TeleSéries
Especial ‘Os Simpsons’: conheça os dubladores da série
27/05/2012, 12:24. Paulo Serpa Antunes
Especiais
Boss, Criminal Minds, Huff, The Simpsons
Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
Chega ao Brasil neste domingo, dia 27 de maio, o inédito e histórico episódio número 500 de Os Simpsons. O seriado de TV mais longevo da história da TV irá ao ar no canal Fox às 21h30 (antes o canal faz uma maratona exibindo os episódios números 100, 200, 300 e 400, começando às 20h). Pra celebrar o marco histórico, o TeleSéries produziu o especial abaixo, que apresenta os atores que empresta suas vozes para a série – veja bem, este são os dubladores nos EUA, que lá, diferente daqui, são valorizados e ganham muito bem para emprestar suas vozes para o desenho ao longo de 23 temporadas!
Você já deve saber, mas a voz esganiçada do Bart é feita não por um homem, mas por uma mulher. Nancy Cartwright, de 54 anos, é quem diz “eat my shorts” e outros desaforos com voz de menino. Ela também faz a voz dos garotos Nelson e Ralph. No currículo tem algumas pontas em séries como 24 Horas, mas o negócio dela é mesmo animação, emprestando vozes para desenhos como Rugrats: Os Anjinhos, The Critic e Animaniacs.
O Homer Simpson, na vidade real, é careca, mas nada gordo. A voz mais famosa de TV americana é feita por Dan Castellaneta. Apesar de ganhar uma fortuna com o Homer, ele não deixa de fazer pequenas participações em seriados quando pode: já esteve em Parks and Recreation, The Good Guys, Desperate Housewives, Bones, Greek, How I Met Your Mother e Castle, entre outras. Ah, é dele também as vozes do vovô Simpson, do bêbado Barney Gumble, do palhaço Krusty, do zelador Willie, do prefeito Quimby e vários outros personagens secundários do desenho.
Julie Kavner faz a voz de Marge Simpson, e também de suas irmãs Patty e Selma Bouvier. Tem uma carreira sólida no cinema (esteve em Neblina e Sombras, de Woody Allen) e, nos anos 70, foi co-estrela de uma série de TV: Rhoda, spin-off do The Mary Tyler Moore Show.
Yeardley Smith, ao contrário dos outros atores, que dublam diversos personagens em Os Simpsons e em outros shows, fez até hoje apenas uma única voz em animações, a da doce Lisa. A atriz tem um rosto familiar para os fãs de séries de TV: teve papel regular em Dharma e Greg e atuou em shows como Mad Men, The Big Bang Theory e Dead Like Me.
O ator mais conhecido do elenco principal de Os Simpsons é sem dúvida Hank Azaria. Foi o protagonista do drama Huff (que lhe rendeu uma indicação ao Emmy em 2005) e teve passagens marcantes pelas sitcoms premiadíssimas Friends e Mad About You. Este ano tentou emplacar a nova comédia Free Agents , mas o show acabou fracassando. Faz as vozes dos personagens mais excêntricos da série, como Moe, Apu, o chefe de polícia Clancy Wiggum, Carl, o Comic Book Guy e o Professor Frink, entre outros.
Harry Shearer começou a carreira no cinema nos anos 50, fez parte do elenco do Saturday Night Live nos Anos 80 e é um dos integrantes da banda cômica Spinal Tap. Em Os Simpsons, ele é o chefe e o subalterno: faz as vozes tanto de Montgomery Burns como de Smithers. Também é o dublador de Ned Flanders, do diretor Skinner, dos reverendo Lovejoy e do doutor Julius Hibbert, entre outros – muitos outros!
Para os papeis de garotos, Os Simpsons tem Pamela Hayden. Ela faz o nerd Milhouse, Rod Flanders e o valentão Jimbo Jones. Também é acionada para fazer vozes de mulheres sensuais na serie. Pouco conhecida na TV e cinema, ela articipou de alguns episódios de Hill Street Blues no início dos anos 80.
Marcia Wallace, que completa 60 anos em novembro, faz a voz da professora Edna Krabappel. Começou a carreira como atriz nos anos 70, tendo estrelado a premiada comédia The Bob Newhart Show. A partir dos anos 90 passou por Full House, Murphy Brown, That’s My Bush! e 7th Heaven, entre outros shows.
Outros personagens recorrentes famosos:
O comediante Phil Hartman, que fez fama no Saturday Night Live e em Newsradio, emprestou sua voz para o apresentador de TV Troy McClure e o advogado Lionel Hutz. Os personagens hoje são menos conhecidos porque saíram de cena 1998, em razão da morte trágica de Hartman. Joe Mantegna é um que vai e volta regularmente a Os Simpsons, sempre que precisam que o ator de Criminal Minds reviva o papel do mafioso Fat Tony. Kelsey Grammer, ex-Frasier e atual astro de Boss, só participou até hoje de 14 episódios de Os Simpsons. Mas parece mais. Isto porque seu personagem é marcante: o Sideshow Bob, o arquiinimigo de Bart. Jane Kaczmarek, ex-estrela de Malcolm in the Middle, participa eventualmente do desenho desde 2001, no papel da juíza Constance Harm. Curiosamente, seu último papel com protagonista em TV foi o de uma juíza na série Raising the Bar (será que os produtores a chamaram por conta do personagem da animação?)
Vale destacar também que a legendária Elizabeth Taylor, falecida em 2011, tem uma história breve e marcante em Os Simpsons. Na quarta temporada do desenho foi escalada para pronunciar a primeira (e única) palavra que o bebê Maggie Simpson diz num raro momento sem a chupeta: “DADDY”. O episódio é um dos melhores da história da série.
Nuvem de Séries
24 30 Rock 90210 American Horror Story American Idol Arrested Development Arrow Battlestar Galactica Bones Breaking Bad Brothers and Sisters Castle Chicago Fire Chuck Community Criminal Minds CSI CSI:Miami CSI:NY Damages Desperate Housewives Dexter Doctor Who Downton Abbey Elementary ER Friday Night Lights Friends Fringe Game Of Thrones Ghost Whisperer Gilmore Girls Glee Gossip Girl Grey's Anatomy Grimm Hart of Dixie Heroes Homeland House How I Met Your Mother Law & Order Law & Order: Special Victims Unit Lost Mad Men Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. Medium Modern Family NCIS New Girl Once Upon a Time One Tree Hill Parenthood Parks and Recreation Pretty Little Liars Prison Break Private Practice Psych Pushing Daisies Revenge Samantha Who? Saturday Night Live Scandal Scrubs Smallville Smash Supernatural Terminator: The Sarah Connor Chronicles The Big Bang Theory The Following The Good Wife The Mentalist The New Adventures of Old Christine The O.C. The Office The Simpsons The Sopranos The Vampire Diaries The Walking Dead The X Files True Blood Two and a Half Men Ugly Betty Veronica Mars White CollarCategorias
- 15 Razões (24)
- Audiência (70)
- Biblioteca de Séries (1)
- Borracharia (21)
- Colírio (5)
- Conexão (14)
- Entreatos (16)
- Estilo (31)
- Ficção (séries virtuais) (29)
- Gastronomia (67)
- Ligado no Streaming (30)
- Memória (26)
- Opinião (558)
- Séries & Eu (6)
- Sintonia (11)
- Sobre o TeleSéries (72)
- Spoilers (578)
- TeleRatings (314)
- TV Brasil (2,638)
- Comic Con (84)
- Novos Pilotos e Séries (1,403)
- Participações Especiais (991)
- Programação EUA (571)
- Upfronts (44)
Definiu uma geração … criou uma base de fãs sólidos! Esta série é sucesso total! Sou bastante fã do pessoal de Springfield … xD
Nenhuma citação aos dubladores nacionais ? Waldyr Santana dava show como Homer…
No primeiro parágrafo tem uma indireta pra eles. Teria sido muito mais bacana se a 20th Century Fox tivesse feito um esforço para manter a mesma equipe de dubladores por duas décadas.
ola sprigfield……………. diversão sucesso com boas cutucadas nesse povo conformado!!!
deveria ser exibido no horario nobre em vez de novelas e mais novelas tele-pastores realityshows a midia brasileira ainda não sabe o que é bom ,por isso so passa na fox !
sucesso simpsons parabens um otimo programa !!!!e mais temporadas desse desenho que deveria ser diario na tv aberta ……..
Muito bom. Agora falta fazer a reportagem com os dubladores brasileiros. Estes que dão o sucesso e vida aos personagens aqui no Brasil, do melhor comic/toon tubes produzido até hoje.
Nad mais justo.
Sinceramente, dubladores brasileiros dão de 10 a zero nos norte-americanos, sempre com aquelas vozes metálicas dos anglo-saxônicos; observem um norte-americano ou inglês gritando, parecem o Hitler discursando. Consta que Hanna e Barbera não mediam elogios para o Rogério Marcico como dublador do Barney Rubble, o melhor, segundo os criadores do simpático amigo de Fred Flintstone.
Antonio, também sou da opinião que nos desenhos da Hannah Barbera algumas vozes brasileiras eram fantásticas. Mas, puxa, no caso dos Simpsons eu acho as vozes americanas maravilhosas. O Bart é um pouco esganiçado demais pro meu gosto, mas os demais são imbatíveis.
O atual dublador do Hommer simplesmente matou o seriado!! Volta Waldir Santanna. Não assisto nenhum dos novos.
Simpsons é meu desenho favorito de todos os tempos, e gosto dublado mesmo, embora ache a versão original excelente e a em espanhol hilária. Agora, concordo sobre o dublador do Homer. Waldir Santanna é fantástico, as vozes dos posteriores não têm nem metade da graça. Ótimo post!
Gosto do desenho dos Simpsons mas, não tenho acompanhado nos ultimos tempos. Alguem sabe dizer se o Leonardo Serrano continua na dublagem dos Simpsons? Acho a voz dele inconfundivel.
Eu só assisti no audio original em ingles, entao nao estou nem ai para os dubladores brasileiros…se acha que as vozes originais em ingles sao piores, vai assistir o sitio do pica pau amarelo….
Não vejo religiosamente, mas tem alguns episódios muito engraçados. Nunca assisti à versão americana, mas acho as vozes brasileiras imbatíveis (especialmente a da Selma Lopes (Marge) e do Rodrigo Antas (Bart)). Concordo com o Paulo, os dubladores brasileiros deveriam ganhar mais.
sou louca pelos simpson…
amo amo amo amo..
tantas mulheres que dublam garotos
desculpa eu falar isso só que eu duvido que estes sejam os dubladores
excelente assisto todos os dias, me divirto muito assistindo esses caras, o conteúdo tem de tudo, realidade informações, comedia, e na real muita besteiras, as parafernálias do Homer Simpsons oq nos diverte ainda mais heheh e os outros tbm né, todos personagens são fantásticos, muito bem criado, meus parabéns
gostaria de saber quem e o dublador do leny, entre outros.
gostaria q fizessem entrevistas com os dubladores brasileiros, de todos, gostaria muito de conhece los