TeleSéries
Zás, Zás e Zás: 40 Anos de ‘Chaves’
Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
No dia 20 de junho desse ano, Chaves completou 40 anos! É, o menino do barril que conquistou o México, Brasil e muitos países ao redor do mundo, participou da história de vida de muita gente, que hoje já bem mais “grandinho” não perde a oportunidade de assistir episódios de Chavinho e sua turma.
El Chavo del Ocho, nome original da série, teve seu primeiro episódio exibido em 1971, aparecendo como uma enquete do programa produzido por Roberto Gómez Bolaños (o criador e intérprete do menino Chaves) denominado Chespirito. No ano seguinte, o canal Televisa torna a atração um programa fixo na grade da emissora, com episódios semanais com duração de meia hora. A série se tornou um dos maiores sucessos de público e crítica, com traduções para mais de 50 idiomas e transmissões em países como China, Japão, Coreia, Portugal, Marrocos, Grécia e Angola, lançando personagens que permanecem vivos até os dias de hoje. O seriado atingiu tal nível de aceitação do público que chegou a ser assistido por mais de 350 milhões de espectadores no mundo inteiro em uma semana.
A história surgiu com a premissa de mostrar a vida de um menino humilde que mora em uma vila, onde é cercado de tipos diferentes de pessoas e vive se escondendo em um barril. A trama reflete as mazelas sociais do México, e é o oposto do que se mostrava na televisão mexicana naquele momento. O engraçado era rir de uma desgraça que estava presente no dia a dia de muita gente, não só por lá. Por isso, a identificação instantânea e gradual entre o público e o seriado. Politicamente incorreto e cheio de piadas direcionadas para a parcela popular, Chaves tornou um ‘hit’.
Aqui no Brasil, o público sempre teve um carinho especial pelo seriado. Desde 1984, a emissora de Silvio Santos, o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) firmou parceria com o canal mexicano Televisa e recebeu pouco mais de 80 episódios de Chaves. E acreditem se quiser: no começo, a direção do SBT foi contrária à transmissão do seriado, mas Silvio Santos resolveu colocar um episódio piloto dentro do extinto programa Bozo, e o sucesso foi imediato – a emissora venceu a até então líder, Rede Globo, várias vezes na audiência.No final da década de 1980, a série ganhou espaço no horário nobre, onde seguiu fazendo muito sucesso. Hoje, o canal pago Cartoon Network também exibe o seriado desde o ano passado e mantém a dublagem original exibida pelo SBT.
Os personagens
Conhecido por bordões e figurinos característico, a turma do Chaves se tornou inesquecível. Gerações inteiras acompanharam – e ainda acompanham -, as confusões da do pessoal da vila.
– Ninguém tem paciência comigo…
Chaves (Roberto Gomez Bolanõs)
Órfão atrapalhado, vive aprontando travessuras com todos. Está sempre faminto e ama sanduíche de presunto. Na história, ele sempre menciona que vive na casa 8 da vila e se esconde sempre dentro de um barril. Toda vez que alguém pergunta ao garoto seu verdadeiro nome, ele é interrompido e não revela. Chaves é amigo de Chiquinha e Quico e vive levando cascudos na cabeça de Seu Madruga. Chavinho sempre tem piripaques e só é curado quando alguém joga água em seu rosto. Além de sanduíche de presunto, outra grande paixão de Chaves na história é a garota Paty, que faz o menino desmaiar sempre que o beija no rosto.
– Me chamou de Frederico?
Quico ( Carlos Villagran Eslava)
Mais conhecido como Quico, Frederico é filho de Dona Florinda. Seu pai, marinheiro, faleceu em uma das suas navegações após uma tempestade. Segundo Quico, seu pai não descansa em paz, e sim, em pança….. de uma baleia! Quico é desprovido de inteligência. Suas bochechas são sempre alvo de piadas de todos da vila. É um dos melhores personagens da série.
– O que é que foi, o que foi, o que é que há?
Seu Madruga (Ramón Valdéz)
Pai de Chiquinha, Seu Madruga ( na versão orginal, “Don Ramón) sempre usa roupas surradas e velhas. Seu bigode é sua marca registrada. Ele já trabalhou como vendedor de balões, entregador de lenha, carpinteiro, barbeiro, fotógrafo, leiteiro, pintor, sapateiro e muito mais, e há quem diga que o homem não gosta de trabalhar. Madruguinha, como é chamado em um dos personagens, é viúvo. Sua esposa morreu ao dar a luz. No seriado, é perseguido por Dona Clotilde, que vive fazendo júrias de amor ao homem e sempre leva bofetas da Dona Florinda. Apesar de ter percorrido tantas profissões, seu Madruga nunca tem dinheiro para pagar o aluguel ao seu Barriga.
– Pois é, pois é, pois é….
Chiquinha ( Maria Antonieta de las Nieves)
Maria Francisca, chamada carinhosamente de Chiquinha ( na versão original, “Chilindrina”) é sardenta, travessa e a mais esperta da turma. É apaixonadinha por Chaves, mas o garoto nunca dá bola para ela. A atriz Maria Antonieta também interpreta “Dona Neves” a biscavô, ou melhor, a bisavô de Chiquinha. Dona Neves surgiu no seriado após a morte de Ramón.
– Me pague o aluguel!
Sr. Barriga ( Edgar Vivar)
Dono da vila em que os personagens moram, Barriga aparece em quases todos os episódios cobrando o aluguel dos seus inquilinos. Ele sempre ameaça despejar seu Madruga que sempre lhe deve exatamente 14 meses de aluguel, mas seu coração é maior do que sua pança. Toda vez que Senhor Barriga chega a vila, é recebido por uma pancada pelo garoto Chaves.
– Satanás, Satanás, cadê você, Satanás?
Dona Clotile ( Angeline Fernandez)
Apelidada por Chaves, Chiquinha e Quico de “Bruxa do 71”, Dona Clotilde é uma mulher prendada e excelente cozinheira. Vive tentando se aproximar de Seu Madruga, agradando-o com guloseimas e favores. Seu animal de estimação é um cachorrinho com um nome nada comum: Satanás.
– Não se misture com essa gentalha!
Dona Florinda ( Florinda Meza)
Mãe de Quico, Florinda é apaixonada pelo professor Girafales. Está sempre de bobs e menospreza todo mundo, chamando-os de “gentalha”. Está sempre arrumando confusão e é extremamente crítica e grosseira. Florinda mima sempre Quico, comprando tudo que seu filho pede. E uma última informação: é especialista em fazer café!
– Tá, tá, tá, tá, tá!
Professor Girafales ( Rubén Aguirre)
Homem educado e culto, sempre está fumando um charuto e não dispensa seu chapéu. Tem um relacionamento indefinido com Dona Florinda e sempre a presenteia com um buquê de flores. Na escola, ele sofre com as travessuras de Chaves e sua turma.
– É que eu quero evitar a fadiga…
Jaiminho ( Raúl Padilla)
Tangamandapiano, Jaiminho é um carteiro que vive querendo evitar a fadiga. Em todos os episódios aparece empurrando sua bicicleta e com sua bolsa de cartas nas mãos. O personagem passa para a fazer parte do elenco da série em 1979, com a saída de Quico e Seu Madruga.
– Conta tudo pra sua mãe, Quico!
Pópis (Florinda Meza)
Sobrinha de Dona Florinda, Pópis é fanha (dublagem genial) e sempre está junto de sua boneca Serafina.
– Ai meu estômago, ai meu estômago…
Nhonho ( Edgar Vivar)
Filho de Seu Barriga, Nhonho é muito esperto. O menino demonstra ser uma pessoa bem generosa com a turma, mas sua generosidade acaba quando o assunto é comida. Nhonho sempre se recusa em dividir seus “pequenos lanches” com os amigos.
Chaves fora do seriado
O sucesso de Chaves não se limitou a televisão. No Brasil foram lançados cinco livros sobre a série. Um dos mais conhecidos é Chaves: Foi sem Querer Querendo de autoria de Luis Joly, Paulo Franco (diretor do SBT) e Fernando Thuler. Foi o primeiro livro sobre o seriado que trouxe entrevistas com os atores, fãs, humoristas e diretores de televisão que explicam o sucesso da série. Além de livros, Chavinho também invadiu o mundo dos videogames. É possível encontrar o Street Chaves, baseado no jogo de luta Street Fighter, CS Chaves, um mapa para counter-strike 1.5 e 1.6 que é constituído pela vila do seriado e o Super Magro World, paródia do game Super Mario World, mas agora, o heroi é o Seu Madruga. De 1990 até 1996, a editora Globo lançou a revista em quadrinhos do seriado. Na área de animação, o desenho Chaves foi exibido pelo SBT a partir do início de 2007.
A turma do Chaves, hoje.
O Canal BBC Mundo entrevistou os atores do seriado para saber o que eles fazem atualmente. Maria Antonieta de las Nieves, hoje, está com 60 anos e continua interpretando Chiquinha em seu próprio show. Carlos Vilagrán, com 67 anos, se apresenta como Quico em vários shows de circos e é comentarista esportivo na imprensa americana. Bolaños, casado com Florinda Meza, vive na cidade do México e continua escrevendo muito, mesmo aos 82 anos de idade. Está supervisionando a criação de um desenho em 3D sobre o seu outro personagem, Chapolin Colorado, que deve estrear em 2012. Já sua esposa, tem trabalhos como diretora e produtora de peças de teatro e novelas. Edgar Vivar contou a reportagem que tem dificuldades para convencer o público de que ele consegue interpretar outros personagens. Já o ator Rubén Aguirre, o professor Girafales, sofreu um acidente de carro em 2007 e passa por sérios problemas de saúde e financeiros.
No mês de agosto, o Sistema Brasileiro de Televisão completa 30 anos no ar, e para comemorar esse aniversário, a emissora preparou uma série de novidades. Entre elas, temos especiais com a série Chaves.O apresentador Carlos Massa (Ratinho) viajou até o México e passou um dia com Bolaños e Florinda. A matéria deve ser exibida em breve em um especial e vai mostrar como é a casa e o dia a dia de “Chaves” e “Dona Florinda”. Outra super novidade é que a partir dessa segunda, 1 de agosto, a emissora, a partir das 18h em rede nacional, vai exibir EPISÓDIOS INÉDITOS DA SÉRIE! Após 17 anos de exibição no SBT, a emissora vai exibir cerca de 10 episódios jamais vistos na televisão. Atenção: quando você estiver assistindo ao seriado Chaves no SBT, e no canto da tela aparecer as letras EP, significa que você está assistindo a um “episódio perdido”. Os fãs aguardam ansiosos pelos episódios inéditos. Fiquem ligados!
Nuvem de Séries
24 30 Rock 90210 American Horror Story American Idol Arrested Development Arrow Battlestar Galactica Bones Breaking Bad Brothers and Sisters Castle Chicago Fire Chuck Community Criminal Minds CSI CSI:Miami CSI:NY Damages Desperate Housewives Dexter Doctor Who Downton Abbey Elementary ER Friday Night Lights Friends Fringe Game Of Thrones Ghost Whisperer Gilmore Girls Glee Gossip Girl Grey's Anatomy Grimm Hart of Dixie Heroes Homeland House How I Met Your Mother Law & Order Law & Order: Special Victims Unit Lost Mad Men Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. Medium Modern Family NCIS New Girl Once Upon a Time One Tree Hill Parenthood Parks and Recreation Pretty Little Liars Prison Break Private Practice Psych Pushing Daisies Revenge Samantha Who? Saturday Night Live Scandal Scrubs Smallville Smash Supernatural Terminator: The Sarah Connor Chronicles The Big Bang Theory The Following The Good Wife The Mentalist The New Adventures of Old Christine The O.C. The Office The Simpsons The Sopranos The Vampire Diaries The Walking Dead The X Files True Blood Two and a Half Men Ugly Betty Veronica Mars White CollarCategorias
- 15 Razões (24)
- Audiência (70)
- Biblioteca de Séries (1)
- Borracharia (21)
- Colírio (5)
- Conexão (14)
- Entreatos (16)
- Estilo (31)
- Ficção (séries virtuais) (29)
- Gastronomia (67)
- Ligado no Streaming (30)
- Memória (26)
- Opinião (558)
- Séries & Eu (6)
- Sintonia (11)
- Sobre o TeleSéries (72)
- Spoilers (578)
- TeleRatings (314)
- TV Brasil (2,638)
- Comic Con (84)
- Novos Pilotos e Séries (1,403)
- Participações Especiais (991)
- Programação EUA (571)
- Upfronts (44)
Imortal! Excelente matéria!
Matéria excelente! Só uma correção a Dona Neves entrou na série devido a saída do Ramón Valdéz e não pela sua morte ocorrida em 1988.
post maravilhoso! chaves já me fez gargalhar muitas vezes, mas também me fez chorar muito. além das questões sociais que o anderson mencionou, a série também tem momentos em que discute ética, amor, família e principalmente amizade. acho até que existe um livro abordando a filosofia do senhor madruga, né?
Que da hora emmm!!!
Patrícia Ferreira:
eu amo o chaves de coração o meu sonho e um dia poder conhecer ele de pertinho e da um abraço bem apertado…Te quiero tanto !!!!!!