Haven – Who, What, Where, Wendigo?

Data/Hora 20/09/2011, 12:29. Autor
Categorias Reviews
Tags


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
thumb image

Série: Haven
Episódio: Who, What, Where, Wendigo?
Temporada:
Número do Episódio: 2 x 10
Datas de Exibição nos EUA: 16/09/2011

E mais uma vez aqui estou eu, com o coração dividido, tentando escrever a ‘review’ de Haven. Tenho gostado dos episódios exibidos nas últimas semanas. De alguns, até gostei bastante. Mas não dá para ignorar o fato de que Haven não atende ao propósito de desvendar os enigmas criados pelos próprios roteiristas – baseados minimamente na obra de Stephen King. E uma hora toda essa enrolação, ou melhor, toda essa ausência de um ‘plot’ definido, cansa. E eu cansei.

O que amei: o retorno dos irmãos Teagues. Vocês sabem que sou fã dos velhinhos simpáticos. E acho que tudo fica mais bem explicado quando eles estão presentes, inclusive velhas histórias indígenas de espíritos comedores de gente. Mesmo quando o papel deles é quase que figurativo, acho importante a presença deles.

Who, What, Where, Wendigo? foi um bom episódio? Sim. Mas teve apenas uma frase relacionada ao “caso Duke”. Quanto à história de Lucy, apenas mais do mesmo: aquela velha indagação de Audrey “quem sou, de onde venho e para onde vou”.

Nessa semana Audrey e Nathan resolver seguir, sozinhos, atrás de um “serial killer”. Como Audrey afirmou, depois do caso na delegacia, eles podem confiar apenas em algumas poucas pessoas. A expedição deles incluiu apenas o pai do garoto perseguido pelo assassino, Dwight (que estava expondo sua vida em razão do sofrimento causado pela morte da filha) e os Teagues. Duke foi chamado, mas, traindo seus amigos, apareceu na floresta com o reverendo do mal e seus capangas.

Achei interessantes as cenas na floresta. Talvez por que cenas desse tipo sempre surtem em mim um efeito de “suspense”. Fiquei com a impressão constante que o tal Wendigo surgiria a qualquer momento para devorar algum dos “expedicionários”.

Quando a noite caiu, as coisas ficaram ainda mais tensas. Duke, em uma conversa mais dura com Audrey, garantiu que nunca passaria de verdade para o lado de Driscoll, e afirmou que estava apenas tentando descobrir que mistério o envolvia, e o porquê dele ser tão importante para os planos do reverendo. Até levei fé no papo dele, mas no final do episódio tive a certeza de que a lealdade dele não está bem definida.

A expedição noturna apenas reafirmou o que já sabíamos: Driscoll quer exterminar os problemáticos. E Audrey temeu que ele tivesse começado por Nathan. Mas Wuornos estava a salvo, e havia encontrado duas garotas Wendigo. Elas estavam se alimentando apenas de animais, então não eram as causadoras das mortes e dos ataques. O problema era a irmã do meio, que estava descontrolada, e contava com a ajuda do namorado – o garoto ‘perseguido” pelo ‘serial killer’ – para atrair as vítimas para a floresta.

Dwight, preso em uma armadilha para ursos, sugeriu que a Wendigo caçula o matasse para saciar sua fome. Mas a menina depositou toda sua fé no “viking” loiro e apenas adormeceu. Dwight conseguiu se livrar da armadilha e salvar as garota. Momento piegas que não pode faltar em Haven.

E, após revelar para Duke que sua missão é proteger a cidade – missão na qual seu pai havia falhado -, Driscoll foi capturado pelo garoto apaixonado. A problemática Wendigo não conseguiu matar o reverendo e o libertou. Então ele partiu para cima da menina. Para proteger a garota, Audrey atira no reverendo. Não na perna, como manda o protocolo. Nem no ombro, como desejava Nathan. No meio do peito. Para matar.

Foi o fim do líder do grupo de perseguidores dos problemáticos (a não ser que Haven incorpore elementos de The Walking Dead). Mas eu acho que, pela mágoa e raiva de Duke contra Audrey, ele é um ótimo candidato a assumir o posto.

No final das contas, Audrey e Nathan acabaram mais sozinhos do que começaram. O que é péssimo, já que o pior ainda está por vir.

Para finalizar, resta comentar que a audiência ultrapassou dois milhões de espectadores, a melhor da temporada – e uma das melhores de todo o período de exibição do seriado. Portanto, ainda há esperança de renovação para Haven. Agora, quanto a esperança de vermos nossas respostas respondidas …. que ela descanse em paz.

P.S.1: e eu ainda consegui ficar pensando em mais uma pergunta: como Lizzie morreu. E como isso afeta Dwight?

P.S.2: as garotas Wendigo encontraram um novo lar. Um abatedouro de bois. Eca.

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

  1. Destaques da Semana – Brasil – 5 a 11/12 - 05/12/2011

    […] SyFy, noite de Sanctuary (21h, 3×18) e Haven (23h, 2×10, confira a review). Na Fox, 22h, tem Terra Nova (22h, 1×10). No Studio Universal, 22h, sexto episódio de […]

  2. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!