Review: Ídolos, a versão brasileira de American Idol

Data/Hora 08/04/2006, 18:19. Autor
Categorias Reviews


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28

ÍdolosLígia Mendes e Beto Marden, os apresentadores de Ídolos, provavelmente formam a dupla mais ridícula da tevê brasileira. Os dois simplesmente querem aparecer mais do que devem e protagonizam momentos que fazem qualquer um mudar de canal. Em um mundo normal, uma dupla de apresentadores, por pior que fosse, faria alguma coisa boa a cada programa. Porém, em dois episódios, Lígia e Beto só protagonizaram um momento decente (nem bom chegou a ser), quando imitavam nordestinos na sala de espera das audições de Recife. Seria até perdoável se os apresentadores de Ídolos fossem a única coisa ruim do programa, mas existem outros problemas também. A empolgação de quem curte tevê (a crítica, inclusive) e gosta de um bom reality show, após a estréia de Ídolos, portanto, só é justificada por uma empolgação pré-lançamento do programa.

Antes de mais nada, é bom deixar claro que isso é fácil de entender. American Idol, o programa melhor sucedido na proposta iniciada pelo britânico Pop Idol, é o reality show de maior sucesso na história da tevê mundial e muito querido por quase todos os telespectadores. O Brasil tem muitos fãs de Idol, e esses claramente aguardavam com ansiedade a estréia de uma versão nacional. Fama e Popstars (da Globo e do SBT, respectivamente) estiveram aí com a proposta de parecer uma versão de American Idol, apesar de serem baseados em outros formatos de realities. Ídolos é, portanto, o único que segue à risca o formato de American Idol.

De fato, o formato de Idol é seguido aqui com fidelidade incrível, desde os apresentadores chatos até a abertura. E as votações apenas por SMS e telefone, sem participação de internet, reforçam ainda mais essa idéia. Só que há um problema em seguir tão de perto um formato vencedor: na busca do sucesso, o programa pode virar mais do que apenas baseado em algo, e sim uma verdadeira cópia. A busca pela identidade própria em Ídolos vai ser, sem dúvida, o grande desafio do programa.

Colocar no ar artistas cantando músicas da nossa cultura, com nenhum deles se baseando nas fórmulas que levaram Kelly Clarkson, Ruben Studdard, Fantasia e Carrie Underwood à vitória nas edições dos Estados Unidos pode não ser tão difícil quanto parece. Basta que o júri diga isso aos competidores, critique a atitude deles ao querer copiar os outros ou buscar músicas estrangeiras, quando deviam estar é cantando músicas nacionais. Ora, eles serão ídolos brasileiros, não?

O problema com isso é que o júri vai, de alguma maneira, se firmando como cópia do júri americano, inclusive em opinião. Obviamente, eles tentam negar isso de qualquer maneira, mas qualquer um que conheça American Idol de longa data pode perceber que não é bem assim. Thomas Roth já se posiciona como Randy Jackson, Cyz (sim, esse é o nome da figura) claramente é a Paula Abdul brasileira, e Arnaldo Saccomani e Carlos Eduardo Miranda disputam de forma desnecessária o posto de Simon Cowell, soando artificial.

Eis aí outro xis da questão: dá pra fazer uma versão de American Idol sem alguém querendo ser Simon Cowell? A gente sabe que sem Simon, o American Idol seria um programa morto. E eu arrisco dizer que, se não tiver ninguém fazendo espontaneamente os mesmos comentários ousados e impetuosos de Simon, também não funciona. Cai na mesmice de qualquer outro programa musical que todos nós encontramos a qualquer instante. Aqui no Brasil, Miranda e Saccomani tentam ser Simon com artificialidade, e a infelicidade da tentativa fica evidente.

Aliás, os jurados parecem realmente sem solução e candidatos que deveriam ser crucificados por apresentações medíocres, acabam recebendo aprovações ou palavras de consolo. Isso expõe aquela que pode se revelar a maior fraqueza do programa: faltam candidatos, até agora, que agradem a todos, que cantem bem e sejam simpáticos. Até agora, como foi visto, não deu pra simpatizar com ninguém. Audições em Rio e São Paulo podem mudar esse quadro.

Ou não. O SBT pode simplesmente querer estragar toda a sua preparação de programa fiel à versão original, pra todos os gostos, e colocar no ar algo popular demais. Já pensaram que o repertório corre sério risco de ser apenas Ivete Sangalo, Banda Calypso e Leonardo? Esses cantores devem estar no programa porque são ídolos reais e vendem, mas não custa nada dar um passo além e incluir algumas poucas (se for demais, desrespeitará a proposta de formar um ídolo brasileiro) músicas internacionais e momentos pop, rock e MPB tradicional.

Vale lembrar para todos que já estão pensando em desistir de Ídolos que American Idol não fez grande sucesso na sua primeira temporada inteira, apenas engrenando na quarta última semana por causa de um escândalo com um determinado participante. Ou seja, Ídolos pode virar sucesso (ou não) apenas mais pra frente, porque até agora é um mero elefante branco na sala de estar (deu dez pontos no primeiro episódio e treze no segundo, segundo dados não-consolidados do Ibope – considerando que metade é um público que tem a tevê ligada no SBT mesmo sem passar nada, e a outra metade é de um público que aguardava de fato a estréia do programa, a conclusão a que se chega é que Ídolos ainda não mostrou a que veio, e está muito longe disso).

Por enquanto, Ídolos será um programa com desenvolvimento interessante para ser acompanhado e analisado. Se a paciência esgotar, teremos o controle na mão para trocar de canal.

Ídolos, SBT, quartas e quintas, às 21h45 e 22h30, respectivamente.

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

  1. Paulo Antunes - 08/04/2006

    Em primeiro lugar quero dar as boas vindas ao Gustavo, nosso mais novo colaborador.

    E sobre o tema do post, o Ídolos, quero dizer que eu pessoalmente ri muito com as audições do segundo dia do programa (quinta-feira). Os que cantam em inglês fazendo embromation, os moderninhos assassinado canções da MPB com uns arranjos de voz grotescos, e especialmente os passinhos de dança das criaturas.

    Estou especialmente curioso para ver as chinelagens que vão rolar nas audições em Porto Alegre, minha terra natal.

  2. Magog - 08/04/2006

    Gostaria de mais informações sobre o citado escândalo no programa American Idol.

  3. iTalo - 08/04/2006

    Eu gostei desse Ídolos. E eu tava esperando uma bancada de juris que copiassem bem mais os 3 do American Idol, mas acho até que aqueles quatro tão fazendo direito o papel deles.

    Agora aqueles apresentadores são realmente péssimos, exagerados e muito artificiais. São os típicos apresentadores do SBT.

    Ps: Paulo.. eu tenho uma reclamação a fazer: Esse site ta MUITO lento. Tem horas que eu realmente desisto de clicar “Continuar a leitura” pq simplesmente não abre.

  4. Renata - 08/04/2006

    Em casa eh assim: Voh ve tv na sala e eu vejo no meu quarto. No dia que eu vi esse programa era uma quarta feira e eu so vi porque tava passando jogo na globo (o que fez a Voh mudar o canal) e eu tava jantando. E do pouco que eu vi eu realmente achei os apresentadores pessimos. Falta mesmo identidade pro programa mas eu achei que ia ser uma copia bem mais escancarada do que pareceu. Mas que seja, eu nunca vi um episodio inteiro de American Idol e nem pretendo continuar assistindo Idolos mas eu espero que o programa nao se torne outro show de calouros do Raul Gil.

  5. Juliano Cavalcante - 08/04/2006

    Alguém sabe algum site ou fórum com previsões pro Emmy desse ano?

  6. Eric - 08/04/2006

    Bom, eu gostei do das audições mais é clara a falta de entrosamento dos juris. Tinha momentos que eles ficavam calados por alguns segundos. Os apresentadores são horriveis, aquele Beto pelo amor de deus…Tomara que o programa melhore pq eu AMO American Idol.

  7. iTalo - 08/04/2006

    Juliano.. o http://www.Goldderbyforums.com

  8. Juliano Cavalcante - 08/04/2006

    iTalo, valeu. Tens alguma outra sugestão?

  9. Marquinho - 08/04/2006

    hahaha
    eu gostei dos apresentadores, achei eles simpaticos hehee
    mas o juri? nossa.. pessimos… pessimos… pessimos… akela Cyz é insuportavel, chata, sem graça, e parece que quer mostrar ou expor uma simpatia que não possuei, e a voz dela, o sotaque, a forma que fala é um saco.. nao tem nada Paula Abdul, a Paula tem carisma e é simpatica..
    os 3 demais sao pessimos tbem… a gente sabe quem alguem tem q copiar o estilo do simon, mas poderiam ter tentar alguma identidade propria misturada com o jeito do simon, e nao como os 3 fazem tentanto negar isso..
    mas vamos ver no que vai dar isso..

  10. cristyna - 08/04/2006

    Gente que isso detestei o programa!!!
    Eles tentam fazer uma copia d American Idol mas nao consegue!!
    e pelo amor d deus eles tão realmente passando um Brasil q só sabe ivete sangalo e babado novo!!!
    Ninguem canta Djavan,Cazuza!!
    Credo brasil não é só axé,pagode e sertanejo não!!!

  11. Cleiton Gustavo Elger - 08/04/2006

    Eu gostei de Ídolos. Mas realmente os apresentadores estão muito “politicamente corretos” e não é bem assim. Achei o número de inscritos muito baixo comparando com outras edições, como PopStar. Mas é apenas o começo, vamos ver mais adiante.

  12. Marcos - 09/04/2006

    Prta começar, na nervade popstar teve mais ou menos 6 mil em cada edição. Nunca vi o American Idol, mas o SBT fez burrada mesmo assim. Pq não tentaram copiar o Pop Idol, que quase ninguém viu???

    Entre os apresentadores, prefiro Eliana.
    Os jurados já da um nervoso, aquele cara, mais velho e usa óculos é o fim da picada.
    Podiam ter pelo menos encontrado outros jurados, ou o regulamento é esse??? Podiam ter colocado a Ivete, pra ela ouvir as musicas dela(ng mrc).

    No final, até que é bom pra dar alguma risada de ves em quando.

  13. Bruno Motta - 09/04/2006

    Discordo totalmente dos comentários. Sim, acho que os apresentadores estão fora do tom, mas um programa que tem Ryan Seacrest como apresentador de sua versão de maior sucesso não pode pedir muito. Os jurados compõe um time de absoluta excelência e conhecimento musical, e tem uma identidade absolutamente particular. Todos tem seus momentos de Abdul e de Simon. Miranda é um cara extremamente particular e autêntico e não se prestaria, de forma nenhuma, a um mero papel de “cópia”. O que torna o “Idol” diferente não é o Simon, e sim a particularidade (incorporada por ele nas principais versões) de não poupar os candidatos da verdade nua e crua.

    Senão, vejamos.

  14. Cesar - 10/04/2006

    Desculpe, mas também discordo diametralmente dos post. Aliás, exceto pelos apresentadores, que de fato são ruins. Mas é algo a se ajustar, com o tempo.
    No mais, achar que o SBT vai de alguma forma atrapalhar um formato mundialmente testado e que é produzido de forma independente, é, no mínimo, inocente.
    E a crítica aos jurados foi injustificável. Se o crítico ao menos conhecesse o Miranda, sua história e sua personalidade, saberia até que ele está comportado. Além disso, obviamente, os jurados foram escolhidos para manter o padrão internacional do programa.
    E pra quem falou que no lugar de “American idol” deveria se basear em “Pop Idol”, uma revelação “impressionante”: “American idol” já é uma versão de “Pop Idol”. Obviamente que com muito mais sucesso e repercursão.

  15. Rafa - 11/04/2006

    Editor, faz tempo q nao leio tanta baboseira seguida. Pra comecar, qlq comparacao de Idolos com o formato deveria ser feito por quem jah viu o programa de diversas nacionalidades. Comparar somente com American Idol nao passa de um erro bobo. Se vc assistisse a tantas outras temporadas de outros paises (Australian Idol, Pop Idol, Canadian Idol, Malaysian Idol e ateh msm as versoes Britanicas e Australianas de The X-Factor) vc poderia fazer uma critica melhor.
    E sobre falar q fazer um programa baseado num formato poder virar copia, faca me o favor, ateh parece q as versoes de Supernanny, The Apprentice, Wife Swap e While You Were Out nao ficaram boas.

  16. Paulo Antunes - 12/04/2006

    Rafa, o texto é do Gustavo Cruz.

  17. Carla - 28/04/2006

    Putz, que texto horrível, o autor nem parece que conhece propriamente a fórmula de Pop Idol (na Inglaterra e que virou American Idol nos EUA)….. falou tanta besteira!! Poderia ter ficado calado para não passar vergonha, seria bem melhor. Tsc, tsc.

  18. gabriella - 20/12/2006

    devo confesar que naum gosto muito do tal”american idol”prefiro “idolos”ateh pq prefico muuuuuito mais os jurados da qui pq?aquela paula abdul eh uma tosca!aquele simon DEUS ME LIVRE e aquele outro quase nem abre a boca pra falar merda nenhuma!!!enfim minha mae adora american idol por isso comecei a asistir!prefiro 1000 vezes “idolos”!!!

  19. JESSICA ALLANA - 03/05/2007

    oi leandro lopes meu amigo quer reconhercer eu e
    quero então que esta esperando venha aqui en curitiba a então ta eu vou reconhercer voce thau

  20. bruna almeida da silva - 28/05/2007

    cyz é o máximo!

  21. bruna almeida da silva - 28/05/2007

    cyz é o máximo!

  22. bá , gabi e dri - 06/07/2007

    a Cyz e o Miranda estão namorando????

  23. ERIKA DA SILVA RIBEIRO - 17/07/2007

    EU ADORO MUITO ESSES DOIS GOSTO DELES E ACLHO QUE ELES TEM QUE FAZER COM QUE OS IDOLOS SEJA UM PROGRAMA GOSTOSO DE SER VER ENTÃO ELES ESTÃO DE PARABEM

  24. Alexgca - 09/02/2008

    new chevrolet

  25. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!