Review: Smallville – Blue

Data/Hora 20/02/2008, 09:36. Autor
Categorias Reviews
Tags


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28

Smallville - BlueSérie: Smallville
Episódio: Blue
Temporada:
Número do Episódio: 140 (7×08)
Data de Exibição nos EUA: 15/11/2007
Data de Exibição no Brasil: 19/2/2008
Emissora no Brasil: Warner

E a novelona kryptoniana continua…

Após o que pareceu ser uma eternidade de reprises, Smallville volta com inéditos na última terça-feira, com um episódio que não faz jus à espera que o precede. Todo ano, Small nos provoca com uma trama de grande potencial que termina sempre sendo jogada no lixo em algum ponto no meio da temporada. Bem, ainda nem é meio de temporada e Blue representa aquele episódio onde arcos perdem o interesse e a narrativa começa a se perder.

A introdução de Kara, o cristal e o aviso de Jor-El sobre a personalidade duvidosa de Zor-El serviram como combustível para uma storyline cheia de possibilidades, construídas em um bom e justo ritmo. Nada rápido demais, recebíamos pedacinhos de informação a cada semana, que prendiam nosso interesse. Após a revelação de que Clark mantinha o cristal de Kara para si mesmo, nos deu a impressão de que a história estava seguindo na direção certa.

Infelizmente, em apenas um episódio, todo o potencial acumulado chega a um ápice e a um fim apressado. Em alguns minutinhos Clark ressuscita sua mãe de forma artificialmente planejada, em uma das seqüências pré-abertura mais infames da história do seriado. Após seis anos de dúvidas de como sua mãe biológica seria e – completamente do nada – lá esta ela, e Tom Welling nos premia com mais uma de suas atuações dignas de um Prêmio Framboesa de Ouro. Ou talvez tenha sido o simples fato da química entre ele e Helen Slater não existir. O que importa é que o impacto emocional, que devia ser monstruoso, foi corrido, desastroso e desgostoso – Deus! Ele sofreu mais quando Alicia morreu na quarta temporada…

Clark ressuscitar sua mãe acarreta na volta de Zor-El que – convenientemente – aparece nas sombras. Zor-El rapidamente procura sua filha que assim como Clark e Lara, têm uma relação deficiente de química. Isso vindo desses dois personagens (Lara e Zor-El) que não vimos o suficiente para a importância que eles implicam neste “importante” episódio. O problema não é a falta de coisa acontecendo no episódio, é sim, a quantidade delas acontecendo ao mesmo tempo. Zor-El passou seu tempo na Terra voando pelos céus de Metropolis e se familiarizando com os nativos. Sua cena com Lionel pode ter sido o melhor que Blue tem a oferecer e termina com Clark salvando o dia, obviamente. O grande plano maligno de Zor-El destruir a humanidade foi apressado e sem inspiração ou noção. Sem inspiração também se aplica à Clark perder seus poderes… de novo. É profundamente deprimente imaginar que esse foi o melhor cenário que Smallville teve à oferecer para a conclusão de uma storyline intrigante que poderia ter se tornado uma das mais interessantes da série.

A trama do shipper Grant Gabriel e Lois Lane foi a que, na minha opinião, soprou ar fresco no conturbado Blue. Mas cá entre nós, Chloe Sullivan TEM que ganhar o prêmio de personagem coitada de todos os tempos. Suas tiradas, uma vez inteligentes e sádicas se tornaram em importunas e desnecessárias, simplesmente jogadas no roteiro, fazendo a coitada da Allison Mack ter que vomitá-las todas de forma descontrolada.

Agora nada, nada foi mais descontrolado do que a “grande revelação” de – acredito – toda a temporada: Julian Luthor esta vivo! TAN TAN TAN!

Smallville - BlueFoi tão do nada, tão mal preparado, tão telenovela, que fiquei esperando a hora em que Paola Brachio de A Usurpadora entraria pela porta. Só para se ter uma idéia do quão mal pensado foi esse twist na história: foi estabelecido em Memoria, epísódio da terceira temporada, que Julian nasceu em 1992… e não importa o esforço que The O.C. fez ao tentar nos fazer crer que Michael Cassidy tinha 16 na época em que ele estava na série, não é agora que eu vou começar a acreditar que ele tem quinze (contando que o episódio foi exibido ano passado nos EUA).

Na teoria, esse episódio traz conceitos excitantes que foram manuseados de forma pobre e fez parecer uma grande zona de idéias abstratas. Talvez se fosse um arco, ao invés de um episódio, não sei… poderia ser que a narrativa não tivesse sido tão apressada. Esse episódio faz até os fanáticos por Smallville duvidarem de como está sendo executada a série que uma vez foi tão amada por todos, e não por sobreviventes.

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

  1. Paulo Antunes - 20/02/2008

    Diego, pior do que o Gabriel/Julian ter 16 anos só o fato dele ter 16 anos, ser editor do Planeta Diário e ainda pegar Lois Lane!!!

  2. Rubens - 20/02/2008

    De tudo o que foi dito no review, eu ainda fui capaz de vislumbrar algo de bom em Smallville: nao perder tempo precioso com dramalhoes, como em “emocionantes reencontros de mãe e filho que nunca se viram desde que ele era bebê”. Isso sim, caso o seriado perdesse muito tempo com o assunto, seria um novelão mexicano.

    Xô dramalhão!…

  3. Darth Cesar - 20/02/2008

    Ja comentei, mas vai de novo, Smallville virou comédia, triste.

  4. Luly* - 20/02/2008

    Não foi lá um grande episódio mas bem que fiquei meio intrigada com essa história do Julian tá vivo! E a Kara sem memória? Eu hein

  5. Luiz Alexandre - 20/02/2008

    O pior que o Tom Welling está regredindo cada vez mais como ator. Suas caras e bocas estão cada vez piores. No episódio 9, então, ele está ridículo.

  6. almir garcia - 20/02/2008

    Correção: data de exibição no Brasil 19/02/2008.

  7. João da Silva - 20/02/2008

    Foi bom ver a Laura Vandervoort de novo. De resto…

  8. Paulo - 20/02/2008

    Smallville perdeu o rumo, a impressão quu eu tenho é que hj em dia a série so é produzida por ser..

  9. Cláudio - 20/02/2008

    RIDÍCULO! SIMPLESMENTE RIDíCULO! Acabei de desistir dessa porcaria de série. Histórias esdrúxulas e atuações deploráveis! Credo! Não consegui nem dormir de nojo!

  10. Taise - 20/02/2008

    hahahahaha o comentáro do Paulo Antunes era exatamente o meu primeiro aqui mas já que já falaram…

    E está totalmente sem rumo Smallville. Era a minha série favorita, agora está perdendo espaço pra Supernatural, que está excepcional, e One Tree Hill, que é excelente.

    Quem sabe Kara agora perdida e sem memória possa render algooo pra Smallville, não? O problema é que somos fãs e esperamos muito dessa série, que não está nem perto da nossa expectativa, ainda mais pra uma série que está em sua última ou uma das últimas temporadas….

    E só pra constar aqui Diego… É Paola BRACHO, não Brachio.

  11. JUMA - 20/02/2008

    Não sei o que é pior, se é o fato de colocarem o Julian como editor do Planeta Diário com apenas 15 anos, ou o fato de não saberem nada sobre Kriptonitas pois a kriptonita azul não terá os poderes do superman, pelo contrario ela neutraliza o poder das outras Kriptonitas, excerto a dourada que é a que realmente tira os poderes do superman e tira permanentemente.

  12. JUMA - 20/02/2008

    Não sei o que é pior, se é o fato de colocarem o Julian como editor do Planeta Diário com apenas 15 anos, ou o fato de não saberem nada sobre Kriptonitas pois a kriptonita AZUL não tira os poderes do superman, pelo contrario ela neutraliza o poder das outras Kriptonitas, excerto da DOURADA que é a que realmente tira os poderes do superman e tira permanentemente.

  13. JUMA - 20/02/2008

    Não sei o que é pior, se é o fato de colocarem o Julian como editor do Planeta Diário com apenas 15 anos, ou o fato de não saberem nada sobre Kriptonitas pois a kriptonita AZUL não tira os poderes do superman, pelo contrario ela neutraliza o poder das outras Kriptonitas, excerto da DOURADA que é a que realmente tira os poderes do superman e tira permanentemente.

  14. Thiago FLS - 20/02/2008

    Já faz tempo que os roteiristas perderam o fio da meada quanto à história de Krypton. De tanto bolarem inovações que não têm nada a ver com os quadrinhos, nada mais faz sentido. Nem consigo mais conciliar o Jor-El atual com o cara impiedoso das 5 primeiras temporadas, que queria que Clark governasse o mundo.

    Isso sem falar dos poderes inexplicáveis da tecnologia kryptoniana. Aqueles cristais têm milhões de utilidades, e agora podem até clonar kryptonianos com roupas, memórias e tudo a partir de uma simples amostra de DNA.

  15. sandra - 20/02/2008

    Até eu que sempre defendi Smallville fiquei “deprimida” rsrsrsrsrsrsrsrsr
    Sem comentários!

  16. Paulo Fiaes - 20/02/2008

    pow
    meu comentário foi embora
    e eu n lembro o q comentei

  17. Rubens - 20/02/2008

    Gente, sobre o Julian, calma que vem uma explicacao pela frente…

  18. dani - 20/02/2008

    A da Paola Brachio foi a melhor! Estou rindo ate agora! Muito boa mesmo! So faltou a famosa frase: ” Ele nao e seu pai! ” Kakakakakakakakakakakakakakakaka………….

  19. Marcos Almeida - 21/02/2008

    “Foi tão do nada, tão mal preparado, tão telenovela, que fiquei esperando a hora em que Paola Brachio de A Usurpadora entraria pela porta.”

    Estou dando gargalhadas de madrugada com essa…muito boa!!! hauhauhauhauha

  20. Tirano - 21/02/2008

    Sou grande fã da série, mas esta temporada está deprimente… muito fraca e superficial, os caras perderam completamente o rumo.

  21. Rodrigo da Silva Rocha - 21/02/2008

    não sei o que é mais incrivel

    os niveis de mediocridade que essa serie consegue atingir, ou as pessoas ainda se suprenderem com o quão ela é ruim.

    Sim a trama do Julian vai ser explicada, e a explicação vai fazer as pessoas desejarem que ele de fato fosse o editor do Planeta com 15 anos de idade (é só prestar atenção na chamada do proximo episódio que vc mata a pseudo-charada).

  22. Paulo Fiaes - 21/02/2008

    Rodrigo

    achei o próximo episódio o melhor da temporada, e citando MIca, que anda mais sumida do que nunca, é universo DC, e algumas coisas precisam ser relevadas.

  23. Cyssa - 21/02/2008

    Concordo com os que dizem que é só entretenimento, mas que episódio fraco!
    Realmente, o Tom Welling tem seus altos e baixos, mas encontrar a mãe depois de tantos anos e reagir daquela forma? Foi mais frio (ou pior) do que quando ele descobriu que a Lana não estava morta nesta mesma temporada.
    Aliás, eita temporada cheia de “a volta dos que não foram”…
    Tem horas que parece que o pessoal realmente se perdeu. Não há boas surpresas na direção ou nos roteiros. É aguardar para ver no que vai dar.
    Ah! Diego, gosto muito dos seus reviews.

  24. Paulo Fiaes - 21/02/2008

    o próximo episódio é um sopro de criatividade da série… seria bom se todo dia fosse sempre assim.

  25. Thiago - 21/02/2008

    O próximo é o do Natal?

    🙂

  26. kaique - 22/02/2008

    Eu não acho a serie tão ridiculo quanto os outros falão, Smallville é a minha serie favorita, mas concordo em que tinha que ter mais emoção nos reencontros de Lana e Lara.
    Não vejo a hora do proximo episodio, esto ancioso,
    e se não me engano o proximo episódio é de natal.

  27. eudes - 24/02/2008

    Realmente foi decadente! A melhor coisa foi a revelação de que o editor é filho do Lionel. Mas em termos cronologicos, como dito na rewiew, é impossivel o cara ter 16 anos

  28. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!