ESPECIAL – O Super Bowl como lead in: o efeito na audiência dos seriados

Data/Hora 05/02/2012, 20:12. Autor
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Desde a 1ª edição do Super Bowl, em 1967, a emissora que transmite o super jogo veicula algum seriado ou especial após o encerramento do evento. A estréia da tradição se deu com Lassie (CBS) e Walt Disney’s Wonderful World of Color (NBC). E vários seriados famosos e queridos pelos fãs já foram lead out, como The Wonder Years (1988), Friends (1996) e The X-Files (1997).

E qual foi o lead out mais assistido de todos os tempos? Friends. O episódio duplo The One After the Superbowl marcou incríveis 53 milhões (aproximados) de espectadores na audiência, em 1996. Os episódios (2×16/17) são queridos dos fãs da série, e foram repletos de participações especiais: Brooke Shields, Chris Isaak, Julia Roberts, Jean-Claude Van Damme, Fred Willard, e Dan Castellaneta.

Mas e mais recentemente, qual o efeito do Super Bowl sobre a audiência dos lead out? E quais foram os seriados exibidos em um dos horários mais disputados da televisão americana?

Nos últimos 10 anos, o efeito do Super Bowl sobre os seus lead out foi bastante diverso. Mas todos os shows, e suas respectivas emissoras, usufruíram de muitos benefícios.

Em 2002 a FOX exibiu um episódio duplo de Malcolm in the Middle, Company Picnic (3×11/12), após o jogo. Foram 21,5 milhões de espectadores. O seriado ainda teve mais 4 temporadas de sucesso após ter a chance de ocupar o cobiçado espaço, já que sua series finale foi ao ar apenas em 2006, na sua sétima temporada.

No ano de 2003 a queridinha dos fãs de sci-fi Alias teve o episódio Phase One (escrito pelo próprio JJ Abrams) exibido pela ABC. O 13° episódio da 2ª temporada do seriado teve a audiência mais baixa – após Super Bowl – dos últimos 10 anos. Foram “apenas” 17,3 milhões de espectadores. Mas nem mesmo esse aparente fracasso evitou que o seriado completasse, com êxito, cinco temporadas.

E se em 2003 a audiência do lead out não foi espetacular, em 2004 foi. A CBS exibiu a season premiere (They’re Back!) de Survivor: All-Stars, a 8ª temporada do reality. A audiência foi 33,5 milhões de espectadores. E a média da temporada do show foi a 3ª maior da história, e depois disso só caiu Seria o efeito Super Bowl, que quebrou uma tendência de queda iniciada na 3ª temporada?

Em 2005 a FOX escolheu uma dobradinha para ir ao ar. The Simpsons foi ao ar imediatamente após o encerramento do jogo, com o episódio Homer and Ned’s Hail Mary Pass. Na sequência, o piloto de American Dad! foi veiculado – resgatando a tradição da década de 80, de exibir pilotos após o jogo. A dobradinha atingiu cerca de 23 milhões de audiência, e ambos os programas continuam no ar, fazendo muito sucesso entre o público do gênero. Vale lembrar que em 2005 o Super Bowl teve sua pior audiência dos últimos 10 anos, com cerca de 85 milhões de espectadores.

A ABC apostou em Grey’s Anatomy em 2006. O famoso episódio bomba, It’s the End of the World (2×16), foi visto por cerca de 37,9 milhões de pessoas. O episódio seguinte, As We Know It (2×17), que concluiu o arco iniciado no episódio anterior, teve audiência de 25,4 milhões. E, apesar da queda nos números, o efeito Super Bowl foi muito favorável para Grey’s Anatomy. A média de audiência da 2ª temporada aumentou consideravelmente, e na 3ª temporada a série conquistou índices nunca atingidos anteriormente. Como esse foi o último ano que a ABC exibiu o Super Bowl, dá pra se dizer que foi uma despedida com chave de ouro.

No ano seguinte, a transmissão do Super Bowl ficou a cargo da CBS, e o seriado escolhido para o lead out foi Criminal Minds.A série atingiu 26,33 milhões de espectadores com a exibição do episódio The Big Game (2×14). Mas a parte dois da trama, o episódio  Revelations (2×15), voltou para os índices normais de audiência, e o Super Bowl acabou não tendo muita influência nos números do seriado, à longo prazo. Mas há que se dizer que, embora já esteja em sua 7ª temporada, Criminal Minds mantem uma sólida e constante audiência.

Em 2008 a Fox elegeu House para lead out do Super Bowl. O drama médico atingiu 29 milhões na audiência com a exibição de Fronzen (4×11). Ao contrário da ABC e da CBS, a FOX não utilizou a estratégia de episódios “continuados” para prender a audiência. Mas o episódio subsequente, Don’t Ever Change (4×12), teve audiência de mais de 23 milhões. Queda considerada pequena, se comparada às dos anos anteriores.

The Office foi a escolhida para lead out pela NBC, em 2009. Stress Relief (5×14/15), um episódio duplo, marcou 22,9 milhões na audiência. Pode parecer pouco, se comparado aos números dos anos anteriores. Mas há que se considerar que a audiência do sitcom tem uma média bem inferior à das escolhidas dos anos anteriores. Após a exibição do episódio, The Office retornou aos seus índices costumeiros, que são bastante sólidos.

Em 2010, a maior audiência dos últimos 10 anos para o lead out, Undercover Boss. A CBS mudou a estratégia, e mandou ao ar o piloto do seriado, Waste Management. O efeito foi muito positivo, e a série foi o mais popular novo show, de qualquer gênero, na temporada 2009-10, com média de 17,7 milhões na audiência. Atualmente, o seriado está na 3ª temporada.

No ano passado, a FOX elegeu o arrasa quarteirões (teens) Glee como lead out do Super Bowl. The Sue Sylvester Shuffle (2×11), o episódio temático centrado no futebol americano, alcançou 26,8 milhões na audiência. Muito pouco, se considerarmos o ano de 2010. Mas muito, se levarmos em consideração que na 2ª metade da 2ª temporada, Glee já havia entrado em declínio de audiência.

Nesse ano, a aposta da NBC é a estréia da 2ª temporada de The Voice. Será que o reality musical, comandado por Adam Levine, Christina Aguilera, Cee Lo Green e Blake Shelton vai bater recordes de audiência?

É claro que não são apenas os números, crus, que indicam o sucesso ou insucesso das escolhas das emissoras. Vários outros fatores, como a audiência do Super Bowl, e a audiência qualificada do seriado, devem ser levados em consideração para ser possível dar um veredicto. Mas é sempre interessante fazer a comparação ano a ano entre os seriados, e ver como a audiência se comportou com cada um deles.

E nesse ano? Vocês acham que a escolha da NBC foi acertada? Queremos saber sua opinião.

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  2. Thiago FLS - 06/02/2012

    “Phase One” é meu episódio pós-Super Bowl favorito de todas séries que já vi. Praticamente um season finale no meio da temporada, com vários acontecimentos bombásticos que eu só esperava ver no final da série, e um clímax que Alias nunca conseguiu igualar ou superar, infelizmente. Lembro que a audiência decepcionou porque a ABC teve a má ideia de exibir um interminável pós-show entre o jogo e o episódio, perdendo um monte de espectadores.

  3. Fernando dos Santos - 06/02/2012

    Tem uma coisa que precisa ser corrigida no texto.Undercover Boss NÃO é uma série.É um reality show.

  4. lipapel - 06/02/2012

    Gosto da NBC e torço muito para que A Voz alcance números extraordinários e se consolide como um reality show vencedor. Não suporto o American Idol sobretudo por causa do arrogante e prepotente Ryan Secreast.

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