Seinfeld e o Kenny Roger’s Roaster Chicken

Data/Hora 01/01/2012, 18:44. Autor
Categorias Gastronomia
Tags


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
thumb image

Jerry Seinfeld:
“Olhe o tamanho daquele luminoso de neon.”

Cosmo Kramer:
“Roger não consegue vender galinhas por aqui, temos restaurantes que vendem galinha em todos os quarteirões.”

No episódio The Chicken Roaster da série Seinfeld [o oitavo da oitava temporada, exibido originalmente em 14/11/1996], um restaurante da franquia Kenny Roger’s Roaster Chicken está para ser inaugurado do outro lado da rua do prédio de apartamentos onde moram o personagem-título, Kramer e Newman. O luminoso chama a atenção não apenas pelo tamanho, mas também pela potência do neon vermelho. Noite após noite, a luminosidade trata de extinguir a pouca sanidade que resta de Kramer até que ele decide armar uma campanha de boicote contra o estabelecimento.

Seinfeld foi uma série em que a comida teve participação especial e marcante em muitas ocasiões e decerto voltarei a ela várias vezes.

Kenny Rogers é um cantor e compositor de músicas country que às vezes dá as caras em TV e no cinema como ator; seu apelido é The Gambler, título de um de seus discos, e é por isso que Jerry responde a Kramer que Kenny abrirá um restaurante ali porque é “o apostador”. Rogers criou a rede de restaurantes em 1991 junto com o presidente de outra franquia, a KFC – só que especializada em frango assado em vez de frito.

Seinfeld - The Chicken Roaster

Cosmo Kramer:
“O que é isso, Roger’s Chicken? Oh, saia já daqui!”

Newman:
“Não sei, o cara faz um bom pássaro.”

Cosmo Kramer:
“Bem, estou boicotando. [Kramer olha pro frango.] O que é aquilo, castanha?”

Newman:
“É, é a madeira que dá um sabor.”

Assim como acontece com as grandes redes alimentícias, a receita do frango assado de Kenny Rogers é secreta. Encontrei uma que promete ser melhor do que a original, mas como nunca provei a original terei de confiar na palavra de quem afirmou isso.

A receita – Frango assado

Ingredientes:
1 frango inteiro grande
4 colheres [chá] de sal
2 colheres [chá] de páprica
1 colher [chá] de pimenta caiena
1 colher [chá] de cebola em pó
1 colher [chá] de tomilho
1 colher [chá] de pimenta-do-reino branca
1/2 colher [chá] de alho em pó
1/2 colher [chá] de pimenta-do-reino preta
2 cebolas grandes, descascadas e cortadas em cruz

Seinfeld - The Chicken Roaster

Modo de preparo:
Coloque o sal, páprica, as pimentas, o tomilho, cebola em pó e alho em pó no processador e bata bem. [Se não tiver processador, compre as pimentas moídas e apenas misture bem.] Reserve.

Retire os miúdos e o pescoço do frango. Lave-o bem em água corrente e seque com papel-toalha por fora e por dentro. Esfregue a mistura de temperos também por fora e por dentro e recheie com as cebolas. Coloque o frango em um saco plástico culinário retirando o máximo possível de ar. Feche a boca do saco e guarde-o na geladeira por 24 horas.

Preaqueça o forno a 120º C. Retire o frango do plástico e coloque numa assadeira. Asse no forno por cinco horas [sim, cinco horas]. Na primeira hora deixe ele lá quietinho, depois banhe-o com o molho do fundo da assadeira a cada meia hora. Retire do forno e deixe descansar 10 minutos antes de servir.

Sirva com brócolis cozidos no vapor.

Jerry Seinfeld:
“Newman, você não comeria brócolis nem se fosse frito em calda de chocolate.”

Notas pessoais: ha muito tempo eu estava atrás de uma receita que imitasse o efeito do frango de padaria, aquele assado na “televisão de cachorro”. Esta receita rende um frango tão grudento quanto os dos almoços de domingo mas mais úmido e saboroso, com a carne a se desmanchar soltando dos ossos. O segredo é o cozimento lento. Tem um grau de dificuldade fácil e rende seis porções. Se não tiver um saco do tamanho necessário, pode embrulhar em filme plástico.

E desperdiçar não podemos! Aproveite o pescoço e os miúdos para fazer caldo de galinha ou junte ao que escorreu do frango para preparar um molho para acompanhar [veja como fazer na coluna do peru de natal da família Walsh].

Newman:
“Por que temos de manter segredo pro Jerry?”

Cosmo Kramer:
“Se Jerry descobrir que estou viciado no frango do Kenny terei de voltar pro pesadelo vermelho.”

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

  1. Anonymous - 02/01/2012

    Hahaha, os episódios centrados no Kramer são de chorar de rir! Pena que eu não como penosas. Mas meu marido e meu filho amam, de repente essa receita sai de qualquer forma aqui em casa.
    Lu, você tem que dar umas receitas de sopa super-secretas e especiais em homenagem ao Soup Nazi! :o)

  2. Anonymous - 02/01/2012

    tá na fila, flávia, junto com outras séries que citam sopas.
    :oD

    tou pensando num mês temático só de sopas, talvez em maio ou junho…

  3. Anonymous - 02/01/2012

    Hum, amo sopas. Sou tão fã que adoto as sopas geladas no verão: a de cenoura com gengibre e suco de laranja é minha favorita…

  4. Bianca Mafra - 06/01/2012

    gente, to imaginando agora como deve ser brocolis com calda de chocolate!!!!

  5. Anonymous - 06/01/2012

    O horror! O horror!!!

  6. João Pedro Pena - 27/12/2012

    Esse episódio passou ontem…

  7. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!