Alphas – Cause and Effect

Data/Hora 26/07/2011, 22:30. Autor
Categorias Reviews
Tags


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
thumb image

Série: Alphas
Episódio: Cause and Effect
Temporada:
Número do Episódio: 1×02
Data de exibição nos EUA: 18/07/2011

A aventura continua…

O mundo das séries é curioso. Enquanto algumas produções fazem pilotos ruins e capricham na sequência, outras fazem episódios iniciais magníficos e nos entregam mediocridades ao longo da temporada.  Ainda não é exatamente o caso de Alphas, mas devo admitir que esse segundo episódio esfriou todo o clima gerado no piloto. É possível até compreender por quais motivos isso aconteceu, afinal séries de humanos com superpoderes tendem a cair no clichê de um novo poder a cada capítulo. Alphas não deveria ter lançado mão de tal artifício, mas tirando o péssimo Marcus Ayres, elemento para intensificar a trama, tivemos um roteiro que diz pouco a respeito do que estar por vir.

A trama central do episódio envolveu intensamente o Dr. Rosen e um de seus ex-pacientes problemáticos, o já citado Marcus Ayres. E não demorou para descobrirmos que o responsável pelas atitudes malucas e psicóticas de Marcus era o próprio doutor, depois de alguns flashbacks reveladores. Claro que a culpa não é completa do Rosen, mas ele indiretamente contribuiu para a situação ao mandar o tal do Alpha para a cadeia especial, que no fim das contas está servindo para experimentos ilegais nessas pessoas com poderes extraordinários. É outro clichê absurdo colocar humanos contra a minoria superpoderosa, mas caso a série consiga abordar o assunto de forma diferente, o que é bem difícil, teremos um bom plot ao desenrolar dessa temporada e até das futuras. Governo e humanidade contra os Alphas, quem ganha essa batalha?

Apesar dos clichês, a originalidade dos poderes e seus elementos é o grande diferencial até aqui. Marcus é capaz de prever ações e manipulá-las ao seu bel-prazer, gerando situações geniais e absurdas, como foi a cena da fuga. Envolvida nesse poder também está a habilidade de enxergar o mundo de forma objetiva, como se cada ação fosse premeditada por cada um de seus autores. Sem dúvida não há melhor nome para o episódio do que causa e efeito, inclusive para pensar se Marcus voltará em outros momentos da temporada. Confesso que acho completamente desnecessário, mas tudo indica que o maluco ainda está vivo e planejando alguma coisa maior do que as mortes dos responsáveis por seu confinamento e tortura.

Enquanto isso tudo rolava, os outros pupilos de Rosen não receberam o destaque que mereciam e trabalharam como coadjuvantes durante todo o episódio, fazendo suas pequenas tarefas com o escritório novo e as ações para impedir o ‘freak’. Destaque para a história de Nina e seu medo de ser enviada para a mesma prisão onde estava Marcus. É possível que os dois ainda tenham alguma coisa a revelar para a série, mas por enquanto é só especulação minha.

Por fim, foi um episódio de transição, para introduzir dúvidas, mistérios e conflitos, mas poderia ter sido melhor, principalmente no quesito atuação e originalidade dos diálogos, que mais pareciam colagens de frases de efeito a cada segundo e tirando a naturalidade da história ao dar tudo mastigado ao espectador. Nesse aspecto,  Alphas precisa melhorar, aprender com Fringe e surpreender, ou estaremos diante de mais um fiasco envolvendo super-heróis.

P.S. David Strathairn não me convence com sua atuação.

 

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

Nenhum comentário foi publicado ainda.

O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!