TeleSéries
Movimento #DubladoSemOpçãoNão!
05/02/2012, 09:46. Redação TeleSéries
Especiais, Notícias
Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
Campanha em prol do direito de escolha pelo assinante de TV por assinatura no Brasil.
Questão de Escolha
Quando você compra ou aluga um DVD ou Blu-ray, é possível escolher se vai assistir ao conteúdo com áudio original e legendas ou dublado em português. É um recurso simples, democrático, acessível e independente da preferência pessoal do espectador. Infelizmente, o mesmo não ocorre na TV por assinatura brasileira. Desde 2007, diversos canais fechados passaram a investir em conteúdo dublado (ignorando a parcela de assinantes com deficiência auditiva, diga-se), sobrepondo-o em cima do original legendado, muitas vezes da noite para o dia e sem conferir a opção de escolha. Poucos hoje oferecem legendas e a tendência por oferecer o áudio dublado por padrão hoje é dominante. Pautados em pesquisas de mercado como esta do Instituto DataFolha, que indicam a preferência pela dublagem por uma relativa maioria (afinal, pouquíssimos são consultados), canais de TV investem na imposição da dublagem de atrações que costumavam ser exibidas com áudio original e legendas. Você foi consultado?
Questão Técnica
Assim como ocorre no exemplo do DVD ou Blu-ray, a maioria das operadoras de TV por assinatura estão tecnicamente preparadas para oferecer todas as opções para o assinante, seja para aquele que prefere assistir filmes e séries com áudio original e legendas, ou para os que preferem dublado. “Tecnicamente disponibilizamos isso para todos, basta o programador mandar. Se os canais nos mandam a legenda e dois áudios, estamos prontos para oferecer as opções em 100% dos canais”, declarou o gerente de marketing da NET, Alessando Maluf, em entrevista ao Jornal do Comércio. Isso tanto é verdade que canais dos grupos Telecine e HBO, por exemplo, já disponibilizam todas as faixas para seus assinantes, que precisa apenas selecioná-los no controle remoto. Mas por que esse, então, não é o padrão?
Questão Financeira
Nem todos os canais estão dispostos a incorrer nos custos necessários para a implantação desta tecnologia. Alexandre Annenberg, presidente-executivo da ABTA disse que “isso envolve custos adicionais que não são triviais, pois passa a ocupar faixas diferentes da capacidade de transmissão. Se você simultaneamente estiver transmitindo dois filmes, um dublado e um legendado, ocupa um espaço que tem um custo, obviamente”. Ele ainda complementa que “Na medida em que a TV por assinatura recentemente começou a receber uma marcha significativa de assinantes de classe C, percebemos que isso passou a ser uma exigência dessa classe que se sente, digamos assim, mais confortável com programação dublada. A partir daí, para atender a esse contingente expressivo, nós passamos a investir também na dublagem de filmes e séries”. Vergonhoso com o assinante e com o consumidor.
É curioso notar, contudo, que de acordo com dados da Anatel, a TV por assinatura no Brasil teve um crescimento estrondoso, de mais de 30%, com uma base superior a 12 milhões de assinaturas. Ora, tamanho crescimento reflete diretamente no faturamento de canais e empresas, razão pela qual o argumento “falta dinheiro” é absolutamente refutável. Falta interesse e, principalmente, respeito com você assinante que paga caro para ter um produto incompleto e discriminatório. Por isso, o Ligado em Série, alinhado com a Sociedade dos Blogs de Séries inicia aqui o movimento “DUBLADO SEM OPÇÃO, NÃO!”, pelo nosso direito de escolha de áudio original e legendas ou dublagem na TV paga.
O Que Fazer?
Nesta campanha, organizamos uma Petição Pública para ser assinada por todos aqueles que querem ter a prerrogativa de escolha na hora de assistir TV. As assinaturas serão coletadas pelos organizadores do movimento, impressas e encaminhadas anexadas a ofícios impressos dirigidos às principais operadoras de TV, aos canais infratores e à ABTA – Associação Brasileira de TV por Assinatura, que representa o lobby dos principais canais.
Mas você também pode se fazer ouvir. Abaixo estão listados todos os canais de filmes e séries que não disponibilizam a opção ao seu assinante, bem como seus principais meios de comunicação em redes sociais para fazermos barulho! Mandem mensagens no Facebook, twittem e exijam que a opção de áudio seja disponibilizada a todos! Siga também os perfis dos blogs parceiros, que organizarão manifestações online à favor do direito de escolha! Nós não vamos cansar até modificar este panorama! Ajude, compartilhe a petição e faça-se ouvir e use a hashtag #DubladoSemOpçãoNão!
Canais de Séries Infratores
– Exibe quase toda a programação dublada, sem opção de áudio original e legendas.
– Exibe quase toda a programação dublada, sem opção de áudio original e legendas.
– Exibe apenas algumas atrações com opção de escolha de áudio e legendas; a maioria da programação é dublada, com opção apenas de SAP.
– Exibe séries apenas dubladas em alguns horários e planeja a estreia de novas séries dubladas ao longo de 2012, sem opção de escolha de áudio original e legendas; Maior parte do conteúdo é legendado por padrão, ainda.
– Exibe séries apenas dubladas em alguns horários e planeja a estreia de novas séries dubladas ao longo de 2012, sem opção de escolha de áudio original e legendas; Maior parte do conteúdo é legendado por padrão, ainda.
– Exibe séries apenas dubladas em alguns horários e planeja a estreia de novas séries dubladas ao longo de 2012, sem opção de escolha de áudio original e legendas; Maior parte do conteúdo é legendado por padrão, ainda.
– Exibe algumas séries dubladas, apenas com opção de SAP, bem como algumas atrações legendadas por padrão.
Canais de Filmes Infratores
– Exibe filmes dublados e opção de áudio apenas em SAP, sem legendas.
– Exibe filmes dublados e opção de áudio apenas em SAP, sem legendas.
MGM: Contato
– Exibe filmes dublados e opção de áudio apenas em SAP, sem legendas.
– Exibe filmes e séries dublados, sem opção de SAP em vários casos e sem legendas.
– Exibe filmes e séries somente dublados.
Sites Signatários
TeleSéries
Apaixonados por Séries
Ligado em Série
Série Maníacos
Séries em Série
Seriadores Anônimos
Caldeirão de Séries
Se você aderiu a campanha deixe seu comentário. Seu site/blog será inserido na lista.
Este texto é livre. Copiem à vontade e ajude na campanha!
Nuvem de Séries
24 30 Rock 90210 American Horror Story American Idol Arrested Development Arrow Battlestar Galactica Bones Breaking Bad Brothers and Sisters Castle Chicago Fire Chuck Community Criminal Minds CSI CSI:Miami CSI:NY Damages Desperate Housewives Dexter Doctor Who Downton Abbey Elementary ER Friday Night Lights Friends Fringe Game Of Thrones Ghost Whisperer Gilmore Girls Glee Gossip Girl Grey's Anatomy Grimm Hart of Dixie Heroes Homeland House How I Met Your Mother Law & Order Law & Order: Special Victims Unit Lost Mad Men Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. Medium Modern Family NCIS New Girl Once Upon a Time One Tree Hill Parenthood Parks and Recreation Pretty Little Liars Prison Break Private Practice Psych Pushing Daisies Revenge Samantha Who? Saturday Night Live Scandal Scrubs Smallville Smash Supernatural Terminator: The Sarah Connor Chronicles The Big Bang Theory The Following The Good Wife The Mentalist The New Adventures of Old Christine The O.C. The Office The Simpsons The Sopranos The Vampire Diaries The Walking Dead The X Files True Blood Two and a Half Men Ugly Betty Veronica Mars White CollarCategorias
- 15 Razões (24)
- Audiência (70)
- Biblioteca de Séries (1)
- Borracharia (21)
- Colírio (5)
- Conexão (14)
- Entreatos (16)
- Estilo (31)
- Ficção (séries virtuais) (29)
- Gastronomia (67)
- Ligado no Streaming (30)
- Memória (26)
- Opinião (558)
- Séries & Eu (6)
- Sintonia (11)
- Sobre o TeleSéries (72)
- Spoilers (578)
- TeleRatings (314)
- TV Brasil (2,638)
- Comic Con (84)
- Novos Pilotos e Séries (1,403)
- Participações Especiais (991)
- Programação EUA (571)
- Upfronts (44)
Ai gente, eu detestei isso, queria ter a opção de ver com áudio original e legendas! vi o episodio 1 de Unforgettable dublada e é horrível, não a série, mas a dublagem!
Discordo apenas da HBO2, pois a idéia do canal é realmente essa, exibir tudo dublado para um público que prefere o dublado. Porém os outros canais HBO já tem a opção. E os filmes se alternam pelos canais. Ex: Tem a estréia de um filme sábado na HBO legendado, na segunda ele passará na HBO2 dublado. Isso é louvável.
[…] Maníacos / Séries em Série / Seriadores Anônimos / Caldeirão de Séries / TeleSéries Magazine / Apaixonados por Séries / Dude News / Surdos Usuários da Língua Portuguesa / PrintStackTrace 0 […]
Valeu Emerson pelo comentário, vou encaminhar pro pessoal.
Ótima iniciativa. Espero que dê resultado, para daí eu voltar a fazer assinatura de canal pago. Por enquanto só uso o aparelho de tv para assistir vídeos – com audio original e legendas.
Pessoal dou todo apoio e cheguei até a mandar uma mensagem pelo site da Sony (que não foi respondida). Mandei a mensagem reclamando da falta de opção e comentando que isso vai aumentar o número de downloads das séries dubladas para quem quer ver com audio original. Mandei a mensagem em portugues e em inglês e encerrrei justificando que eu respeito o direito de opção pela língua.
Lógico que o mais democrático é termos as duas opções, mas é impossível não perceber com tristeza, que a preferência pela dublagem é reflexo do péssimo nível de escolaridade e capacidade de ler e compreender do brasileiro, que mais uma vez opta pelo mais cômodo. O que esperar de um povo que fala e escreve mal a própria língua e é formado em sua grande maioria por analfabetos funcionais. E viva a ignorância!!!
Critica muito preconceituosa.
E viva a ignorância!
CAro Allan, a crítica não é para as pessoas que infelizmente estão nessa situação (analfabetos funcionais). Se vc é um deles, não se ofenda. A crítica é direcionada aos nossos governantes, já que a ignorância do povo é reflexo do baixíssimo nível de nossas escolas, de professores mal pagos, do descaso com que a educação vem sendo tratada a anos. Por isso o brasileiro não lê livros (prefere assistir novela e big brother), não lê legenda, enfim, não lê nada! Então agora nos vemos privados de acompanhar um filme ou série, com seu áudio original e legendas, para não perdermos nem descaracterizarmos a atuação dos atores, por causa disso. Da incapacidade (infelizmente) do brasileiro de ler, falar e compreender a própria língua.Afinal, estão mais preocupados em fazer copa do mundo e em enriquecerem cada vez mais ao invés de cuidar de nossa educação.
Ótima campanha! Eu me recuso a assistir séries dubladas.
[…] episódios inéditos. Acompanha a coluna, monte sua grade e não deixe de participar do movimento #DubladoSemOpçãoNão! Você tem o direito de […]
Olha, não sou contra a dublagem brasileira… afinal há várias pessoas que vivem disso, e a nossa dublagem é uma das melhores do mundo (pelo menos nos desenhos é). Sou a favor da escolha entre áudio original com legendas e dublado, acho que cada um tem o direito de escolher como quer assistir a determinada série. Mas sou contra acabar com a dublagem das séries pra tv (afinal do que adianta dublar uma série só pro DVD?)
Não precisa ser só pro DVD. Quando alguma emissora de tv aberta comprar o produto, ela exibe dublada para o público!
Dou meu total apoio.
já assinei!!!
Assinadíssimo. E viva a opção!!!
Lembrando que o Movimento não é contra a dublagem e sim contra a não opção pelo audio original e legendas – como deveria ter nas tvs digitais. =]
maria esse negocio de audio original e legendas nem sempre são os canais as vezes operadora por exemplo aqui eu tenho a Sky nela a Fox tinha opção de legendas e Audio agora a de Legendas sumiu mas quando eu fui na casa de um primo meu ele tinha outra operadora nem lembro qual e ele tava vendo a Fox com legendas então antes de ir reclama com o canal e bem ver a operadora antes
Depois que a gente ganhar essa parada, poderíamos passar para o Movimento “Vejo TV pelos shows, não pelas propagandas!”.
cara acho muito difícil ganha isso pois a audiência dos canais aumentou desde do dia de eles começaram a passa coisas dubladas, e as propagandas e lei agora eles colocarem ela pois assim o preço diminui e fica mais acessível para o publico
Parabéns Paulo por participar desta campanha. Eu já assinei e espero que os canais levem em consideralção nosso pedido. Não estamos pedindo que exista somente a opção legendada, e sim que esses canais ofereçam as 2 opções. Ótima iniciativa.
#DubladoSemOpçãoNão!
Galera, dei uma entrada no site da petição e vi que já está em 4 mil
assinaturas. Mas eu soube que precisa chegar a 10 mil antes de a petição
ser mandada. Então, quem não assinou, assine; quem puder divulgar,
divulgue. E isso vale até para quem prefere a programação dublada,
porque a petição não é contra a dublagem, e sim a favor de os canais
darem opção tanto de dublagem quanto de áudio original e legenda para
todos. Nós pagamos e queremos receber um bom serviço, afinal.
#DubladoSemOpçãoNão!
[…] […]
[…] classe C, com a exibição dublada, sem a alternativa de legenda. E, você sabe a nossa posição: #DubladoSemOpçãoNão! E até […]
Recebi um comunicado da Sky pedindo que eu asinasse contra o projeto do governo que coloca a ANCINE como gestora do que o assinate pode ou não assistir na tv paga. Sou totalmente contra o governo se metendo no que eu e minha família podemos assistir mas, então lembrei que eles – SKY e companhia – estão enfiando por nossa goelas abaixo o lixo dublado, sem nenhuma opção para que paga; quase o lixo nacional que a ANCINA vai nos fazer engolir. Lixo por lixo, claro que não assinei.
Achei ótima essa campanha, estamos sendo obrigados a assistir séries (sem nenhuma opção de manter o áudio original) dubladas com má qualidade(apesar da dublagem brasileira ser mto boa, mas em algumas séries,a mesma está ruim).Pagamos por uma TV para sair da mesmice da TV aberta,c/ mais opções, e agora (p/ variar) estamos forçados a ver filmes/séries/documentários com dublagem de qualidade bem duvidosa, e sem nenhuma opção de manter o idioma original, preservando a atuação de atores e atrizes ótimos, que queremos ver a interpretação.E como tudo pode ficar pior, agora temos essa lei que vai tbém nos obrigar a ter programas nacionais sem termos condição de recusar ou não.
Li no Globo (ou Folha de SP) que a classe C prefere dublado E QUE AS
CLASSES A E B VÃO TER QUE SE ACOSTUMAR COM A DUBLAGEM! NÃO VOU, NÃO!!!
Meu marido paga quase 300 reais por mês pra Sky pq queremos ver programas com som original E legendas, e é o que eu quero.
A idéia deles é forçar todo mundo a ver dublado, mas aqui em casa, não passarão!
Vou começar a anotar todos os anúncios de séries dubladas – é só gravar
e acelerar pra ver os anúncios – e boicotar todos os produtos
anunciados em programas dublados sem opção de som original.
Ademais, a classe C vai comprar carro, perfume de 200 reais? Não vai, né?
Aliás, a primeira vítima é o Home Theater. Pq comprar pra ouvir aquele som horroroso da dublagem?
Se a classe C só quer ver dublado não é meu problema; meu problema é
que etão querendo me forçar a ver porcaria dublada. Não vou ver!
Pior ainda é que não é toda a classe C que gosta de dublados. Tecnicamente (dependendo do método utilizado) eu sou da classe C e passo longe de funk carioca, programa de auditório (TV aberta em geral), revista de fofoca e “consigo” ler legendas desde minha infância. Esses rótulos esteriotipados são ridículos, principalmente numa zona cinzenta que é a classe C, com pessoas de todos os tipos, níveis educacionais e culturais.
Sexta passada o HBO estava passando um filme dublado sem opção de som original com legenda. Assim não dá! Quando assinei a SKY até o HBO2 era em som original! Vão mudando aos poucos. Um dia, ao ligarmos a SKY vamos descobrir que estão todos os canais dublados!