Review: Projeto 48

Data/Hora 09/07/2006, 08:00. Autor
Categorias Reviews


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28

Maria Luisa MendonçaÉ um tanto assustador olhar para trás e ver que desde que o gênero de reality show foi implantado no Brasil tivemos mais exemplos ruins (alguns muito, outros apenas moderadamente ruins) do que bons. Os realities chegaram com certo atraso ao Brasil, e nosso país demorou muito para finalmente engrenar algum realmente bom ou interessante. No Limite, o grande precursor, era uma versão até que bem feita do original Survivor, mas o foco das edições não era a competição em si, e sim a emoção – culpa do diretor Boninho, responsável por trazer ótimas fórmulas para o país e não dar o tratamento merecido (Big Brother Brasil, O Jogo e o próprio No Limite são os maiores exemplos). Por outro lado, todos os realities bons que tivemos até agora foram realmente bons. A Band terminou há pouco tempo o ótimo e originalíssimo Joga Bonito (depois de ter feito o praticamente igual e competente Joga 10). O SBT, apesar da turbulência com as votação, também fez de O Grande Perdedor uma boa versão do ótimo The Biggest Loser, e agora encaminha Ídolos para ser igualmente satisfatório. O maior e melhor exemplar de reality show competente da nossa tevê paga, porém, é o Projeto 48, cuja quarta temporada estreou na TNT nesta quarta-feira.

O formato é latino-americano e o canal faz uso dele em outros países da América Latina, como Argentina, Venezuela, Chile e México. Em todos os países, prima por ser inacreditavelmente extraordinário.

O grande objetivo do Projeto 48 é fazer com que um trio consiga produzir um curta-metragem cinematográfico nas quarenta e oito horas do título, sendo responsável pela parte de roteirização, direção e elenco do produto. O canal só entra com a verba.

Não é um reality show de competição. O maior desafio do trio de aspirantes ao ingresso no universo do cinema são os próprios empecilhos impostos pelas filmagens e componentes do curta. Trabalhar com atores, cenografia e o tempo limitadíssimo de filmagem mostra se a equipe está preparada para a profissão ou não. Das três temporadas que tivemos até agora, dois curtas eram bons e apenas um era razoável – ou seja, Projeto 48 conseguiu revelar profissionais para a profissão, independente de sucesso ou insucesso deles no futuro.

Visualmente, é um programa impecável. Tem ritmo ágil, esperto e edição que não é totalmente emotiva ou burocraticamente profissional – o meio termo ideal para realities como esse. A produção, para um canal pago nacional, é surpreendente. Maria Luisa Mendonça, como apresentadora, tem o tom certo: funciona bem na frente das câmeras, dando conforto ao telespectador, e na narração, sem impor emoções que obviamente não existem. Projeto 48 nunca foge do objetivo de ser um reality show sobre determinada profissão, o que é primoroso.

Há, por trás do programa em si, um outro fato importante. O espaço que a TNT dá ao Projeto 48 prova que o canal continua privilegiando a produção nacional, mesmo após quatro temporadas do reality. É um horário melhor que o queridinho do público Veronica Mars tem às terças. Como se vê, além de ótimo programa, importante para o incentivo à profissão de cineasta, ainda tem cuidando do projeto um canal que crê no país. Um incomensurável e indispensável apoio.

***

Projeto 48, TNT, quartas, 19h.

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

  1. Heitor - 10/07/2006

    Nunca vi nenhuma edição, mas sei da existencia pelas inumeras propagandas que a TNT veicula.
    Despertou em mim o interesse de buscar algo sobre, vou provar depois desse review.

  2. Brunella - 10/07/2006

    Olá, pls, vcs sabem como e quando é feita a seleção para os participantes?

  3. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!