Review: Roma – Passover

Data/Hora 22/04/2007, 12:34. Autor
Categorias Reviews
Tags


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28

Cena de Passover
Série: Roma
Episódio: Passover
Temporada:
Número do Episódio: 13
Data de Exibição nos EUA: 14/1/2007
Data de Exibição no Brasil: 15/4/2007
Emissora no Brasil: HBO

De volta a Roma. Qual delas?

A de Shakespeare, é claro. O telespectador que se prepare. Com uma marcação bem shakespeariana, a Roma que retorna em sua 2ª temporada pela HBO é inteiramente teatral. Não bastasse o acento britânico, as posturas, os gestos e as expressões faciais dos atores, temos aí uma combinação do melhor teatro elizabetano com uma direção contemporânea e intimista.

Deliberadamente. A intenção é marcar as devidas distâncias entre “nós” e “eles”, modernos e antigos. Mas é preciso não nos iludirmos quanto a este “nós”. Fundamentalmente são anglos saxões falando do mundo romano, da civilização latina. Há distanciamento e isso fica evidente na decisão de não se procurar nenhuma fidelidade até mesmo ao tipo físico romano, apesar da direção e pesquisa de arte estarem primorosas. Que sentido isso pode ter?

Não sabemos ao certo, mas convidamos o público a vir procurá-lo conosco. O episódio tem início logo após o assassinato de Julio César (retomando a cena final do último episódio da 1ª temporada). Enquanto o corpo permanece caído no chão, Brutus retorna a sua casa onde é recebido pela mãe que o felicita pelo assassinato. Enquanto isso, Marco Antonio consegue escapar dos guardas de Brutus e chega à casa de Atia onde é recebido pelo jovem Otávio.

Temos então uma bela seqüência onde o jovem futuro imperador já nos surpreende com sua inteligência, cálculo político, maturidade e equilíbrio. O telespectador tem assim um primeiro lampejo do diálogo que ocorrerá mais à frente na casa de César, durante a leitura de seu testamento, quando Otávio é nomeado seu herdeiro político: ele pode vislumbrar nas palavras do jovem Otávio e nas expressões dos presentes que, a despeito da afirmação feita pela mãe de Brutus – A República foi salva! – a velha Roma republicana está se despedindo de vez. Temos delineado assim o plano geral da obra, ou melhor, da temporada, que é anunciar e preparar o telespectador para a subida triunfal de Otávio (Augusto) ao poder, sem o que esse turbulento pedaço da história de Roma carece de todo o sentido. Evidentemente que até chegar lá, os percalços ainda serão muitos, especialmente com a entrada em cena do casal 20 da história, Marco Antônio e Cleópatra.

Paralelamente, através dos infortúnios pessoais, domésticos e familiares do centurião Vorenus (o suicídio de sua esposa, a maldição e desaparecimento de suas filhas) somos apresentados ao modo como a plebe está exposta e enfrenta as turbulências que marcam definitivamente o fim da República. A esse respeito é bastante esclarecedora a atitude de Erastes para com os empregados, exigindo deles o respeito e a compostura devidas durante o funeral de César. Também não é por acaso que pouco antes de Vorenus chegar para matá-lo, ele, Erastes esteja ainda esbravejando com seu escravo contra a presença dos estrangeiros em Roma. Como já foi dito, esses personagens são os fios condutores que situam o telespectador diante do grande painel das transformações sociais e políticas deste período. No caso de Roma, elas servem ainda para introduzir a necessidade crescente de um poder imperativo: Otávio Augusto.

Cena de PassoverCoincidência ou não, a moral da história não poderia ser mais instrutiva e sugestiva. Como disse, a série não pretende ser apenas uma abordagem da história de Roma. Ela deve ser vista também como um comentário contemporâneo a respeito do passado, tendo em vista as vicissitudes republicanas do presente. Mirem-se no exemplo de …Roma!

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

  1. Thais Afonso - 22/04/2007

    Laurinha, é um prazer imenso tê-la por aqui. Seja muito bem-vinda. Muito sucesso aqui no TeleSéries. Eu tive o privilégio de ler a review antes de todo mundo, e acho que já comentei tudo que tinha pra comentar, mas novamente, Parabéns.

  2. Eric Fernandes - 22/04/2007

    Seja bem-vinda, Laura.

    E aos poucos o Clube da Luluzinha TeleSéries vai se formando, o que é escelente! huahuauhuha

  3. Eric Fernandes - 22/04/2007

    excelente*

  4. digo - 22/04/2007

    muito bom mesmo esse review, laura.
    parabéns.

  5. digo - 22/04/2007

    nossa, adorei seu review laurinha.

    ficou excelente.
    bem vinda a equipe.

  6. digo - 22/04/2007

    ih, dois comentários iguais ;S

    ah, num interessa. adorei mesmo essa review ;D

  7. Mica - 22/04/2007

    Eu tenho a tendência de esquecer de ler o nome de quem faz o review…só descubro quando alguém felicita a pessoa…e só então é que fui me dar conta que neste caso (e no de Gilmore Girls, que eu também não sabia) a crítica é uma mulher! Não que isso faça qualquer diferença, mas eu é que sou desatenta mesmo.

    Perdi a metade para o final da primeira temporada de ROMA. Tenho os episódios, mas não deu tempo ainda de assistir. Então assisti o iníco da segunda (e por acaso, pq o sinal da HBO estava aberto, pq de agora em diante neca de pitibiribas) totalmente no espaço. Mas gostei mesmo assim. E gostei ainda mais do seu review. Parabéns.

  8. Laura Gomes - 22/04/2007

    Gente, muito obrigado! Fico contente por participar e colaborar com o site.

  9. Lucas Leal - 23/04/2007

    Laura eu sou o ultimo que tinha entrado pro Teleséries agora passo esse cargo a vc hehehe…parabens pela review ficou mto boa (bem melhor que a minha primeira) e a tendencia é sempre ir melhorando então com ctz vem coisa boa por ae!
    e poh Roma é MTOOO boa…apesar de eu já ter visto a tempos eu vou acompanhar o seu review pra ir comentado sempre que possivel!!!
    esse primeiro episódio foi resolver os ganchos deixados pela ultima temporada…então parecia um 13 episódio da primeira temporada mesmo…mas aos poucos a segunda temporada vai aparecendo e a primeira vai sendo esquecida…gostei desse episódio principalmente pelas filhas do Lucius terem sumido…isso vai dar muito pano pra manga!ainda mais pelo filho que não é dele e ele tem a obrigação de mata-lo…mto legal
    e Eric realmente aos poucos vai se formando o Clube da Luluzinha!hehehe
    enfim Laura parabéns seja bem-vinda
    ps no começo eu não fazia isso, demorei a fazer então vou dar um palpite…quando vc for postar coloca em website (aonde vc poem o nome e o e-mail) a pagina do TeleSéries com o seu nome…assim sempre que vc postar aqui quem clicar no teu nome vai pros seus reviews 😉

  10. Lucas Leal - 23/04/2007

    ah e esqueci de fazer o meu comentário inutil…
    Laura Gomes eu tenho Gomes no meu nome tb (Lucas Barreto Gomes Leal) hehehe ¬¬

  11. Cristiano Vieira - 23/04/2007

    Que review consistente!!!

    Parabéns Laura!

    E O ROMA de ontem?
    Barbaridade. Se não é a melhor série da atualidade eu não sei mais o que é seriado dramático.

  12. Darth Cesar - 23/04/2007

    Excelente rewiew Laura, gostei do seu comentario s/ a visão inglesa de Roma.
    O episodio de ontem foi sensacional!

  13. jose maria - 30/04/2007

    Exelente. Otimo como eu gosto de filme epicos esse roma 1º temporada foi otimo depois que eu vi o filme na HBO eu comprei dou nota 10 para o filme ROMA>

  14. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!