que a maior parte dos cylons vive no espaço mesmo.
De qualquer forma, é bem claro que somente se algo bem surpreendente acontecer, apenas uma raça: humanos ou cylons, sobreviverá ao conflito entre os dois. Se eu fizesse parte da tripulação da Galactica, eu escolheria os humanos. Se eu fosse cylon, escolheria os cylons. Simples assim.
A verdade é que o conflito entre cylons e humanos em Galactica nada tem em comum com qualquer conflito ocorrido na Terra. São apenas duas espécies (se é que máquinas podem ser chamadas disso, se se considerar os cylons humanóides como máquinas) diferentes disputando um mesmo ambiente (que é o universo conhecido por eles), e, se ambas não chegarem a algum tipo de acordo, a tendência é que a seleção natural faça o seu trabalho. Não háo outras raças para imporem uma paz entre os dois.
O desejo de muitos humanos de exterminar os cylons é totalmente justificado. Graças aos cylons, a população humana foi reduzida a uns poucos milhares de indivíduos, e se os cylons fossem extintos todos os problemas humanos quanto à questão da sobrevivência da espécie literalmente acabariam. Se os humanos passarem a se preocupar com a ética de se exterminar uma outra raça, logo, logo não vai haver um número viável de humanos para manter a espécie viva. Este tipo de situação não se enquadra com nenhuma situação possível na Terra, já que todos os grupos étnicos humanos podem se misturar uns com os outros sem qualquer dificuldade, e todos formam uma única espécie.
João desculpa…concordo com vc nem todos os alemão eram nazistas, em nenhum momento disse que eram, mas poucos (ou quase nenhum) se levantou contra o nazismo, por sinal a grande maioria o apoio mesmo que tacitamente
os cylons poucos ou alguns se levantam contra o acontecido, os outros não podem faze-lo (por exemplo os centuriões que são maquinas propriamente ditas!)
os alemães não sofriam nenhuma ameaça dos judeus (salvo economicamente falando)
já os cylons sofriam a ameaça constante de serem destruidos pelos humanos
“Os cylons nunca precisaram exterminar os humanos. Eles podiam simplesmente partir para um ponto distante dos humanos, e deixá-los em paz. Isto não é um problema para eles, já que a maior parte dos cylons vive no espaço mesmo.”
bom aqui entramos num debate levantado pela Seis durante a ocupação de Nova Caprica, será que se os cylons deixarem os humanos vivos, vingativos que são eles não iram criar seus filhos contando as historias do robos que destruiram a humanidade e depois um dia os filhos dos filhos dos filhos não vão voltar ao espaço buscando vingança?
bom conhecendo a raça humana do jeito que conhemos não duvido nem um pouco, por sinal acho mais provavel de acontecer!!!
sim cylons e humanos não tem nada parecido no mundo, mas as situações que a série aborda são extremamente parecidas ou identicas com muitas da realidade…esse é o grande fator que tras o debate pra vida real e com situaçõe semelhantes da vida real!!!
e vc não respondeu a minha pergunta…ao usar esse argumento “Se a sobrevivência de uma raça à beira da extinção exige que se extermine uma outra raça que seja a agressora e que seja beligerante, o mais lógico, por auto-preservação, é eliminar a raça inimiga.” os judeus não poderiam buscar a destruição do povo alemão?
os tutsi dos hutus???etc etc etc…
João ai que vc se engana ao meu ver “Graças aos cylons, a população humana foi reduzida a uns poucos milhares de indivíduos, e se os cylons fossem extintos todos os problemas humanos quanto à questão da sobrevivência da espécie literalmente acabariam”
os cylons de certa forma fazem ‘bem’ pros humanos, pq eles se preocupam mais com os cylons e em sobreviver em se manter unidos do que fazer guerra entre eles, assim que os cylons sumirem pode ter ctz que tudo volta ao normal…(por sinal alguns episódios mais pra frente a gente discute um pouco isso) 😉
bom desculpa mas o final do seu argumento eu discordo TOTALMENTE…os judeus foram de milhões pra dezenas de milhares…vc acha que eles não foram praticamente exterminados? nem por isso eles foram e provocaram a morte do povo alemão!
isso de que não deve se preocupar com a ética de exterminar uma raça foi o que levou os cylons a matarem os humanos num primeiro momento…vc achou isso correto!?!?!?
e isso de se misturar com outros povos e formam uma única especie…vc acha que a cultura judaica é 1/10 do que era antes do holocausto?
vc acha que o povo judeu vai existir, no sentido extrito da palavra, caso se misture e não preserve sua cultura daqui a 100 anos??? como estara a cultura judaica?!?!
a questão não é só etnica João a questão é cultural de um povo que já foi imenso e hj é extremamente reduzido e se não tivessemos tido o fim que tivemos da segunda guerra (e tivessemos os nazistas vencedores) provavelmente esse povo teria sido exterminado, mas em nenhum momento eles cogitaram o exterminio do povo alemão, como vc bem disse as situações não são iguais nem jamais seriam (até pq os judeus se aproximam mais dos humanos do que dos cylons num contexto geral da série)…mas que existem peculiaridades por demais na minha abordagem sobre esse episódio há existem…!
“nem todos os alemães” 😉
é o sono!!!heheeh
Os cylons tentam buscar seu espaço na existencia, assunto como esse ja foi demonstrado muito bem em Blade Runner, o que nos difere de uma maquina, memorias e desejos? os replicantes queriam mais vida, acredito q os cylons são uma especie com direitos não importando se eles são humanos ou não, agora em BSG a situação é diferente e concordo plenamente com os comentarios acima, guerra é guerra, infelizmente, se não houve um acordo até agora, é eles ou os humanos, e se os Cylons chegarem a Terra, como vai ser? como militar q o Lee é, consigo entender sua posição, só achei estranho o Adama ficar na moita, la no inicio da serie ele era diferente.
Essa eu não aguento, alguem ja viu as fotos do Helo em Smallville, la no omelete?
Caramba, a discussão tá ótima por aqui! muito legal! hehehe
Me digam qual a série hoje em dia que gera esses debates tão legais?? Só BSG mesmo! 😉
Ah, Darth Cesar, eu vi as fotos do Helo em Smallville sim!!! Até fiquei na dúvida se era ele mesmo! 😛
Realmente, esse último episódio me fez filosofar um pouco, e quem não gosta de “papo cabeça”, é bom nem começar a ler o que vou escrever!!!
Lee disse que os Cylons são apenas máquinas, meros programas, e portanto não haveria genocídio nenhum ao se exterminá-los.
Mas aí vem os meus questionamentos: o que é Vida ? Como saber se algo é um Ser Vivo ? Podemos definir a Vida simplesmente através de critérios físicos, como por exemplo meras reações químicas ? Ou para definir Vida temos também que nos valer de conceitos espirituais e religiosos, como a existência da Alma e a continuação da vida após a morte do corpo físico ?
Ninguém tem a resposta definitiva para essas questões, e cada pessoa irá responder a essas perguntas de uma forma distinta, pois a resposta varia de acordo com as crenças e religião de cada indivíduo.
Baseado nisso tudo, como podemos dizer que os Cylons não possuem Vida ?
Para mim eles são Seres Vivos, e portanto extinguí-los seria errado! Os primeiros Cylons podem ter sido apenas máquinas, mas eles evoluíram, e em algum momento ocorreu o milagre: eles adquiriram Vida ! Dessa forma, que direito a espécie humana tem de extinguir, conscientemente, uma outra espécie ?
Dessa forma, eu concordo com o Halo 100%
Essa polêmica, sobre se os Cylons possuem vida, não está assim tão longe da realidade da Terra. De acordo com uma reportagem da BBC Brasil, já se cogita, para um futuro não muito distante, a existência de “Direitos Humanos para Robôs”.
Partes dessa reportagem:
“Se criarmos robôs conscientes, eles vão querer ter direitos, e provavelmente deveriam tê-los”
“É também lógico que tais direitos correspondam a obrigações cidadãs, incluindo votar, pagar impostos e prestar serviço militar obrigatório”
“Seria aceitável chutar um cachorro-robô sendo que não devemos chutar um cachorro de verdade ?”
Para quem se interessar e quiser ler a reportagem, o endereço é: “http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2006/12/061220_robo_direitos_pu.shtml”
Aliás, pela primeira vez uma série de ficção científica me fez pensar um pouco mais sobre esse tema !!!
Eduardo, eu até concordo com o que voce quis dizer. E também acho que os cylos já adquiriram vida sim! Vejamos o exemplo da Athena, que atualmente até ajuda (e muito) o pessoal da Galactica.
Mas sobre o tema em questão, eu apóio o Lee pq o que se está em jogo é a extinção ou não de toda a raça humana!!!! Sobraram pouquíssimos humanos… Se eles não fizerem nada contra os cylons existe um risco ENORME da raça humana ser dizimada totalmente! Os Cylons já mataram bilhoes de pessoas nas 12 colônias.. e não pensarão duas vezes antes de matar os poucos humanos que sobraram!
Nesse caso, nessa situação extrema, se eu estivesse lá no espaço fugindo desesperadamente em busca de uma esperança para a raça humana é LÓGICO que eu seria a favor de se espalhar o vírus e acabar com os cylons!!
Essa é a questão! É meio que uma “legítima defesa”, entende?? Ou são eles ou somos nós! E, nesse caso, os humanos ainda têm o agravante de serem as vítimas! Foram os cylons quem dizimaram milhoes de humanos e estão caçando os poucos sobreviventes!
Não estou discutindo a opinião de quem é contrario ao que penso nao… Acho válido e respeito as opinioes de todos! Estou apenas explicando melhor minhas idéias pq acho essas discussoes muito interessantes!! 🙂
Abraços!!
Alessandro ai eu volto pro que eu falei…quem queria exterminar quem primeiro?!?!?!
será que o ataque dos cylons não foi motivado?
será que eles não atacaram exatamente pra eles não serem os exterminados!?não seria a legitima defesa dos cylons???e em direito não existe legitima defesa de legitima defesa, assim sendo numa analise juridica, dentro da otica dos cylons estarem em legitima defesa, os humanos não teriam o direito legal de cometer genocidio!!! e será que eles não pensaram duas vezes antes de matar os humanos que sobraram!?!?!tem ctz disso Alessandro!?!??!pensa um pouco…
pq não o fizeram então em Nova Caprica?!?!tinham a chance de matar 90% da população humana restante ali…e não fizeram (tá cometeram outras atrocidades mas não o exterminio que vc disse que eles não pensariam duas vezes)
as pessoas mudam…as situações mudam e tenho ctz que até o fim cylons e humanos podem sim se exterminar…mas podem tb acabarem se “aceitando” jamais vão viver juntos isso é um fato…mas podem cada um viver a sua forma longe e em ‘paz’
Alessandro eu respeito totalmente sua opinião, por sinal muitos concordam com vc, só não concordo com ela nem um pouco 😉
guerra gera guerra
violencia gera violencia
se um dos lados não fizer o que o Helo fez jamais existira paz…tanto na Galactica quanto na vida real!
Sobre o Helo e Athena, me surgiu uma dúvida. Sabe-se que os Cylons podem procriar com humanos. Mas e entre eles mesmos, porque será que os Cylons não tentam procriar entre eles mesmos ?
Será que pelo fato de serem originários de uma mesma matriz genética, se tentassem procriar entre sí não seria o mesmo que sexo entre irmãos ? ( Se eu não me engano, me parece que eu ouvi esse papo de serem de uma mesma matriz genética no episódio anterior. Quem puder confirmar, eu agradeceria! )
Dessa forma, os Cylons humanóides mais parecem “clones” do que robôs, vocês não acham ?
E agora uma questão interessante: se eles utilizaram alguma matriz genética para criar os primeiros Cylons biológicos, eles provavelmente podem ter utilizado a matriz genética de algum ser humano, modificando-a. Se for assim, os Cylons humanóides poderiam também ser considerados como mutantes, não poderiam ?
Se for assim, de uma forma ou de outra, os Cylons humanóides poderiam ser considerados “parentes” dos seres humanos, não poderiam ?
Me desculpem, mas acho que eu estou viajando demais ! Nessas minhas últimas divagações, devo ter ultrapassado a órbita de Saturno !!!
Não acho que o debate interessante seja determinar o quê os Cylons deveriam ter feito ou não…. Da realidade para o Show BSG, os Cylons são ficção, já os humanos… bem, há um aqui.
Isso me lembra o comercial do G1…. Tipo, se eu soubesse que ‘ela’ iria engravidar, não teria deixado camisinha no bolso da calça! Os arguentos são legais para gerar o debate sobre como vamos fazer nossas escolhas, em família, com amigos e vizinhos, nos bairros, nas cidades, no trabalho…. com a camada de ozônio, com a coleção de carros importados ou o milésio gol do Romário….
Já conciderando mais os argumantos do Show BSG, os Cylons Humanóides são compatíveis com os humanos! Afinal a Shannon do Helo engravidou dele, não? Então, ela é de qual raça afinal? Vulcana, Bajoriana, Cardasiana, Andoriana, Klingon…? Sei, tá mais pra Borg!
essa discussão me faz ver que em poucas séries teremos debates como esse.
e ja que a idéia é pensar sobre o que são os cylons,
eu penso que eles são sim uma forma de vida, assim como os humanos, e os filhos que nascem entre os dois são a futura especie da humanidade.
ou Hera quando crescer será robô??
e Lucas tem razão, os humanos ficaram 40 anos em trégua com os cylons, mas sempre preparando uma forma de poder ataca-los, para pega-los desprevinidos. os cylons erraram no genocidio, mas os humanos errariam também em fazer o mesmo, para aqueles que pensam que violência combate violência, guerra combate guerra, então deve ta a favor do que o governo bush faz,(possível spoiler) ou até mesmo o que alguns personagens querem fazer em 24 horas(fim do spoiler). a paz vence a guerra e o amor vence a violência, por isso devemos cultivar como ter paz, como amar e ser amado e não fazermos palestras sobre a guerra ou a violência, pois mesmo que estejamos tentando evita-las, estamos falando sobre ela, ou seja, estamos no foco errado.
Concordo com todas as ideias pacifistas aqui mencionadas, mas em sei la, em 10 mil anos de historia humana, ficou provado q as vezes tem q se pegar em armas (não sou a favor, mas fazer o que), não acredito no futuro pacifista de Jornada, veja um exemplo, se os aliados não fizesem nada contra o nazismo, ele ia tomar conta de tudo, inclusive o Brasil, e ai como fica?
Se um lado esta disposto a ir até o fim, fica dificil o outro não enfrentar.
(possivel spoiler sobre 24h)
**************************************
Paulo Fiaes vc lembrou bem mesmo o plano em 24h muita gente aqui é capaz de se mostrar favoravel!
*************************************
Darth Cesar
e tb ficou mostrado que as vezes não precisamos ir as armas(Mahatma Gandhi)…e ficou mostrado também que na maioria das vezes que achamos que precisamos recorer as armas na verdade não precisavamos…(vide guerra do Iraque, Vietna, etc etc etc)
Darth Cesar os “aliados”, a Onu, o Vaticano, todos os paises de primeiro mundo, ninguém fez nada pela guerra em Ruanda, NINGUEM!e mesmo assim a guerra foi impedida…depois de 100 dias e mais vitimas por dia que o Holocausto!(é se formos ver sobre esse prisma a guerra de Ruanda foi pior que o Holocausto) a guerra chegou ao fim!tudo bem que chegou ao fim pq os rebeldes foram reprimidos e mortos…mas nem por isso mataram toda a população Hutu, assim como quando os nazistas foram reprimidos não mataram todos os alemães e muito menos todos os que podiam ser considerados nazistas…matar todos os cylons seria tomar a mesma atitude ao meu ver…podia sim matar boa parte dos centuriões, destruir todas as naves da Ressurreição, eliminar boa parte dos Raiders, agora matar TODOS e principalmente os cylons humanoides EU acho que seria invalido e que anularia qualquer ato posterior dos humanos!
mais pra frente vc talvez veja que os cylons mudam…e mudam mais do que nos podemos imaginar!(apesar que já os vimos mudando o suficiente pra tirarmos uma base!) Athena se apaixonou por Helo, Seis se apaixonou por Baltar, Boomer era apaixonada pelo Chief mas preferiu ficar do lado dos cylons…ou seja eles tomam decisões, eles mudam e eles tentam mudar a visão dos outros!
e como eu disse…se os cylons tivessem MESMO dispostos de ir até o fim não teriam matado todos logo de uma vez em Nova Caprica!?!?(por mais que eles tenham tentado fazer isso aos poucos)
eles tão tentando mudar ao meu ver…ainda cometendo muitos erros, com pouca inteligencia emocional, mas acho que até o fim da série eles vão “aceitar” os humanos e deixa-los em paz!
Lucas, mais uma vez eu preciso dizer…a Boomer não escolheu levianamente ficar do lado dos cylons, ela precisou fazer uma escolha e essa foi a única que teve….e depois honrou a escolha que fez. Diferente da Athena, ela nunca foi acolhida por qualquer humano, e a única chance que ela teria de viver, seria abraçar a causa cylon. Eu tenho certeza plena que à ela tivesse sido dada uma única chance, como foi dada à Athena, ela teria escolhido sem pestanejar os humanos.
Quanto ao genocídio, eu estava lendo o que o Eduardo escreveu, e uma coisa que me pergunto desde o primeiro episódio da série é justamente essa: o que faz de nós melhores que os cylons? Pq somos mais humanos que eles? Pq nascemos de um pai e uma mãe? Isso é ridículo! O que faz dos humanos humanos é a capacidade de pensar, amar, escolher um posicionamento, tomar decisões…e tudo isso os cylons também fazem.
Eu sei que os humanos precisam destruir os cylons para sobreviverem, mas que seja uma luta justa. A guerra aqui é necessária, e a morte vai acontecer em ambos os lados, mas se mais humanos conseguirem alcançar o ‘coração’ dos cylons, mais perto do fim essa guerra chegará. Sem exterminar raça alguma.
Eu eu tinha mais alguma coisa a dizer, mas esqueci enquanto escrevia o restante 🙁
Ah! Lucas, vc mencionou o orkut. Qual comunidade? A do Teleseries ou alguma comunidade própria de BSG?
Lembrei!!! Era sobre os filhos cylons. Pelo que eu lembro, eles mencionaram em algum episódio que os cylons não conseguem engravidar deles mesmos….por isso que eles estavam fazendo as experiências com as mulheres lá em Caprica (onde a Starbuck foi presa, lembra?). Por alguma razão eles só conseguem procriar se for entre um humano e um cylon.
pessoal, eu ja tenho alguns anos que acompanho o TeleSeries. e uma coisa me deixou feliz nessa semana, lendo essa review pude constatar o grau de inteligência do público do site, isso aqui é um debate de alto nível, daqueles que a TV deveria promover. É com um debate desse que o site prova o seu valor. Parabéns ao site, para todos que colaboram com o site e para aqueles que acessam diariamente o site, todos nós juntos mostramos que é possível discutirmos de uma forma inteligente, assuntos que devem ser discutidos e que enriquecem a nós como pessoas. e pra terminar, esse debate realizado mostra porque eu insisto que assistam BSG. abraços
Mica,
que tal na comunidade do TeleSeries, particularmente, prefiro evitar um pouco a comunidade de BSG pq ja li spoiler lá e algumas vezes discordo de algumas opiniões. me diga o que vc e Lucas acharem melhor, quero continuar a ter esse debate com vcs.
Mica,
o forum que vc indicou ainda não me aceitou 🙁
Não sei o que fazer em relação ao fórum, Paulo. vou falar com as meninas lá. Mas meu comentário nem é lá tão maravilhoso…a Paty (que é quem geralmente discute BSG e outras séries comigo) tem comentarios muito mais interessantes.
Quanto ao orkut, legal ser no Teleséries. Vou entrar lá agora.
Mica pode ser em uma comunidade do Teleséries (não sei se tem) mas eu me referia a do BSG mesmo…mas caso contrário a gente pode trocar e-mails entre nos 3 sem problemas é só o Paulo Fiaes mandar o dele tb!!!!
bom mas vou entrar na comunidade do Teleséries alguém cria um tópico lá sobre a terceira temporada de BSG (ponha que contem spoilers) e vamos discutir 😉
e vou escrever o review de hj então até “já” no proximo review hehehe
adoro quando eu posto e não aparece!!!
Lucas, concordo plenamente com o que tu escreveu, só quis dizer que AS VEZES tem que se fazer aquilo.
Eduardo valeu pela informação das leis p/ robôs, quem diria hein? Estamos vivendo a ficção cientifica dos nossos tataravôs.
Tudo que diz respeito a como os roteiristas escrevem a série, pra mim, é especular sobre as idéias ‘deles’ (idem para as idéias deles maturadas por idéias outras). BSG pra mim é uma inspiração para autocrítica, para avaliar comportamento e interação humana. Mesmo, pq tudo está sempre partindo do “nosso” ponto de vista, humano de ser. Dito isso, salve Lost, salve Heroes, salve Grey’s…. e outras, mas BSG é muito humana, (do meu ponto de vista) mesmo os Cylons!
Caros
Matar os cylons seria um erro, como erro foram muitas atitudes dos humanos na série! isso é que me fascina, os mocinhos de BSG não são estereótipos!! eles fazem besteira, as vezes quase se matam como no caso Pegasus X Galactica!! eu adoro esse drama coberto de coisas reais, é simplismente o contrário das outras séries de ficção com seus “capitão Kirk” cheios de boas intenções!!!
O que eu queria mesmo era uma legião de fãs de BSG fazendo uma convenção no Brasil, ao estilo dos Trekkies!!